Páginas

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Brasil fica em penúltimo lugar em ranking de qualidade de educação

O Brasil ficou em penúltimo lugar em um ranking global de educação que comparou 40 países levando em conta notas de testes e qualidade de professores, dentre outros fatores. A pesquisa foi encomendada à consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU), pela Pearson, empresa que fabrica sistemas de aprendizado e vende seus produtos a vários países.

Em primeiro lugar está a Finlândia, seguida da Coreia do Sul e de Hong Kong. Os 40 países foram divididos em cinco grandes grupos de acordo com os resultados. Ao lado do Brasil, mais seis nações foram incluídas na lista dos piores sistemas de educação do mundo: Turquia, Argentina, Colômbia, Tailândia, México e Indonésia, país do sudeste asiático que figura na última posição.

Os resultados foram compilados a partir de notas de testes efetuados por estudantes desses países entre 2006 e 2010. Além disso, critérios como a quantidade de alunos que ingressam na universidade também foram empregados.

Para Michael Barber, consultor-chefe da Pearson, as nações que figuram no topo da lista valorizam seus professores e colocam em prática uma cultura de boa educação.

Ele diz que no passado muitos países temiam os rankings internacionais de comparação e que alguns líderes se preocupavam mais com o impacto negativo das pesquisas na mídia, deixando de lado a oportunidade de introduzir novas políticas a partir dos resultados.

Dez anos atrás, no entanto, quando pesquisas do tipo começaram a ser divulgadas sistematicamente, esta cultura mudou, avalia Barber.

"A Alemanha, por exemplo, se viu muito mais abaixo nos primeiros rankings Pisa sistema de avaliação europeu do que esperava. O resultado foi um profundo debate nacional sobre o sistema educacional, sérias análises das falhas e aí políticas novas em resposta aos desafios que foram identificados. Uma década depois, o progresso da Alemanha rumo ao topo dos rankings é visível para todos".


No ranking da EIU-Person, por exemplo, os alemães figuram em 15º lugar. Em comparação, a Grã-Bretanha fica em 6º, seguida da Holanda, Nova Zelândia, Suíça, Canadá, Irlanda, Dinamarca, Austrália e Polônia.


Cultura e impactos econômicos

Tidas como "super potências" da educação, a Finlândia e a Coreia do Sul dominam o ranking, e na sequência figura uma lista de destaques asiáticos, como Hong Kong, Japão e Cingapura.

Alemanha, Estados Unidso e França estão em grupo intermediário, e Brasil, México e Indonésia integram os mais baixos. O ranking é baseado em testes efetuados em áreas como matemática, ciências e habilidades linguísticas a cada três ou quatro anos, e por isso apresentam um cenário com um atraso estatístico frente à realidade atual.

Mas o objetivo é fornecer uma visão multidimensional do desempenho escolar nessas nações, e criar um banco de dados que a Pearson chama de "Curva do Aprendizado". Ao analisar os sistemas educacionais bem-sucedidos, o estudo concluiu que investimentos são importantes, mas não tanto quanto manter uma verdadeira "cultura" nacional de aprendizado, que valoriza professores, escolas e a educação como um todo.

Daí o alto desempenho das nações asiáticas no ranking. Nesses países o estudo tem um distinto grau de importância na sociedade e as expectativas que os pais têm dos filhos são muito altas.

Comparando a Finlândia e a Coreia do Sul, por exemplo, vê-se enormes diferenças entre os dois países, mas um "valor moral" concedido à educação muito parecido.

O relatório destaca ainda a importância de empregar professores de alta qualidade, a necessidade de encontrar maneiras de recrutá-los e o pagamento de bons salários.

Há ainda menções às consequências econômicas diretas dos sistemas educacionais de alto e baixo desempenho, sobretudo em uma economia globalizada baseada em habilidades profissionais.




BBC Brasil

PSB, PSDB e PSD: Rômulo Gouveia admite ser candidato a senador em 2014


“Não serei nenhum empecilho”, diz vice sobre aliança do PSB com PSDB na disputa estadual




O vice-governador do Estado, Rômulo Gouveia, presidente estadual do PSD, admitiu nesta segunda-feira (26) que pode ser candidato a senador em 2014 para que o PSDB indique, novamente, o vice de Ricardo Coutinho (PSB) na campanha de reeleição. Gouveia defendeu a permanência da aliança do PSB com o PSDB, adiantando que o PSD permanecerá junto do projeto que governa o Estado.

A possível candidatura de Rômulo Gouveia ao Senado foi revelada pelo deputado estadual Hervázio Bezerra (PSDB) nesta segunda, o parlamentar disse que há uma “articulação nos bastidores” para que isso aconteça.

“A nossa preocupação maior é pelo projeto dessa nova Paraíba”, disse o vice-governado, se colocando a disposição do grupo para ser candidato ao Senado, ou em “qualquer” outro espaço, para viabilizar a reeleição de Ricardo Coutinho. “Não faço política de projeto pessoal”, complementou.

“Não serei nenhum empecilho, dentro do projeto, da necessidade do PSDB de indicar a vice, já que o meu espaço foi do PSDB”, afirmou Rômulo, lembrando que em 2010 foi candidato a vice indicado pelo PSDB. Em 2011, o vice-governador saiu do ninho tucano para fundar o PSD na Paraíba.

“Quem não gostaria de depois de uma trajetória de vereador, deputado estadual, deputado federal e vice-governador poder chegar ao Senado”, concluiu.



Écliton Monteiro - MaisPB

IPVA de carros usados deverá ter redução de até 15% em 2013


O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para carros usados deve sofrer uma retração de até 15% em 2013. Isso se deveria à desvalorização dos veículos usados diante da redução do IPI que motivou a venda de veículos zero ao longo dos últimos dois anos.
O imposto é cobrado de acordo com a tabela de preços de venda dos veículos no ano anterior. A queda do IPVA variará de acordo com a desvalorização de cada modelo. De acordo com o professor de economia da UFPB, Alysson Cabral, a variação deve variar de 10% a 15%.
"Houve uma queda de preços para carros zero por causa do IPI reduzido e do aumento de crédito para estes veículos. Ao mesmo tempo houve uma queda nas vendas dos carros usados por causa da redução do crédito. As facilidades para comprar um carro novo são muitas e o carro usado acaba ficano no estoque", afirmou.

Paraíba Já com Correio da Paraíba

TCE-PB vai orientar prefeitos eleitos sobre prestação de contas



O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba realiza nesta terça-feira (27) um seminário voltado exclusivamente para orientações sobre temas que interessam aos novos gestores municipais, que estarão assumindo seus cargos em 1º de janeiro de 2013. O ‘Encontro com os Prefeitos – Transição’ terá exposições sobre temas como ‘Regimes Próprios de Previdência Social’, ‘A Prestação de Contas dos Repasses Federais’, ‘Sistemas de Convênios’ e ‘A Lei de Acesso à Informação’.

A iniciativa do TCE-PB tem caráter pedagógico, de levar aos novos prefeitos as principais orientações sobre temas que estarão futuramente em pauta, durante julgamentos de suas prestações de contas. O encontro acontecerá na sede do TCE e a abertura será às 8h30 com o presidente da Corte, conselheiro Fernando Rodrigues Catão.

A ‘Apresentação dos Sistemas do TCE-PB’ será feita pelo diretor-geral Severino Claudino Neto e pelo chefe de assessoria técnica, Ed Wilson Fernandes de Santana. A palestra será às 9h.

Após um intervalo, às 10h15, será feita pela chefe do Departamento de Auditoria de Atos de Pessoa e Gestão de Previdência do TCE-PB, Fabiana Luzia Miranda, a ‘Apresentação da Cartilha e Resoluções sobre a Transição’.  É um dos temas mais esperados pelos participantes do encontro.

A adoção de providências com vista à transmissão do cargo aos novos prefeitos, que serão empossados em janeiro de 2013, é estabelecida pela Resolução Normativa TC Nº 09/2012. A resolução define que compete ao TCE-PB, no exercício do controle prévio, a emissão de orientação a cerca da transição entre as gestões de atuais prefeitos e a dos eleitos, “visando assegurar suficientes garantias à elaboração de uma demonstração contábil confiável e dentro dos parâmetros legais, necessárias a regular transição”.

O encontro dos prefeitos será retomado, 11h15, o presidente da PBPrev, Hélio Carneiro Fernandes, falará sobre ‘Regimes Próprios de Previdência Social’. Às 14h, ocorre a palestra do secretário do TCU na Paraíba, Ronaldo S. Honorado, sobre ‘A Palestra de Contas dos Repasses Federais’. O auditor da Controladoria Geral da União (CGU), Rodrigo Márcio M. Paiva, falará em seguida sobre ‘A Lei de Acesso à Informação’ (Lei nº 12.527/2011)’.

’Precatórios: Inovações trazidas com a Emenda Constitucional nº 62/2009′ será o tema da palestra do juiz de Direito Rodrigo Marques Lima, a partir das 15h. Já o superintendente do Sebrae-PB, Júlio Rafael Jardelino da Costa, fará a exposição, às 15h45, sobre ‘A Lei  das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (lei Complementar nº 123/2006)’.

Gerente de Negócios da Caixa Econômica Federal na Paraíba, Celizo Bezerra Filho, falará, às 16h15, sobre ‘Soluções Caixa para Modernização da Gestão Pública’. Já Anna Flávia de Souza, analista de negócios da superintendência do Banco do Brasil na Paraíba, fará a exposição sobre ‘Sistema de Convênios’.

O encontro promovido pelo TCE-PB com os prefeitos eleitos segue com a palestra sobre ‘Nota Fiscal Eletrônica’, às 17h15, com o chefe do Núcleo de Documentações Fiscais da Secretaria de Estado da Receita, Flávio Roberto Mélo. Ás 17h45 ocorre o encerramento. A coordenação geral do encontro é do conselheiro André Carlos Torres Pontes.

Cadastro dos eleitos – Durante o encontro, os prefeitos eleitos farão o preenchimento de um pré-cadastro para que possam a partir de janeiro ter acesso ao Portal do Gestor Público do Tribunal de Contas.

O Portal do Gestor é um site que proporciona um meio de interação entre os jurisdicionados e o Tribunal, relativo ao envio de processos e documentos. Por meio desse portal, os gestores remetem ao TCE processos de prestação de contas, balancetes, relatórios de gestão fiscal, entre outros.


Fonte: PBHOJE com Assessoria