Páginas

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Vinte pessoas ficam feridas em ataque de peixes carnívoros no RS

Pelo menos 20 pessoas foram atendidas com cortes nas mãos e nos pés.
Local foi liberado para banho, mas é monitorado por salva-vidas.

Vinte banhistas ficaram feridos após serem mordidos por um cardume de palometas (Chloroscombrus chrysurus) neste domingo (19), no Balneário Passo do Angico, em Toropi, na Região Central do Rio Grande do Sul. Segundo os salva-vidas que trabalhavam na área de banho do Rio Toropi, os ataques tiveram início por volta das 16h30. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o peixe é carnívoro e tem semelhança com a piranha.

As mais de mil pessoas que se banhavam no local foram orientadas a sair da água, informou a coordenação do balneário. Quem foi atacado sofreu ferimentos leves, como cortes nos dedos dos pés e das mãos. As vítimas foram atendidas no local pelo Corpo de Bombeiros de Toropi e de São Pedro do Sul, que precisou enviar ajuda.

O local foi liberado para banho na manhã desta segunda-feira (20), mas está sendo monitorado pelos salva-vidas. Algumas pessoas chegaram a entrar no balneário, e não houve relatos de novos ataques até as 10h30. Os bombeiros acreditam que os peixes atacaram os banhistas devido ao baixo nível da água no balneário e a escassez de alimentos.

Enquanto para algumas pessoas o carnaval tem que ter som e banda tocando, população de Igaracy mostra o contrário e anima o carnaval 2012.

Saiu em um blog da cidade, que para se fazer carnaval era preciso um pauco, uma banda tocando e outras coisas, pois bem. Algumas pessoas da cidade, mostrou que realmente quem faz a festa somos nós, o sábado de carnaval de Igaracy foi mais animado do que todos imaginavam. Alguns jovens da cidade fizeram a festa, se vestindo de mulher, formando um bloco das virgens de Igaracy, eles percorreram as principais ruas da cidade com muita animação, depois foram até a quadra central e realizaram um jogo de futsal muito engraçado, em seguida foram fazer a festa com muita animação em praça publica mais precisamente no pilotão, todo mundo caiu na folia, e para animar ainda mais Galego e Carlinho de Celino, liberaram mais de 5 caixa de cerveja para a alegria de todos que estavam na folia, mostrando assim, que quem faz a festa é o povo com a alegria contagiante do carnaval. Deixando para trás alguns comentários de pessoas de mente suja, como saiu em um blog da cidade.

blogdobeto

Nonato e João são os favoritos para ocupar a vaga de vice na chapa da candidata de Ricardo

Nonato Bandeira e João Gonçalves são os favoritos para ocupar a vaga de vice na chapa da candiddata de RC

Conforme enquete realizada pelo Portal PB Agora, o vice da candidata do PSB, escolhida pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), Estelizabel Bezerra, seria o secretário de Comunicação do Estado, Nonato Bandeira (PPS) ou o deputado João Gonçalves (PSDB).

A pergunta feita na enquete foi: Quem você acha que vai ser o vice de Estelizabel? Nonato Bandeira (PPS) foi o mais votado com 427 (24,7%), seguido do deputado João Gonçalves com 251 votos (14,52%) da preferência dos internautas.

Na terceira posição ficou NDA (Nenhum das Alternativas), com 248 votos (14,34%). Na quarta colocação ficou o ex-deputado Major Fábio com 180 cliques (10,41%). A quinta opção escolhida para compor a vice na chapa de Estelizabel foi Raíssa Lacerda (PSD) com 9,02%.

Em sexto lugar ficou para Bira (PSB) com 7,75%, seguido por Luciano Cartaxo do PT que obteve 123 votos dos internautas, o que corresponde a 7,11% da preferência dos internautas. Em oitavo lugar foi cotado o secretário Raoni Mendes (PDT) com 81 votos (4,68%). Em nono lugar, o escolhido foi Durval Ferreira (PT) com 71 votos (4,16%) e em último lugar ficou Ítalo Kumamoto (PSC) com 57 votos (3,30%).



PB Agora

Sábado de carnaval teve 141 detidos por urinar nas ruas do Rio

Os flagrados urinando nas ruas foram levados para a delegacia

Agentes da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) levaram 141 pessoas que estavam urinando na rua para a delegacia no sábado (18), primeiro dia oficial de carnaval. Até o início da noite, 23 pessoas foram detidas durante o desfile da Banda de Ipanema e levadas para a 14ª DP (Leblon). No desfile do Cordão da Bola Preta, no Centro, 118 foram conduzidas até a 5ª DP (Gomes Freire). As informações são da própria Seop.

Durante o desfile do Bola Preta, a fiscalização retirou 30 estruturas (tendas e dois banheiros de madeira) montadas irregularmente em área pública ao longo do bloco para dar mais fluidez ao desfile. Com os ambulantes foram apreendidas 137 bebidas diversas, 20 churrasqueiras, 2 botijões de gás e 1 triciclo. Também foram rebocados 15 veículos e multados 33 por estacionamento irregular na região.

Segundo a Seop, desde o dia 20 de janeiro, início dos desfiles dos blocos pré-carnavalescos, 600 pessoas, sendo 59 mulheres, foram flagradas fazendo xixi nas ruas e encaminhadas para a delegacia.

G1

Morre em JP neste domingo mãe do deputado estadual André Gadelha

A genitora do parlamentar havia sofrido uma parada cardíaca no dia 7 de fevereiro

Faleceu no final da tarde deste domingo (19) a mãe do deputado estadual André Gadelha. Alenice Araujo Gadelha, 66 estava internada a pouco mais de uma semana no Hospital da Unimed em João Pessoa.

Após sofrer uma parada cardíaca no dia 7 de fevereiro, a genitora do parlamentar foi levada as pressas para a UTI do Hospital Santa Teresinha, em Sousa, sua cidade natal. Com o agravamento do quadro, que segundo peemedebista, deve ter decorrido devido a hipertensão que a acometia, Alenice foi transferida e internada na UTI do hospital da Capital.

Por causa da doença da mãe, o parlamentar, que é o líder da bancada de oposição, havia pedido afastamento das suas atividades na Assembleia Legislativa da Paraíba.

Sepultamento

O sepultamento ocorrerá nesta segunda-feira (20) no Cemitério São João Batista, em Sousa, às 17h.

Alenice Gadelha era esposa de Maximino Gadelha, também falecido. Ela deixa três filhos, André, Noemia e Simone.

MaisPB

Primeira etapa da Translitorânea em fase de conclusão

A Adutora Translitorânea, planejada para ampliar o abastecimento e acabar com a falta de água nos bairros da Grande João Pessoa – além dos municípios de Alhandra e Conde –, está com a Estação de Tratamento de Água em fase de conclusão. Considerada a maior obra da primeira etapa do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC I), orçada em R$ 160 milhões, a adutora vai atender a 1,6 milhão de habitantes, o que permitirá elevar a oferta de água para o nível de quatro metros cúbicos por segundos.

Conforme o secretário executivo de Obras do PAC da Paraíba, Ricardo Barbosa, essa obra abastecerá essa região por mais 20 anos – até 2032. São 28 quilômetros de adutora, apenas nessa primeira parte da construção do projeto. “Com isso, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) duplicará a produção de água para atender a demanda da população, que cresceu muito nesses últimos anos”, destacou Barbosa.

“O projeto terá um alcance social extremamente importante, já que se trata da distribuição de água, algo imprescindível. O governo dá um grande passo nessa questão. O setor tem sido uma das prioridades, com investimentos significativos, especificamente, nos projetos de recursos hídricos”, explicou.A obra – Localizado no Litoral Sul da Paraíba, o sistema adutor denominado de Translitorânea compreende a captação em três pequenas barragens nos rios Cupissura, Taperubus/Papocas e Abiaí. As adutoras desses rios convergirão para um reservatório de reunião, constando de duas câmaras de cinco mil metros cúbicos que se interliga com a Estação Elevatória denominada EB4 – daí, vai em recalque até um stand-pipe, para seguir por gravidade até a Estação de Tratamento de Água em Gramame, ampliada para tratar a vazão de 3.934 litros por segundo.

Em Gramame, as obras estão avançadas na construção da nova estação de tratamento. Nessa primeira etapa do sistema adutor, o governo já investiu R$ 114.550.554,06. A capacidade do sistema atual, ampliada pela última vez em 1990, é de 3.198l/s, e a ampliação projetada é de 1.120l/s. Portanto, o novo sistema terá capacidade total para 4.300l/s, suficiente para o atendimento de uma população estimada em 1,6 milhão de habitantes (a ser alcançada por volta do ano 2032).

Na primeira etapa em execução, será disponibilizada a vazão do rio Taperubus/Papocas, sendo a tomada feita no canal de desvio construído apenas para direcionar o escoamento do rio para o local da estação elevatória EB2.Tratamento – A estação de tratamento de águas existente será ampliada com a construção de um novo módulo, conforme previsto no projeto, que é do tipo convencional, com capacidade atual para 1.917 l/s e que passará para 3.834 l/s. A estação é composta de mistura rápida em calha Parshall, quatro câmaras de floculação mecanizadas, quatro decantadores de alta taxa e oito filtros rápidos de taxa declinante, sala de cloração, além de casa de química e laboratório. Haverá uma sala destinada ao controle operacional, que será parcialmente automatizado, cuja obra está em execução.

paraibaja

Polícia Militar prende um dos maiores assaltantes da Paraíba

Uma megaoperação comandada pelo coronel Almeida desencadeada neste domingo (19) na cidade de Bayeux, região metropolitana de João Pessoa, pelos policiais do serviço de inteligência do 1ºBPM resultou na prisão de um dos maiores assaltantes da Paraíba, suspeito de chefiar uma quadrilha especializada em roubos e furtos de lojas de roupas e sapatos.

A prisão de Severino Ramos da Silva Oliveira, 37, aconteceu no Jardim Aeroporto no início da tarde. Segundo o cabo Petrúcio, a investigação começou há seis meses depois de um assalto em uma loja na Capital.

Para a PM, o acusado não agia sozinho nos assaltos. “Pela grande quantidade de produtos roubados é quase impossível que apenas ele praticasse o roubo”, destacou Petrúcio.

A polícia utilizou três veículos e passou mais de 4horas para recuperar os produtos roubados que foram identificados pelos donos de lojas de João Pessoa e Bayeux.

O acusado foi encaminhado para 5ª DD, em Bayeux.
Bayeux em Foco