Páginas

quarta-feira, 7 de março de 2012

Cássio diz que ‘não entra no jogo sujo da oposição’ e que aliança com RC será mantida em 2014

Em uma entrevista a uma emissora de rádio local, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), negou que esteja deixando de lado a sua aliança com o governador Ricardo Coutinho (PSB). 

Segundo o senador, a aliança construída na eleição de 2010 é duradoura. "A aliança que construímos ela é duradoura e isso significa que será mantida para a eleição de 2014. 

O que existe é certos oposicionistas aproveitando o momento dificil em que passo, para criar boatos em torno desta aliança. Não entrarei no jogo sujo da oposição, acredito que Ricardo Coutinho vem trabalhando certo para colocar a Paraíba no rumo certo, ele tem projetos maravilhosos para o Estado", declarou Cássio. Sobre as eleições deste ano, Cássio disse que não se pode misturar aliança estadual com municipal. "Estão querendo também misturar a eleição municipal com a estadual. Cada eleição é uma eleição. 

Então não tem nada definido ainda e no momento certo, vamos nos pronunciar a respeito desta questão", observou o senador tucano. Cássio também negou que venha se afastar do senado federal, para participar do pleito municipal. 

Por Fábio Augusto Paraíba Já

Cássio quer Agra

Eu vou contar um pouco do que sei, porque, caso contrário, vou explodir. O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) tem sim um candidato a prefeito de João Pessoa. E, por enquanto, não é Cícero Lucena, Nonato Bandeira ou Estelizabel Bezerra. É o prefeito Luciano Agra (PSB). 

 Construindo uma relação de maior proximidade com Agra há algum tempo, o senador tucano, em conversas com aliados, sempre criticou a renúncia do prefeito à disputa pela reeleição. E, com base em análise pessoal pautada em pesquisas, insiste na tese que o socialista continua como a melhor opção da base. 

Já revelou isso a Agra. E revela a quem se dispuser a conversar “em off” com ele sobre João Pessoa. Não sei se disse a Ricardo Coutinho. Mas nem precisa. 

Os sinais que tem dado são claríssimos. 

Cássio continuar dizendo que o PSB está com a candidatura indefinida. Ora, quem disse que está? Oficialmente, o PSB já definiu sua candidatura. É Estelizabel e pronto. Ao falar em indefinição do PSB, Cássio deixa claro que quer manter acesa a chama do “Volta Agra”. 

 E por várias razões. 

 Externamente, para ele, era mais fácil ficar neutro em João Pessoa diante de uma disputa acirrada e equilibrada que teria de lado um presidente do seu partido, o amigo Cícero Lucena, e do outro, o prefeito Luciano Agra, cujo partido Cássio gostaria (e precisa) manter a aliança. 

 Difícil é não se posicionar em favor do seu partido numa eleição que, ao menos até agora, coloca Cícero como franco favorito. Por isso, ele admitiu a “arrancada” de Cícero em função dessa “indefinição do PSB”. É como se quisesse dizer: “Não deixem que Cícero cresçam!”. 

 Internamente, o senador tucano mira em Agra um canal de diálogo que já não prescinde de intermediários. Ou seja, Cássio já trata de política e gestão com Agra diretamente, sem Ricardo Coutinho como padrinho. 

Diferentemente do que aconteceria numa eventual posse na prefeitura de Estelizabel ou até mesmo Nonato Bandeira. 

Assim, para Cássio, que publicamente continua neutro e à margem do processo, a torcida maior é para que em junho o prefeito Luciano Agra esteja de volta no cenário. 

A tese atrapalha, claro, o avanço das candidaturas postas do grupo, em especial de Estela. 

Estrategicamente, no entanto, apesar de ter propensão por Agra, Cássio deverá deixar que o governador Ricardo resolva a parada em João Pessoa, ficando neutro diante da posição a ser definida. Tudo em nome da preservação da aliança para 2014, quando o tucano também já em suas preferências. E a principal delas é derrotar Veneziano Vital do Rego num eventual disputa ao governo entre o Cabeludo e o governador. 

Luís Tôrres