Páginas

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Apoio do Governador em Igaracy


Já está decidido, em Igaracy o Governador Ricardo Coutinho, Edvaldo Rosas e Dinaldo Wanderley irão apoiar a candidatura da Vice-Prefeita Deusinha(PSB). Eles disseram também que vão ao município tanto pedir votos, fazendo o corpo a corpo, quanto participar de comícios.

‘REI MIDAS’: campinenses acreditam que qualquer candidato indicado por Cássio vencerá disputa pela PMCG

Em uma enquete realizada na manhã desta sexta-feira, (29), pela rádio Caturité AM, durante o programa Cidade Viva, do radialista Abílio José, que vai ao ar diariamente das 9h as 10h, foi perguntado em quem os campinenses votariam para prefeito de Campina Grande, se no candidato indicado pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB) ou se no candidato indicado pelo atual prefeito da cidade Veneziano Vital do Rego (PMDB).

51 pessoas participaram da enquete, das quais, 35 disseram que votariam em qualquer candidato indicado pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB), 14 votariam na indicação feita por Veneziano Vital do Rego (PMDB) e 2 disseram que não votariam em nenhum candidato indicado pelo cabeludo ou pelo tucano.

O resultado ratifica a expressiva votação do governador Ricardo Coutinho (PSB), na Rainha da Borborema. O socialista foi o candidato de Cássio nas eleições de 2010 e abarcou a maioria dos votos, deixando para trás o candidato do atual prefeito Veneziano, o ex-governador José Maranhão.

Se a perspectiva for seguida em 2012, quem deve ganhar o pleito na cidade é o deputado Romero Rodrigues (PSDB). O parlamentar já recebeu o apoio de Cássio na disputa municipal do próximo ano.


PB Agora

Estado Paraíba poderá ganhar mais 2 universidades federais

Duas novas universidades federais poderão ser criadas na Paraíba se os projetos de desmembramento da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) forem aprovados no Congresso Nacional. A proposta foi encaminhada pelo senador Wilson Santiago (PMDB), que apresentou dois projetos de lei à Comissão de Educação do Senado para a criação da Universidade Federal Rural da Paraíba (UFRPB), em Areia, e a Universidade do Sertão (Unisertão), em Patos.

O projeto de lei n° 346/2011 foi apresentado à Comissão de Educação em 26 de junho, propondo que seja concedida a autorização ao Governo Federal para criar a Unisertão, absorvendo os campi da UFCG em Patos, Sousa, Pombal e Cajazeiras. A proposta prevê ainda a criação de outros quatro campi para a nova instituição, que seriam instalados nos municípios de Itaporanga, Catolé do Rocha, Princesa Isabel e Uiraúna.

A UFCG possui atualmente 5,9 mil alunos matriculados nos 22 cursos de graduação oferecidos no Sertão. Em Patos funcionam os cursos de Odontologia, Veterinária, Engenharia Florestal e Ciências Biológicas. Em Sousa há vagas para Direito, Administração, Ciências Contábeis e Serviço Social. Em Cajazeiras funciona Medicina e Enfermagem, além do Centro de Formação de Professores com nove cursos de licenciatura.

Em Pombal há ainda a graduação em Agronomia, Engenharia de Alimentos e Engenharia Ambiental. Ao todo a UFCG possui sete campi com um total de 16,6 mil alunos, estando presente também em Campina Grande, Sumé e Cuité. Estes serão os únicos campi da UFCG, caso o desmembramento seja aprovado.

Já no último dia 7 de julho foi apresentado o Projeto de Lei n° 398/2011, que pretende garantir a autorização para a União criar a UFRPB com a utilização da infraestrutura já existente no Centro de Ciências Agrárias da UFPB em Areia e prevê também a criação de novos cargos para a ampliação da oferta de cursos em nível superior. A nova instituição seria composta ainda pelo Centro de Formação de Tecnólogos da UFPB no município de Bananeiras, que possui três cursos de nível superior e uma Escola Agrícola.

Estudam atualmente em Areia 1,2 mil alunos nos cursos de agronomia, zootecnia, biologia e veterinária e este ano serão ofertadas mais vagas com a criação dos cursos de licenciatura e bacharelado em química. Agronomia de Areia é o mais antigo curso superior do Estado, com 75 anos de existência. Já no Campus III da UFPB em Bananeiras funcionam Administração e Agroindústria e licenciatura em Ciências Agrárias e Pedagogia, além dos cursos técnicos em Agropecuária, Agroindústria e Aquicultura. A UFPB está presente ainda em João Pessoa, Rio Tinto e Mamanguape.

Essa não é a primeira vez que se propõe a divisão de universidades federais na Paraíba. No início do ano passado, a UFCG realizou audiências públicas nos quatro campi no Sertão para discutir a proposta, que não foi aprovada. “Fizemos uma série de audiências públicas e naquele momento a comunidade acadêmica entendeu que não era o momento de desmembrar uma universidade que ainda não completou seu processo de implantação e expansão”, comentou o vice-reitor da UFCG, Edilson Maia. A própria UFCG foi criada em 2002, a partir do desmembramento com a UFPB.

A direção do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFPB, em Areia, informou que o projeto de divisão não está sendo discutido internamente pela instituição. “A divisão não depende apenas do projeto de lei, mas de um estudo entre os departamentos e a reitoria da UFPB e também a discussão com os parlamentares. O desmembramento é uma aspiração antiga de parte da comunidade acadêmica há mais de 30 anos e está ganhando força com a ampliação do CCA”, argumenta Alexandre Alves, vice-diretor de centro.

O senador justifica a apresentação dos projetos de lei afirmando que a criação das novas instituições vai diminuir o déficit de vagas para estudantes no ensino superior.

“O déficit de instituições e de vagas é particularmente sensível na região Nordeste, que detém baixos indicadores de oferta desse nível de ensino. Ainda que o Governo Federal tenha retomado a expansão da rede de universidades federais, persistem em diversas localidades gargalos injustificáveis na oferta de cursos superiores”, argumentou Santiago na justificativa encaminhada à Comissão de Educação do Senado.




Fonte: Élison Pereira com o paraiba1





UFPB e UFCG aparecem entre as 60 melhores universidades da América Latina; ‘paraibanas’ estão à frente das universidades de Santiago e de Havana

A Universidade Federal da Paraíba e de Campina Grande estão entre os 60 melhores centros de ensino superior da América Latina, segundo ranking divulgado pela Webometrics Ranking Web of World Universities, instituto internacional de avaliação.

Como se não bastasse figurar na lista das “100 melhores”, as universidades paraibanos superam outros centros tradicionais como o de Santa Catarina, o de Santiago do Chile e até da tradicional universidade de Havana.

Entre as duas vem apresentando desempenho melhor a UFPB, em 51º, enquanto a UFCG aparece em 59º.

Top 10

O top 10 é formado por instituições americanas. As três primeiras colocadas são a Massachusetts Institute of Technology, Harvard University e Stanford University, que permanecem na mesma colocação da última divulgação. A primeira universidade europeia no levantamento é Cambridge, localizada na Inglaterra.

O ranking América Latina é liderado pelas universidades brasileiras. Entre as dez primeiras colocadas, sete são instituições do Brasil. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na 150ª posição, Universidade Estadual de Campinas, na 158ª colocação, seguidas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e Universidade Federal de Minas Gerais.

Desde 2004, o ranking é divulgado duas vezes por ano - em janeiro e julho - e cobre mais de 20 mil instituições de ensino superior de todo o mundo. O relatório leva em conta o desempenho global e a visibilidade das instituições na web, incluindo indicadores de pesquisa e qualidade de estudantes e professores, levando em conta seu compromisso com o ensino, os resultados das pesquisas e suas relações com outros setores da sociedade.

O Webometrics Ranking Web of World Universities é promovido pelo Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC, na sigla em espanhol) da Espanha. Estatísticas relacionadas ao número de visitantes em páginas da internet pertencentes a universidades são consideradas. Outro aspecto é o número de publicações em citações bibliográficas dentro do banco de dados Google Scholar, que tem boa cobertura dos repositórios institucionais das universidades em todo o mundo.

A ideia do ranking é motivar as instituições e pesquisadores a estarem presentes na web, divulgando com precisão suas atividades. Além disso, de acordo com a organização do ranking, se o desempenho da universidade na web estiver abaixo da posição esperada em função da excelência acadêmica, deveria haver um esforço maior por parte da universidade na divulgação das publicações no âmbito online.


PB Agora

com Terra

Primeira-dama: "Cendac cria perspectivas de vida"

“A essência do Cendac é a cidadania, e não o assistencialismo”, afirmou a primeira-dama do Estado e presidente de honra do Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente, Pâmela Bório, durante solenidade de lançamento de novos cursos destinados a pessoas de baixa renda, a mulheres em situação de violência e também a pessoas cadastradas no programa Bolsa Família. Os novos cursos serão iniciados na próxima segunda-feira (01), segundo informou a presidente do Cendac, Valquíria Alencar.



Na tarde desta quinta-feira (28), juntamente com o superintendente da Lotep, Antonio Fábio Soares Carneiro, a presidente do Cendac assinou convênio de cooperação financeira por meio do qual a Loteria do Estado da Paraíba vai disponibilizar recursos da ordem de R$ 20 mil mensais para cobrir as despesas com os novos cursos.

Em João Pessoa, serão oferecidas aulas de embelezamento facial e massagem corporal, informática para jovens e informática para pessoas acima de 30 anos de idade. Já em Campina Grande serão oferecidos dois cursos de cabeleireiro. Cada turma será formada por 25 alunos, que terão direito, gratuitamente, a todo o material necessário ao aprendizado, e ainda a vale-transporte e alimentação (lanche).

Economia – Valquíria Alencar aproveitou para fazer uma prestação de contas das ações desenvolvidas nos seis primeiros meses de sua gestão. Conforme ressaltou, o primeiro desafio foi o de resgatar a credibilidade do Cendac junto aos demais órgãos da administração estadual e aos fornecedores.

Para isso, além de fazer um levantamento das dívidas então existentes, inclusive com os instrutores dos cursos anteriormente oferecidos, foi necessário fazer uma revisão de toda a estrutura do órgão, incluindo o corpo funcional, composto por 153 funcionários (dos quais 82 eram “fantasmas”).

“Reduzimos o quadro para 71 funcionários, número suficiente de profissionais capacitados para garantir o bom funcionamento do Cendac”, disse a presidente, acrescentando que entre os cortes de gastos foram desativadas sete linhas telefônicas que eram inteiramente desnecessárias.

Cidadania – Falando para uma platéia formada por alunos, funcionários e instrutores, a primeira-dama do Estado, Pâmela Bório, mostrou-se satisfeita por ser presidente de honra de um órgão que, segundo enfatizou, deixou de lado o caráter assistencialista do passado para investir na cidadania de pessoas pertencentes às camadas carentes da sociedade. Ela falou da importância da oferta de oportunidades de profissionalização e de inserção no mercado de trabalho e disse ser muito importante a oportunidade de gerar a própria renda.

Compondo a mesa diretora dos trabalhos, o superintendente da Lotep observou que a meta de apoiar as instituições filantrópicas do Estado é uma prioridade e uma determinação do próprio governador Ricardo Coutinho. Além do Cendac, ele lembrou que a Loteria do Estado da Paraíba firmou outro convênio com a Casa da Criança com Câncer, no Róger. Prestando atendimento a crianças que necessitam de auxílio para o tratamento do câncer, a entidade precisa de apoio por meio de trabalho voluntário e doações.

Segundo informou Fábio, os dois convênios são financiados com recursos próprios da loteria estadual, e a ideia do Governo é ampliar a parceria com outras entidades do gênero. “Nós já temos cinco a seis convênios em fase de análise e de aprovação na Controladoria Geral do Estado”, acrescentou.

O Cendac – O Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente é uma Organização não-governamental, sem fins lucrativos, fundada em abril de 1979 e reconhecida de Utilidade Pública Federal. Com atividades são voltadas para o atendimento a adolescentes, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social e de baixa escolaridade, o órgão atua em vários municípios da Paraíba, fortalecendo aptidões e empreendedorismo.

A sede central do Cendac está em João Pessoa, na Avenida João Machado, mas há ainda uma unidade em Campina Grande. O objetivo da atual administração é interiorizar o órgão por meio da criação e instalação de sub-sedes em todas as regiões do Estado. Atualmente, o centro desenvolve ações de apoio às crianças de creches e de educação para jovens, mulheres e adultos.

O objetivo central do Cendac é a geração de ocupação e renda e também a inserção dos segmentos de jovens e adultos no mercado de trabalho. “Em outras palavras, nós procuramos contribuir para a inclusão social de jovens e mulheres pela qualificação profissional, contribuindo para a erradicação da pobreza no Estado e oportunizando geração de renda a jovens e mulheres”, disse a presidente Valquíria Alencar, que assumiu o cargo no dia 27 de janeiro de 2011.

Cagepa convoca 82 para assinarem contrato de trabalho

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) está convocando, para assinatura de contrato de trabalho, 82 aprovados no último concurso público realizado pela empresa para o cargo de Agente Operacional. A relação contendo os nomes dos convocados, que já realizaram exames médicos, foi publicada na edição desta sexta-feira (29) do Diário Oficial do Estado.

De acordo com o presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, os agentes operacionais convocados, neste momento, irão atuar nas cidades de Alagoa Grande, Areial, Aroeiras, Bananeiras, Bayeux, Boqueirão, Cabedelo, Cajazeirinhas, Capim, Catingueira, Catolé do Rocha, Conde, Congo, Cruz do Espírito Santo, Cuité de Mamanguape, Desterro, Diamante, Gravatá, Jacaraú, Jacumã, Malta, Massaranduba, Monte Horebe, Monteiro, Natuba, Nova Floresta, Nova Palmeira, Ouro Velho, Patos, Pirpirituba, São José dos Cordeiros, Santa Cruz, Santa Rita, São Bento, Solânea, Sumé, Tavares, além da capital, João Pessoa.

Segundo o Diretor Administrativo e Financeira da Cagepa, Jorge Gurgel, os convocados deverão comparecer à sede da Companhia, localizada na Rua Feliciano Cirne, no bairro de Jaguaribe, na Capital, nas próximas quarta-feira (3) e quinta-feira (4), às 8h, para instrumentalizar seus contratos de trabalho.