Páginas

domingo, 22 de abril de 2012

Tubarão mostruoso é capturado por pescadores na África do Sul


Imagens de um tubarão captuardo na África do Sul foram confirmadas por autoridades da região pesqueira de Mossel Bay como verdadeiras. Quando os cientistas dissecaram o Tubarão-branco de 4,3 metros e quase 700kg, descobriram que a fêmea era na verdade uma adolescente e iria crescer mais.

Moradores acreditam que o animal é o mesmo que vinha causando problemas para pescadores e surfistas. Ele ficou preso em redes de pesca, algumas autoridades tentarão salvar o peixão, mas o tubarão se enroscou mais nas redes e morreu.

Paraiba

O último adeus à Gil Galdino



Foi com aplausos que parentes e amigos deram o último adeus ao ex-prefeito de Piancó Gil Galdino, que faleceu na tarde desta quinta-feira em Capina Grande.
Gil que foi prefeito por três mandatos em Piancó, e era considerado um dos maiores lideres políticos de todos os tempos da cidade, tinha 86 anos. Ele deixa duas filhas, inclusive a atual prefeita de Piancó, Flávia Serra Galdino, como também a viúva dona Dimaria Serra Galdino, com quem foi casado durante 50 anos.

Ginásio “O MADRUGÃO” em Itaporanga sediará audiência regional do Orçamento Democrático Estadual no dia 27 de abril – próxima Sexta.



Confirmado para o dia 27 de abril, sexta-feira, às 19:00 horas no Ginásio “O MADRUGÂO” em Itaporanga a audiência regional do Orçamento Democrático Estadual – ODE. Participam da audiência a população de 18 cidades polarizadas pela cidade sede da 7ª Região Geo-administrativa do Estado, ou seja, Itaporanga. O ginásio da “O MADRUGÃO” estará recebendo uma média de 1.000 pessoas das mais variadas localidades. A audiência é aberta ao público, participe.
Durante a audiência, que contará com a presença do governador Ricardo Coutinho – PSB e de todos os secretários e agentes de Estado, estarão sendo escolhidas três prioridades de governo para a região. No ano passado, a população definiu abastecimento d’agua, educação e saúde como sendo as principais prioridades para os investimentos no Vale do Piancó. Também na audiência os presentes poderão apontar obras para serem executadas pelo Governo do Estado em 2013.
A primeira audiência do Orçamento Democrático Estadual aconteceu na última sexta-feira, dia 13, na cidade de Mamanguape. No sábado, dia 14, houve a segunda na cidade de Guarabira. Nas duas, o governador assinou convênios, definiu parcerias e deu início em obras para região.
Reivindicações, faixas com pedido de execução de obras, grupos organizados, povo, políticos locais e estaduais, essa tem sido a tônica das audiências do ODE. Cartilhas são distribuídas durante as plenárias com o intuito de esclarecer sobre as etapas do Orçamento Democrático Estadual.
A audiência na cidade de Itaporanga também marcará a saída de Jozivan Antero da Gerência de Acompanhamento do Orçamento Democrático Estadual – ODE onde ele orienta os trabalhos da 7ª Região. Jozivan ingressou no ano passado quando da implantação do Orçamento pelo governo do Estado e foi encarregado no final de 2011 para acompanhar as atividades na região de Patos, Sousa e Itaporanga. “Dei minha contribuição e continuarei dando. O Orçamento Democrático é uma das ferramentas de fortalecimento da democracia e uma forma de avaliação pelo povo do próprio governo”, confessou Jozivan.
“Jozivan Antero fez um bom trabalho no acompanhamento desta Gerência Regional do ODE, sempre esteve presente nas atividades e orientando quando necessário o nosso trabalho, espero que ele tenha sucesso na sua nova ocupação, pois é um companheiro batalhador e sério nas suas atitudes.” Relatou Clério Nunes.


7ª Gerência Regional do ODE – Itaporanga – Vale Do Piancó. 

Ricardo se reúne com Dilma para discutir ações de combate à seca

O governador Ricardo Coutinho participa, nesta segunda-feira (23), às 15h, em Aracaju (SE), de uma reunião com a presidente da República, Dilma Rousseff, e os governadores do Nordeste e de Minas Gerais para discutir ações emergenciais em relação à estiagem que atinge todo o semiárido nordestino. Ricardo irá apresentar um diagnóstico da Defesa Civil do Estado sobre os efeitos da seca que atinge 143 municípios paraibanos e solicitar apoio federal para minimizar os problemas ocasionados pela falta d'água e perda do plantio.

O governador entregará a Dilma Rousseff um documento solicitando a antecipação do reajuste do preço mínimo do sisal, o custeio para contratação de máquinas para construir e recuperar barreiros e açudes, antecipação e liberação de mais uma parcela do programa Garantia Safra, criação de uma linha de crédito de custeio e investimento no âmbito do Pronaf e ampliação do programa Água para Todos com cisternas, sistemas coletivos de abastecimento e barreiros.

Ricardo destacou que o governo está mobilizado para reduzir ao máximo os efeitos da seca e resolver a situação dos poços artesianos e cisternas e do nível de água nos açudes nos municípios. "A Paraíba possui 143 municípios atingidos pela falta de chuva, o que é preocupante e requer todo o empenho dos governos federal, estadual e municipal para diminuir os impactos negativos de uma estiagem”, constatou.  

E adiantou: "Nos reunimos esta semana com a equipe de governo para discutir a situação da Paraíba e definir estratégias conjuntas com os prefeitos. Identificamos que 143 municípios estão sendo atingidos pela estiagem e convidamos os prefeitos destas cidades para na próxima quinta-feira convergir ações, conhecer a realidade de cada localidade e repassar detalhes da reunião com a presidente em Aracaju”.

Emergência 
Ricardo Coutinho revelou que o Governo estuda a possibilidade do Estado decretar situação de emergência nesses municípios. "Estaria viajando neste final de semana para o Canadá, mas desmarquei e deleguei a missão ao vice-governador Rômulo Gouveia, diante da situação ocasionada pela seca e importantes reuniões e anúncios com a presidente Dilma durante a semana”, argumentou.   

Caixa aplica concurso neste domingo para 1 milhão de candidatos


Seleção é para técnico bancário novo, de nível médio.
O provimento das vagas estará sujeito ao planejamento da Caixa.


A prova do concurso da Caixa Econômica Federal para formação de cadastro de reserva para o cargo de técnico bancário novo, que exige nível médio, será aplicada neste domingo (22) pela Fundação Cesgranrio. A organizadora disponibilizou um link no site para os candidatos terem acesso aos locais de prova -clique aqui para ver o local de prova. O exame será aplicado às 13h e terá quatro horas de duração.
A Cesgranrio divulgou nesta quinta-feira (19) o número final de inscritos no concurso. No total são 1.086.513 candidatos. O número parcial, divulgado inicialmente pela Caixa, era de 1.086.514.
Somente no estado de São Paulo são 181.799 inscritos (contando os candidatos da área de tecnologia da informação). Em seguida aparecem Minas Gerais com 107.198 candidatos, Paraná com 82.861, Rio de Janeiro com 78.789, Bahia com 71.652 e Rio Grande do Sul com 67.345.
O salário para técnico bancário novo é de R$ 1.744 para jornada de trabalho de 6 horas diárias, caracterizando 30 horas semanais.
O candidato deverá optar por um polo, que estará automaticamente vinculado ao macropolo correspondente, para fins de classificação e convocação, e à cidade de realização das provas, conforme Anexo II do edital. O provimento das vagas estará sujeito ao planejamento estratégico e às necessidades da Caixa.
O técnico bancário fará atendimento aos clientes e ao público em geral, efetuando operações diversas, executando atividades bancárias e administrativas, de forma a contribuir para a realização de negócios, possibilitando o alcance das metas, o bom desempenho da unidade e a satisfação dos clientes internos e externos.
As vantagens oferecidas são participação nos lucros e nos resultados; possibilidade de participação em plano de saúde e em plano de previdência complementar; auxílio refeição/alimentação; auxílio cesta/alimentação.
O concurso público terá três etapas: provas objetivas, prova de redação e exames médicos admissionais.

A prova de conhecimentos básicos (comuns a todos os polos) terá língua portuguesa, matemática, atualidades, ética, atendimento, história e estatuto da Caixa e legislação específica. A prova de conhecimentos específicos (para todos os polos, exceto para os de tecnologia da informação - DF, RJ e SP) terá conhecimentos bancários I e noções de informática. Já a de conhecimentos específicos exclusivamente para os polos de tecnologia da informação terá tecnologia da informação e conhecimentos bancários II.

Na redação serão aceitas a antiga e a nova ortografia, isto é, a forma de grafar e de acentuar as palavras vigentes até 31 de dezembro de 2008 e a que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2009. A redação deve ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, e valerá 10 pontos.
Ficam asseguradas as admissões, conforme necessidade de provimento, dos candidatos classificados nos concursos públicos 2010 para o cargo de técnico bancário novo até o término de suas vigências, ou seja, 13 de junho de 2012, para RJ e SP, e 28 de junho de 2012, para os demais estados, ou até o esgotamento do cadastro de reserva no polo/macropolo de opção, prevalecendo o que ocorrer primeiro.
O concurso público terá validade de um ano, podendo ser prorrogado, a critério da caixa, uma única vez, por igual período, contado a partir da data de homologação do resultado final, prevista para 19 de junho.
Veja a lista de inscritos por estado
EstadoNúmero de candidatos
Acre11.291
Alagoas11.426
Amapá8.214
Amazonas13.670
Bahia71.652
Ceará49.521
Distrito Federal67.707
Espírito Santo26.127
Goiás40.868
Maranhão26.978
Minas Gerais107.198
Mato Grosso25.592
Mato Grosso do Sul12.323
Pará29.228
Paraíba22.269
Paraná82.861
Pernambuco42.773
Piauí16.215
Rio de Janeiro78.789
Rio Grande do Norte16.126
Rio Grande do Sul67.345
Rondônia14.973
Roraima5.396
Santa Catarina33.935
São Paulo181.799
Sergipe12.888
Tocantins9.267