Páginas

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Governo realiza esta semana 14 audiências do OD

O Governo do Estado realiza esta semana 14 assembleias microrregionais da segunda etapa do Orçamento Democrático Estadual. O objetivo é eleger os conselheiros regionais e estaduais para o período 2011/2012, em 47 assembleias microrregionais e 15 regionais que ocorrerão até o dia 31 deste mês. A escolha está sendo feita pelas representações dos municípios agregados, em 47 áreas territoriais.

Na quarta-feira (10), haverá eleições em três municípios: Queimadas (3ª Região), Barra de Santana (3ª Região) e Pedra Lavrada (4ª Região). Na sexta-feira (12), serão cinco assembleias, nas seguintes cidades: Sapé (1ª Região), Dona Inês (2ª Região), São João do Cariri (5ª Região), Itaporanga (7ª Região) e São José da Lagoa Tapada (10ª Região).

Já no sábado (13), outros seis municípios sediarão assembleias microrregionais do OD Estadual: Areia (3ª Região), Teixeira (6ª Região), Jericó (8ª Região), Monte Horebe (9ª Região), Ingá (12ª Região) e Pombal (13ª Região).

Na semana passada, oito assembleias foram realizadas. A primeira ocorreu na quarta-feira (3), na cidade de Juazeirinho (3ª Região). Na quinta-feira (4), foi a vez do município de Serra da Raiz (2ª Região). Na sexta-feira (5), outras cinco assembleias foram realizadas, nas seguintes cidades: Lagoa Seca (3ª Região), Montadas (3ª Região), Camalaú (5ª Região), Aparecida (10ª Região) e Caldas Brandão (12ª Região). No sábado (6), o município de Brejo do Cruz (8ª Região) sediou mais uma assembleia microrregional.

Caberá aos conselheiros regionais e estaduais assegurar a representatividade dos interesses comuns dos municípios agrupados, em obras e serviços do Governo do Estado, atendendo às demandas sugeridas pela população durante a primeira etapa do OD, realizada entre 29 de abril e 11 de junho deste ano, nas 14 Regiões Geoadministrativas da Paraíba.

A relação de conselheiros e de suplentes eleitos, bem como o calendário completo da segunda etapa do OD Estadual, estão disponíveis no portal do Governo do Estado na internet. As informações podem ser acessadas pelo endereço: www.paraiba.pb.gov.br/odestadual. O Orçamento Democrático Estadual é coordenado pela Subsecretaria do Orçamento Democrático, que é vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

A primeira etapa do OD Estadual foi realizada entre os dias 29 de abril e 11 de junho deste ano, com a participação de aproximadamente 14 mil pessoas. As Audiências Regionais foram realizadas em 15 cidades-pólo (João Pessoa, Campina Grande, Esperança, Itabaiana, Guarabira, Mamanguape, Cuité, Monteiro, Patos, Pombal, Itaporanga, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa e Princesa Isabel), nas 14 regiões geoadministrativas do Estado.

O governador Ricardo Coutinho participou de todas as audiências da primeira etapa do OD Estadual, acompanhado do titular da Seplag, secretário Gustavo Nogueira, da titular da Subsecretaria do ODE, Ana Paula Almeida, além de todos os demais secretários de Estado e de agentes políticos.

Durante a primeira fase, a população teve a oportunidade de dialogar com o Governo, bem como de sugerir três possibilidades de investimentos para cada região e de apontar uma obra ou serviço prioritários.

secom-Pb

Prefeito sertanejo oferece PSF para ‘calar a boca’ de adversário; articulação mira em 2012

Mais uma permuta promete ganhar espaço nos debates políticos da Paraíba. Depois do terreno da Acadepol, agora é um PSF que está servindo como moeda detroca no Sertão do Estado.

O imbroglio aconteceu quando o atual prefeito de São José da Lagoa Tapada, Evilásio Formiga Lucena Neto surpreendeu ao fazer um convite ao adversário político. Evilásio rebatia criticas de que estaria proibindo o médico e pré candidato a prefeito Roberto Lacerda de atuar na cidade.

No mês passado Lacerda afirmou que tinha vontade de ajudar o povo de São José da Lagoa Tapada, mas estava encontrando dificuldades, pois o prefeito estava o impedindo de realizar consultas médicas.

Por sua vez, Neto de Coraci revelou que ao contrário do que afirmou o pré candidato, a Prefeitura está abrindo espaços na estrutura de sua administração para que Dr. Roberto possa exercer suas atividades. “Se ele tem tanta intenção de ajudar São José, faço o convite para trabalhar no PSF do município”. Frizou Neto.

O prefeito ainda se referiu a união do seu grupo político com vistas as eleições de 2012. Segundo Neto de Coraci, a aliança está sólida e conta com o ex-prefeito Colorau, vereadores, outros ex-prefeitos e ex-vereadores em torno de um só nome para disputar a Prefeitura.

Obras

Evilásio Neto destacou algumas obras que estão sendo realizadas pela Prefeitura a exemplo dos calçamentos do bairro Alto Celestino e do sítio Mocó, da quadra do sítio Mandioca

Redação

PSB se reunirá com segmentos organizados da Capital

Em reunião da Comissão Provisória Municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB) do município de João Pessoa, realizada na última quinta-feira (03), foi aprovada por unanimidade a pauta do Congresso Municipal do partido 2011.

De acordo com a deliberação, o Congresso Municipal será aberto com a aprovação do Regimento Interno, seguido da discussão do cenário político nacional e local; o PSB que temos e o PSB que queremos; a questão urbana e as eleições municipais; eleição do Diretório e Executiva; eleição do Conselho Fiscal e suplentes; eleição do Conselho de Ética e suplentes; e, finalizando, a eleição dos Delegados ao Congresso Estadual.

Como eventos que antecedem este Congresso, serão realizados os Encontros dos segmentos organizados do PSB, já estando definidos os Encontros da Secretaria de Mulheres, Secretaria de Juventude – JSB, Secretaria LGBT e Secretaria Sindical.

O Encontro da Secretaria de Mulheres será realizado no dia 18 de agosto de 2011, na UFPB, no horário das 17 às 22 horas, com uma pauta composta por “Políticas Públicas para as Mulheres” e “Mulheres no Espaço de poder”.

A Secretaria LGBT realizará o seu Congresso no dia 20 de agosto no Hotel JR – Centro, no horário das 09 às 13 horas, com a pauta composta de “LGBT na Política”; “Políticas para LGBT”, e , “eleições 2012”.

A Secretaria Sindical marcou o seu evento também para o dia 20 de agosto, no auditório do SINTESPB da UFPB, no horário das 8:00 às 12 horas, tendo como pauta “Conjuntura Nacional e Local”; “Campanhas Salariais e Movimento Sindical”; e, “Eleições 2012”.

O segmento da juventude, organizada na JSB, realizará o Congresso no dia17 de setembro, na UFPB, tendo como pauta “Conjuntura Nacional e local”; “Políticas Públicas de Juventude”, e, “Movimento Estudantil”.

Filiação e migração entre segmentos até dia 10 de agosto
Nesta mesma reunião ficou decidido por unanimidade que os filiados e filiadas que desejarem participar dos segmentos organizados (mulheres, juventude, LGBT, Sindical, popular e meio ambiente) ou migrarem de um segmento para outro terão até o dia 10 de agosto para fazê-lo e que não será permitida a participação em mais de um segmento. Encerrado o prazo de filiação e migração entre os segmentos, as listas de filiados serão afixadas na sede do partido para conhecimento público.

As Secretarias dos Movimentos Sociais e o segmento do Meio Ambiente não apresentaram ainda suas pautas e datas para os Congressos respectivos, devendo fazê-lo também até esta quarta-feira (10/08).

O Congresso Municipal será realizado no Hotel Ouro Branco, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro.

Definidas datas para a eleição dos conselheiros regionais do Orçamento Democrático Estadual

Conselheiros terão várias atribuições, entre elas fiscalizar as obras estaduais no Vale



Por Sousa Neto/Folha do Vale

Encerrada a primeira etapa do Orçamento Democrático Estadual, marcada pela presença do governo em cidades-polo de 14 regiões geoadministrativas da Paraíba, entre as quais Itaporanga, onde a população definiu suas prioridades ao orçamento do próximo ano, foi iniciada a 2ª fase, cuja principal finalidade é a eleição dos conselheiros regionais do ODE.

Em cada uma das três microrregiões do Vale (Itaporanga, Piancó e Conceição) será eleito um grupo de conselheiros regionais que terá mandato de dois anos e várias atribuições, entre as quais debater os problemas existentes na região e encaminhar soluções, além de fiscalizar o andamento das obras e projetos estaduais no Vale.

As datas para a eleição dos conselheiros do Orçamento Democrático Estadual já estão definidas: em Itaporanga será no próximo dia 12, às 9h, no Atlântida Esporte Clube, com a presença dos municípios que compreendem sua área; em Conceição ocorrerá no dia 19 de agosto, às 9h, na escola Maestro José Siqueira, reunindo as cidades de sua microrregião; e em Piancó está marcada para o dia 26, também deste mês, na escola Santo Antônio, no mesmo horário, abrangendo toda a sua circunvizinhança.

As reuniões são abertas ao público e todo e qualquer cidadão, a partir de 16 anos, que não seja funcionário público nem exerça cargo eletivo, pode candidatar-se à função de conselheiro, que é uma atividade voluntária, ou seja, não é remunerada, mas oportuniza à pessoa poder fazer alguma coisa pela sua cidade e região.

Toda articulação popular e preparativos para a eleição dos conselheiros nas três microrregiões estão sendo realizados pelo gerente regional do Orçamento Democrático, Clério Nunes, que está percorrendo toda a região para que esta 2ª etapa seja tão participativa e positiva quanto foi a primeira, conforme ele, em contato com a Folha (www.folhadovali.com.br).

Duas outras atribuições do conselho regional é eleger os conselheiros estaduais, que serão constituídos por membros dos conselhos de cada uma das 14 regiões administrativas da Paraíba, e organizar, junto com o gerente regional, a plenária do próximo ano, quando, mais uma vez, o governador vai estar na região ouvindo e discutindo com a comunidade as necessidades e soluções do Vale. Foto: Clério Nunes (1º da esquerda para direita) ao lado de Jozivan Antero, gerente de Patos, em visita à redação da Folha (www.folhadovali.com.br) na tarde dessa sexta-feira, 5.

Morre nesta 2ª feira pai do deputado Adriano Galdino

Faleceu nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, dia 8 de agosto, na cidade de Campina Grande, o pai do deputado estadual, Adriano Galdino (PSB), o senhor Antônio Galdino.

As informações chegram a nossa reportagem agora há pouco. Em breve mais informações.

Paraíba Já