Páginas

domingo, 15 de janeiro de 2012

Ricardo elogia Agra, nega racha na base e diz que candidato será do PSB

O blog conversou por uma hora contada com o governador Ricardo Coutinho. Foi o suficiente para que ele, sendo a maior figura política do PSB paraibano, pudesse traçar sua visão a respeito do cenário eleitoral que se desdobra a partir da renúncia do prefeito Luciano Agra à reeleição na disputa deste ano em João Pessoa.

Abaixo, item por item o pensamento e a fala do governador Ricardo Coutinho sobre o tema.

“JP perde um bom candidato e ganha um bom prefeito”

O governador Ricardo Coutinho classificou como gesto de extremo desprendimento público de Luciano Agra a decisão por renunciar disputa pela reeleição. Segundo ele, apenas homens com foco coletivo e público agem como Agra agiu. “As pessoas se chocam porque não conseguem entender que nós somos diferentes. E Agra representa muito bem isso. Não estamos conduzindo projetos individuais, mas projetos coletivos, de grupo, cujo maior objetivo está em melhorar a vida da pessoas e não as nossas próprias”, destacou.

Ele disse que João Pessoa perde um bom candidato e ganha um dos melhores prefeitos que a cidade já teve. “Agra deixou claro que estava gastando mais tempo pensando em se defender da política mesquinha que nossos adversários chafurdam do que em gerir João Pessoa. Agora, ele terá tempo exclusivo para aprimorar o projeto e isso, além de ser um gesto pra cidade, foi um gesto para o grupo, já que o próximo candidato se beneficiará da imagem de boa gestão na cidade”, disse.


Ricardo nega racha com Agra e descarta desunião no PSB

O governador Ricardo Coutinho aproveitou ainda para descartar qualquer desentendimento entre ele o prefeito Luciano Agra que, por acaso, tenha motivado a renúncia. Ele destacou a afinidade entre ambos. E disse que Agra estará conduzindo a escolha do sucessor. “Conduzimos esse projeto juntos. Nos conhecemos há mais de 25 anos. Ele já começou hoje a se conversar com algumas pessoas sobre a sucessão. Está mais leve com a decisão que tomou. É um cara realizado na vida. Não queria perder tempo com essa política pequena que se faz por causa de uma eleição”, disse.

Na conversa, Ricardo Coutinho descartou racha entre Agra e desunião no PSB. Ele disse que o grupo estará pronto para abraçar integralmente o nome que for escolhido. “Quem quiser apostar em racha interno, seja até nosso aliado, vai perder tempo e, de minha parte, já digo que não tem o direito de estar conosco”, declarou.

Nome será do PSB, diz o governador

O governador Ricardo Coutinho bateu o martelo e disse em entrevista ao blog que o nome a ser indicado sairá do PSB. “Temos bons quadros no partido e, junto com a base, definiremos o melhor. Mas não há como fugir da tese que a indicação será do PSB, porque não tinha como justificar o fato de abrir mão em favor de outra legenda, até pelo projeto de consolidação do partido no Brasil”, disse citando claramente os nomes de Estelizabel Bezerra, Bira e João Azevedo. Mas sem querer definir qual deles vai indicar pessoalmente.

E qual será o seu peso na escolha? Quis saber o blog. “Será o de militante com a experiência e a vivência política de todos esses anos, disposto a ouvir e dar opiniões sobre o melhor para o projeto”.

Na conversa, Ricardo ainda avaliou que a base não precisa ficar desesperada quanto ao tempo. Ele lembrou que pesquisas espontâneas apontam que 85% da população de João Pessoa ainda não acordou para o processo eleitoral, definindo candidatos. E destacou que o sucessor escolhido partirá para o debate usando todo o conjunto de obras e ações adotadas em João Pessoa desde 2005.

“Nós representamos algo pra João Pessoa. A população tem orgulho da cidade que tem hoje e não quer voltar atrás, sabedora que é da mudança que esse modelo trouxe. Nossos adversários se pautam em debates pessoais porque não tem o que mostrar nem o que projetar. Então, quem for indicado não partirá do zero”, disse Ricardo.

Para a ele, a fórmula é a mesma usada em 2010. “Vamos ganhar essa eleição porque o povo vota no sucesso do projeto e não em pessoas sem projeto”, disse.

O blog guardará pra si outras informações repassadas pelo governador. Elas precisam ser processadas num liquidificador antes de estarem prontas para alcançar o púbico.


Luís Tôrres

Agra cresce com renúncia e tem papel fundamental na eleição de 2012

Quem quiser encontrar lógica na política vai morrer tentando. A política de exata só tem mesmo a incerteza. Sofrendo relativa descrença com sua reeleição diante de uma disputa eleitoral em João Pessoa, o prefeito Luciano Agra triplicou de tamanho ao renunciar da candidatura.

Ficou forte como nunca a partir do momento que disse que não entraria na briga.

Nunca se viu tanta aceitação, confiança e torcida pela capacidade do arquiteto que virou prefeito. Nas redes sociais, nas ruas e na mídia, há sensação de “queremismo” refletindo o tom de que Agra era o melhor nome do grupo.

Um paradoxo sem tamanho. Ora, e por que não havia tal confiança antes da renúncia?

Numa analogia da vida privada, é como o cara que quer se separar há anos por não mais suportar a esposa, mas não tem coragem de tomar a iniciativa. De repente, a mulher diz: “Vou embora!” E o cara se desespera: “Não, pelo amor de Deus, não!”.

É o que está acontecendo. Psicologia ou não, o fato é que Agra nunca se viu, durante toda sua trajetória, tão bem aceito e conceituado pela sociedade quanto agora. A própria condição franciscana de renunciar o direito a ficar mais quatro anos com a caneta de prefeito o confere um ascetismo digno dos santos.

Além disso, ele entra pra história com um gesto que poucos, ou ninguém, tem.

É claro que Agra acordou mais leve hoje. Tirou de si o peso de ser um “bom candidato”. Logo ele que quer ser apenas “um bom prefeito”. A gestão só tende a ganhar com isso. E o projeto, por tabela, também.

Todo esse patrimônio não poderá, portanto, ser desperdiçado. Pra ajudar ao grupo a dar continuidade, não bastará a Agra renunciar à candidatura. Ele tem que mergulhar, como fez hoje em Coqueirinho no primeiro de “férias das eleições de 2012”, no processo de escolha, indicação e afirmação do novo candidato.

Se Agra não colocar a mão na cabeça do escolhido, o escolhido terá dificuldades de avançar em João Pessoa.

Aliás, caberá ao prefeito, mais do que o próprio Ricardo Coutinho, atuar no sentido de apagar arestas internas e estimular apoio integral e uno à candidatura do novo candidato.

È ele que dispõe hoje de uma boa relação com uma dúzia de partidos e de lideranças políticas. É pra elas que Luciano Agra tem que se dirigir pra canalizar as energias em favor do sucessor.

Paradoxalmente, Agra acabou não servindo para ser o candidato do grupo, mas se torna imprescindível para fazer o grupo ter sucesso com um novo candidato.

Luís Tôrres

Rosas diz que candidato é do PSB e será anunciado ainda em janeiro

O presidente do PSB estadual, Edvaldo Rosas, declarou que o partido vai se debruçar a partir de amanhã no processo de consulta com as legendas e lideranças políticas ligadas à base do prefeito Luciano Agra e do governador Ricardo Coutinho para definição do nome que será lançado para sucessão na Capital.

Já há uma reunião da cúpula do PSB agendada para a noite desta segunda-feira.

Rosas admite que o tempo exige do grupo uma decisão acertada, mas rápida, já que o jogo, do ponto de vista do nome do candidato, foi zerado a partir da renúncia de Agra à reeleição.

Em entrevista ao blog, ele garantiu que o nome será anunciado ainda em janeiro. “Pra começarmos a trabalhar imediatamente”, disse. E disse que ela será do PSB. “Temos no PSB quadros suficientes para essa escolha”, completou, destacando alguns critérios para escolha. Para ele, o candidato deve ter “identidade com o projeto”, “capacidade de unir o bloco” e, além disso, ser do PSB.

Segundo ele, Ricardo, o PSB e o próprio Agra é que farão o anúncio do lançamento do novo nome. Entre os nomes do PSB, estão Estelizabel Bezerra, secretária de Planejamento de João Pessoa, e o vereador Bira.

Da base aliada, o PPS se manifestou lançando o nome do secretário Nonato Bandeira, recebendo aval do PSL de Tião Gomes e do PTB de Armando Abílio.

Falando sobre a posição de Agra, o presidente do PSB descartou qualquer mágoa ou racha interno. Ele disse que a decisão do prefeito foi construído em franco diálogo junto com o partido e com o próprio governador Ricardo Coutinho. “Agra revelou o verdadeiro desejo de inaugurar obras e concluir seu mandato até dezembro sem ter que participar de uma eleição no meio. Ele abraçará o nome do novo escolhido”, disse Rosas.

Luís Tôrres

PSB define data para anunciar a escolha do substituto de Agra; Bira e Estelizabel são os mais cotados


O Diretório Municipal do PSB de João Pessoa confirmou na tarde deste domingo (15), que no próximo dia 23 estará anunciando o substituto do prefeito Luciano Agra para disputar a Prefeitura da Capital pela legenda socialista.

No início da tarde de ontem (14), Agra divulgou uma carta (clique aqui e leia) renunciando a condição de pré-candidato do PSB à Prefeitura de João Pessoa. No documento, ele alega que decidiu abrir mão da reeleição em nome da governabilidade.

“Na vida temos que fazer escolhas. Elencar prioridades. E é isso que estou anunciando neste momento. Vou priorizar a gestão, o modelo administrativo, a continuidade de um projeto que vem mudando a face da nossa Capital e que não pode ser interrompido, muito menos retroceder no tempo. Precisamos avançar no processo de mudança estrutural empreendido desde 2005 e, para isso, se faz necessário concentrar todos os nossos esforços na ampliação e consolidação deste modelo. E para concretizá-lo é fundamental que eu dedique todas as minhas energias tão somente na gestão administrativa”, diz trecho da carta.

Bira
Nos bastidores do PSB, cresce de cotação os nomes do vereador Bira Pereira e da secretária (Planejamento) Estelizabel para substituir o prefeito Luciano Agra.

Estelizabel


Paraíba Já

PTB admite aliança com o grupo de RC e lança Nonato Bandeira para substituir Agra

A desistência do prefeito Luciano Agra (PSB) em concorrer à reeleição nas eleições deste ano, caiu como uma bomba na política paraibana e começa a mexer no tabuleiro político. O anúncio foi feito neste sábado (14).
Na noite do sábado (14), o ex-deputado federal e presidente estadual do PTB, Armando Abílio, já admitiu que o partido poderá se aliar ao grupo político do governador Ricardo Coutinho para as eleições deste ano. O PTB atualmente é oposição ao grupo de Coutinho.
Abílio foi mais além e defende o nome do atual secretário de Comunicação, Nonato Bandeira (PPS), para substituir Agra.
Para Armando Abílio, Nonato é o nome mais forte do grupo e tem um perfil político com um histórico de vitórias, além de um bom relacionamento em vários setores.
“Nonato é um bom nome porque tem muita experiência. Foi coordenador de várias campanhas vitoriosas, além de uma boa penetração com os políticos, a imprensa e a sociedade”, comentou o presidente do PTB.

Hyldo Pereira

Thiago Neves deixa o Flamengo e vai para o Flu

O Flamengo não tem mais condições de manter Thiago Neves e vê o Fluminense muito perto de anunciar o jogador. O rival carioca já entrou em acordo com o Al Hillal, da Arábia Saudita, e o jogador firmou contrato de quatro anos com o Tricolor e sua patrocinadora.

Procurado pela reportagem do GLOBOESPORTE.COM, o empresário do meia, Léo Rabello, mantém o discurso de que desconhece a negociação e reafirmou que o meia garantira não ter nada acertado com o Fluminense. Rabello promete convocar uma entrevista coletiva na próxima segunda-feira para explicar detalhes do imbróglio.

Em Londrina, o diretor de futebol do Flamengo, Luiz Augusto Veloso, enfim, falou sobre o caso na tarde deste sábado. Segundo ele, o clube ainda não desistiu e aguarda uma resposta do Al Hilal.
- O clube árabe não se manifestou ainda sobre a última proposta e como confiamos na palavra do jogador e do empresário dele (Léo Rabello), continuamos aguardando que ele venha para o Flamengo. Estamos ansiosos, mas precisamos da resposta do clube árabe. Não vi em momento nenhum o Fluminense se manifestar dizendo que teria recebido confirmação do Al Hilal. A direção do Flamengo não tem o que comentar sobre as notícias envolvendo o Fluminense. Desde as férias estamos em contato permanente com o agente do jogador, que nos manteve essa posição. Estamos aguardando a resposta do Al Hilal.
No entanto, pouco antes, o lateral-direito Léo Moura, ainda que com tristeza, desejou sorte ao ex-companheiro na volta ao Tricolor.

- O Thiago fez um bom campeonato, mas essa situação não depende da gente. Nós ficamos tristes, a torcida também. Ele é um grande jogador. Agora, tem que buscar um substituto que possa ajudar nossa equipe. Só nos resta desejar boa sorte – afirmou o lateral-direito.

O Fluminense recebeu o OK dos árabes na última sexta-feira, mas ainda mantém silêncio. Entre os jogadores, a chegada já é dada como certa. Thiago, inclusive, já ligou para funcionários de apoio do clube e avisou: "Pode preparar meu material que estou de volta".

Thiago Neves já teria assinado, por quatro anos, o contrato de trabalho com o clube e o de imagem com a patrocinadora, que será responsável pelo pagamento de grande parte de seus salários. A burocracia em relação ao pagamento da transferência é que estaria impedindo o anúncio oficial, que deve ser feito até terça-feira. O clima nas Laranjeiras é de vitória em cima do rival rubro-negro. Tanto que os dirigentes já até pretendem dar ao novo reforço a camisa 10.

Thiago Neves já telefonou para funcionários do Flu avisando sobre o retorno (Foto: André Durão)

Neste sábado, o técnico Abel Braga manteve o discurso cauteloso.

- Não sei nem se vem. Estou alheio a qualquer negociação. Meu negócio é no campo. Mas todo treinador quer grandes jogadores. E o Thiago é um grande jogador - declarou.

Para conseguir a liberação do Al Hilal, a Unimed teria desembolsado cerca de R$ 16 milhões por 90% dos direitos econômicos de Thiago Neves. Os outros 10%, atualmente, pertencem ao Flamengo. A empresa seria a grande responsável pelo pagamento do salário do jogador. Ao Fluminense restaria um valor bem menor, cerca de R$ 50 mil. São dois contratos diferentes. Um de imagem com a Unimed e outro de trabalho com o Tricolor.

Se do lado rubro-negro o clima é de derrota, nas Laranjeiras é grande a expectativa para receber de volta o jogador, e em grande estilo. Thiago Neves deverá vestir novamente a camisa 10. O número pertence a Rafael Moura, mas a numeração oficial para a temporada 2012 ainda não foi divulgada. Chegou a ser sugerido dar-lhe a camisa 7, a mesma que usava no Flamengo em 2011 e que deve ficar vaga com a iminente saída de Marquinho para o Roma-ITA. O presidente Peter Siemsen, no entanto, interveio e externou seu desejo de dar a camisa usada por ídolos como Rivellino e Assis ao novo reforço.

- Camisa 7? No Fluminense, Thiago Neves vem para ser o número 10. Se for para ser o 7, que fique no Flamengo - disse o mandatário, em reunião na última quinta nas Laranjeiras.
Com duas passagens pelo Tricolor, entre 2007 e 2009, Thiago reencontrará velhos amigos como Fred, Rafael Moura e Ricardo Berna no elenco comandado pelo técnico Abel Braga. Na noite da última sexta-feira, o reforço comemorou com amigos próximos o desfecho da negociação, e, empolgado com a volta para casa, já teria até ligado para o capitão Fred para dar as boas notícias. Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, o camisa 9 tinha aberto as portas para o retorno de Neves às Laranjeiras.

- Estamos esperando por ele. Somos muito amigos, passamos o fim de ano juntos: eu, ele, Rafael Moura, Marquinho... Thiago vai ser muito bem recebido no Fluminense. Mesmo que ele não fosse querido como pessoa, todos iriam respeitá-lo, afinal de contas estamos falando de um dos melhores jogadores em atividade no Brasil. As portas das Laranjeiras estão abertas pra ele. Thiago também é ídolo do Fluminense. Fez história e tem identificação com o clube - disse o capitão e ídolo tricolor.


Fonte: GloboEsporte

Ronaldinho Gaúcho pode deixar o Fla para jogar no Corinthians

O torcedor rubro-negro não esquece da surpresa que foi ver Ronaldo Fenômeno acertar com o Corinthians, em 2008. Então que ninguém se assuste se Ronaldinho Gaúcho acabar, de uma hora para a outra, no Parque São Jorge. Assis tem uma proposta do clube paulista para o irmão disputar a Libertadores. Em um primeiro momento, o empresário não era favorável à transferência. Considerava que seria muito ruim para a imagem de R10 uma mudança assim.

Mas diante do atual quadro – em que Traffic e Flamengo não assinam o contrato e a dívida de R$ 3,75 milhões continua – o Timão passou a ser uma saída. Principalmente porque Ronaldinho está feliz no Brasil e não teria vontade de voltar a jogar e morar na Europa (Assis diz ter propostas de clubes italianos e espanhóis também). E o caso esquentou. Vale lembrar que o Corinthians é o principal clube patrocinado pela Nike no país. Ronaldinho Gaúcho é uma das principais estrelas da empresa. E o Flamengo atualmente tem a Olympikus como fornecedora de material esportivo.

Assis deu um prazo ao Flamengo para resolver o impasse com a Traffic e voltar a pagar os salários de Ronaldinho Gaúcho: a estreia na Taça Libertadores, dia 25, contra o Real Potosi. E agora já ameaça deixar o meia no Brasil e diz que ele pode não seguir na próxima segunda-feira com o grupo rubro-negro para a Bolívia.

O impasse para a assinatura do contrato entre a Traffic e o Flamengo está no acerto do programa sócio-torcedor. A Traffic quer assumir e desenvolver o “Cidadão Rubro-Negro”. Mas o clube carioca tem um contrato com a empresa Golden Goal, que não aceita rescindir sem receber a alta multa prevista. O acordo foi assinado em 2009 e vai até julho de 2014. Há um clima de déjà vu no ar…


Fonte: GloboEsporte.com

Com o estado de saúde agravado, ex-governador Ronaldo volta para a UTI da Unimed

Com problemas respiratórios, em razão de uma câncer de pulmão, o ex-governador Ronaldo Cunha Lima, voltou na tarde deste sábado (14), para a UTI do Hospital da Unimed, em João Pessoa.

A informação foi confirmada pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB), filho de Ronaldo, por volta das 19h, através do Twitter:
cassiocl Cássio Cunha Lima


O Poeta Ronaldo foi internado agora na UTI do Hospital da Unimed com um quadro de insuficiência respiratória.

O ex-governador Ronaldo Cunha Lima vem lutando contra um câncer de pulmão, diagnosticado em exames médicos realizados no ano passado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Em julho, o ex-governador foi submetido à aplicação de radioterapia para se tratar de uma adenocarcinoma no pulmão esquerdo. Já no início do mês de dezembro, ele deu entrada no Hospital da Unimed, em João Pessoa, sentindo dores no estômago, quando foi diagnosticada uma gastrite moderada.

O estado de saúde do ex-governador Ronaldo Cunha Lima é considerado delicado e inspira cuidados.


cassiocl Cássio Cunha Lima

Bom dia a todos. Grato mais uma vez pela solidariedade em relação ao meu pai.

Fonte: Edmilson Pereira

PSB busca manter alianças e credita que em 2013 mais de 65 prefeitos da PB estejam nas mãos dos socialistas

O presidente estadual do PSB, Edivaldo Rosas, acredita na manutenção das alianças feitas pela legenda em 2010 que culminaram com a vitória do governador Ricardo Coutinho, para repetir o êxito nas eleições municipais deste ano.
Segundo ele, o partido já conta com 126 pré-candidatos a prefeito e a meta é de que 30% dos municípios paraibanos estejam em mãos socialistas a partir de janeiro de 2013. “Montamos a estratégia no sentido de formatar candidaturas e alianças com outros partidos, que possibilitem aglutinar e manter as alianças de 2010 que deram vitória a Ricardo Coutinho”, disse Edivaldo Rosas.

Conforme Rosas, a preocupação do partido foi a de levantar os nomes que possibilitem a vitória na maior quantidade possível de municípios. “Hoje nós temos 126 pré-candidaturas a prefeitos pelo partido. E a nossa meta é de eleger acima de 65 prefeitos”.

Enquanto na Capital o único pré-candidato é o prefeito Luciano Agra, Rosas disse que em outras cidades o partido também não enfrentará conflitos, embora a escolha do pré-candidato possa sair apenas através de pesquisas. “Vamos continuar com nosso papel de colocar pré-candidatos. Emerson Panta e Samuka Duarte são dois nomes que estão colocados como pré-candidatos em Santa Rita e através de pesquisas, nós vamos decidir quem será nosso melhor candidato.

Em Bayeux, trouxemos de volta Expedito Pereira, que já foi prefeito e, em Cabedelo, temos Wellington Roberto, que também discute aliança com Trócolli Júnior. Então acho que não teremos conflito”, concluiu.

tonyshow

PSB busca manter alianças e credita que em 2013 mais de 65 prefeitos da PB estejam nas mãos dos socialistas

O presidente estadual do PSB, Edivaldo Rosas, acredita na manutenção das alianças feitas pela legenda em 2010 que culminaram com a vitória do governador Ricardo Coutinho, para repetir o êxito nas eleições municipais deste ano.
Segundo ele, o partido já conta com 126 pré-candidatos a prefeito e a meta é de que 30% dos municípios paraibanos estejam em mãos socialistas a partir de janeiro de 2013. “Montamos a estratégia no sentido de formatar candidaturas e alianças com outros partidos, que possibilitem aglutinar e manter as alianças de 2010 que deram vitória a Ricardo Coutinho”, disse Edivaldo Rosas.

Conforme Rosas, a preocupação do partido foi a de levantar os nomes que possibilitem a vitória na maior quantidade possível de municípios. “Hoje nós temos 126 pré-candidaturas a prefeitos pelo partido. E a nossa meta é de eleger acima de 65 prefeitos”.

Enquanto na Capital o único pré-candidato é o prefeito Luciano Agra, Rosas disse que em outras cidades o partido também não enfrentará conflitos, embora a escolha do pré-candidato possa sair apenas através de pesquisas. “Vamos continuar com nosso papel de colocar pré-candidatos. Emerson Panta e Samuka Duarte são dois nomes que estão colocados como pré-candidatos em Santa Rita e através de pesquisas, nós vamos decidir quem será nosso melhor candidato.

Em Bayeux, trouxemos de volta Expedito Pereira, que já foi prefeito e, em Cabedelo, temos Wellington Roberto, que também discute aliança com Trócolli Júnior. Então acho que não teremos conflito”, concluiu.

tonyshow

A hora certa de acertar

O ano de 2012 está apenas começando, mas já deu sinais que será pródigo em notícias políticas de repercussão meteórica, como foi a de hoje com o anúncio da renúncia de Luciano Agra à reeleição em João Pessoa.

A repercussão é tamanha que transcende as divisas da Paraíba, tirando do descanso quem estava longe. E colocando em agitação quem perto está.

Não que o assunto fosse virgem de um todo. Durante meses se especulou sobre a substituição de Agra, um técnico de mão cheia, mas um político em construção.

Sua decisão hoje o coloca no rol dos homens mais desprendidos que a Paraíba já teve. Não deve haver com tamanha clareza na história da política pessoense ato de extremo desapego ao poder e aos interesses pessoais. Um prefeito de uma gestão bem avaliada renunciar ao direito de reeleição não é coisa que se vê tão facilmente. A maioria, se pudesse, governaria pra sempre, como se fosse um Deus vivo encarnado na figura de governante.

E se Luciano Agra o fez foi por convicção pessoal de que estaria mais em paz consigo mesmo ao mostrar coragem na renúncia do que receios num processo de reeleição. No futuro, poucos vão poder dizer o que Agra disse hoje. Sua renúncia, foi antes de qualquer coisa, um ato de bravura.

Claro que, feita da forma que foi, coloca a base política ligada a ele e ao governador Ricardo Coutinho em polvorosa. Tão rápido quanto foi a saída de Agra apresentam-se no cenário os nomes que poderão substituí-lo.

Cinco nomes apareceram inicialmente. Alguns deles já estavam na mídia algum tempo.

É a partir do acerto dessa “nova escolha”, porque a primeira foi feita em 2008 quando Ricardo Coutinho deixou escolheu um vice-prefeito ciente de seu afastamento para disputar o governo do Estado, que o projeto de gestão adotado em 2005 na Capital depende.

Assim, como diria um observador da cena política local, no lugar de ficar ruminando o passado, o grupo político do governador deve pensar em acertar na definição para, em seguida, reposicionar o novo candidato na raia de corrida, cujos demais corredores já partiram na frente.

Antes de dissecar uma por uma as opções em vistas, registro que qualquer que seja o escolhido deve apresentar de pronto um requisito: autonomia diante da candidatura e do projeto, para não sofrer o velho peso de ser simplesmente uma criatura de Ricardo Coutinho.

Na linha de frente, Estelizabel Bezerra (secretária de Planejamento), o vereador Bira, ambos do PSB, e o secretário de Comunicação do Estado, jornalista Nonato Bandeira, o braço direito do projeto político iniciado em 2005.

Os nomes como do secretário João Azevedo (Recursos Hídricos do Estado) e Emília Correia Lima (CEhap) são, em que pese a importância que representam nas gestões do PSB, facilmente descartáveis. Ora, se fosse pra ficar com um bom técnico como candidato, não tem ninguém melhor que o próprio Luciano Agra.

Restam Estelizabel, Bira e Nonato, que já foi lançado pelo PPS e incluído na lista do próprio PSB, conforme anúncio feito por Ronaldo Barbosa, presidente da legenda em João Pessoa.

Estelizabel é jornalista, assim com Bandeira. Conhece e vende bem a gestão e o projeto do PSB implantado em João Pessoa. Goza, além disso, junto ao governador Ricardo Coutinho de forte conceito.

Suas qualidades param por aí. Na avaliação de alguns líderes da classe política, é quase tão técnica quanto Luciano Agra. E a substituição, se ocorrer, não iria provocar tanta alteração no quadro, à exceção da fala com menos pausa que o prefeito.

O vereador Bira é o único dos três testado nas urnas. Politicamente, pode-se dizer que é bem articulado. Mesmo que pequenas para uma disputa majoritária, construiu bases próprias de eleitores. Carismático, é, politicamente, “leve” e isso ninguém pode negar.

O problema de Bira está exatamente no excesso de “leveza”. Jovial, Bira pode influir no eleitor a desconfiança de se apresentar como gestor experiente para administrar uma prefeitura do porte da Capital paraibana.

Entre os três, Nonato Bandeira é, sem dúvida, o que mais reúne experiência na disputa política dentro do projeto. Conduziu, interna e externamente, as vitórias de Ricardo Coutinho em 2004, 2008 e 2010.

Por causa da função de secretário de Comunicação nas gestões municipais do PSB, conhece a gestão como poucos. E seu trabalho, durante todo o projeto, por causa do cargo que ocupou, foi simplesmente defendê-la.

O diferencial de Bandeira é que ele, no mesmo estilo que Ricardo Coutinho, defende a gestão partindo pra cima do adversário, atacando-os. È, simultaneanemente, zagueiro e centroavante do projeto.

Num debate com figuras como Cícero Lucena, José Maranhão e Luciano Cartaxo é o que apresenta melhor tutano para combatê-los.Seu principal obstáculo é conquistar pra si a unificação do PSB, já que Bandeira, dentre os nomes, é o único fora do partido do governador.

Claro que a questão partidária pode ser amenizada. Já que, ao que se pode notar, o que move o grupo político ligado ao governador Ricardo Coutinho é o desejo de continuidade do modelo implantada na Capital, independentemente do nome ou partido que o melhor represente.

Não fosse assim não teríamos visto um prefeito com direito à reeleição abrir para que o grupo decida a melhor forma de vencer as eleições de 2012.


É a partir desses pressupostos que o grupo se debruça a partir de agora.

E que faça sem levar em consideração vaidades pessoais. Mas com a racionalidade – e até frieza – que o assunto exige. Afinal, como diz um velho ensinamento popular: errar uma vez é humano. Duas vezes, é burrice.

Luís Tôrres

Em carta, Agra explica as razões da renúncia à reeleição; veja

CARTA ABERTA AOS PESSOENSES
“Os ideais que cultivamos, nossos maiores
sonhos e esperanças mais ardentes podem não
se realizar durante nossa vida. Mas isto não
é o principal. Saber que em seu tempo você
cumpriu o seu dever e viveu de acordo com as
expectativas de seus companheiros é em si uma
experiência compensadora e uma realização
magnífica”. (Mandela, 1985)

Nesse momento, em todo país, partidos e candidatos dão a largada para o processo
eleitoral, faltando menos de nove meses para as disputas municipais. Na Paraíba não é diferente. Pelo contrário. Aqui não é apenas o sol que chega primeiro. Eleições chegam antes e insistem em nunca visitar o poente. Vivemos eternamente um período eleitoral.


Neste cenário, seria normal eu chegar para meus concidadãos e correligionários,
no início do ano, para anunciar a coordenação de campanha, eixos do programa de
Governo e as etapas a serem cumpridas até o dia 6 de outubro de 2012.

Preferi outro caminho. Prefiro os caminhos diferentes de um São Francisco de Assis,
ao voltar das Cruzadas, renegando as batalhas vencidas e a vida de conforto. A paz
consigo mesmo é o melhor ensinamento diante da guerra permanente, da beligerância em cada esquina que figuras de almas atormentadas tramam contra mim e a cidade que me adotou como filho.

Cheguei ainda menino na João Pessoa que aprendi a descortinar e amar. Doei grande parte da minha vida a servir a esta cidade, como legítimo servidor público. Tudo começou nos anos 70, com o engenheiro Hermano Almeida, que projetou esta cidade para o futuro, passando pela primeira gestão de Ricardo Coutinho, de quem fui secretário e vice-prefeito, e culminando agora com minha passagem pelo cargo mais importante da cidade de Nossa Senhora das Neves.

Na vida temos que fazer escolhas. Elencar prioridades. E é isso que estou anunciando neste momento. Vou priorizar a gestão, o modelo administrativo, a continuidade de um projeto que vem mudando a face da nossa Capital e que não pode ser interrompido, muito menos retroceder no tempo. Precisamos avançar no processo de mudança estrutural empreendido desde 2005 e, para isso, se faz necessário concentrar todos os nossos esforços na ampliação e consolidação deste modelo. E para concretizá- lo é fundamental que eu dedique todas as minhas energias tão somente na gestão administrativa.

João Pessoa passou por uma transformação extremamente significativa nos últimos
anos. Redescobrimos a capacidade de investimento com recursos próprios, além
de firmarmos parcerias importantes que nos trouxeram desenvolvimento urbano,
econômico e social, com inclusão e democracia participativa. Assim, pudemos pagar
quase toda nossa dívida, acumulada em décadas, e investir em obras, novos programas, projetos ousados e ações que nos enchem de orgulho e alegria.

Com a régua e o compasso a me conceder o encontro imaginário entre o Sanhauá
e o Cabo Branco, pudemos redesenhar a velha-nova João Pessoa e assim, também
projetando-a para o futuro. Este ano, iremos executar as obras de ampliação das
Avenidas Epitácio Pessoa e Beira-Rio, além de implantar um binário no Castelo Branco e duplicar a Avenida Panorâmica, no Altiplano. Obras do projeto ‘Caminho Livre’, que está promovendo o recapeamento asfáltico de mais de 70 quilômetros e realizando a pavimentação de 200 ruas em diversos bairros da nossa cidade.

O sonho da casa própria já se tornou realidade para 6,5 mil famílias pessoenses, graças aos projetos realizados pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal desde 2006, quando criamos a Secretaria de Habitação. Hoje estamos com 6.478 casas sendo construídas e outras 4.473 em processo de licitação.

Em 2011, implantamos o modelo de Tempo Integral em seis escolas e este ano
ampliaremos para mais seis unidades. Iremos construir duas novas escolas padrão com ginásios poliesportivos e cinco Centros de Referência da Educação Infantil (Creis), incluindo ainda reforma e ampliação de 14 escolas.

A população da nossa cidade ganhará 36 novas Unidades de Saúde da Família. Dez já estão sendo construídas e 16 sendo licitadas. Os novos prédios abrigarão 70 equipes de saúde e os bairros de Cruz das Armas e Valentina de Figueiredo ganharão Unidades de Pronto Atendimento (UPA), semelhante da que foi construída no Retão de Manaíra.

Dois mil e doze também será o ano que o município irá implantar os serviços especiais de cardiopatia e hemodiálise no Hospital Santa Isabel; a UTI pediátrica no Hospital do Valentina; a Casa de Parto e a Casa de Apoio à Gestante na Maternidade Cândida Vargas, além de uma Central de Abastecimento de Medicamento.

Entregaremos os parques Cuiá e Parahyba; concluiremos as obras da Estação das
Artes do Complexo Estação Cabo Branco, bem como da Vila Olímpica, no bairro
do Valentina; finalizaremos as obras nos Mercados da Torre e Cruz das Armas e
continuaremos com as obras de construção e revitalização de nossas praças.

A concretização de todas essas obras revela o foco da gestão no respeito à coisa pública e na melhoria da qualidade de vida dos pessoenses. Revela ainda nosso olhar para a inclusão social, geração de emprego e renda, identidade cultural e a dignidade dos nossos servidores, que este ano serão contemplados com a implantação dos Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração da Guarda Municipal e STTrans. Também realizaremos concurso para as respectivas áreas e ainda para a Procuradoria Geral do Município.

João Pessoa respira novos ares e para manter esse clima é que quero focar na gestão, priorizar a continuidade desses e de vários outros projetos em execução e não deixar que qualquer processo eleitoral contamine esse momento singular que a cidade vive.

Confesso aos meus amigos e amigas desta cidade que não sou afeito ao jogo bruto da política, aos sofismas e frases de efeitos para escamotear o que se pensa ou não falar a verdade. Também não sou afeito a política dos tapinhas nas costas, da politicagem em geral. Sou um técnico, um planejador, um arquiteto. E tenho orgulho disso. Fui vítima de ataques frontais, de denúncias absurdas, tudo porque resolvi dedicar-me integralmente à administração, a cuidar bem da cidade e de seus habitantes.

Tudo que tenho é meu nome limpo, a dedicação dos meus pais em me formar para o mundo sempre ensinando a respeitar o próximo, ajudar os semelhantes e amar a Deus. Deixo o julgamento do que fiz ou deixei de fazer para quem tem o poder de fazê-lo, no futuro, longe das paixões partidárias e da sanha terrível de adversários que pensam apenas no poder pelo poder.

Prefiro o caminho da conclusão deste projeto único e cheio de perspectivas.
Apoiarei sem titubear alguém que sempre esteve com a gente e represente essa ideia transformadora, se comprometendo em representá-la junto à comunidade.

Esse é o meu desejo. Meu pensamento. Minha decisão.

Luciano Agra
Prefeito

Agra diz que quer focar na gestão e desiste de reeleição; PSB escolherá novo nome

O que era especulação virou fato. O prefeito Luciano Agra (PSB) entregou na manha deste sábado à cúpula do PSB uma carta renunciando candidatura à reeleição alegando desejo de focar única e exclusivamente na gestão. A decisão foi pessoal, anunciada em reunião com o partido, na Granja Santana. O PSB ainda não escolheu novo candidato. Vai ouvir partidos aliados e a militância antes de anunciar o substituto, que pode ser dos quadros da legenda ou um substituto.

A informação foi confirmada na tarde de hoje pela secretária de comunicação do município, Marly Lúcio.

Luís Tôrres

Eleitor elege 'corrupto do ano' na internet

O pré-carnaval do Rio de Janeiro vai ter uma festa diferente este ano: é o baile do "Pega Ladrão", marcado para a próxima quinta-feira, onde os políticos envolvidos em suspeitas de corrupção vão ser "homenageados" com o Troféu Algemas de Ouro. A celebração é organizada pelo Movimento 31 de Julho e recebe o apoio de outros grupos anticorrupção que, desde o ano passado, vêm promovendo manifestações por todo o Brasil.

Para eleger quem seria o político mais impune do Brasil, foi criada uma enquete no Facebook e sugeridos nove nomes. Além dos seis ministros do governo Dilma demitidos após denúncias de irregularidades, completam a lista o presidente do Senado, José Sarney (PMDB), o ex-ministro José Dirceu (PT), réu no processo do mensalão, e a deputada Jaqueline Roriz (PMN), absolvida em agosto pela Câmara depois de ter sido flagrada em vídeo recebendo dinheiro.

Os critérios para a escolha dos candidatos foram definidos pelos organizadores do concurso e estão explicados no blog do movimento (movimento31dejulho.blogspot.com). A votação termina hoje. Por enquanto, quem lidera a competição é Sarney, seguido por Dirceu e Jaqueline. Até sexta-feira, mais de 6 mil pessoas haviam votado. O baile de premiação será no Clube dos Democráticos, no bairro da Lapa, reduto da boemia carioca.

"Nós já compramos as algemas e os três primeiros colocados vão recebê-las: tem a de ouro, a de prata e a de bronze", diz uma das organizadoras do evento, Ana Luiza Archer. A trilha sonora da festa também foi pensada para prestigiar a ocasião: no salão serão tocadas marchinhas e sambas que remetem à impunidade da política brasileira, como Se gritar pega ladrão, de Bezerra da Silva, e Onde está a honestidade?, de Noel Rosa.

Segundo Ana Luiza, a ideia de promover um baile e não uma marcha na rua como os protestos anteriores surgiu para aproveitar o clima mais descontraído desta época do ano, que se aproxima do carnaval. "Janeiro é mês de férias, de festas, ninguém está com cabeça para pensar em manifestação", diz, lembrando que "a alegria e o deboche também são formas de protestar".

Planejamento. Ela afirma que essa será a primeira de muitas ações que os movimentos anticorrupção estão preparando para este ano. A intenção é realizar manifestações mensais com objetivos mais específicos, para acabar de uma vez com as críticas de que os grupos que surgiram em 2011 não defendem bandeiras claras. "Entendemos que com ações focadas fica mais fácil mensurar o resultado, para não dar a impressão que a causa 'contra corrupção' é gigantesca", afirma.

Folha