Páginas

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Primeiro Congresso do PSB em Igaracy


No dia 23 de Setembro de 2011 aconteceu o 1° Congresso do PSB na cidade de Igaracy. Neste, compareceram centenas de pessoas e dentre elas autoridades como: a vice-prefeita Deusinha, o ex-prefeito Hélio Costa e seu filho o Veton que estava acompanhado de sua Noiva, o prefeito Celino, os vereadores Fabrícia, César Farias, Etinho, Geraldo Regina, o popular golinha e Lídio. Também estiveram presentes os suplentes Bernardino Sancho, Cabo Oliveira, Hilda de Tião, William de Zé Vieira e alguns Pré-Candidatos do PSB a Vereadores no próximo pleito, Ivam de Zé Moleque, Zé Filho, Dorrildo, Expedita(Diretora da EEEFM Joselita Brasileiro), Joilton(Secretário da EEEFM Joselita Brasileiro), dentre outros. Portanto, este momento foi um divisor de águas, pois até então não tinha se visto um Ato Popular tão forte como este em prol de um só partido, enfim, ficou como referência para outros que virão. Os ex-vereadores Carlinhos, Baíca e o esposo da ex-vereadora Rita Felismino(Marinho), também estiveram presente. 






A Mesa das Autorides foi composta por: Chico Lopes(ex-Deputado Estadual), José Wollace(Presidente do PSB local), a vice-prefeita Deusinha, Nelsinho(Presidente do PSB de Boa Ventura) e os vereadores Fabrícia, César Farias, Etinho e Geraldo Regina.


Este Congresso representou um Ato Público muito importante, pois houve o lançamento da Pré-Candidatura a prefeita da atual vice-prefeita Deusinha. Esta, não é uma opção do PSB de Igaracy, ela já é uma realidade, e está confirmadíssima como Nossa Pré-Candidata.

Deusinha e o Governador Ricardo Coutinho

Mesa de Filiação


Outro fato importante existente neste dia é que o PSB de Igaracy passou de Comissão Provisória para ser Diretório Municípal.

Ministro da Saúde apoia revalidação de diplomas e facilita trabalho no Brasil de médicos formados em Cuba

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha (foto), se reuniu em Cuba com estudantes de medicina brasileiros que estão se graduando em instituições cubanas. O encontro foi realizado na Escola Latino-Americana de Medicina (ELAM) e teve como objetivo facilitar a revalidação dos diplomas cubanos, para que os profissionais possam exercer a medicina do Brasil.

O ministro também tratou de parceria com a ELAM para permitir que estudantes brasileiros que cursaram medicina em Cuba, ao voltarem para o Brasil, façam aprimoramento do seu currículo sob supervisão de instituições brasileiras, para fazer a revalidação do seu currículo e poder trabalhar como médico no Brasil. O encontro contou também com presença do vice-presidente de Saúde Pública de Cuba, Roberto Gonzales Martín.

“Esses médicos, ao voltarem para o Brasil, ficarão um tempo nas faculdades estaduais fazendo aprimoramento supervisionado, mas já em serviço, trabalhando. É mais uma medida para ampliar o número de médicos nas regiões onde há carência: nos municípios do interior, ou nas regiões mais pobres das grandes cidades”, explicou o ministro. Segundo ele, os cerca de 500 médicos brasileiros formados em Cuba em processo de revalidação do diploma no Brasil vão se beneficiar da parceria com a Elam.

O ministro visitou também dois centros de pesquisa cubanos - o Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB) e o Centro de Imunologia Molecular (CIM) -, que estão conduzindo estudos e desenvolvendo medicamentos envolvidos nos acordos de cooperação assinados ontem (22) entre Brasil e Cuba. Os acordos abrangem 58 pesquisas e 12 produtos de alta tecnologia para tratamento de doenças como câncer, diabetes.

Novo modelo
Um novo modelo de revalidação de diplomas, cuja primeira edição ocorreu neste ano, está sendo implantado no país. O Revalida - Exame Nacional de Revalidação de Diplomas – permitirá aos formados em instituições estrangeiras validarem seus diplomas com mais uniformidade e em até um ano.
A primeira etapa do exame, composta de provas objetivas e discursivas, foi realizada no dia 11 de setembro, e deverá ter seu resultado divulgado no próximo dia 3. A segunda e última fase da seleção está prevista para o dia 15 de outubro, e avaliará as habilidades clínicas práticas dos candidatos.

O exame é conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, em colaboração com a subcomissão de Revalidação de Diplomas Médicos, da qual participam representantes dos ministérios da Saúde, da Educação e de Relações Exteriores, além da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais do Ensino Superior (Andifes) e também do Inep.

Atualmente, a validação dos diplomas médicos é feita de forma independente por universidades públicas brasileiras com metodologias próprias, e pode demorar a ser concluída. Com o Revalida, além se promover a padronização, submetendo todos os formados à mesma avaliação, tem-se a expectativa de que o processo de revalidação seja finalizado dentro de seis meses a um ano.
Na Paraíba
Recentemente, o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), esteve visitando Cuba com o objetivo de facilitar a geração de negócios entre empresários paraibanos e o governo cubano. Na ocasião, ele defendeu a vinda de médicos formados para atuarem na Paraíba.

Paraíba Já com MS