Páginas

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Em meio crise com a AL, Ricardo abre portas da Granja pra Gervásio Filho




Pra quem acredita na magia do Natal, pode-se dizer que se trata do clima que o período inspira. Mas, de fato, a visita nesta quarta-feira do líder do PMDB na Assembleia Legislativa, Gervásio Filho, membro do alto clero da oposição, ao governador Ricardo Coutinho (PSB) revelou uma cena que vai além do que os olhos da política capturam.
 
Acompanhado por cinco prefeitos, dois deles eleitos para a próxima gestão, o líder oposicionista foi recebido pelo governador na Granja Santana como se fosse um aliado. Foi pedir providências em nome de três municípios, Belém, Tacima, Logradouro, que vem sofrendo com sérios problemas de abastecimento de água há 15 dias, após problemas em barragem que abastece a região.
 
Entre os prefeitos, Roberto Flávio, de Belém, primo do presidente da Assembleia, Ricardo Marcelo (PEN), além de Betinho Alves, de Logradouro e os eleitos, Edgar Gama, Erivan Bezerra e Célia Maria.
 
Apesar da pauta administrativa, e de extrema urgência e relevância social, não foi possível desassociar o encontro do contexto político atual. A presença de Gervásio Filho (PMDB), principal voz da oposição, na Granja Santana em meio a crise política travada entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo, supõe ingredientes para várias discussões.
 
E mexerá com muita gente.
 
Não antes de revelar aquilo que deveria ser visto como natural na Paraíba, mas que, infelizmente, ainda é motivo de “grandeza”. Deveria ser ato corriqueiro um deputado oposicionista, fora do palanque, recorrer ao governador para apelar diretamente em favor da população. E o governador abrir as portas do governo para ouvir e construir junto com o adversário a solução para tais problemas.
 
Seria sonhar com uma maturidade política que iria conferir à Paraíba evolução em todos os sentidos.
 
Enquanto não chegamos a isso, e cenas como a de hoje continuem raras, estaremos sempre prontos pra especular politicamente sobre uma pauta que teve o caráter administrativo.
 
Especialmente por ser no mesmo dia em que o governador Ricardo Coutinho (PSB) declarou, em entrevista à emissora de rádio, ao falar sobre tamanho de bancadas, “que pode ter menos ou pode ter mais e que deputado vai para um lado, mas também vai para o outro”.
 
Luís Tôrres

1º CHAPA DEFINIDA PARA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DE IGARACY



Foi protocolada a chapa para os cargos da mesa Diretora da Câmara Municipal de Igaracy-pb, com o apoio da Prefeita: Deusarleide Jeronimo Leite,  da seguinte forma:

Presidente: Damião Clementino da Silva ( Irmão Damião)

Vice- Presidente: José Pereira da Silva Filho ( Ze filho)

1º Secretario: Jorge Luiz Vieira Lopes ( Dr Jorge)

2º Secretario: William Vieira Neto (william)


Que conta ainda com o apoio de:


Rivaldo Araújo da Silva

Francisco Ericke Martins

Geraldo Antas de Souza 


Fonte: SALU e Blog do Beto

PT teme Eduardo Campos e calcula que Dilma só se reelege se PIB crescer 4%



PT teme Eduardo Campos e calcula que Dilma só se reelege se PIB crescer 4%
Preocupada com o pífio desempenho da economia nos últimos dois anos, a presidente Dilma Rousseff inicia a segunda metade de seu mandato, a partir de 1º de janeiro, com a difícil tarefa de fazer o governo andar, recuperar a confiança dos investidores e soldar a base aliada, hoje com fraturas expostas. No ano em que o PT completa uma década no comando do país, a cúpula do partido avalia que a reeleição de Dilma, em 2014, depende de um crescimento econômico de, no mínimo, 4% já no ano que vem.

"Nós não podemos perder 2013", disse o senador Jorge Viana (PT-AC), ex-governador do Acre. "(O ano de) 2012 foi muito ruim e precisamos dar uma dinâmica ao governo agora, para criar o ambiente que vai deslanchar o processo (da reeleição). Todos nós sabemos que é necessário acelerar o Programa de Aceleração do Crescimento", emendou ele, usando um trocadilho para se referir ao PAC.

Dilma afirma que fará "o possível e o impossível" para o país crescer 4% ao ano. Estimativas do Banco Central, porém, indicam expansão do Produto Interno Bruto (PIB) de apenas 1%, em 2012. A previsão acendeu a luz amarela no Palácio do Planalto.

Na seara política, as angústias do PT se concentram no impacto do julgamento do mensalão e nos desdobramentos da Operação Porto Seguro, que chegou ao gabinete da Presidência em São Paulo e à Advocacia-Geral da União. No Planalto e no partido, petistas preveem mais ataques na direção do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no rastro das denúncias do empresário Marcos Valério, que o acusou de receber dinheiro do mensalão.

Com esse péssimo diagnóstico, o PT prepara um ato de desagravo a Lula para fevereiro, quando o partido fará 33 anos, para tentar preservar a imagem do ex-presidente e mantê-lo na posição de "garoto-propaganda" da presidente Dilma. O partido fará de tudo para tentar desviar a atenção da agenda negativa do julgamento do mensalão e de outros escândalos.

Eduardo Campos – A outra frente de preocupação do Planalto está nos movimentos do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Presidente do PSB, partido da base de apoio governista, Campos dá sinais de que poderá enfrentar Dilma na disputa pela Presidência. Sua decisão, porém, está vinculada à economia. Se o cenário estiver melhor e Dilma mantiver a alta popularidade, Campos adiará seus planos. Caso contrário, tem tudo para comandar o racha da aliança.

"Vivemos um período de Tensão Pré-Eleitoral", resumiu o presidente do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), ao prever um 2013 de "muitas turbulências". Partido do vice-presidente Michel Temer, o PMDB tem certeza de que o PSB de Campos quer puxar sua cadeira. Em público, no entanto, os peemedebistas só falam no receituário para "destravar" os nós do governo e tirar projetos da prateleira. "Parece que está faltando um gerentão em cada área", admitiu Raupp. "São entraves burocráticos e, enquanto não se resolvem, o Brasil fica patinando, sem crescer, por falta de infraestrutura."

A presidente diz que 2013 será um ano de "grandes batalhas" e uma delas consiste em vencer a briga com estados não produtores de petróleo para, no futuro, destinar 100% dos royalties do pré-sal à educação. "Estou vendo um final de governo com economia em declínio, denúncias e cisões na base aliada", provocou o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP). "O crepúsculo só é bonito na natureza. Na base do governo, não."

Cotado para assumir a presidência da Câmara a partir de fevereiro, o deputado Henrique Eduardo Alves (RN), líder do PMDB, pôs água na fervura. "Em 2010, foi Lula que articulou a eleição de Dilma, mas agora é diferente. A partir de 2013, ela vai costurar acordos, agregar correligionários, parceiros e isso vai ensejar uma nova relação política", apostou Alves.


Fonte: Agencia Estado

Ricardo reafirma que não cede a pressões, mas insinua que pode reconquistar deputados



Como a explicar a rotação das bancadas na Assembleia Legislativa da Paraíba, o governador Ricardo Coutinho (PSB) deu uma resposta hoje ao ser entrevistado pela Tambaú FM que serve pra reafirmar sua postura de não ceder a qualquer tipo de pressão, mas, ao mesmo tempo, que não descarta a tentativa de reconquistar apoios.
 
Questionado sobre a perda de deputados pra oposição, declarou: “Tudo que vai para um lado, vai para o outro. Posso ter mais ou posso ter menos. Sou o avesso, do avesso, do avesso e, antes de saber se terei maioria ou minoria, quais os passos pra que a maioria aconteça, porque tem alguns caminhos que não me interessam”, declarou.
 
O governador aproveitou pra dizer que não alimenta crise com a Assembleia Legislativa, mas que não ficar de "joelhos". "Os poderes tem que ser autônomos, mas harmoniosos", citou.
 
Neste pêndulo político, de quem vai e vem, acompanhemos os próximos movimentos.
 
Luís Tôrres

Equipe fecha cálculos do reajuste dos servidores e leva pra análise de RC



As secretárias de Administração, Livânia Farias, e de Finanças, Aracilba Rocha, do governo do Estado voltaram das Festas de Natal com a missão de marcar uma audiência com o governador Ricardo Coutinho (PSB) ainda esta semana.
 

Em suas bolsas e pastas, elas carregam informações preciosas sobre o salário de milhares de servidores públicos estaduais. Estão com o resultado dos cálculos feitos para garantia dos índices que vão compor a data base do próximo ano para o funcionalismo.
 
Os números, resultantes de várias negociações com as categorias e ainda de ajustes de acordo com a disponibilidade orçamentária do Estado, serão apresentados ao governador a fim de que ele, após analisá-los, possa fazer o anúncio oficial dos índices dos reajustes. Provavelmente apenas em 2013.  
 
Por enquanto, os percentuais são mantidos a sete chaves. Sabe-se apenas que em se tratando do reajuste linear (dado a todos os servidores indistintamente) o aumento será superior aos 3% de 2012, apesar de ser um ano com registro de queda no FPE e, por conta disso, de dificuldades de adequação aos limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal para gasto com pessoal.
 
Otimista, a equipe econômica do governo trabalha com os índices que consideram possíveis, mas satisfatórios. O governo fechou o ano premiando policiais que apreenderam armas, professores e funcionários de escolas com qualidade acima média e ainda dando R$ 16 milhões para beneficiários do Bolsa Família.
 
A data base para o servidor tem ares de cartada final.
 
Pra quem ainda acha que dá tempo, é hora de reforçar as orações.
 
Luís Tôrres

RICARDO RECEBE DEPUTADOS E PREFEITOS E DETERMINA PROVIDÊNCIAS PARA PROBLEMA DE FALTA D'ÁGUA


O governador Ricardo Coutinho recebeu, na noite desta quarta-feira (27), na Granja Santana, uma comissão formada pelos deputados estaduais Gervásio Filho e Hervázio Bezerra e pelos prefeitos de Belém, Logradouro e Tacima, que pediram providências emergenciais para o problema do abastecimento d’água após a barragem da Lagoa do Matias ter secado.
Na ocasião, Ricardo determinou que representantes da Cagepa, Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais da Paraíba (CDRM) e da Defesa Civil visitem nesta quinta-feira (27) os municípios de Belém, Logradouro, Caiçara e Tacima para realizar um diagnostico e elaborar um plano emergencial para resolver o problema de abastecimento de água nestas localidades.
Durante a audiência, Ricardo Coutinho garantiu que adotará medidas emergenciais como a renovação dos contratos e ampliação dos carros pipa e a perfuração e recuperação de poços para garantir o acesso à água neste período de estiagem.
O governador também determinou que a Cagepa e a Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia iniciem estudos para avaliar se a melhor alternativa para resolução do problema será recuperar a barragem da Lagoa do Matias ou a construir uma adutora de 12 km que leve água do manancial de Canafístula I para os municípios de Belém, Logradouro e Tacima e Caiçara. “Posso garantir que o governo não medirá esforços para resolver a médio prazo o problema de abastecimento na região”, ressaltou Ricardo.
O presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, informou que nesta quinta-feira estará junto com representantes de outros órgãos do governo visitando os municípios para que medidas sejam tomadas da maneira mais ágil possível. Deusdete esclareceu que desde o mês de outubro a água da barragem da Lagoa do Matias vem sendo racionada, mas com a falta de chuvas não havia como impedir a baixa do nível do manancial.
O deputado estadual Gervásio Filho avaliou como positiva a audiência mantida com o governador Ricardo Coutinho. “Tivemos uma audiência muito positiva com a garantia da ampliação do programa de carros pipas e a perfuração de poços como medidas mais emergenciais. Por outro lado, tivemos a garantia do governador de iniciar estudos para construção de uma adutora para trazer água da barragem de Canafístula para os municípios que seria uma solução definitiva para o problema”, destacou.
De acordo com Gervásio Filho, os problemas ocasionados pela estiagem são uma realidade e o Estado e municípios devem tomar medidas preventivas para evitar que situações como estas aconteçam. “É por isso que buscamos realizar essa conversa entre o governador e os prefeitos na busca de parcerias para solucionar um problema tão grave”, completou o parlamentar.
O prefeito de Belém, Roberto Flávio, disse que os municípios de Belém, Logradouro, Caiçara e parte de Tacima vivem uma situação de calamidade pública com o desabastecimento d’água da zona urbana, mas enfatizou que a conversa com o governador foi positiva pela discussão de soluções de curto e médio prazo. “Recebemos a garantia de mais carros pipa e construção de poços para resolver o problema de forma emergencial. Estaremos recebendo a equipe de governo que também iniciará estudos para a resolução definitiva do problema”, comentou.
Participaram da audiência o atual prefeito de Belém, Roberto Flávio, o prefeito eleito de Belém, Edgar Gama, o prefeito eleito de Tacima, Erival Bezerra, o prefeito de Logradouro, Betinho Alves, e a prefeita eleita Célia Maria, o vereador de Caiçara, Edilson Alves, e o padre Joaquim da paróquia de Tacima.

FONTE: SECOM-PB