Páginas

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Armando Abílio coloca emissora de rádio particular para cobrir evento de Ricardo


O presidente do PTB paraibano, ex-deputado Armando Abílio, está por um cabelo de sapo para oficializar adesão à base do governador Ricardo Coutinho, apesar de não dizer isso publicamente. Mas se gestos valem mais do que palavras, vale lembrar que Abílio colocou sua emissora de rádio para transmitir ao vivo e em tempo integral toda solenidade de assinatura por parte do governo da ordem de serviço para obras de reconstrução de Camará. Secretário adjunto da Transparência em João Pessoa, Léo Jonhson, genro de Abílio, aposta que pode fazer agora o que não conseguiu em 2010.


Luís Tôrres

DESFILE NA EEEFM JOSELITA BRASILEIRO

A Direção da Escola Estadual Joselita Brasileiro está trabalhando nos bastidores para promover um determinado desfile que segundo fonte, a qual não podemos revelar, vai entar não somente na história deste município, mas também vai calar a boca de muitos crocodilos pseudo-blogueiros. Portanto, aguardem...

Procon dá dicas de como agir na greve dos bancários

Bancários de todo país entram em greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (27). Na Paraíba, a decisão foi tomada em assembleia realizada pelo Sindicato dos Bancários na noite de onte (26). A paralisação atinge bancos privados e públicos.

A categoria reivindica valorização do piso salarial, participação nos lucros e melhorias nas condições de trabalho. A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), orientou os clientes de bancos a usarem caminhos alternativos para realizarem suas transações bancárias, como internet, telefone e terminais de atendimento.

Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários na Paraíba, Marcos Henriques, a expectativa é de que 95% da categoria adira à greve. Por conta da paralisação, os servidores da Prefeitura de João Pessoa tiveram seu pagamento adiantado para ontem.

A Secretaria de Administração Estadual assegurou que, mesmo com a greve iniciada nesta terça, o pagamento será realizado nas próximas quinta (29) e sextas-feiras (30).

Lembrando que os caixas eletrônicos estarão abastecidos somente até a próxima sexta-feira, dia 30. Após esse período os dispositivos também ficarão sem cédulas disponíveis para os clientes.

Como agir durante a greve dos bancários

De acordo com o Procon-PB, o consumidor deve ficar atento a fim de não ser prejudicado por causa da greve por tempo indeterminado dos bancários. O órgão lembra que, legalmente, a greve não gera abatimento de juros por atraso no pagamento de contas.

Para isso, o Procon orienta o consumidor a procurar uma Casa Lotérica ou lojas de departamento que são autorizadas a aceitar contas de consumo (como água, energia e telefone, por exemplo). Ou ainda nos terminais de autoatendimento e ainda o pagamento por transferência eletrônica realizada pela internet.

Paraíba Já

Pai e filho morrem eletrocutados no Sertão da PB

Uma tragédia marcou o final da tarde dessa segunda-feira (26), no sítio Mulunguizinho, zona rural de Triunfo no Alto Sertão.

Segundo testemunhas, o jovem Jonh Lennon Gonçalves Bezerra, 21 anos, solteiro, agricultor estava trabalhando em uma lavoura de arroz e no momento em que conduzia canos metálicos de irrigação bateu em fios elétricos de baixa tensão que estavam no solo desaterrados e sem proteção.

O rapaz sofreu uma descarga repentina e o pai dele, José Geraldo Bezerra, 53 anos, ao ver o filho agonizando tentou em desespero salvá-lo, mas também foi atingido pela descarga e acabou morrendo. Pai e filho tiveram morte no local.

A tragédia provocou uma verdadeira tragédia em família.

Radar Sertanejo

Cássio confirma filiação do filho ao PSDB, reafirma apoio a RC e descarta dividir palanque com Maranhão

Por Eloísa França

Pondo um fim às especulações sobre a filiação partidária de seu filho, o empresário Diogo Cunha Lima, o senador eleito Cássio Cunha Lima (PSDB) confirmou nesta terça-feira (27), que o jovem vai se filiar à legenda tucana.

Cássio, porém, descartou a candidatura do filho a um cargo eletivo em 2012 e comparou a filiação a tirar um passaporte. “Quando você viaja para o exterior, você precisa de um passaporte. Ninguém que tira passaporte está com bilhete comprado ou viagem marcada, é apenas um pré-requisito”, comparou.

Para descartar de vez os rumores da candidatura de Diogo à Prefeitura de Campina Grande, Cássio reafirmou seu apoio ao deputado federal Romero Rodrigues (PSDB). “É natural haver especulações com a filiação de Diogo, mas o fato é que o nosso candidato é o deputado Romero Rodrigues”, asseguou.

Em João Pessoa
Questionado sobre a possibilidade de dividir o mesmo palanque com o ex-governador José Maranhão (PMDB) em um hipotético apoio à candidatura do senador Cícero Lucena (PSDB), Cássio foi taxativo: “Não me vejo nessa condição”. “Não tenho nada de pessoal contra Maranhão. Apenas discordo das práticas políticas dele”, completou.

Sobre a pré-candidatura do senador Cícero à Prefeitura da Capital, Cássio disse que vê a postulação como legítima, porém, lembrou que a questão ainda precisa ser debatida internamente.
“Cícero faz oposição ao Governo do Estado e eu sou da base de apoio ao governador Ricardo Coutinho. Precisamos debater isso, mas o momento ainda não é esse”, destacou.
Audiência com RC
O sendor Cássio participa de audiência em João Pessoa com o governador Ricardo Coutinho (PSB) no Palácio da Redenção para tratar da implantação de uma unidade da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), em Campina Grande.
O prefeito Veneziano Vital do Rego (PMDB) foi convidado para participar da audiência, mas não compareceu. Ele foi representando na audiência pela secretária de Saúde de Campina Grande, Tatiana Medeiros, e pelo chefe de Gabinete da Prefeitura, Hermano Nepomuceno.

Paraíba Já

Cássio, Veneziano e Ricardo devem estar juntos durante reunião nesta terça

O senador eleito Cássio Cunha Lima (PSDB), o prefeito de Campina Grande, veneziano Vital do Rêgo (PMDB) e o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), devem estar juntos nesta terça-feira (27) durante reunião que acontece no Palácio da Redenção. Segundo Cássio, o assunto tratado será a instalação de uma AACD na Rainha da Borborema.

“Amanhã o governador Ricardo Coutinho receberá no Palácio a direção nacional da AACD. O Prefeito Veneziano também foi convidado”, postou o tucano no seu microblog no twitter.

Segundo Cássio, as chances em conquistar uma sede da AACD para o Estado são reais, mas para tanto é necessário a ajuda de todos.

“A instalação de uma unidade da AACD em Campina Grande mudará a vida de milhares de portadores de deficiência. É hora de união em defesa do bem comum”, destacou o senador.

PolíticaPB

TJ dá prazo de 180 dias para afastamento de contratados sem concurso em 24 municípios

Em sessão extraordinária nesta segunda-feira (26), o Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba determinou que servidores de 24 municípios, contratados em caráter temporário, devem ser afastados dos respectivos cargos num prazo de até 180 dias. Os relatores das Ações Diretas de Inconstitucionalidade entenderam que os dispositivos atacados pelo Ministério Público foram idênticos e revelam flagrante violação às disposições constitucionais e não especificam quais os casos em que há necessidade de excepcional interesse público para justificar as contratações temporárias.

O desembargador-relator Márcio Murilo da Cunha Ramos, relator do processo nº 999.2010.000510-0/001, referente ao município de Gado Bravo afirmou que a Constituição Federal exige o concurso Público para admissão de pessoal da Administração Pública. Observou que a contratação direta de servidores para atender a alguma necessidade transitória só pode ser feita mediante descrição taxativa das hipóteses em que haja interesse público excepcional, o que não ocorreu e não se configura na lei municipal em questão.

Durante a sessão, sob as relatorias dos desembargadores Manoel Soares Monteiro, Marcos Cavalcanti de Albuquerque, João Alves da Silva, Fred Coutinho, Romero Marcelo e Genésio Gomes Pereira, a Corte utilizou os mesmos argumentos nas outras 23 ADIs, impetradas contra leis dos municípios de Teixeira, Zabelê, Itapororoca, Marcação, Lucena, São José do Sabugi, Gurjão, Montadas, Riacho dos Cavalos, Sousa, Santa Cruz, Desterro, Alagoa Nova, Gurinhém, Marizópolis, Junco do Seridó, Pilar, Mari, Solânea, Itatuba, São Bentinho, Paulista e Cabedelo. Todas os dispositivos questionados pelo MP nestas Ações foram julgados inconstitucionais e os contratados deverão ser afastados no prazo de 180 dias.

TJPB

Ruim pra Maranhão, matéria do Fantástico levanta dúvida no PMDB: Cabo Branco fechou com RC?

Domingo à noite. Dia 25 de setembro. A expectativa da exibição de reportagem contra o governo Ricardo Coutinho no Fantástico levou parte da classe política a ficar ligada no programa da Globo.

De um lado, oposicionistas esperando o sangue espirrar da tela para reforçar a tese de caos na saúde pública da Paraíba. Do outro, governistas ansiosos pra receber a pancada e procurar imediatamente remédio.

Matéria no ar. Tensão. Unhas roídas. E uma surpresa. A matéria, acima de tudo, acaba colocando o governo Maranhão III e todos os seus em situação de suspeição.

A Paraíba foi o único estado revelado na matéria cujo governo anterior teve que se justificar. Maranhão apareceu no Fantástico acusado de fazer entrega de ambulâncias sem atender os critérios técnicos. Até os municípios citados – Sapé e Guarabira – são governados por prefeitos que votaram em Maranhão.

Ex-secretários do governo passado tiveram que se explicar em nota.

Na matéria, o repórter do Fantástico, como já registramos, chega a questionar por que “construir a casa pelo teto”. Ou seja, entregar ambulâncias sem estrutura. E ainda arrematou: algumas ambulâncias estão há um ano abandonadas. Ou seja, paradas desde o governo anterior já que o atual tem nove meses.

Fim da matéria. Peemedebistas e ex-gestores do Maranhão III não sabiam se comemoravam ou se defendiam. Houve um desencontro de análises. No final, uma constatação: no lugar de expor negativamente a gestão do PSB na Paraíba e em João Pessoa, a matéria do Fantástico atingiu a imagem do governo Maranhão III.

Daí surgiu uma dúvida que tirou o sono do PMDB de Maranhão e que durante toda segunda-feira provocou ligações telefônicas entre os peemedebistas: o Sistema Cabo Branco, que entrou em rota de colisão com a atual gestão, quis sinalizar positivamente para o governo Ricardo Coutinho?

Em suma, rompeu com a oposição?

Pelo jeito, não. Mas, a partir de agora, o PMDB da Paraíba saberá que, parodiando o ilustre Augusto dos Anjos, o Fantástico que afaga é o mesmo que apedreja.


Luís Tôrres