Páginas

domingo, 28 de outubro de 2012

Romero Rodrigues impõe derrota a Tatiana Medeiros e se elege prefeito de CG


Romero Rodrigues (PSDB) foi eleito neste domingo (28), em segundo turno, o novo prefeito de Campina Grande. Segundo a Justiça Eleitoral, Romero recebeu 130.106 votos, o que equivale a 59,14% do total dos votos válidos. O resultado oficial foi divulgado às 19h.

A candidata Tatiana Medeiros (PMDB) ficou em segundo lugar. Ela teve 89.887 votos, o correspondente a 40,86% dos votos válidos.
"O que foi feito de forma equivocada vamos consertar, o que de bom foi feito vamos aprimorar e construir uma cidade mais humana para todos. Vamos honrar nossos compromissos e espero que haja uma transição tranquila. A cidade mostrou que queria mudança e a verdade foi demonstrada nas urnas", disse o tucano logo depois do anúncio da vitória.
A vitória de Romero quebra o ciclo de administrações do PMDB em Campina Grande, segundo maior colégio eleitoral da Paraíba. O partido deixa o comando da prefeitura após oito anos de gestão de Veneziano Vital do Rêgo.
  
O tucano disputou a prefeitura de Campina Grande pela primeira vez e esteve à frente da disputa desde o início. Atualmente deputado federal, Romero se licenciou do cargo para concorrer à eleição. Na campanha teve como maior apoio o senador e ex-governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), que é seu primo.


Romero Rodrigues Veiga nasceu em 09 de janeiro de 1966 em Campina Grande. Ele é formado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba e é casado. Exercendo o primeiro mandato como deputado federal, ele começou sua carreira política em 1992 quando foi eleito vereador em Campina Grande pelo PSDB. Em 1996 foi reeleito para a Câmara Municipal e no ano seguinte deixou o PSDB e migrou para o PMDB, partido pelo qual conquistou mais um mandato em 2000.
No ano de 2004, novamente o PSDB, ele conseguiu a terceira reeleição no Legislativo municipal. Em 2006 ele foi eleito deputado estadual e deixou à Câmara de Campina Grande antes do término do mandato de vereador.
Quando estava na Assembleia Legislativa se licenciou do cargo para assumir a secretaria de Interiorização do estado e depois foi também secretário chefe da Casa Civil, na época o governador era seu mentor político Cássio Cunha Lima.


Aliado do governador Ricardo Coutinho (PSB), Romero foi criticado por Tatiana Medeiros que afirmava que o gestor estadual não teria feito nada para beneficiar Campina Grande e que em função disso o tucano tentava esconder a aliança. O tucano sempre disse que é aliado, mas se for eleito vai fazer cobranças ao governo estadual.

Romero por sua vez acusou Tatiana de não ter experiência e de estar concorrendo apenas por imposição do prefeito Veneziano Vital do Rêgo, de quem ela foi secretária de Saúde.
Durante a campanha Romero se envolveu em uma polêmica após pedir judicialmente a retirada de um vídeo do site YouTube. Com base nisso a Justiça Eleitoral chegou a pedir a prisão do diretor do Google no Brasil.


Entre as principais propostas de Romero Rodrigues está a distribuição de tablets para os alunos da rede pública municipal; a construção do hospital do idoso; a implantação da escola em tempo integral; criar novos corredores urbanos; a instituição do 14º salário para os professores do município; instalar o bilhete temporal no sistema de integração do transporte coletivo urbano; e a construção de novos conjuntos habitacionais.


Fonte: PBHOJE com G1-PB

Cartaxo (PT) é o novo prefeito de JP com 68,13% dos votos apurados


Luciano Cartaxo foi eleito neste domingo (28) prefeito de João Pessoa, capital da Paraíba. O candidato do PT teve 68,13% (246.581 votos) e bateu Cícero Lucena (PSDB), que alcançou 31,87% (115.369 votos).

O candidato petista confirmou os números apontados nas últimas pesquisas de intenções de voto, que chegaram a colocar o petista 41 pontos percentuais à frente de seu opositor, o tucano Lucena.

Os eleitores que votaram em branco totalizaram 2,96% dos votos (11.758 votos) e os nulos chegaram a 5,97% (23.720 votos) em João Pessoa. As abstenções (eleitores que não compareceram para votar) no segundo turno chegaram a 17,24% (82.809 votos). Foram apurados 480.237 votos, sendo que os votos válidos chegaram a 361.950.

Cartaxo terminou o primeiro turno das eleições com 38,32% dos votos contra 20,27% recebidos por Lucena, e o eleitor não mudou a tendência apresentada no resultado alcançado em 7 de outubro.

Cícero Lucena (PSDB) começou a disputa eleitoral em segundo lugar, empatado tecnicamente com José Maranhão (PMDB), como mostravam as pesquisas. Durante a campanha, Lucena caiu alguns pontos, assim como Maranhão, deixando Cartaxo isolado em primeiro lugar e a disputa pela segunda vaga no segundo turno ainda mais acirrada.

Luciano Cartaxo, por sua vez, começou a campanha eleitoral em terceiro lugar, foi alvo de constantes ataques vindos de seus principais adversários por causa de vídeos que mostravam uma suposta compra de votos feita por ele e pelo atual prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (sem partido). Mas surpreendeu ao chegar no segundo turno em primeiro lugar.

O candidato do PT usou a estratégia de não revidar, fazendo uma campanha com apresentação de propostas. O candidato utilizou a imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua campanha, fatores que pode ter ajudado a alavancar o número de votos do candidato neste primeiro turno.

Luciano Cartaxo é farmacêutico, tem 48 anos, nasceu em Sousa, na Paraíba, tem ensino superior completo.


Fonte: PBHOJE com R7

PSB toma lugar do PMDB e do PT e passa a ser o partido com o maior número de capitais


Com as vitórias no segundo turno de Roberto Claudio, emFortaleza, Mauro Mendes, em Cuiabá, e Mauro Nazif, emPorto Velho, o PSB (Partido Socialista Brasileiro) passou a ser o partido que governará o maior número de capitais no país, tomando o posto do PMDB e do PT, que empatavam em número de municípios liderados.
Além das três cidades nas quais trinfou neste domingo, os socialistas saíram vitoriosos no primeiro turno em Belo Horizonte, com Marcio Lacerda, e Recife, com Geraldo Julio, totalizando cinco capitais.

Essas vitórias e a liderança nos núcleos dos Estados conquistados aumentam o cacife do presidente do partido, Eduardo Campos, que passou a ser visto como uma possibilidade para a disputa nacional, em 2014.

De quebra, Campos rompeu a aliança histórica com o PT em Recife, e aproximou-se do provável presidenciável Aécio Neves, que fez campanha para o PSB em diversas cidades. Na semana passada, o senador mineiro chegou a afirmar que pediu mais votos para o PSB do que para o PSDB durante as eleições deste ano.

Entre outros candidatos, o prefeito reeleito em Belo Horizonte contava com o apoio do senador mineiro.

RC discute parcerias com prefeitos e vice-prefeitos eleitos pelo PSB em 2012

O governador Ricardo Coutinho discutiu sobre os desafios de gestão e futuras parcerias com os 35 prefeitos e 23 vice-prefeitos eleitos pelo PSB, durante reunião, nesta sexta-feira (26), no Salão Rosa, do Palácio da Redenção.


Na ocasião, o governador anunciou para o mês de dezembro a realização de um seminário com todos os prefeitos e vice-prefeitos eleitos da Paraíba e representantes de instituições públicas financeiras. Na pauta, os desafios da administração pública e as políticas públicas federais e estaduais.



Durante a reunião, o governador deu as boas vindas aos novos gestores, apresentou a equipe de governo e pediu colaboração na articulação e na elaboração de políticas públicas que reflitam na melhoria da qualidade de vida da população.



O governador informou que estará lançando no próximo ano o novo edital do Pacto pelo Desenvolvimento Social com editais para a saúde, educação e novas áreas, de acordo com as necessidades de cada município.



Ricardo destacou que, apesar das dificuldades, como as perdas do Fundo de Participação dos Estados (FPE), que chegam a R$ 257 milhões, e da longa estiagem, o Governo trabalha para o próximo ano com recursos na ordem de R$ 4 bilhões em obras em todas as regiões do Estado.



“O Estado está tendo a capacidade de olhar para os municípios e quer que os prefeitos também olhem para o Estado. O Governo está à disposição de cada um dos eleitos e eleitas e quer integração para que todos possam aproveitar esse bom momento para a Paraíba”, enfatizou.



A prefeita eleita de Mulungu, Joana D’arc Rodrigues, fez uma avaliação positiva da reunião. Ela afirmou que assumirá a prefeitura com muitos problemas, mas já trabalha na perspectiva de resolvê-los para poder firmar as  parcerias, seja no diálogo ou nos investimentos federais e estaduais. “Queremos organizar as finanças do município para trazer essas experiências do governo que estão dando certo para o nosso município”, ressaltou.


A prefeita eleita de Cajazeiras, Denise Oliveira, agradeceu ao governador por abrir as portas do Palácio para os novos prefeitos mostrando a sua vontade de trabalhar junto com os municípios. “Esse é um apoio importante, pois sabemos que vamos encontrar muitas dificuldades no nosso município, mas, ao mesmo tempo, com o apoio do Governo do Estado nos sentimos mais seguras para trabalhar e retomar o desenvolvimento do município e o bem estar da população”, afirmou.

Denise Oliveira afirmou que irá marcar uma audiência individual com o governador para discutir os problemas, soluções e projetos a serem desenvolvidos em Cajazeiras. Ela destacou que o município buscará firmar convênios federais e estaduais como o Pacto pelo Desenvolvimento Social.

Marcelo Monteiro, prefeito eleito de Lucena, afirmou que governará buscando estreitar as parcerias com o Estado na saúde, educação, esporte e turismo. “Esperamos trabalhar em sintonia com o governo e fazer uma administração que sirva como vitrine”, completou.

O prefeito eleito de Pedras de Fogo, Derivaldo Romão (Dedé), afirmou que ter um governador aliado será muito positivo e as parcerias que serão formadas serão determinantes para o crescimento sócio-econômico de Pedras de Fogo. Ele destacou que já tem audiências marcadas nos ministérios e agendará uma audiência com o governador para tratar dos interesses específicos do município.

O secretário de governo, Adriano Galdino, o secretário de Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia, João Azevedo, o chefe de Gabinete do governador, Waldir Porfírio, o advogado do PSB, Ricardo Sérvulo, e o presidente do PSB de João Pessoa, Ronaldo Barbosa, participaram da reunião.  

Prefeitos eleitos que participaram da reunião


Água Branca - Tarcisio Firmino
Amparo - Zé Arnaldo
Barra de Santa Rosa - Fabinho do Posto
Barra de Santana - Aninha Ludgério
Bayeux - Expedito Pereira
Cabaceiras - Luiz Aires
Cacimbas - Léo Terto
Caiçara - Cícero Francisco
Cajazeiras - Denise Oliveira
Cuitegi - Guilherminho Madruga
Damião - Lucildo Fernandes
Desterro - Rosângela Leite
Dona Inês - Antônio Justino
Fagundes - Zé Pedro
Frei Martinho - Aido Lira Dantas
Igaracy - Deusinha Jerônimo
Juru - Luiz Galvão
Lucena - Marcelo Monteiro
Marcação - Adriano de Oliveira
Mari - Marcos Martins
Montadas - Jairo Herculano
Mulungu - D ´arc Bandeira
Nazarezinho - Salvan Mendes
Parari - Josemar Ferreira (Joza)
Pedra Lavrada - Roberto Cordeiros
Pedras de Fogo - Dedé Romão
Pirpirituba - Rinaldo Guedes
Poço Dantas - Dedé Candido
Puxinanã - Lucia de Orlando
Remígio - Melchior Batista (Chió)
Santa Cecília - Salatiel  Lopes
São José dos Cordeiros - Fernando Queiroz
Sapé - Roberto Feliciano
Serra Grande - Jairo Halley
Uiraúna - Dr. Bosco Nonato
















Ibope aponta vitória de Cartaxo com ampla maioria em João Pessoa


O Ibope divulgou, no início da noite de deste sábado (27), a segunda pesquisa de intenção de voto sobre o segundo turno da disputa pela Prefeitura de João Pessoa neste ano.

A pesquisa foi encomendada pela TV Cabo Branco.

Veja os números do Ibope, considerando os votos válidos:

Luciano Cartaxo (PT) - 72%
Cícero Lucena (PSDB) - 28%

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

A pesquisa foi realizada entre 25 e 27 de outubro. Foram entrevistadas 602 pessoas na cidade de João Pessoa. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), sob o número PB-00153/ 2012.

Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada:
Luciano Cartaxo (PT) – 63% das intenções de voto
Cícero Lucena (PSDB) – 24%
Branco/nulo - 7%
Não sabe - 6%

Pesquisa anterior : A primeira pesquisa do Ibope do segundo turno foi divulgada no dia 19 de outubro e registrou os seguintes resultados: Luciano Cartaxo, 65%, Cícero Lucena , 24%, branco/nulo, 6%, não sabe, 5%.

No primeiro turno, Cartaxo teve 38,32% dos votos válidos, e Cícero, 20,27% (veja os números completos da apuração dos votos em João Pessoa).


Fonte: PBHOJE com G1-PB

Pesquisa Ibope em CG: Romero tem 57%, e Tatiana, 43% dos votos válidos


O Ibope divulgou, no início da noite deste  sábado (27), a segunda e última pesquisa de intenção de voto sobre o segundo turno da disputa pela Prefeitura de Campina Grande neste ano.

A pesquisa foi encomendada pela TV Paraíba.

Veja os números do Ibope, considerando os votos válidos:

Romero Rodriges (PSDB) - 57%
Tatiana Medeiros (PMDB) - 43%

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

A pesquisa foi realizada entre 24 e 26 de outubro. Foram entrevistadas 602 pessoas na cidade de Campina Grande. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), sob o número PB-00154/ 2012.

Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada:
Romero Rodrigues (PSDB) – 49% das intenções de voto
Tatiana Medeiros (PMDB) – 36%
Branco/nulo - 8%
Não sabe - 7%

Pesquisa anterior: A primeira pesquisa do Ibope do segundo turno foi divulgada no dia 19 de outubro e registrou os seguintes resultados: Romero Rodrigues, 47%, Tatiana, 39%, branco/nulo, 8%, não sabe, 6%.
No primeiro turno, Romero teve 44,94% dos votos válidos, e Tatiana, 30% (veja os números completos da apuração dos votos em Campina Grande).


Fonte: PBHOJE com G1-PB

Onça ataca e mata animais em Bonito de Santa Fé


Agricultores do Sítio Arara, zona rural de Bonito de Santa Fé no Alto Sertão da Paraíba, estão preocupados com os constantes ataques de onças aos rebanhos. Segundo moradores, o animal está atacando e dizimando caprinos e ovinos de criadores da localidade.

O que preocupa os moradores da comunidade é que os casos estão cada vez mais frequentes e mais próximos das casas. Como medida de proteção já tem gente preocupada com as crianças de até 10 anos de idade que vão sozinhas pegar água em um açude de uma propriedade na localidade.

É que com a gravidade da seca a escassez de água aumenta e, assim como as crianças, o felino também deve sair da mata para procurar água no mesmo reservatório, podendo ocorrer um encontro perigoso.

O medo aumentou depois que, recentemente, uma onça atacou um agricultor, que só foi salvo porque o cunhado atirou na suçuarana e matou o animal. O caso aconteceu no Sertão do Ceará, a 337 km de Fortaleza.
 
 

Ráda Sertanejo

Revoltada com a falta d’água, população de Piancó fecha rodovia em protesto contra Cagepa


Por cinco horas seguidas, entre às 3h da tarde e às 8h desta noite, 26, centenas de moradores de Piancó interditaram a rodovia BR-361 em protesto contra a falta d’água, um problema que ocorre há meses e que se agravou ainda mais nas últimas três semanas, principalmente nos bairros mais altos, mas hoje toda a cidade está sem água nas torneiras.

Revoltados, os moradores tentaram invadir o prédio da Cagepa, mas, depois de entendimento com a Polícia Militar, para se evitar danos ao patrimônio publico, eles deixaram o local e ocuparam a estrada, que passam em frente à companhia, na saída para Olho D’água, onde queimaram pneus e gritaram palavras de protesto.

Dias antes da manifestação, um abaixo-assinado foi encaminhado ao Ministério Público de Piancó, que notificou a Cagepa a solucionar o problema, mas não houve jeito, motivando o protesto popular. Igualmente sem água, vários moradores da zona rural também se incorporaram à manifestação.



A Polícia Militar estima que mais de 600 pessoas tenham participado do protesto, que foi encerrado por volta das 8h da noite por decisão dos líderes do movimento, que anunciaram novas manifestações caso o problema não seja solucionado urgetemente.

A versão da Cagepa para o agravamento da falta d’água nos últimos dias é de que ocorreu um rompimento na adutora, mas o local do vazamento ainda não teria sido localizado. No entanto, outro fator crucial no comprometimento do abastecimento d’água é a precariedade do sistema adutor da cidade e a estiagem, que está acarretando a seca do rio e do açude de Coremas, as duas fontes que abastecem Piancó.
 

Folha do Vali

IGARACY EM FESTA. " DO AMIGO BASINHO " QUEM VISITA IGARACY QUER VOLTAR!



Quem nunca viu o que eu vi e vivenciei neste último final de semana, pode até pensar que o Sertão é apenas aquilo que está descrito no Dicionário. Uma região distante das povoações ou das terras cultivadas, terrenos cobertos de mato e longe do litoral, onde perduram tradições e costumes antigos, secas prolongadas, rachaduras na terra estorricada, sofrimento.

         - Ah, não! O sertão não se resume a essa descrição; O sertão tem muito mais o que se ver e o que sentir.

         Neste último final de semana, juntamente com minha família, estive presente à tradicional festa de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira da cidade de Igaracy, situada há quinhentos Km de Rio Tinto, onde moro. Foi duas semanas de festa muito bem organizada, sob a coordenação de um jovem padre, o padre Jackson, vigário daquela comunidade religiosa, que, com muita autoridade, competência e equilíbrio garantiu o sucesso da festa.

          O bravo e polêmico opositor das injustiças sociais, padre Djaci Brasileiro foi um dos celebrantes convidados, e no sermão mandou o seu bombástico recado às autoridades constituídas, como sempre o faz.
          Minha ligação com Igaracy começou com o meu genro, Aldo Lúcio (Nico de Juarez), recém-eleito vice-prefeito do município. De tradicional família, representada pela matriarca Maria Aline Brasileiro (Dona Galega), Nico acaba de se revelar uma emergente liderança política, patenteada pelo seu comandante maior, o tio Celino, atual prefeito, somando-se a este e a tantos outros parentes já devidamente testados nas urnas.

          A festa foi abrilhantada por excelentes músicos e instrumentais de lá mesmo, da região sertaneja, com destaque para a banda “Flor de Lotus”, um espetáculo à parte, formada em sua maioria por simpáticas moças bonitas, cujo profissionalismo não deixa nada a desejar, comparando-se com as outras que conheço. Sem dúvida uma das melhores.

          Uma confraternização daquelas que bate a saudade logo que a festa termina.  Na mesa a presença do prefeito Celino e sua consorte, dona Ilda, da simpática Delzinha, prefeita recém-eleita, devidamente acompanhada de seu esposo, do casal ex-prefeito Hélio Costa e dona Fátima, de seu genro Mano de Duquinha, dos vereadores Geraldo de Zeca, Geraldo Regina, Zé Filho, Riavaldo Araújo e outros. Destacamos, ainda, a presença da simpaticíssima Magna Monara, filha de seu Celino, por ser ela uma excelente cantora profissional. É de se registrar também as presenças dos ilustres amigos Dr. João Chaves (médico da nossa região) e seu irmão Paulo Chaves, do engenheiro, empresário e líder político Carlinho de Celino, e do engenheiro agrônomo Leopoldo, genro do prefeito, entre outros. Detalhe: Apesar da recente campanha eleitoral, na festa ninguém falou em política, nem houve nenhum registro de violência.

          Mas o que mais despertou a minha curiosidade nas coisas do sertão foi a peculiaridade de seu povo. Na igreja a religiosidade estampada no semblante de cada um e a fiel obediência à ritualística do ato religioso; A hospitalidade sertaneja não pode ser imitada: O prazer de nos receber,  a alegria contagiante, o sorriso largo seguido do aperto de mão e do abraço sincero. 
      
          Sebastião Gerbase (Basinho)                   

Versos para Duí:

Um dos melhores momentos
Que passei em Igaracy
E espero passar de novo
Quando eu voltar por aí
Foi quando fui visitar
Conhecer e abraçar
O meu amigo Duí.

Pense num baixinho bom
De beber e de brincar
De receber bem a gente
De cantar, de aboiar,
De fazer mudar o clima
Fazendo verso sem rima
E sem precisar rimar.



Pois bem, Duí, fique certo
Que eu voltarei aí
Vou descobrir o seu nome
Que eu sei que não é Duí
Foi bem algum atrevido
Que botou esse apelido
Pra gente se divertir.

Mas eu gostei desse nome
Porque é pequenininho
Meio parecido com o dono
Que é um pouco baixinho
Simpático, bem humorado,
Valente, desaforado
E amigo de Basinho.



Gostei, temos que Preservar uma figura como nosso Amigo Duí !!!