Páginas

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

RC anuncia pagamento do 13º do Bolsa família - O Lula da Paraíba!

RC anuncia pagamento do 13º salário do Bolsa família para 2011; benefício é destinado apenas para alfabetizados

O governador Ricardo Coutinho anunciou no início da tarde desta segunda-feira (22) que o Governo do Estado vai cumprir o que prometeu durante campanha eleitoral e vai pagar o 13º salário, em 2011, para todos os beneficiados que participarem do programa de alfabetização na Paraíba ou de programas profissionalizantes.

A boa notícia foi informada durante evento no Espaço Cultura, em João Pessoa. Na ocasião, ele também lançou o plano de gestão educacional “Paraíba faz Educação”, que consta de 33 projetos.

“Vamos pagar o 13º para aquelas pessoas do Bolsa Família que estiverem matriculados na alfabetização ou en qualquer curso profissionalizante”, disse.

Durante a campanha eleitoral em 2010, Ricardo prometeu que pagaria o 13º salário para os beneficiados no programa bolsa família do Governo Federal. Agora, ele cumpre o que estava em seu programa de governo, mas determina que só serão beneficiados as pessoas que estiverem participando do programa Alfabetização para Jovens e Adultos.



PB Agora


Estado implantará cursinho PBVest em 50 cidades em 2012


O governador Ricardo Coutinho visitou na tarde deste sábado (20) a turma de estudantes do cursinho PBVest na Escola Estadual Monsenhor Vicente Freitas, em Cajazeiras. Lá, ele anunciou a ampliação do programa para 50 municípios no próximo ano. “Estamos em 20 municípios oferecendo o curso pré-vestibular para 5 mil alunos e nossa meta para o próximo ano é chegar a 50 municípios. Estamos promovendo o nivelamento dos alunos da rede pública estadual para que eles tenham condições iguais a quem pode pagar um cursinho pré-vestibular”, ressaltou.

Durante à visita o governador estava acompanhado do secretário de Educação, Afonso Scocuglia, do deputado federal, Efraim Filho, do deputado estadual José Aldemir, e do ex-prefeito Carlos Antônio.

Ricardo conversou com professores e estudantes e almoçou com eles na escola onde todos os sábados e domingos acontecem as aulas preparatórias para os alunos que vão concorrer no Enem e no vestibular.

De acordo com o governador Ricardo Coutinho, essa turma de Cajazeiras é a primeira do PBVest que ele visita para conversar com os estudantes sobre as estratégias do governo no sentido de oferecer um ensino médio de melhor qualidade e preparar o estudante da rede estadual para enfrentar a concorrência do vestibular.

“Temos como grande desafio adequar a rede estadual para um ensino de qualidade e estamos trabalhando bastante. Atualmente, estamos reformando 203 escolas e vamos lançar o plano de gestão da educação. Faremos um investimento de mais de R$ 250 mil no programa, este ano”, previu.

Ricardo Coutinho afirmou que o Estado está buscando dotar a rede publica de ensino da qualidade necessária para que os filhos do povo cheguem à universidade ou tenham uma formação técnica e possam entrar no mercado de trabalho. “Jogamos nossas esperanças no futuro de vocês, colocando os estudantes no espaço do desenvolvimento do Estado”, disse em fala para centenas de estudantes.

A estudante Flávia Pereira Lima, que vai prestar vestibular para História, é uma das alunas do PBVest. Ela é aluna da rede estadual e disse que está sendo muito importante o cursinho oferecido pelo Estado como reforço no seu aprendizado para o Enem e o seu primeiro vestibular: “Minha família não teria condições de bancar um cursinho privado e, assim como eu, muitos outros estudantes estão sendo beneficiados com bons professores e um material didático gratuito”.

A jovem Maria Elisabeth vai tentar pela segunda vez entrar no curso de Enfermagem. A estudante contou que graças às aulas do PBVest está mais confiante no bom desempenho e que será aprovada este ano: “No ano passado infelizmente não existia o cursinho do Estado, mas agora sinto que estou mais preparada para passar e iniciar no ensino superior”, completou a estudante, que agradeceu a visita do governador e as palavras de incentivo aos alunos da rede estadual.

Secom-Pb

Governo antecipa pagamento da folha dos servidores estaduais para esta terça-feira

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração, determinou a antecipação do pagamento da folha de pessoal de todos servidores públicos – ativos, inativos e pensionistas – e das unidades gestoras das administrações direta e indireta do Governo do Estado, para esta terça-feira (23), pelo Banco do Brasil.

O motivo para a antecipação, excepcionalmente neste mês de agosto, ocorre porque o contrato com o Banco do Brasil termina nesta terça e, segundo a secretária de Administração, Livânia Farias, os servidores públicos estaduais não poderiam ficar prejudicados.

A rescisão com o Banco do Brasil se deu pelo fato de o contrato contrariar expressamente uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) e a orientação normativa da Advocacia Geral da União (AGU).

Foi aberta a licitação para a contratação definitiva e legal dos serviços, especialmente quanto à centralização, ao processamento e ao pagamento da folha de pessoal, em 11 de julho passado, mas as instituições bancárias interessadas não participaram, alegando que o Estado ainda mantinha um contrato com o Banco do Brasil. Dessa forma, a Secretaria de Estado da Administração, orientada pela Controlaria do Estado, fará nova licitação para a escolha do banco responsável pela conta dos servidores estaduais.


Efraim Filho deixa a entender que DEM apoiará Agra


O deputado Federal, Efraim Filho (DEM), que participa da convenção dos Democratas iniciada na manhã desta segunda-feira (22), no auditório da Associação dos Plantadores de Cana de Açúcar da Paraíba (ASPLAN), em João Pessoa, garantiu que o ex-deputado, Major Fábio, vai participar da reunião do partido realizada durante todo o dia de hoje.

Efraim Filho falou sobre a pretensão de Major Fábio que defende a possibilidade do DEM lançar candidatura própria na majoritária, em João Pessoa. Segundo ele, isso é natural e faz parte do debate democrático do partido e, se a proposta for aceita pela maioria dos filiados, o partido apóia a iniciativa do colega.

Ainda de acordo com Efraim, "o Major é uma grande liderança hoje dentro do partido e e suas opiniões são sempre bem aceitas", disse ele em entrevista ao programa Panorama 107, Rádio da Miramar FM.

Porém, nas declarações do filho de Efraim Morais tudo indica que os Democratas caminham lado a lado com a intenção de repetir a aliança estadual do DEM com o PSB no plano municipal em João Pessoa, apoiando o prefeito Luciano Agra nas eleições municipais que se aproximam.

Paraíba Já

Governador lança 33 projetos do Programa “PB faz Educação” - Eita governador trabalhador!

O governador Ricardo Coutinho lança, neste momento, o plano de gestão educacional “Paraíba faz Educação”, que consta de 33 projetos, em solenidade no Cine Banguê do Espaço Cultural, em João Pessoa.

Escolas técnicas, concurso e capacitação – Elaborado em oito eixos temáticos, o plano engloba ações e obras, entre elas a formação continuada de profissionais, a implantação de centros de educação profissional, o processo seletivo simplificado para a escolha dos gerentes regionais de educação e o concurso público para professores.

Educação de Jovens e Adultos – No conjunto de ações, está o reforço do programa de alfabetização de jovens e adultos e a ampliação da rede de escolas integrais do Estado, dentro dos programas Mais Educação e Médio Inovador, realizados em parceria com o Governo Federal.

Reforço escolar – Também está previsto reforço pedagógico para estudantes do Ensino Médio, inicialmente nas áreas de Linguagens e suas tecnologias e na de Matemática.

Sistema de avaliação – Será implantado o Sistema de Avaliação Educacional da Paraíba, como forma de monitorar a qualidade do ensino e aprendizagem da educação pública. O sistema funcionará a partir a aplicação de provas objetiva para estudantes dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, nas 1.036 escolas da rede pública do Estado.

Reordenação da rede – O plano também reordenará toda a rede de escolas sob a administração estadual, com o objetivo de otimizar os recursos humanos, materiais e financeiros; assim como implantará o Sistema SEE, uma rede de informações gerenciais on line que vai ajudar no planejamento, implementação e acompanhamento das políticas públicas da educação.

Democracia na escola – Dentro dessa nova lógica de gestão educacional, será implantado o Projeto Gestão Cooperada, que envolverá as comunidades escolar e local nas decisões sobre o uso dos recursos que são transferidos diretamente às escolas.

Prêmio – O Estado cria o Prêmio Educação Exemplar para fomentar, selecionar, valorizar e premiar as melhores práticas nas escolas públicas estaduais. Escolas e profissionais de educação serão premiados.

Educador digital – Serão capacitados professores da rede estadual de ensino dentro do programa Educador Digital. Cada um desses profissionais terá, ao final da capacitação profissional nos moldes do Proinfo, um netbook.

Gestão participativa – O plano “Paraíba faz Educação” prevê ainda a implantação do programa Caminhos da Gestão Participativa, voltado para o estreitamento das relações institucionais entre a Secretaria de Estado da Educação e as Gerências Regionais, além das escolas.

Escola e comunidade – No Projeto Educação em Movimento, serão implementadas ações que estimulem a relação entre escola e comunidade.

Paz nas escolas – No combate à violência nas escolas, a plano prevê a busca por estratégias que fortaleçam a cultura de paz em defesa dos direitos humanos e da cidadania da criança, do jovem e do adulto no ambiente escolar.

No rádio – O governador Ricardo Coutinho abordará o plano “Paraíba faz Educação” no programa “Fala Governador”, Rádio Tabajara. O programa desta segunda-feira (22) será especialmente dedicado ao tema e será transmitido diretamente do Espaço Cultural.

Relatório diz que Trauma atendeu 100 pacientes a mais após demissões

Os primeiros números a respeito da gerência da Cruz Vermelha no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, são alentadores. Claro que carecem de contestação porque foram feitos por quem, de fato, precisa mostrar resultados.

Mas, até agora, o principal dado comprovador de que a coisa sinalizou para uma melhora foi a ausência do Trauma nas manchetes negativas. O Trauma saiu da pauta oposicionista.

A oposição se limitou a criticar as demissões e a acusar a entidade de ser uma farsa.

Quanto ao objetivo principal de melhorar o atendimento do Trauma, silêncio total.

Os dados revelam pontos que chamam a atenção. A taxa de reoperação dos pacientes caiu pra 0%, ou seja, ninguém teve que fazer voltar à cama de cirurgia por causa de uma cirurgia mal feita. Impressiona também a queda na “taxa de mortalidade”. Dos 458 cirurgias realizadas em julho, apenas duas não conseguiram evitar a morte dos pacientes.

A reclamação principal de falta de atendimento e superlotação também foi atacada. Segundo o relatório, foram feitos 100 atendimentos a mais, mesmo após as demissões, do que no mês anterior à chegada da Cruz Vermelha. E foram abertas 161 vagas com transferências de pacientes que já não deveria estar no Trauma.

Ou seja, a Cruz Vermelha ainda tem muito o que fazer pra atingir os índices que prometeu. Mas até agora tem carregado a cruz do Trauma pelo caminho certo.

Luís Tôrres

Em Caiana, Walter se une a Marcílio e Zé Leite deve ser o nome da oposição

Acaba de chegar a este blog a informação de uma possível união entre o Prefeito de São José de Caiana Walter e o ex prefeito Marcilio. Segundo as primeiras informações do caso, a união poderá formar a chapa da situação lá na serra do Caiana.

A chapa seria formada pelo atual prefeito, que concorre à reeleição e a vaga de vice seria de Ana de Marcílio, esposa do ex prefeito.

Na oposição Zé Leite aparece como opção, já que o mesmo confirmou a este blog dias atrás que mantém sua intenção de disputar a Prefeitura de São José de Caiana.


Hugo Igaracy com informação de Thomaz