Páginas

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Prefeitura de Igaracy e Dnocs celebram convênio para a construção de 03 sistemas de abastecimento d’água para comunidades rurais.

Mais um grande benefício é trazido pela atual gestão para nossa terra tão sofrida...confira!

 

Cenas como carregar um galão de água nos ombros ou uma lata d’água na cabeça brevemente serão coisas do passado para dezenas de famílias das comunidades rurais do município de Igaracy já que na tarde desta última terça-feira (06) a Prefeita Deusaleide Jerônimo (Deusinha) ao lado do secretário de Infraestrutura Joilton Alemida receberam em seu gabinete uma equipe do Departamento Nacional de Obras Contra Seca-DNOCS. Na oportunidade a Prefeita celebrou convênio junto ao DNOCS no valor de R$ 382.500 (Trezentos e Oitenta e Dois Mil e Quinhentos) através do programa “Água para Todos” para realizar a construção de três sistemas coletivos de abastecimento d’água, que levará o liquido precioso diretamente nas torneiras das casas das famílias 
e assim minimizar os efeitos da seca que assola o município.

    Para a Prefeita os recursos chegaram em uma boa  hora e vão beneficiar dezenas de famílias das três comunidades beneficiadas, “ a escasseis d’água  é  uma grande preocupação da nossa administração e por isso estamos buscando junto aos órgãos federais e Estaduais mecanismos para enfrentar de frente o problema ocasionado pela falta de chuva, onde muitas famílias e os animais sofrem pela falta do líquido precioso”, destacou a prefeita Deusinha. 

   Com relação às 03 comunidades  que irão receber o sistema, uma equipe da prefeitura juntamente com o Dnocs,  irão avaliar alguns critérios que lavam em conta os efeitos da estiagem e necessidade do abastecimento para as comunidades mais prejudicadas pela estiagem.

    A prefeitura de Igaracy já realizou nesses 10 meses de gestão diversas ações para suprir o abastecimento d’água nas comunidades rurais como a distribuição de cisternas de polietileno, construção de 33 poços artesianos com caixa d’água de 05 mil litros além de doação de sementes para ração animal e agora a aquisição dos 03 sistemas de abastecimento.

    Infelizmente ainda existem pessoas que abrem a boca para dizer que esta gestão não trouxe nada para Igaracy...paciência!

   
Fonte:Bira/AssCom



Prefeitura de Igaracy realiza sorteio das unidades habitacionais do programa minha casa minha vida

Ter a casa própria é um sonho que já se tornou realidade para as 40 famílias da cidade de Igaracy que participaram do sorteio dos endereços das casas do Programa Minha Casa Minha Vida, que estão sendo construídas na proximidade do campo de futebol, o evento ocorreu na manhã da última segunda-feira (04) na sede do Centro de Referência de Assistência Social –CRAS e contou com a participação da Secretária Municipal de Ação Social Maria das Dores, Juliana Pereira Diniz, assistente Social do município a da equipe de técnicos da Companhia Estadual de Habitação popular –CEHAP, além dos proprietários contemplados com as residências.

    Na oportunidade do sorteio a secretária Maria das Dores, destacou o empenho da Prefeita Deusinha na aquisição junto aos Governos Federal e Estadual de novas moradias para as famílias carentes do município. Segundo a técnica da CEHAP Lucileide Gonçalves, Igaracy hoje é uma referência no vale do Piancó, porque vem administrando bem o programa Minha Casa, Minha Vida, “ tenho certeza que muitos outros sorteios como este ocorrerão, o governo investe e tem a certeza da parceria bem sucedida com a prefeitura”, declarou ela.

   Segundo o Engenheiro responsável pelas obras a previsão de entrega das moradias estar prevista para o próximo mês de dezembro, caso não ocorra nenhum atraso por parte da CAGEPA ou da Energisa.Os imóveis são destinados às famílias carentes do município, que se enquadram na situação de extrema pobreza, ou que são inscritas no CAD Único e contempladas com o Programa Bolsa Família.

  
Fonte:Bira/AssCom


1ª aula inaugural do programa ProJovem Urbano de Igaracy

Aconteceu na última segunda-feira (05), as 19:30, no Colégio Municipal Nossa Senhora dos Remédios a aula inaugural do programa  ProJovem Urbano. O evento contou com a presença da Prefeita Deusinha, dos professores selecionados para ministrarem as aulas, da coordenadora do programa, da diretoria da Escola Estadual Joselita Brasileiro, além de grande número dos alunos matriculados.

    É um Programa com características próprias e visa diminuir as desigualdades sociais através da Educação  e Capacitação para o profissionalismo, onde o aluno já sai com o certificado do Ensino Fundamental e preparado para o mercado de trabalho.


A prefeita do município, Deusinha, ressaltou que os participantes do programa estão tendo uma grande oportunidade para se qualificar e acompanhar o crescimento e desenvolvimento de Igaracy, e que enquanto estiver na prefeitura dará o apoio que for necessário para a equipe e os alunos possam interagir de forma positiva por um ideal comum, que é o crescimento intelectual dos jovens que assumiram esse desafio.

    Na cerimônia foram apresentados os professores que, durante 18 meses irão trabalhar com os alunos matriculados os temas relacionados ao ensino fundamental. Durante esse período os alunos  ainda receberão uma bolsa no valor de 100 reais. Também foram apresentados os professores que, durante 18 meses, irão trabalhar com 200 alunos de 18 a 29 anos.

     Uma novidade para as alunas que são mães é que uma equipe irá cuidar das crianças com a idade de até 8 anos.


Fonte:Bira/AssCom