Páginas

terça-feira, 14 de junho de 2011

O sonho está prestes a ser realizado!


O nosso Governador Ricardo Coutinho assinou neste domingo(12-06-2011) a ordem de serviços para a construção da estrada que liga a Br 361 ao município de Igaracy, pois é meus amigos, Ricardo Coutinho disse em setembro de 2009 a Vice-Prefeita Deuzinha que se eleito fosse a estrada seria feita e com início ainda em 2011. Portanto, dito e feito, a construção vai realmente começar este ano, aliás, este mês.


A Vice-Prefeita Deuzinha foi apresentada pela Equipe do Governo ao Diretor de Obras do DER da Paraíba, Dr. Hélio, que a explicou sobre este maravilhosa obra.


O Governador Ricardo Coutinho em Discurso proferido após a assinatura da ordem de serviços da Nossa Estrada.


O Governador Ricardo Coutinho sendo recepcionado pelo povão.


A Nossa Realidade agora é essa, interessante, as pessoas que esnobavam o nosso Governador, que na época era candidato contra o deles, hoje para eles é o Salvador da Pátria, como as coisas mudam não, pois é, o que temos a dizer é que eles rodaram, rodaram e caíram na real de que a Vice-Prefeita Deuzinha sempre esteve com a razão. Portanto, para Deuzinha, Ricardo Coutinho nunca foi diferente do que é hoje, agora em relação ao posicionamento deles...


Eles estavam tão felizes antes, sim ou não....

SES recebe notificação que confirma primeiro caso de contaminação de KPC em criança

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu, na manhã desta terça-feira (14), uma notificação do Hospital da Unimed em João Pessoa sobre o primeiro caso confirmado de contaminação pela bactéria KPC em uma criança de seis meses de idade na UTI pediátrica.

Na notificação enviada à SES, o Hospital da Unimed informa que a criança apresentava quadro de infecção pulmonar. No dia 11 de abril, segundo a notificação, foi realizado o isolamento da bactéria KPC por secreção traqueal. Porém, as autoridades de saúde do Estado da Paraíba só receberam o documento notificando o caso com a data desta terça-feira (14).

Comunicação tem que ser imediata - De acordo com a Gerente de Vigilância em Saúde da SES, Júlia Vaz, as unidades de saúde públicas e privadas devem notificar à SES imediatamente após a comprovação de contaminação pela bactéria KPC.

“Primeiro por ser uma notificação recomendada pela própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária e também para mostrar que o estabelecimento de saúde está vigilante sobre o que ocorre nas suas dependências”, destaca Júlia.

Nota técnica - A Secretaria de Estado da Saúde vai distribuir nota técnica direcionada à rede hospitalar do Estado da Paraíba, fazendo recomendações para os cuidados essenciais que devem ser adotados no sentido de evitar a contaminação pela bactéria KPC.

A decisão foi tomada em uma reunião com a presença de representantes da Gerência de Vigilância em Saúde, Agência de Vigilância Estadual (Agevisa), Laboratório Central (Lacen) e Hospital Edson Ramalho.

“Serão realizadas visitas a todos os hospitais, públicos e privados, que tenham Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para evitar uma reincidência da bactéria. Vamos levar uma nova ficha de notificação de microorganismo multirresistente que deverá ser preenchida pelos hospitais”, disse a gerente de Vigilância em Saúde da SES, Júlia Vaz.

Recadastramento – Outra medida adotada pela Secretaria é o recadastramento das comissões de controle de infecção hospitalar dos estabelecimentos de saúde e a cobrança de informações mensais sobre infecção. “Estamos reforçando a necessidade da informação mensal de culturas de microorganismos multirresistentes em todos os pacientes que vão precisar ficar na UTI, principalmente, aqueles que chegam de outros hospitais”, acrescentou.

Higiene – Segundo Júlia Vaz, a higiene, uma medida simples como lavar as mãos quando sair de um paciente para outro, ainda é uma das maiores armas contra a KPC e todo tipo de infecção. Ela informou ainda que o uso do álcool gel deverá ser prioritário nos hospitais.

KPC – A Klebsiella pneumoniae produtora de carbapenemase (KPC) é uma mutação genética responsável por tornar a bactéria resistente aos principais grupos de antibióticos utilizados no tratamento de pacientes debilitados, que geralmente ficam em UTI, por isso, ela é conhecida como multirresistente.

Secom-PB

Triste de um estado que tem um mal governo e uma péssima oposição

Esse não é um texto pra torcedores, aliados ou simpatizantes. Se você for um deles, deixe de lê-lo. Esse é um pequeno texto pra quem gostaria, independentemente de cor partidária, ver uma Paraíba melhor, crescendo, disponibilizando oportunidades de boa vida pra todos que por ela passam e nela moram.

Tudo bem. Concordo plenamente que o governo Ricardo Coutinho ainda não deu as respostas que a Paraíba precisa. E que, em alguns casos, adota postura que poderia ser evitada.

Mas quem “colabora” para que o governo tenha ainda mais dificuldades é tão culpado quanto aqueles que o gerem aquém das expectativas.

A oposição na Assembleia Legislativa deu outra demonstração disso na sessão de hoje. Resolveu desaparecer para não votar, a favor ou contrariamente, aos projetos que nela se acumulam.

O governo colocou 18 deputados, o que não foi suficiente pra aprovação de matérias específicas. A oposição apenas Frei Anastácio (PT), que só esteve na sessão pra dizer que não havia quorum pra votação. Da garagem, do submundo da mediocridade ou de qualquer lugar do planeta, os oposicionistas, que decidiram obstruir a pauta de votação, comemoraram mais um dia de sem votação na Assembleia.

Não votaram projeto que garante mais R$ 5 milhões para o Empreender Paraíba.

Sinceramente, é triste constatar que as brigas políticas vão continuar enterrando a nossa velha e pobre Paraíba.

E, com ela, nossas esperanças de sairmos do buraco negro que nossa classe política escolheu viver.

Luís Tôrres

Há 20 anos no cargo, Assis Camelo senta sobre lista dos votantes na eleição da Aspa

Primeiro ele dificultou a filiação de novos associados. Agora, não quer soltar de jeito algum a lista dos procuradores aptos a votar na eleição para presidência da Associação dos Procuradores da Paraíba.

Estou falando do ex-deputado Assis Camelo, presidente da Aspas há vinte anos e candidato, pasmem, à reeleição.

Disposto a ser mumificado no cargo, Camelo não atende aos apelos dos procuradores da chapa de Sanny Japiassu, candidata concorrente, que querem saber quantos são e quais são os associados que vão votar na eleição do próximo dia 27 de julho.

Nem o ofício do “Doutor” Jonhson Abrantes, que vem a ser o presidente do Conselho Deliberativo dos Procuradores do Estado, assinado no dia 23 de maio passado, sensibilizou Camelo.

Tanto que os procuradores já iniciaram uma campanha no Twitter, chamada de CadeaLista.

Luís Tôrres

Tiririca estreia no Congresso com projeto 'bolsa alfabetização'

Mais de quatro meses após tomar posse, o deputado federal mais votado do Brasil fez enfim sua estreia no Congresso. Na última terça-feira, assessores de Tiririca (PR-SP) entregaram ao plenário da Casa os primeiros projetos de lei de autoria do humorista.

Uma das propostas prevê a criação de uma "bolsa alfabetização" para adultos que concluírem curso para aprender a ler e escrever. O projeto fixa o valor mínimo de R$ 545 para o benefício.

O palhaço teve a diplomação para o cargo ameaçada após suspeita de ter falsificado declaração em que afirmou ser alfabetizado. Ele aceitou fazer um teste para comprovar que sabe ler e escrever e foi absolvido pela Justiça Eleitoral.

No texto da proposta, Tiririca justificou que o benefício tem a "finalidade de estimular o aprendizado da leitura e da escrita, de forma a qualificar e assegurar ao cidadão o pleno acesso e a utilização da informação".

Em contrapartida, é exigido período mínimo de seis meses de aula, com ao menos 85% de frequência.

Os outros dois projetos de Tiririca tratam da criação de vale-livro para alunos da rede pública e de serviços de assistência social para profissionais do circo.

Segundo dados oficiais, 113 deputados não apresentaram nenhum projeto de lei neste primeiro ano da legislatura. Esse grupo, no entanto, inclui aqueles que já se afastaram para assumir um cargo no Executivo e seus suplentes na Casa.

O deputado não quis comentar suas propostas.

Desde que iniciou o mandato, Tiririca tem mantido uma atuação discreta na Câmara. Até agora, não fez nenhum discurso na tribuna nem relatou propostas de outro deputado.

Na Comissão de Educação e Cultura da Casa, única em que o humorista é titular, colegas afirmam que ele nunca pediu a palavra.

"Ele não tem perdido nenhuma reunião. É assíduo, mas tem um perfil discreto", afirma a deputada Fátima Bezerra (PT-RN), presidente da comissão.

Da Folha.com

Cássio diz que agravos continuam na pauta e devem ser apreciados pelo STF

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) garantiu que os Agravos Regimentais interpostos contra decisão do ministro Joaquim Barbosa que deferiu o recurso do tucano continuam na pauta temática do Supremo Tribunal Federal (STF).

"Uma vez incluso na Pauta um processo só pode ser retirado pelo Plenário, Relator ou Presidente. Os agravos podem ser julgados amanhã", garantiu o senador tucano no seu twitter.

Para ver melhor, click em cima!



Politicapb

Ricardo participa de reunião em Brasília nesta terça

O governador Ricardo Coutinho participa nesta terça-feira (14), em Brasília, de uma reunião com governadores do Norte e do Nordeste, para alinhar a proposta de Reforma Tributária, acertada no Fórum de Governadores Nordestinos, realizado na última sexta-feira (10), em Fortaleza (CE).

Na ocasião, os nove governadores do Nordeste decidiram articular uma proposta tributária conjuntamente com os governadores da região Norte, que será encaminhada ao ministro da Fazenda Guido Mantega nos próximos dias. Os governadores nordestinos deliberaram que aceitam a proposta do Governo Federal de redução nas alíquotas interestaduais a 0%, com 100% do ICMS recolhido no seu destino ou a redução da alíquota na origem de 12% para 7% nas operações nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e no Espírito Santo e de 7% para 2% no Sul e Sudeste, mas exigem compensações.

Os governadores devem incluir na proposta a ser encaminhada para o Ministério da Fazenda a criação de um fundo que mantenha as empresas que perdem seus benefícios fiscais e também possam atrair novos investimentos na região de origem. Outra proposta elencada é a convalidação dos benefícios fiscais existentes na forma da legislação de cada Estado, até que seja aprovada uma reforma ampla ou fatiada.

O governador Ricardo Coutinho destacou que a proposta é a implantação de uma política de desenvolvimento com tributos federais de forma que empresas instaladas em localidades menos desenvolvidas sejam incentivadas com alíquotas reduzidas do IPI, PIS e COFINS.

Ricardo Coutinho destacou que os governadores do Nordeste estão falando uma única linguagem sobre a questão e estão tratando a discussão tributária não como apenas do Nordeste e do Norte, mas com todo o Brasil. “O país vai avançar a partir do momento que o Nordeste avançar, e é fundamental a estruturação da dívida. Não é aceitável o pagamento do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), mais 6%, 7% e até 9% em transação entre entes públicos. A Paraíba não pode continuar pagando 11% da sua receita, o que representa R$ 39 milhões por mês de uma dívida, com juros muito acima da taxa Selic”.

Agravos de Cássio saem da pauta do Supremo

Por Dida Gonçalves

Foram retirados da pauta do Supremo Tribunal Federal desta quarta-feira (15) os agravos apresentados pelo PMDB e pelo PT paraibano acerca do processo do ex-governador, Cássio Cunha Lima, relatados pelo ministro do STF Joaquim Barbosa.

Segundo informações, houve uma movimentação ontem, uma petição que foi acostada aos autos, e a partir de então os agravos saíram de pauta e deve ter voltado para o gabinete do ministro Joaquim Barbosa. Até o momento ainda não houve explicação sobre a alteração e, caso seja confirmado, só será julgado depois que o tucano peça pauta novamente.

O secretário geral do PSDB da Paraíba, deputado João Fernandes, lamentou o adiamento e disse que ficou surpreso por que o recurso de Cássio já foi provido e estava previsto para ir a julgamento. Ele disse que espera que essas ações sejam julgadas logo. “Não é o processo de Cássio por que isso já foi julgado duas ou três vezes”, disse.

Paraíba Já

Ricardo quer entregar todas as obras do PAC que estavam paralisadas na Paraíba em até 12 meses

No início do atual governo do Estado, apenas uma das 24 obras do PAC na Paraíba estava em andamento. Praticamente todas se encontravam paralisadas em decorrência de deficiência de projetos, licenças ambientais, demandas judiciais, problemas de titularidade e imputações por par parte das auditorias do TCU de sobrepreço e de inconsistência técnica nos projetos básicos licitados.

Nos próximos 12 meses, prazo estipulado pelo governador Ricardo Coutinho, o governo do Estado vai entregar à população paraibana todas as obras que estavam paralisadas e agora retomam seu curso normal, graças a diversas intervenções junto às empresas construtoras e, fundamentalmente, junto a Caixa Econômica Federal e ao Ministério das Cidades.  Para tanto, o governo vai investir quase R$ 100 milhões, sendo R$ 43,6 milhões nas obras de adutoras e mais R$ 50,7 em obras de esgotamento sanitário.

Uma das obras mais importantes do PAC no Estado está sendo retomada nesta terça-feira (14). Trata-se da Adutora Translitorânea. Com 28 km de extensão de águas vindas do Rio Abiai-Papocas, em Alhandra, a Adutora atingirá os municípios do Conde, Santa Rita, Bayeux, João Pessoa e Cabedelo.  Ricardo priorizou a conclusão da Estação de Tratamento de Gramame, principal foco desta retomada.  A primeira etapa de construção orçada em R$ 75 milhões, em recursos federais, garantirá água nas torneiras de 980 mil paraibanos com a construção de uma barragem de nível, duas estações elevatórias e um reservatório semi-enterrado de 5.000 m3.

As obras totalizam R$ 221,1 milhões de investimentos, e as de saneamento e abastecimento d’água estão sendo executadas em João Pessoa, Santa Rita e Campina Grande. Na capital, os serviços para regularizar o abastecimento atingem os bairros do Bessa, Valentina Figueiredo, Cidade Recreio, Praias do Seixas e Penha. Somente neste contrato o investimento será da ordem de R$ 3,9 milhões.

No município de Santa Rita onde estão sendo implantados anéis de distribuição d água e a execução de 500 novas ligações domiciliares com hidrômetros e substituição de 7.170 já existentes, o investimento é de R$ 2.2 milhões.

Já em Campina Grande, a implantação da adutora de água tratada com extensão total de 18.950,00m, instalação de válvulas controladoras de vazão na Estação de Tratamento e de mais 03 TAU, estão sendo investidos R$ 4,3 milhões.

Com relação às obras de esgotamento sanitário, elas estão localizadas em João Pessoa, Santa Rita, Cabedelo, Bayeux, Cajazeiras, Guarabira e Patos e totalizam investimento da ordem de R$ 50,4 milhões. Na Capital do Estado, as obras de implantação de rede coletora e ligações domiciliares estão sendo executadas nos bairros Cidade Universitária, Altiplano, Manaíra, Padre Zé, José Américo, Cruz das Armas, Funcionários I, José Américo/Laranjeiras, Comunidade Jardim Ester.

No município de Santa Rita, os recursos serão de R$ 3,3 milhões para a execução de 1.071 ligações em 4.82, 19m de rede coletora distribuídos em três sub-bacias e a execução de 1500 ligações domiciliares no bairro de Várzea Nova, e ainda mais R$ 3,6 milhões para a execução de 994 ligações em 7.946, 16 de rede coletora de 1.392 ligações intra-domiciliares, no bairro de Odilândia.

Em Cabedelo, os serviços de 1.9810 ligações em 16.464 de rede coletora, estações elevatórias, emissários de recalque e a execução de 1.230 ligações intra-domiciliares, o recursos investidos serão de R$ 7,3 milhões. No município de Bayeux, o montante é o mesmo para a implantação de um interceptor em Riacho Marés em Sanhauá, mas está em processo de licitação.

No município de Cajazeiras, os serviços são referentes à implantação de rede na Bacia Hídrica com 14, 417 m de extensão e execução de 1.202 ligações domiciliares e 1.692 ligações intra-domiciliares totalizando investimentos de R$ 3, 2 dos R$ 6,1 milhões já investidos. Em Guarabira, os serviços são relativos à implantação do esgotamento em três áreas, rede coletora, emissário de recalque, ampliação e melhorias do sistema de reatamento, cujo montante é da ordem de R$ 4,2 milhões. No município de Patos, estão em andamento os serviços de implantação de 12.466,95m de rede coletora e a execução de 1.039 ligações domiciliares e 1.598 intra-domiciliares representando um investimento de R$ 4, 2 milhões.