Páginas

sábado, 12 de janeiro de 2013

Filho encontra restos mortais do pai que havia desaparecido há quase um mês no Vale do Piancó. Confira!


Após passar quase um mês aflito com o sumiço do pai, que foi visto pela última vez no dia 16 de dezembro do ano passado, o Sr. Francisco Henrique da Silva Filho, encontrou na manhã desta sexta-feira (11), no sitio Mandú, município de Aguiar-PB, ossada que poderá ser do seu ente querido.
  
Ao encontrar os restos mortais, já em alto estado de decomposição, Francisco entrou em contato com a Polícia Militar, que ao chegar no local solicitou o Instituto de Polícia Cientifica (IPC) para levar o material ao reconhecimento na cidade de Patos-PB.

José Gabriel da Silva tinha 90 anos e era agricultor, o fato chocou a comunidade rural no município.

DiamanteOnline

Cássio diz que PSDB quer vagas de vice e de senador na chapa de RC em 2014


O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) disse, nesta sexta-feira (11), no programa radiofônico Linha 
Direta da Rádio 100.5 a FM Líder, que o PSDB vai trabalhar, no momento oportuno, para indicar o 
candidato a vice-governador e o candidato a senador na chapa encabeçada pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) na eleição de 2014.
Ele revelou que não tem nenhuma pretensão de disputar o governo do estado na próxima eleição, 
e que já conversou com Ricardo Coutinho de que o seu objetivo é trabalhar, internamente, no partido 
para a permanência da aliança com o socialista. Cássio, inclusive, declarou que em conversa com 
Ricardo contou que para as duas legendas estarem juntas no próximo pleito dependeria dele (Ricardo).
Para o tucano, o PSDB vai dançar de acordo com a música tocada pelo chefe do executivo 
estadual. Segundo Cássio, o partido vai precisar saber com quem o PSB pretende se coligar e 
qual será o seu espaço na formação da chapa.
Sobre uma possível consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para saber se ele pode ou não 
concorrer a mandato eletivo na campanha vindoura, o senador foi taxativo ao dizer que não há 
qualquer procedência até porque, de acordo com ele, não existe nenhuma dúvida a respeito 
da suja elegibilidade.
O parlamentar explicou que ao perder mandato de governador foi aplicada também uma 
punição de cassação dos seus direitos políticos por um período de 03 anos devidamente 
cumpridos.

Portal Tony Show e SóPB

Fátima Bezerra convida Ricardo Coutinho para sua posse


O governador Ricardo Coutinho recebeu, no Palácio da Redenção, a presidente eleita do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargadora Fátima Bezerra.  Na ocasião, a magistrada entregou pessoalmente ao governador o convite para a sua posse à frente da mesa diretora do Tribunal de Justiça, que será realizada no dia 1º de fevereiro, no Fórum Cível da Capital.

Tião Lucena

Prefeito do PMDB adere ao governador



O prefeito de Triunfo, Damisio Mangueira, é mais um peemedebista que está aderindo ao projeto político administrativo do governador Ricardo Coutinho. Damísio e o deputado estadual Genival Matias foram recebidos pelo governador Ricardo Coutinho ontem (10) e solicitaram a construção da adutora para levar a água do açude de Capivara para Triunfo e a recuperação da estrada PB-411, principal acesso ao município.
“Como prefeito terei a oportunidade de firmar um laço mais estreito com o Ricardo e manifestei meu apoio a sua reeleição por ser o melhor para a Paraíba e para Triunfo”, destacou Damisio.

Tião Lucena

Cássio faz os Ricardos, Coutinho e Marcelo, se encontrarem


O senador Cássio Cunha Lima funcionou como o conciliador entre os contrários na tarde desta sexta, nos momentos que antecediam a posse de Fábio Nogueira na Presidência do Tribunal de Contas do Estado: simplesmente juntou numa mesma sala o governador Ricardo Coutinho e o presidente da Assembléia, Ricardo Marcelo, promovendo ainda o encontro dos dois para que tirassem as diferenças, botassem a conversa em dia e esquecessem alguma mágoa por ventura existente. Pela imagem aí mostrada dá pra se ver que tudo saiu às mil maravilhas.

Tião Lucena

DIAGNÓSTICO: Médicos usam exame papanicolau para detectar câncer de ovário e endométrio


O Papanicolau, exame ginecológico no qual células do colo do útero são recolhidas e que ajuda a detectar câncer cervical, pode também ser útil no diagnóstico do câncer do endométrio e de ovário, doenças para as quais ainda não existe um teste eficaz de prevenção. Foi o que demonstrou uma equipe internacional de pesquisadores, entre eles dois brasileiros, em um estudo desenvolvido na Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Os resultados foram publicados nesta quarta-feira na revista Science Translational Medicine.

No estudo, os pesquisadores coletaram material do colo do útero de pacientes, mas, em vez de procurarem por células cancerígenas, como acontece quando os médicos investigam o câncer cervical, eles buscaram mutações no DNA associadas ao câncer de ovário ou do endométrio. "Ou seja, não estamos mais buscando células cancerígenas, mas sim moléculas. É um Papanicolau molecular, digamos assim. Por isso ele recebeu o apelido de 'PapGene'", disse ao site de VEJA Jesus Paula Carvalho, chefe de Equipe de Ginecologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) e um dos autores desse estudo. A precisão dos primeiros testes do 'PapGene' foi de 100% para o câncer endometrial e 41% para o câncer de ovário.

Essa não é a primeira vez, porém, em que uma análise genética é feita a partir da secreção vaginal coletada das mulheres — médicos já conseguem fazer o diagnóstico de HPV e clamídia por meio desse exame.

A busca pelo exame ideal — O estudo foi feito em dois momentos. No primeiro, os pesquisadores procuraram identificar quais são as mutações genéticas mais comuns no câncer de ovário e do endométrio. Para isso, eles se basearam nos dados disponíveis sobre o sequenciamento genético de cada uma dessas doenças. A partir dessas análises, os autores identificaram 12 das mutações mais frequentes de cada um desses cânceres. 

Com base nesse padrão estabelecido pela análise, a equipe desenvolveu o 'PapGene' e o aplicou em 24 mulheres com câncer endometrial e 22 pacientes com câncer de ovário. O teste conseguiu detectar todos os casos de câncer do endométrio e 41% dos casos de câncer de ovário. O diagnóstico foi feito em casos em que a doença já estava tanto em estágios mais avançados quanto iniciais. Quando o teste foi aplicado em um grupo de controle de mulheres saudáveis, ele não detectou câncer em nenhuma delas. 

Para o ginecologista Jesus Paula Carvalho, embora a eficácia do teste no diagnóstico de câncer de ovário tenha sido de 41%, é possível considerá-la alta e encarar esse resultado como um avanço significativo. "Tudo o que foi testado antes teve resultados pífios. Portanto, um exame que, de saída, já mostra 41% de eficácia é algo muito bom. Agora é questão de evoluirmos e refinarmos o método. Mas já foi aberta uma grande perspectiva de diagnóstico de câncer de ovário sem a necessidade de procedimentos invasivos na mulher."

Ainda de acordo com Carvalho, é possível dizer que esse teste tem grandes chances de passar a ser feito na prática clínica. "Não há muitas dificuldades em se lançar esse teste, já que ele faz uso de uma tecnologia conhecida. Não saberia dizer a data que isso vai ser feito, mas não vejo dificuldade para que comece", diz. "Mas para isso, nós precisamos delimitar muito bem quais são as alterações genéticas do câncer de ovário."





Fonte: Revista Veja

Ex-deputado Fábio Nogueira assume presidência do TCE-PB


O conselheiro Fábio Túlio Filgueiras Nogueira assumiu, no final da tarde dessa sexta-feira (11), a presidência do Tribunal de Contas da Paraíba, ente que tem sob sua jurisdição 797 órgãos das administrações direta e indireta do Estado e dos Municípios e, com isso, o encargo de examinar um orçamento público próximo dos R$ 20 bilhões, em 2013. Seu discurso conteve compromissos com a modernização do TCE, com a celeridade processual, com o estímulo ao controle social dos gastos públicos e com a permanente orientação aos gestores paraibanos.

Com ele também assumiram os novos cargos, para o biênio 2013 e 2014, os conselheiros Umberto Silveira Porto (vice-presidente), Arthur Cunha Lima (presidente da 1ª Câmara), Antonio Nominando Diniz Filho (presidente da 2ª Câmara), Fernando Rodrigues Catão (corregedor), André Carlo Torres Pontes (ouvidor) e Arnóbio Viana (coordenador da Escola de Contas).

Em pronunciamento, o novo presidente do TCE afirmou que atuará no sentido de não interromper nem diminuir os passos de uma caminhada que já inscreveu o Tribunal de Contas na vanguarda do sistema brasileiro de controle externo.

“O Século 21 e as mudanças que nele se processam fazem-se sentir, com grande intensidade, no sistema jurisdicional e, evidentemente, no de controle das contas públicas. A sociedade não mais admite a lentidão processual, sobretudo acerca de questões que digam respeito à administração do seu patrimônio e dos seus recursos. Os olhares focados no sistema de controle externo tornaram-se, portanto, mais agudos e profundos”, disse ele.

E prosseguiu: “Felizmente, este é um Tribunal que se tem preparado a contento para o atendimento aos anseios populares num momento em que a pronta vigilância nunca se fez tão necessária à prevalência dos bons atos de gestão pública. Esse preparo, rotineiro e ininterrupto, é o que facilitará a missão que agora tenho diante de mim e da qual darei bom cabo, de vez que, para tanto, irei me valer do nosso aparelhamento, da excelência dos nossos quadros funcionais e do nosso corpo de julgadores”.

O novo presidente do TCE destacou, ainda, o propósito de estimular e favorecer o controle social, mecanismo por ele definido como “a capacidade de a população interferir nos atos de gestão pública, em benefício próprio”.

Para tanto, disse que não descuidará de ferramentas a serviço da transparência de atos e gastos públicos a exemplo do Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres), do Sistema de Tramitação Eletrônica de Processos (Tramita) e dos Indicadores de Desempenho dos Gastos Públicos em Educação (IDGPB).

Tratam-se de ferramentas desenvolvidas e aprimoradas no TCE ao longo de sucessivas gestões e que permitem, via internet, ao cidadão comum, a consulta direta a receitas e despesas de órgãos públicos.

Ao falar do IDGPB – fruto de recente convênio entre o TCE e a Universidade Federal da Paraíba para aferição do setor educacional – o conselheiro disse que pretende ampliar essa parceria até as áreas da saúde e da segurança públicas no Estado.

Em seguida, mandou um recado aos gestores paraibanos: “Todos terão um Tribunal parceiro e disposto à orientação. Faremos isso com apoio pleno e completo às ações da Escola de Contas Conselheiro Otacílio Silveira, a Ecosil de tantos e tão importantes serviços prestados à gestão pública e, por extensão, à sociedade paraibana”.

E prometeu: “Terão os senhores um Tribunal como sempre interessado não em punir mas, antes disso, em contribuir para o aprimoramento dos modelos de gestão e  governança. Um Tribunal desejoso da correta aplicação dos recursos públicos por entender que isso serve à eliminação das desigualdades e, em consequência, à justiça social. Um Tribunal, enfim, preocupado com o acerto e a qualidade de suas decisões”.

Ao saudar o sucessor no comando do TCE, o conselheiro Fernando Catão fez um balanço de seu período administrativo. Destacou a política de valorização dos servidores, as ações de transparências consolidadas na disponibilidade de informações à população, o programa de orientação aos gestores públicos e parcerias com organismos diversos, em meio aos quais o Tribunal de Justiça, o Ministério Público Estadual e a Procuradoria Geral do Estado.

Citou, ainda, encontros e seminários para discussão de temas relacionados, entre outros, aos setores de saúde e previdência social, além de parcerias com as Universidades Federal e Estadual da Paraíba e com o Unipê, estas últimas, com a interveniência da Escola de Contas, para a qualificação de quadros funcionais do Estado e Municípios. Ele fez referência especial ao convênio com a UFPB de que decorreu o IDGPB, “ferramenta com a qual o cidadão também pode exercer seu papel fiscalizador”.

O novo presidente do TCE foi também saudado pelo conselheiro André Carlo Torres Pontes (em nome dos pares), pelo procurador Marcílio Toscano Franca Filho (representando o Ministério Público de Contas) e, ainda, pelo advogado Félix Araújo Filho (que falou pela Ordem dos Advogados do Brasil).

A solenidade teve mesa composta pelo conselheiro Fernando Catão, pelo governador Ricardo Coutinho, pelo ministro das Cidades Aguinaldo Ribeiro, pelo ministro Benjamim Zymler (presidente do TCU), pelo desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos (presidente do TJE), pelo procurador do TCE Marcílio Toscano da Franca Filho e, ainda, pelos senadores Cássio Cunha Lima e Vital do Rego, pelo deputado federal Ruy Carneiro (representante da Câmara Federal) e pelo deputado estadual Ricardo Marcelo (presidente da Assembleia Legislativa).

Também, pelo procurador geral de Justiça do Estado Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, pelo prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo, pelo presidente da Câmara Municipal Durval Ferreira Filho, pelo conselheiro Valdecir Fernandes Pascoal (representante da Associação dos Membros dos TCs do Brasil), pelo presidente da Seccional da OAB Odon Bezerra Cavalcanti Sobrinho, pelo diácono Hermano Guerra (representando o arcebispo dom Aldo Pagotto), pelo pastor Estevam Fernandes de Oliveira (presidente da 1ª Igreja Batista de João Pessoa) e pelo conselheiro José Marques Matriz (representando os conselheiros aposentados do TCE).


Fonte: PBHOJE com Assessoria