Páginas

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Bancada federal: tamanho é documento sim


De cara, dá vontade de cair na tentação e dizer que perder um ou dois deputados federais não faz diferença alguma pra Paraíba já que alguns parlamentares só estão em Brasília para satisfazer interesses próprios.

Mas não é verdade. Em Brasília, no Congresso Nacional, a importância dos estados é medida de acordo com o tamanho de suas bancadas.
Quanto maior e quanto mais unida for a bancada, mais prestígio, poder de barganha, capacidade de articulação e condições de arrancar recursos do governo federal terá o estado da federação.

Já sofrendo há décadas com o nanismo numérico, a Paraíba nunca soube o que isso. Pequena e desunida, ficou ainda mais frágil, como se tirassem sangue de um anêmico. Forçará a Paraíba a brigar cada vez mais atreladas aos demais estados nordestinos, a fim de representar alguma força em questões como melhor distribuição tributária, combate à seca e transposição do Rio São Francisco.  

Mas quando o assunto for específico, como investimentos diretos no Porto de Cabedelo, caberá aos dez que restaram se desdobrarem ao máximo pra evitar que a Paraíba deixe definitivamente de fazer parte do mapa político brasileiro. 

Luís Tôrres