Páginas

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Governo do Estado inicia distribuição de sementes pelo Sertão


A Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) lança, neste sábado (11), no município de Emas, o Programa Estadual de Bancos de Sementes Comunitárias - Safra 2011/2012, com a entrega de sementes selecionadas para agricultores familiares. Inicialmente, serão beneficiados agricultores dos municípios que compõem a região do Sertão, atendendo a mais de 25 mil famílias. Serão 275 toneladas de sementes para essa região.

Durante a solenidade, acontecerá também a inauguração da feira agroecológica da agricultura familiar, envolvendo os municípios de Catingueira, Emas e Olho d´Água. A feira é mais uma ação da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar, em parceria com os municípios, e vai acontecer semanalmente para a comercialização de produtos agrícolas sem agrotóxicos. Todos os produtos vêm das propriedades de 20 agricultores familiares que são assistidos pela Emater.

Este ano, a novidade no Programa Estadual de Sementes Comunitárias é a distribuição de 1.600 caixas de batatinhas sementes e de sementes de algodão. Segundo o secretário Executivo da Agricultura Familiar, Alexandre Eduardo, desde o ano passado o Estado vem recuperando, nas regiões do Brejo e Agreste, o plantio de batatinhas. Já o algodão será distribuído no Sertão.

Também dentro do Programa Estadual de Sementes, serão distribuídas 25 toneladas de sementes de sorgo, tipo "ponta negra”; e dez toneladas de milho BRS 1501, o "milheto”, destinadas ao fortalecimento do Programa Estadual de Alimentação Animal. Segundo Alexandre, essa é uma ação fundamental em benefício do pequeno produtor, que terá mais condições de alimentar seus animais e, consequentemente, produzirão mais leite e mais carne.

O programa de distribuição de sementes do Governo do Estado é gratuito e tem como meta aumentar a renda e inclusão produtiva para o agricultor familiar. Também tem o objetivo de fortalecer e apoiar a produção local de sementes.

Serão beneficiados agricultores que integram o Programa de Sementes para a Agricultura Familiar, que estão inscritos no programa Garantia-Safra. Em contrapartida, os produtores terão que repassar ao Governo a mesma quantidade de grãos que receberam para assegurar os estoques nos bancos de sementes comunitários. Além da Sedap, a Emater, a Emepa e os Conselhos Municipais de Agricultura estarão envolvidos no processo de entrega.

Cronograma de distribuição – De acordo com o secretário da Sedap, Marenilson Batista, após o Sertão, as sementes começarão a ser distribuídas no restante do Estado, conforme o início do período chuvoso de cada região.

A Sedap está aguardando da Empresa Santana Agroindustrial a entrega correta do restante das sementes, conforme foi licitado, para iniciar a distribuição no restante dos municípios paraibanos. A empresa já foi notificada pelo Governo do Estado.


Secom

Estela, Ricardo, uma banda do PT, a ausência de Agra e o dia 18 de março

Oficialmente, a candidatura de Estelizabel Bezerra à prefeitura de João Pessoa conta, a partir de hoje, com apoio de parte do PT. A parte, inclusive, que já tinha sinalizado em favor da candidatura à reeleição do prefeito Luciano Agra. Após a troca, um chorozinho aqui, outro aculá, mas tá tudo resolvido.

Assim como Agra tinha, Estela passa a ter metade do PT no projeto de eleição. Não se poderia cobrar mais do que isso, porque sendo ela, Luciano Agra ou qualquer outro nome ligado a Ricardo Coutinho, o PT só vem pela metade.

A outra metade, independentemente do resultado do dia 18 de março, quando o partido realizará congresso para decidir sobre candidatura própria ou aliança com o PSB, será sempre dissidente.

O encontro de hoje, portanto, serviu apenas para uma coisa: para os petistas ligados a Ricardo Coutinho descobrirem que Estela é, de fato, a sua candidata. Em sua fala, o governador foi duro. Em determinando momento, chegou a dizer: “Quem não está aqui, não está no projeto”.

Os petistas, incluindo Luiz Couto, Júlio Rafael, Antônio Barbosa, Jackson Macedo e tantos outros, entenderam o recado. Inclusive o que fez Ricardo tirar do PT a ânsia por indicar antecipadamente o candidato a vice na chapa de Estela.

Diferentemente do governador Ricardo Coutinho, o prefeito Luciano Agra não compareceu. Por se tratar de uma sexta-feira, tinha agenda administrativa na mesma hora que o evento aconteceu.

Tem alegado que o seu discurso de focar na gestão e evitar o processo eleitoral casa bem com sua ausência hoje. Alguns auxiliares da prefeitura, a exemplo do secretário Alexandre Urquiza (Transparência), que estava presente ao lançamento do manifesto, não tem tomado o prefeito como referência. Nem ele, nem outros auxiliares.

De toda forma, Estelizabel segue ao lado de Ricardo Coutinho, que viajou com Nonato Bandeira nos últimos dias, mas voltou com a mesma posição: liberando Nonato, mas defendendo Estela.

Assim, na briga pela banda rachada do PT, Estelizabel parte na frente. A outra banda ela aposta que seja derrotada no dia 18 de março, dia do congresso do PT e dia do aniversário da socialista, cujo desejo nem precisa revelar.


Luís Tôrres

Felipe Leitão deflagra debate interno para PP indicar vice de Nonato

Recém-filiado ao Partido Progressista, o vereador Felipe Leitão anunciou que vai defender a indicação do partido para vaga de vice-prefeito na chapa a ser encabeçada pelo secretário de Comunicação do Estado, jornalista Nonato Bandeira.

Ele disse que vai levar a tese para discussão com as direções municipal e estadual do PP, em caso de não prosperar a intenção da legenda lançar candidato próprio a prefeito na Capital.

A idéia do PP indicar o vice já foi levantada pelo presidente da Câmara, Durval Ferreira, levando em consideração todas as candidaturas. Para Felipe, no entanto, o nome de Nonato é que o mais agrega.

“O PP é um partido forte, com representatividade na Câmara Municipal de João Pessoa, inclusive na pessoa do presidente da Casa, um ministro do governo Dilma e ainda tempo de televisão. E não pode ficar de fora da composição das chapas majoritárias. De todos os nomes postos, considero o de Nonato Bandeira o mais capaz de reunir forças para chegar forte na disputa”, declarou o vereador.

Segundo ele, o PP vai tomar as decisões democraticamente, ouvindo todos as opiniões de suas lideranças até deliberar sobre seu posicionamento.

Luís Tôrres

Ministério da Saúde alerta para queda de estoques de sangue no carnaval

A Coordenação de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde lançou um alerta sobre a queda nos estoques de sangue no País de, em média, 25% antes do carnaval.

A redução nos estoques dos hemocentros ocorre porque muitas pessoas viajam e deixam de doar sangue justamente num período em que a demanda por transfusões, por causa das vítimas de acidentes de trânsito ou de violências, cresce muito.

Para doar sangue é preciso que a pessoa tenha hábitos de vida saudáveis, entre 16 e 68 anos e não esteja tomando medicamentos. Também é importante que o doador leve um documento de identidade com foto e evite alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Faixa etária - O Ministério da Saúde, em junho do ano passado, ampliou a faixa etária de doadores de sangue, permitindo que jovens entre 16 e 17 anos (mediante autorização dos pais ou responsáveis) e idosos até completar 68 anos possam doar sangue.

Pela norma anterior, a doação era autorizada para pessoa com idade entre 18 e 65 anos. As faixas etárias que foram incluídas representam cerca de 14 milhões de brasileiros e a expectativa do governo federal com a mudança é ampliar o volume de sangue coletado no País. A decisão de ampliar o público que pode doar sangue no país está relacionada também com a tendência de crescimento da expectativa de vida da população brasileira.


Fonte: Estadão