Páginas

terça-feira, 3 de abril de 2012

Agevisa alerta para os cuidados na hora de comprar o peixe


A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) alerta a população paraibana para os cuidados que devem ser tomados durante a aquisição de peixes e demais produtos de maior consumo durante a Semana Santa. Sob o slogan “Consumidor de olho no peixe”, a Gerência Técnica de Inspeção e Controle chama a atenção dos consumidores para o fato de o peixe, apesar de ser uma ótima opção de alimentação saudável, ter rápida deterioração.
Segundo dados da Gerência de Alimentos, na hora da compra do peixe é necessário observar atentamente alguns aspectos, tais como odor, corpo, olhos, pele, membrana e escamas. Quando fresco, o peixe cheira a maresia e apresenta um corpo firme e brilhante; quando está passando do ponto, a carne fica flácida. Para verificar se o peixe está próprio para o consumo, o consumidor deve pressioná-lo com os dedos. Se não ficarem marcas, significa que ele está fresco.
Quanto aos olhos do peixe, estes devem ser salientes, apresentar córnea transparente e pupila negra e brilhante. A pele deve ser brilhante, viva, homogênea e com alguns reflexos, e deve também apresentar escamas bem aderidas ao corpo. A membrana (pele interior que cobre a barriga do peixe) deve aderir completamente à carne. Se esta estiver separada da carne, significa que o peixe não está próprio para consumo. As escamas devem estar bem presas ao corpo, e as guelras devem apresentar cor rosada (quase vermelha) e sem manchas.
No caso do bacalhau, é necessário verificar a cor por toda a extensão do produto, que deve ser uniforme e sem manchas, não podendo haver manchas avermelhadas ou pintas pretas no dorso.
Cuidados adicionais – Na hora de adquirir os produtos para a Semana Santa, o mais seguro é comprar o peixe inteiro. Segundo enfatizam os técnicos da Agevisa, não é aconselhável comprar peixes já cortados. Além disso, deve-se também observar se o produto está bem acondicionado, segundo as normas de saúde vigentes no País. Conforme observa a gerente de Alimentos da Agevisa, Raquel Lima, os peixes devem ser conservados em gelo picado ou balcão frigorífico, com refrigeração de no máximo 8º C. Somente o pescado seco ou enlatado pode ser mantido em temperatura ambiente.
Locais de compra – Para adquirir o pescado, os consumidores devem optar por estabelecimentos organizados e limpos; verificar a higiene dos atendentes; observar se o produto está mantido na temperatura recomendada pelo fabricante, e deixar para pegá-lo (refrigerado ou congelado) ao final das compras.
Consumidor de olho no peixe
  • Odor – Quando fresco, o peixe cheira a maresia.
  • Corpo – Deve ser firme e brilhante. Quando está passando do ponto, a carne fica flácida.
  • Olhos – Devem ser salientes, apresentar córnea transparente e pupila negra e brilhante.
  • Pele – Deve estar brilhante, com as escamas bem aderidas ao corpo, e apresentar cor viva, homogênea e com alguns reflexos.
  • Membrana – Pele interior que cobre a barriga do peixe, deve aderir completamente à carne. Se estiver separada, o peixe não está próprio para consumo.
  • Escamas – Devem estar presas ao corpo.
  • Guelras – Deve ter cor rosada (quase vermelha) e não apresentar manchas.
  • Bacalhau – Deve apresentar cor uniforme e sem manchas.
  • Os peixes devem ser conservados em gelo picado ou balcão frigorífico, com refrigeração de no máximo 8º C.

Fonte: Agevisa

Veja a lista dos auxiliares de Ricardo que deverão deixar o Governo

O secretário-chefe de Governo, deputado licenciado Lindolfo Pires (DEM), informou que os auxiliares da administração (direta e indireta) que pretendem se candidatar às eleições municipais deverão entregar os cargos até esta quinta-feira (5).

A determinação foi feita, inicialmente, pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), que garantiu a intenção de fazer uma única reforma administrativa, independente dos prazos estipuladas pela Justiça Eleitoral. De acordo com a legislação, os postulantes ao posto de prefeito só seriam obrigados a deixar suas funções em dois meses 

Um dos secretários que deve deixar o cargo esta semana é o secretário de Comunicação Institucional, Nonato Bandeira, que é pré-candidato a prefeito de João Pessoa pelo PPS. Também faz parte da lista o atual presidente da PBGás, ex-deputado Zenóbio Toscano (PSB), que pode disputar a prefeitura da Guarabira.

O superintendente do Jornal A União, Ramalho Leite, deve entrar no páreo pela prefeitura do município de Borborema. Flora Diniz, que atualmente é a diretora administrativa da Fundac é apontada como pré-candidata a prefeita de Princesa Isabel.

Os prazos determinados pela Justiça para desincompatibilização dos funcionários terão início esta semana. Até esta quinta-feira (5), todos os servidores que pretendem concorrer às cadeiras de Câmaras Municipais deverão ter abandonado as funções que exercem no Estado ou município. Para quem vai se candidatar a prefeito o processo é diferente. Nesse caso, os cargos só precisariam ser abandonados em junho, mas o Governo do Estado não pretende aguardar a data.

Confira a lista de auxiliares do Governo que devem deixar o cargo esta semana para concorrer às eleições municipais deste ano.

Nonato Bandeira (Secom)
Zenóbio Toscano (PBGás)
Ramalho Leite (Jornal A União)
Flora Diniz (Fundac)
Demazinho (Cooperar)
Monaci Marques (Cooperar)
Denise Oliveira (FAC)
Beto Brasil (FAC)
Watteau Rodrigues (Assessoria do governador)
Dedé Veras (Gerência Regional da Cagepa)
Vavá Marques (Gerência Regional da Cagepa)

Paraíba Já com JCP