Páginas

segunda-feira, 5 de março de 2012

Bebês que mamam até 6 meses têm menos risco de obesidade

A Academia Americana de Pediatria (AAP) atualizou suas diretrizes e, seguindo as mesmas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), indicou que as mulheres alimentem exclusivamente seus filhos com leite materno em seus seis primeiros meses de vida. 
Após esse período, alguns alimentos podem ser adicionados. Ainda segundo as orientações, que foram divulgadas nesta quinta-feira no periódico Pediatrics, as mães devem oferecer leite materno aos seus bebês como complemento da alimentação até seu primeiro aniversário ou mais tarde, dependendo da preferência de cada uma. Embora a publicação anterior dessas diretrizes, em 2005, também tenha recomendado a amamentação com leite materno exclusiva nos primeiros seis meses, os membros da AAP afirmam que essas indicações são mais firmes e baseadas em mais evidências. "Amamentar não é somente uma escolha de estilo de vida, mas também de saúde, já que essa atitude protege tanto o bebê quanto a mãe", disse à agência Reuters o médico Richard Schanler, um dos autores do documento. 
 As recomendações da AAP citam um estudo recente que observou que, em 2010, apenas 13% das mães dos Estados Unidos amamentaram somente com leite materno seus filhos durante os primeiros seis meses de vida do bebê. O relatório ainda chama a atenção para o fato de que ainda há muitas mulheres, especialmente as mais jovens e de classes socioeconômicas mais baixas, que nunca amamentaram os filhos. Isso, segundo a Academia, priva a criança de uma série de importantes benefícios à saúde. Alimento benéfico — Segundo Schanler, o leite materno fortalece tanto o vínculo entre mãe e filho quanto a saúde da criança. De acordo com o documento, há várias evidências que sugerem que adultos que foram devidamente amamentados quando crianças têm menos propensão à obesidade ou diabetes. 
Além disso, a amamentação tem sido associada a menores índices de doenças provocadas nas mães, como depressão pós-parto, riscos de doenças cardíacas, de câncer de mama e de ovário. "Nossa recomendação para as mães é que elas não ofereçam ao bebê nenhuma alimentação artificial até os seis meses. As fórmulas nunca se mostraram superiores ao leite materno em relação à saúde tanto da mulher quanto dos filhos", disse à Reuters Lori Feldman-Winter, presidente da Seção de Aleitamento Materno da AAP. 
 Outras diretrizes — Além dessas recomendações, a AAP indica que somente mães que estejam fazendo uso de certos medicamentos, passando por quimioterapia ou tratamento para tuberculose não amamentem. A Academia também estabeleceu que os hospitais devem promover o aleitamento materno o quanto antes, de preferência até uma hora depois do parto, além de torná-lo o mais conveniente possível. 

 Fonte: Veja Online

Prefeito de Diamante, Hércules Barros Mangueira Diniz (PMDB), revela sua candidata. Confira!

O atual Prefeito de Diamante, já reeleito, Hércules Barros Mangueira (PMDB), confirmou oficialmente ao portal DiamanteOnline, no ultimo sábado 03, quem será seu candidato à sucessão municipal para as eleições 2012. 

Trata-se da ex-secretária de saúde do Município, Marcília Mangueira Guimarães que havia pedido o seu afastamento do cargo ocupante nesta última quarta-feira. Hércules revelou que não havia adiantado quem seria seu candidato, porque estava precisando muito da administração de Marcília na Secretaria Municipal de Saúde, uma vez que ela teria que ausentar-se mais cedo do seu trabalho, prejudicando a saúde local. A expectativa agora é quanto ao nome do vice, que pode ser alguém do próprio grupo político do Prefeito. Na história da política diamantense a última mulher eleita foi Maria Plácida Barros, em 1976, que ocupou a chefia do executivo municipal até 1982.

Diante dos fatos históricos ora mencionados, percebe-se que, se prevalecer o desejo da população diamantense, assim como fez ao eleger Dilma Rousseff, presidenta do Brasil, Diamante poderá ter pela segunda vez uma mulher governando o Município. 

 Além de prima do Prefeito Hércules Barros Mangueira, esta detém do chefe do executivo municipal inteira confiança; além, evidentemente, da sua competência técnica e administrativa que tem para gerir a máquina administrativa. 

 Nesse cenário, indiscutivelmente, o nome mais forte que o Prefeito teria para escolher para disputar a vaga recaia sobre Marcília Mangueira, que vem tendo um excelente desempenho frente à gestão da saúde no Município. ...Diante da revelação da candidata a sucessão Municipal ao executivo, a comunidade diamantense ficou feliz com os fatos revelados, esperando e acreditando que a mesma, sendo eleita dará continuidade e aperfeiçoamento aos trabalhos da atual gestão.

DiamanteOnline

Dr. Paulo Barbosa e Dra. Afra Jerônimo fazem a sociedade piancoense

Sempre que tem oportunidade o casal Paulo e Afra estão visitando Piancó. Ele é natural de Riacho dos Cavalos e ela e filha natural de Piancó, ambos exercem funções no Ministério Público Estadual.

Casados há mais de vinte e cinco anos, com dois filhos: Paulo e Saulo, o primeiro advogado e o segundo Promotor de Justiça, eles se conheceram quando Dr. Paulo Barbosa chegou à Piancó para prestar serviço na Comarca local. Dra. Afra, que já era Promotora, conheceu aquele que seria seu futuro esposo, e estão juntos até hoje, felizes e confiantes de que só “a morte os separará”. 

 Dr. Paulo Barbosa, presidente de honra do PMDB piancoense, é um nome forte que pode vir a ser o candidato majoritário dentro do grupo de Oposição, e ser o nome escolhido para representar os oposicionistas nas eleições de 2012. 

 Nomes do porte de Paulo Barbosa e Afra Jerônimo, fazem a sociedade piancoense ser representada nos eventos importantes na Capital do Estado, onde moram e trabalham, mas continuam com residência própria na cidade de Piancó, onde ambos são eleitores e já estão cadastrados no novo sistema biométrico eleitoral.

Oblogdepianco

Definida data da plenária regional do Orçamento Democrático com presença do governador

O calendário deste ano no Vale dos eventos preparatórios, plenárias e etapas seguintes para o debate e produção do orçamento estadual que vai vigorar em 2013 já está pronto e começa a ser executado no próximo dia 19, concluindo a primeira fase no dia 27 de abril com presença do governador Ricardo Coutinho e seu secretariado em uma grande audiência pública na região para a acolhida de sugestões gerais do povo à LDO (Lei Orçamentária Anual), segundo o gerente regional do Orçamento Democrático Estadual (ODE), Clério Nunes (foto), principal responsável, junto com os conselheiros do orçamento, pela organização das atividades. 

Ao todo são seis etapas: nas duas primeiras, o governo ouvirá a sociedade de cada município, através de plenárias, sobre os seus principais problemas nas áreas de educação, saúde, infraestrutura, habitação e segurança. A etapa inicial do ODE consta de duas partes: a primeira com reuniões preparatórias, programadas para as sedes das Câmaras Municipais de cada um dos 18 municípios que integram a 7ª Gerência Regional do Orçamento Democrático Estadual de Itaporanga. Nesses 18 municípios serão abertos diálogos entre conselheiros regionais, articuladores do ODE e a população local, que vai dizer o que precisa. Na reunião será divulgado, também, o resultado dos trabalhos do ciclo orçamentário de 2011. 

 Já a segunda parte da primeira etapa consta de uma audiência pública em Itaporanga, no ginásio de esportes O Madrugão, às 19h do dia 27 de abril, com a presença do governador Ricardo Coutinho, secretários estaduais, prefeitos, vereadores, autoridades, lideranças locais e o povo em geral. Na ocasião, serão eleitas prioridades regionais e ações a serem desenvolvidas pelo Governo do Estado a partir de 2013. Na região, o ODE será aberto na cidade de Santa Inês no dia 19 de março, com a primeira reunião preparatória no Vale. No dia seguinte, 20, a reunião preparatória será realizada em Conceição, e, no dia 21, em Ibiara. Em seguida, dia 22, será a vez de Santana de Mangueira receber conselheiros e equipe do orçamento para a sua reunião. As reuniões preparatórias seguem neste mês em Diamante (dia 23), Curral Velho (dia 26), Boa Ventura (dia 27), Itaporanga (dia 28), Santana dos Garrotes (dia 29) e Serra Grande (dia 30). Em abril, estão programadas reuniões preparatórias nas cidades de São José de Caiana (dia 2), Nova Olinda (dia 4), Pedra Branca (dia 5), Aguiar (dia 10), Igaracy (dia 12), Olho D’água (dia 16), Coremas (dia 18) e Piancó (dia 20). A terceira etapa do Orçamento Democrático será discutida no mês de junho, na cidade de Sousa, com um planejamento democrático com os secretários estaduais, equipe do ODE e conselheiros regionais das 14 gerências geoadministrativas. 

 De acordo com o Governo do Estado, “o objetivo é realizar um estudo do relatório das secretarias de estado, a partir do Quadro de Prioridades e Demandas das Regiões Orçamentárias, para identificar o que poderá ou não ser contemplado na LOA (Lei Orçamentária Anual)” deste ano. A quarta etapa, que será realizada entre os meses de junho e agosto, consta de capacitação dos conselhos e da equipe do ODE. O curso destina-se ampliar e aprofundar conhecimentos sobre democracia participativa e gestão política. A quinta etapa trata de realização de fóruns temáticos. Será realizado também na cidade de Sousa, entre 11 e 12 de agosto. São espaços abertos ao diálogo entre conselheiros e equipe do ODE com especialistas nas diversas áreas do governo. Fechando o calendário do Orçamento Democrático 2012, o governo estadual avalia, entre os meses de novembro e dezembro, as diversas etapas do ODE 2012 e planeja o ciclo de 2013, através de reunião que será feita com conselheiros regionais e estaduais e a equipe do ODE, “buscando apontar, discutir e planejar as atividades do ciclo orçamentário”. Alguns pleitos solicitados por líderes comunitários e sociedade civil dos municípios do Vale nas plenárias do Orçamento Democrático foram ouvidos pelo Governo do Estado, a exemplo da adutora de Itaporanga e o saneamento básico total de Coremas. 

As obras deverão ser inicias em abril. E outras reivindicações deverão ser atendidas ao longo deste ano, cujo orçamento foi produzido em 2011. Outro pleito importante da região no debate orçamentário de 2011 diz respeito à implantação de um campus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) na região. A solicitação ainda não foi atendida, mas a instituição poderá ser implantada em Piancó possivelmente este ano, uma luta de toda a sociedade do Vale e uma conquista particular do povo piancoense. 

 Folha do Vali

Igaracy cada dia que passa progredindo mais.

Hoje tive um orgulho muito grande de nossa Igaracy, vi de um lado ruas sendo calçadas, de outro lado, um orgulho maior ainda para todos os Igaracyenses, que é vendo o pregresso chegando em Igaracy, que é o asfalto, as máquinas da empresa G&F, estão trabalhando a todo vapor para que até dia 30 de março de 2012, esteja pronto o asfalto, o Governador Ricardo Coutinho, vem inaugurar nesse dia. Por isso que tenho orgulho de ser Igaracyense, por que é uma cidade que está progredindo todos os dias, e vou ter certeza de chamá-la de á princesinha do Vale.


Blogdobeto

Câmara de Igaracy aprova Projeto de Rodolfo Cavalcante.

A Câmara de Vereadores de Igaracy votou nesta Sexta (02), um Projeto de lei que tramitava na casa desde Novembro de 2011. O projeto tem por finalidade, denominar de Rodolfo Cavalcante o PSF I, que fica no centro da cidade, em frente a Prefeitura de Igaracy. Agradeço em nome de toda família, os Vereadores que votaram aprovando esse projeto, um grande homem que foi Rodolfo Cavalcante. Ele foi Ex-Combatente, do Exército Brasileiro, pelo o Batalhão de Capina Grande, e a muito tempo já era para ter sido lembrado, pelas as autoridades de Igaracy. Mas o que importa é que esse momento chegou, e todos que fazem à família Cavalcante, só têm há agradecer aos seis Vereadores que votaram na aprovação do projeto, foram eles, começando pelo o autor do projeto o Vereador Rivaldo Araújo, em seguida agradecemos aos outros Vereadores, Jorge Luiz, Etinho, César, Janaina, e Fabrícia. Agradecemos também ao Presidente da Câmara Lídio, e não deixando de agradecer ao Vereador Golinha por ter votado contra o projeto, agradeço a ele, e entendo que todos temos nossos pensamentos, afinal vivemos em um Brasil democrático.



Blog do Beto 

Segunda via do CPF já pode ser emitida pela internet. Confira!

A segunda via do CPF foi liberada no site da Receita Federal para qualquer cidadão que necessite comprovar que está inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas. Antes, a emissão do comprovante de inscrição no site da Receita Federal só era permitida para quem era cadastrado no Centro Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), mediante o uso de certificado digital ou código de acesso obtido com o número do recibo das duas últimas declarações do Imposto de Renda.

 Segundo a Receita, tais exigências tornavam inacessível a obtenção do documento para cerca de 140 milhões de brasileiros que estavam obrigados a declarar e não tinham o certificado digital. A Receita Federal deixou de emitir o CPF em plástico em junho do ano passado. O comprovante de inscrição no cadastro passou a ser gerado no ato do atendimento, realizado pelo Banco do Brasil, pelos Correios e pelas Caixa Econômica Federal, ou quando impresso a partir da página da Receita Federal na internet. 

 De acordo com a Receita, a comprovação de inscrição do contribuinte pode ser feita ainda com documentos dis quais conste o número do CPF, como as carteiras de identidade, de habilitação e de Trabalho e Previdência Social e carteira de identidade profissional, entre outros. Também podem ser usados outros modelos de cartão CPF emitidos anteriormente. 

 RF

Mexicano com síndrome do lobisomem faz sucesso com as mulheres e não quer mudar

Enquanto a maioria das pessoas luta contra os pêlos com cera e lâminas, Danny Ramos Gomez não quer saber de pele lisinha. O mexicano tem hipertricose, condição conhecida também como síndrome do lobisomem. Mas isso não é problema para ele, que faz um certo sucesso com as mulheres. Danny namora a bela Hilda e tem uma filha de um relacionamento anterior. 

Em entrevista à rede de televisão BBC, Lucy, que namorou o mexicano por seis anos, disse que o cabelo de Danny é muito sexy e que amava os olhos dele. E acrescentou que a personalidade cativante é o ponto forte de Danny. - Ele é muito nobre e carinhoso. É uma pessoa muito boa. Mas nem todo mundo tem tanta afeição por Danny quano Lucy. Quando era criança, o mexicano foi exibido com o irmão Larry em um espetáculo de circo. Os dois eram chamados de “crianças lobo”. Mesmo adulto, não é raro que Danny ouça comentários maldosos na rua ou insultos por causa da aparência dele. - As pessoas pensam que ele é de outro mundo. E o xingam. As pessoas dizem coisas e uivam para ele - contou Betty Tampa, uma das melhores amigas de Danny. O mexicano, que ainda trabalha no circo como trapezista, diz não ligar para as provocações: - Eu não levo isso a sério. Eu sei quem sou por dentro. 

 O geneticista Luis Figuera, que estuda a hipertricose há mais de 20 anos, recolheu amostras de sangue da família de Danny para fazer um mapa genético. O especialista disse que o caso do mexicano é muito raro e acredita que só existam duas ou três famílias com tais características em todo o mundo. Apesar da aparência diferente e da ajuda de Luis para descobrir as causas e efeitos da doença, Danny garante que não quer ser diferente. - Eu não acho que mudarei um dia.

Todo mundo me ama desta maneira. E todos sempre irão me amar assim. Imagina se eu mudo meu rosto . Como saberiam quem eu sou? - refletiu o mexicano. 

 Fonte: Extra Online

Maioria da população prefere que PT forme aliança com o PSB em João Pessoa

Enquete realizada na manhã desta segunda-feira (5), pelo Programa Panorama 107, da Rádio Miramar FM (107,7), apontou que a maioria dos pessoenses é a favor da manutenção da aliança partidária entre o PT e o PSB na disputa do pleito eleitoral deste ano, em João pessoa. A pergunta formulada pelos jornalistas foi: “Em João Pessoa o PT deve lançar candidatura própria ou indicar o vice do PSB?” Na opinião da maioria dos participantes da enquete, que durou cerca de meia hora, optaram pela aliança com o partido socialista. Segundo a produção do programa, a enquete ouviu as pessoas através de telefone, torpedo, MSN e Twitter. Lembrando que o resultado apresentado não tem caráter científico, são apenas opiniões expressas pelas pessoas sem validade oficial. 

 Resultado final: 
Defenderam que o PT deverá lançar candidatura própria – 30 votos

Optaram por aliança com o PSB – 32 votos

 Paraíba Já