Páginas

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Presidente do STF confirma adiamento do julgamento do Recurso de Cássio Cunha Lima

Presidente do STF confirma adiamento do julgamento do Recurso de Cássio Cunha Lima; apreciação deve ocorrer só após nomeação de substitutos

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso, vai aguardar a nomeação do substituto da ministra Ellen Gracie e a volta do ministro Joaquim Barbosa, que está de licença médica, para colocar em pauta processos importantes, já prontos para votar, como o que discute se uma mulher grávida de feto anencéfalo (sem cérebro) pode fazer aborto e a ação que definirá a demarcação de terras quilombolas no Brasil.

O julgamento dos Recurso do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), também deverá entrar nos julgamentos polêmicos e, ao que tudo indica, só poderá ser apreciado com a corte completa. No ano passado, Cássio também foi prejudicao pelo pedido de aposentadoria do Ministro Eros Grau. O tucano teve que aguardar a nomeação de Luiz Fux para saber se a Lei Ficha Limpa valeria para as eleições de 2010, ou apenas para 2012.

A decisão da Ficha Limpa valer apenas para 2012 prevaleceu, mas, mesmo assim, Cássio não conseguiu tomar posse no Senado Federal. Desde então o tucano passa por uma via cruscis.

O Diário Oficial da União publicou na segunda-feira a aposentadoria de Ellen Gracie . Antes mesmo de ter seu beneficio anunciado, a guerra pela vaga já tomou conta do meio jurídico. Seja quem for o substituto, herdará um gabinete com 6.589 processos aguardando decisão.

O gabinete de Ellen não é dos mais cheios. Quatro dos onze ministros do Supremo têm gabinetes mais lotados. Quem mais coleciona processos é José Antonio Toffoli, com 10.998, seguido de Joaquim Barbosa, com 10.849. O gabinete de Marco Aurélio Mello guarda 10.040 processos e o de Carlos Ayres Britto, 6.807. No STF, o gabinete com menos processos aguardando decisão final é o de Ricardo Lewandowski, com 3.301.

A saída de Ellen da Corte já havia sido anunciada ao Palácio do Planalto há semanas. No entanto, ela recusou-se a confirmar à imprensa. Na última sessão da qual participou no tribunal, no dia 4, levou ao plenário as ações mais relevantes que estavam em suas mãos. Em público, ela não se despediu dos colegas.

A expectativa é de que a presidente Dilma Rousseff indique para o STF outra mulher. Estão no páreo as ministras Maria Elizabeth Rocha, do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Cristina Peduzzi, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), e Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Ellen tem 63 anos e estava no STF há mais de dez anos. Ela poderia se aposentar com 70 anos de idade, mas decidiu antecipar sua partida para tentar uma vaga em um órgão de Justiça internacional, como a Corte de Haia, na Holanda.


O Globo

Fiat confirma montadora a 15 quilômetros de Alhandra e Ricardo prevê retorno para cadeia produtiva da PB

O governador Ricardo Coutinho (PSB) recebeu uma ligação na manhã desta terça-feira do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente nacional do PSB. Na pauta, uma notícia comemorada por ambos: a direção da Fiat confirmou a instalação de uma montadora da marca em Goiana, Pernambuco, a 15 quilômetros de Alhandra e a 42 quilômetros de João Pessoa.

“Isso vai gerar uma acentuação da cadeira produtiva de toda região, incluindo a produção da Paraíba, além de entrarmos diretamente com a geração de emprego devido à proximidade da fábrica na Paraíba”, declarou o governador.

Ele ressaltou ainda o trabalho de Eduardo Campos, que recebeu hoje a confirmação por parte da Fiat. “Ele atendeu o nosso pedido e defendeu a tese de colocar a montadora o mais próximo de João Pessoa do que da própria Recife. Agiu, claro, em favor de Pernambuco, mas com um pensamento de desenvolvimento regional como um todo”, declarou Ricardo.

Luís Tôrres

Governador Ricardo Coutinho abre encontro estadual e anuncia ações para Educação

Governador abre encontro estadual e anuncia ações para Educação

O governador Ricardo Coutinho participou, nesta terça-feira (9), da abertura do I Encontro Estadual do Programa Formação pela Escola, iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (SEE). O evento está sendo realizado no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rego e continua nesta quarta-feira (10). Também participaram da abertura o secretário estadual da Educação, Afonso Scocuglia, e o coordenador nacional do Programa Formação pela Escola, Alberto Paz, entre outras autoridades.

Durante a solenidade, Ricardo Coutinho anunciou duas importantes ações do governo, que acontecerão na próxima semana: na segunda-feira (15), será a divulgação do resultado do edital do Pacto pelo Desenvolvimento Social; na sexta (19), a apresentação pública do Plano Estadual de Educação. “Espero que, com essas medidas, a população paraibana compreenda a nossa estratégia de fazer com que o Estado, em parceria com os municípios, se desenvolva num campo tão importante como é o da educação”, disse.

O governador também destacou a importância dos municípios na construção das ações do governo. De acordo com ele, não haverá avanço na educação sem os municípios, portanto, a estratégia é potencializar esses parceiros para que o Estado avance como um todo, tendo como objetivo principal a população. “Se os municípios possuem instrumentos capazes de avançar nesse processo, temos de lhes dar condições para isso. E é o que estamos fazendo aqui, qualificando quadros, aproximando a esfera federal das esferas municipais e capacitando as nossas equipes para que possamos atrair cada vez mais investimentos em educação”, destacou o governador.

A abertura contou também com a participação dos secretários de educação de todos os municípios da Paraíba, gerentes e sub-gerentes da SEE, gerentes das Regionais de Ensino, representantes do Ministério Público e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Melhoria – Para o secretário Afonso Scocuglia, esse evento é muito importante, porque trabalha os grandes programas do governo federal. “A nossa meta é unir os esforços da União, dos estados e dos municípios em torno da educação”, disse.

Alberto Paz, por sua vez, ressaltou que o propósito do Programa Formação pela Escola é de contribuir para a melhoria da gestão dos programas educacionais e, ao mesmo tempo, reforçar o controle social desses recursos. “Assim, teremos uma melhoria na qualidade da educação”, explicou.

Nesta quarta-feira (10), o evento acontece das 8h às 17h. Serão debatidos temas relacionados aos Programas Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE), Programa do Livro (PLI) e Programa Brasil Alfabetizado (PBA), além do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).


com Secom

FAC realiza novo credenciamento de laticínios no Programa Leite da Paraíba

FAC realiza novo credenciamento de laticínios no Programa Leite da Paraíba

A Fundação de Ação Comunitária (FAC), responsável pela operacionalização do Programa Leite da Paraíba, constituiu uma Comissão Mista para realizar o credenciamento público de laticínios para aquisição de leite in natura. Portaria da fundação, publicada no Diário Oficial desta terça-feira (9), está de acordo com convênio firmado com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Governo da Paraíba.

A presidente da FAC, Denise Albuquerque, disse que, após a inscrição, os laticínios interessados em integrar o programa serão avaliados pela Comissão na questão de higienização, capacidade técnica de produção e distribuição do leite, prazos, equipamentos, capacitação de pessoal, dentre outros critérios. O edital de concorrência será lançado nos próximos dias.

Hoje o programa tem 25 laticínios contratados, fornecendo o leite. Segundo a presidente da FAC, esse número poderá aumentar ou reduzir após o trabalho de avaliação por parte da Comissão de Credenciamento Público. Por meio da parceria entre a Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) e a Fundação de Ação Comunitária, os laticínios receberão visitas dos fiscais da Defesa Agropecuária.

O programa social incentiva a produção e o consumo de leite visando o fortalecimento da cadeia produtiva e a agricultura familiar, bem como a geração de renda e a garantia de preço do produto. Um dos objetivos é reduzir a desnutrição e a vulneralibidade social na Paraíba.

A partir de setembro, mais 37 municípios paraibanos assistidos pelo Programa Leite da Paraíba também receberão o fubá. Atualmente são distribuídos por dia 120 mil litros de leite. Em João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo e Cuitegi, as famílias cadastradas no programa recebem pão e leite. Nos demais 218 municípios as famílias carentes inscritas receberão leite e fubá.


com Secom

Marcos Odilon lança Samuka para prefeito de Stª Rita

O prefeito Marcos Odilon (PSD), lançou, na manhã desta terça-feira (9), a pré-candidatura do radialista Samuka Duarte (sem partido) à Prefeitura de Santa Rita nas eleições de 2012. Para o atual gestor santarritense, o apresentador de rádio e TV é o melhor nome do seu grupo político para sucedê-lo na ‘terra dos canaviais’.

“Samuka é o meu candidato e só não será se não quiser, até porque, é povo de Santa Rita que quer”, observou Marcos Odilon durante entrevista ao programa Correio da Manhã, da Correio FM, que é apresentado pelos radialistas Samuka Duarte, Emerson Machado e Djanilson da Fonseca.

O Paraíba Já apurou que, informações de bastidores, dão conta de que o prefeito Marcos Odilon dispõe de pesquisas internas que colocam Samuka Duarte com mais de 60% da intenções de voto do eleitorado de Santa Rita.

Como não é filiado a nenhum partido político, Samuka Duarte vem sendo disputado por diversas legendas. Recentemente, o presidente estadual do PSB, Edvaldo Rosas, revelou que está trabalhando para garantir a filiação do apresentador à legenda socialista.

Paraíba Já

Gervasinho pede a saída do presidente do PMDB

Depois de ver revelado publicamente o teor de uma áspera discussão que manteve com o ex-governador José Maranhão, o deputado estadual Gervásio Maia Filho (PMDB) voltou a se envolver em uma nova polêmica no início da noite desta terça-feira (9). Em entrevista à Rádio Miramar FM (107,7), o parlamentar defendeu a saída do presidente Antônio Souza da presidência do PMDB paraibano.

Segundo Gervasinho, o atual presidente da legenda peemedebista na Paraíba não tem densidade geopolítica para comandar o partido. “Com todo respeito que tenho a ‘Toinho’, mas acho que o partido do tamanho do PMDB deve ser presidido por alguém que conheça bem a geografia política paraibana”, justificou o deputado.

Atual líder da bancada peemedebista na Assembleia Legislativa, Gervasinho citou os nomes dos ex-governadores José Maranhão e Roberto Paulino, além do senador Vitalzinho e do autal prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego, como alternativas para presidir o PMDB na Paraíba.

Entrevero com Maranhão
Apesar das evidências contidas no áudio (clique aqui e escute) divulgado pela imprensa nesta terça, Gervasinho negou que tenha discutido com o ex-governador José Maranhão durante uma reunião da executiva do PMDB, realizada no dia 29 de julho. “Apenas cada um defendeu seu ponto de vista. Só lamento que uma conversa interna do partido, e que deveria ser secreta, seja exposta dessa maneira”, despistou o deputado.

O áudio disponibilizado pelo Portal Correio, porém não deixa dúvidas da discussão entre os dois peemedebistas: “Todo mundo sabe e o senhor sabe disso”, grita Gervásio Filho, se referindo ao apoio do deputado Márcio Roberto, também do PMDB, ao governador Ricardo Coutinho (PSB) na Assembleia. “Não bote palavras na minha boca!”, rebateu Maranhão durante a reunião peemedebista.

Relação com Márcio
Ainda na entrevista concedida à Rádio Miramar nesta terça, Gervasinho disse que, apesar do retorno de Márcio Roberto à bancada de oposição na Assembleia, ele não tem mais como confiar no colega peemedebista. “Acho que a partir de agora ninguém mais terá coragem de conversar a sós com ele (Márcio Roberto), pois temerão que ele esteja gravando a conversa”, justificou o ex-líder do Governo Maranhão III.

Aliança com Cícero
Outro ponto polêmico na entrevista do deputado Gervásio Filho à Miaramar FM diz respeito à possibilidade de apoio do PMDB a uma possível pré-candidatura do senador Cícero Lucena (PSDB) à Prefeitura de João Pessoa no próximo ano, conforme admitiu domingo passado o ex-governador Maranhão.

“Todos sabem que fiz sérias restrições a gestão de Cícero Lucena como prefeito de João Pessoa. Além do mais, o PMDB terá candidato a prefeito na Capital e em todas as cidades com viabilidade de vitória”, sentenciou o Gervasinho.

Paraíba Já