Páginas

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Dez prefeitos do Vale querem fazer sucessor e muitos já estão em pré-campanha com esse intuíto

A intenção é vencer nas urnas e manter o grupo no poder




Por Sousa Neto/Folha do Vale – Depois de dois mandatos consecutivos, dez prefeitos do Vale estão na luta política para eleger os sucessores e manter seus grupos no poder. Eleição, mesmo para aqueles que comandam o executivo municipal, ou seja, têm a máquina pública nas mãos, não é fácil, mas difícil mesmo é para quem está na oposição e tem que enfrentar um candidato apoiado por uma Prefeitura.

Sete desses dez prefeitos regionais já definiram e anunciaram seus candidatos para o pleito de outubro vindouro. Em Curral Velho, por exemplo, o prefeito Luiz Carnaúba vai apoiar a candidatura do vereador Joaquim Alves Barbosa Filho, conhecido como Filhinho, do PSDB, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

Em Diamante, Hércules Mangueira vai tentar eleger sua prima e ex-secretária municipal Marcília Mangueira, do PMDB; enquanto que, em Boa Ventura, o prefeito Dudu Pinto trabalha pela candidatura do ex-vereador Miguel Stanislau Filho, conhecido por Miguelzinho (PMDB).

Outro prefeito também empenhado em fazer o seu sucessor é Celino Farias, que trabalha pela sua atual vice Deuzinha Leite (PSB). Em Santana dos Garrotes, o prefeito Zé Alencar tem direito a pleitear a reeleição, mas deverá cumprir um acordo firmado na campanha do pleito municipal passado e apoiar o nome do ex-prefeito Carlinhos Soares (PSB).

Em Serra Grande, o prefeito João Bosco dará apoio ao funcionário público Jairo Moura, do PSB; já em Santa Inês, o gestor Adjefferson Kleber deverá apoiar o médico Algaci Fernandes (PSB).

Em Piancó, a prefeita Flávia Galdino ainda não anunciou quem será seu candidato ou candidata à Prefeitura, mas o nome deverá ser anunciado no começo do próximo mês.

Em Coremas, o prefeito Edílson Pereira; e, em Catingueira, Edvan Félix, ainda também não oficializaram os nomes que vão apoiar para a sucessão municipal. Fotos: alguns dos prefeitos que vão à luta para se manterem no poder.


Folha do Vali

Boas Notícias para Nossa Querida Igaracy


O Edital de Licitação para melhorias em nossa CAGEPA será publicado em poucos dias, pois o impedimento que existia por parte de uma determinada liminar foi superado;

Quatro Associações Rurais da nossa querida cidade ganharam Abastecimento D`água Singelo(ADS);

Cinco Associações Rurais da nossa querida cidade ganharão Passagens Molhadas;

Atenção: Outras Comunidades Rurais ganharão ADS, os pedidos estão em tramitação;


Excelente Notícia

A nossa tão sonhada Estrada está em fase de conclusão, e será inaugurada em breve por nosso Governador.




O trabalho justifica o crescimento!!!





 Vem mais Obras por aí, AGUARDEM!!!

NOTA sobre o DESESPERO


 Este meio de comunicação é bastante humilde para publicar apenas o que temos certeza, agora, caso alguém que se sinta atingido tenha dúvida(s) procure a(s) verdade(s), pois este editor não anda pagando a outros colegas para publicarem INVERDADES, nem muito menos as publica. Portanto, acredito muito que a cada dia que se passa o momento da verdade se aproxima, e aí meus amigos, as "invenções" vão ser motivos para chacotas, e consequentemente quem as criaram, por isso temos muito cuidado naquilo que informamos!!!

GTE do PSB esclarece pontos da reunião do partido com o prefeito Djaci Brasileiro

                                                   (Tonquinho Figueiredo, Membro do GTE do Sertão)



Ao tomar conhecimento dos boatos divulgados por parte da imprensa de Itaporanga sobre a reunião ocorrida entre o PSB e o prefeito Djaci Brasileiro, o Grupo de Trabalho Eleitoral do partido socialista emitiu nota esclarecendo o assunto.
Confira nota na íntegra:

Nota à imprensa
Com referência às infundadas informações veiculadas por parte da imprensa da cidade de Itaporanga, a respeito da reunião realizada entre dirigentes do Partido Socialista Brasileiro – PSB e o Prefeito do Município de Itaporanga, o Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do Sertão vem por meio desta esclarecer a realidade dos fatos.
Estiveram presentes a esta reunião o presidente estadual do PSB, Edvaldo Rosas, o presidente municipal de Sousa, Tonquinho Figueiredo, o presidente municipal de Itaporanga, Chico Lopes, e o prefeito de Itaporanga, Djaci Brasileiro. Por motivos pessoais, o presidente Edvaldo Rosas precisou ausentar-se ainda no início da reunião, permanecendo ao local o prefeito Djaci Brasileiro e os demais.
O GTE do Sertão vem a público esclarecer alguns pontos sobre a citada reunião.
  • A reunião ocorreu na tarde do dia 14/07, às 16h30, na sede do PSB no centro da capital, e não no Palácio da Redenção;
  • A reunião teve como objetivo discutir a política de aliança do município de Itaporanga.  Reuniões semelhantes vem sendo realizadas em vários municípios do Estado para discutir o posicionamento do PSB para o pleito de 2012;
  • O PSB não tem a prática de emparedar nem impor alianças políticas em nenhum município, mas sim dialogar possibilidades de composição política com os seus aliados;
  • A reunião teve caráter partidário, exclusiva do PSB com o prefeito Djaci Brasileiro, motivo pelo qual outros partidos aliados não foram convidados;
  • O PSB em nenhum momento reivindicou ao prefeito Djaci Brasileiro cargos em sua gestão;
  • O PSB jamais cogitou excluir o nome do ex-prefeito Will Rodrigues na composição da aliança;
  • O PSB em nenhum momento discutiu o rompimento, retaliação ou outras condições com o prefeito Djaci Brasileiro;
  •  O PSB ainda esclarece que o presidente Edvaldo Rosas não chegou a se posicionar sobre qualquer assunto, visto a necessidade do mesmo em se ausentar por força maior.

Na condição de membro do GTE acho estranho que parte da imprensa de Itaporanga esteja publicando informações INVERÍDICAS sobre a citada reunião, uma vez que esta foi fechada sem a participação da imprensa.  Além do mais, o PSB estará bem representado na região, disputando a chapa majoritária em 14 dos 19 municípios, fruto do trabalho de articulação política dos nossos representes do Vale do Piancó.

Tonquinho Figueiredo
Membro do GTE do Sertão e Presidente do PSB de Sousa

OLHA AÍ - Efraim afoga tese de candidatura própria e diz que DEM vai sugerir vice de Estela



Presidente dos Democratas na Paraíba e secretário de Infra-Estrutura do Estado, o ex-senador Efraim Morais admitiu hoje o que todo mundo já sabia: o Democratas não irá concretizar o lançamento de candidatura própria a prefeito de João Pessoa nas eleições deste ano.

Em entrevista, Efraim Morais minimizou a tese e disse que foi criada uma nova conjuntura após a decisão do PT em lançar candidatura própria, abrindo espaço para que o Democratas passe a ter a primazia na indicação da vice na capa de Estelizabel Bezerra, do PSB.

 “Foi criada uma nova conjuntura com a saída do PT da aliança formal. O Democratas, com sua militância e tempo de TV, ganha força neste debate e, não que não esteja viva ainda, mas a tese de candidatura própria vai sendo substituída pela indicação do vice”, declarou.

Ele informou que na próxima semana o partido vai estar se reunindo para iniciar a unidade da escolha de um nome a ser indicado como vice.

Agora, a tese entra no campo da realidade.

Luís Tôrres

Aliado de Maranhão admite irregularidades com a FAC no período de gestão do ex-governador


Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Federal deflagrou uma operação denominada ‘Amalteia’ em João Pessoa e mais 12 cidades da Paraíba. A ação contou com mandados de prisão, apreensão de computadores e documentos da Fundação de Ação Comunitária (FAC). A investigação está averiguando se diretores do órgão estariam supostamente favorecendo alguns empresários que não poderiam participar do programa Leite da Paraíba.
Tal acontecimento gerou discussão nos corredores da Assembleia Legislativa da Paraíba, onde quase todos os deputados comentaram sobre o assunto.
Aliado de Maranhão admite conhecer irregularidades
Paraíba Já pode destacar a fala de um aliado em primeiro grau do ex-governador José Maranhão (PMDB), o deputado Frei Anastácio (PT). O parlamentar admitiu que tinha conhecimento dessas irregularidades a aproximadamente quatro anos.
“Nas minhas andanças nesse mandato eu sempre ouvi muitas denúncias, inclusive quando estava no Incra. Isso vem ocorrendo há muito tempo, cerca de quatro anos. Agora eu espero é que a justiça de fato cumpra o seu papel, porque não dá para continuar essa falta de vergonha desses gestores em nosso Estado. E digo mais, quem tiver culpa no cartório, tem que ir para cadeia”, frisou o deputado estadual Frei Anastácio que, em poucas palavras, admitiu que no então governo Maranhão III, já tinha conhecimento dessas denúncias.
Por Fábio Augusto
Paraíba Já

Governo do Estado garante apoio à Polícia Federal e prega punição aos culpados

O Governo do Estado divulgou, no início desta noite, através da Secretaria de Comunicação, nota se reportando a operação deflagrada pela Polícia Federal para averiguar supostas irregularidades no Programa Lei da Paraíba, executado pela Fundação de Ação Comunitária (FAC).

Na nota, o Governo Estadual deixa claro que está apoiando integralmente as ações executadas pela Polícia Federal e da Controladoria Geral da União (CGU) e lembra que em março de 2011 acionou a Controladoria Geral do Estado (CGE) para apurar as supostas irregularidades.

“Em março de 2011, por meio da Controladoria Geral do Estado (CGE), cobrou-se da Fundação de Ação Comunitária (FAC) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário (Sedap) providências no sentido de dar concretude às recomendações e conclusões exaradas em 5 de novembro de 2009”, diz trecho da nota.

“Em meados de 2011, com vistas a apurar possíveis irregularidades no tocante ao fornecimento e distribuição de leite a famílias carentes, foi instaurada inspeção pela Gerência Executiva de Auditoria da Controladoria Geral do Estado da Paraíba (CGEPB) e, em face das conclusões, foram recomendadas providências no âmbito da FAC e pedido de abertura de inquérito policial, tudo com o fim de definir as responsabilidades nas esferas administrativa, civil e penal”, acrescenta.

Confira abaixo, na íntegra, a nota emitida pelo Governo do Estado.
Nota à Imprensa 


O Governo do Estado da Paraíba vem ratificar seu apoio às ações da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União (CGU), que visam resguardar o interesse público e o correto emprego de recursos públicos no âmbito do Programa do Leite.

Em março de 2011, por meio da Controladoria Geral do Estado (CGE), cobrou-se da Fundação de Ação Comunitária (FAC) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário (Sedap) providências no sentido de dar concretude às recomendações e conclusões exaradas em 5 de novembro de 2009.

Em meados de 2011, com vistas a apurar possíveis irregularidades no tocante ao fornecimento e distribuição de leite a famílias carentes, foi instaurada inspeção pela Gerência Executiva de Auditoria da Controladoria Geral do Estado da Paraíba (CGEPB) e, em face das conclusões, foram recomendadas providências no âmbito da FAC e pedido de abertura de inquérito policial, tudo com o fim de definir as responsabilidades nas esferas administrativa, civil e penal.

O inquérito policial instaurado, por solicitação da CGE, oficiada em 7 de novembro de 2011 - 089-B/2012/DDF - é presidido pelo Delegado da Polícia Civil Marcos Paulo Sales de Castro.

Enquanto no passado recente, relatórios apontando irregularidades eram esquecidos, como foi o caso de relatório datado de 5 de novembro de 2009 - como citado - o atual Governo tem por compromisso tudo apurar, sem reservas nem ressalvas, para salvaguardar o interesse público.

Reafirmando o compromisso com a ética e o respeito aos recursos da sociedade - de arrecadação do Estado ou transferidos pela União - o Governo reitera que  tomou, toma e tomará todas as providências necessárias e suficientes à elucidação de mal feitos, à responsabilização de quem lhes deu causa e à cobrança - administrativa e/ou judiciária - de valores desviados.

Secretaria de Comunicação Social do Estado da Paraíba

Abusar de açúcar é tão nocivo quanto ingerir álcool em excesso, dizem especialistas


Ingerir açúcar demais é tão nocivo para a saúde quanto o abuso de álcool, afirmam três cientistas americanos, que defendem a adoção de restrições ao consumo, como as impostas às bebidas alcoólicas e ao tabaco.

Para reduzir o consumo, os cientistas propuseram adotar uma taxa para as bebidas e os alimentos que contenham açúcar agregado, em particular a frutose, segundo artigo publicado na revista científica Nature.

De acordo com Robert Lustig, Laura Schmidt e Claire Brindis, o consumo abusivo de açúcar é tão nocivo que eles propõem que se proíba a venda de bebidas açucaradas a menores de 17 anos.

Doenças não transmissíveis, como cardiopatias, diabetes ou câncer, contribuem para a morte de 35 milhões de pessoas a cada ano em todo o mundo, afirmaram os especialistas, destacando o papel do açúcar no avanço destas patologias.

Os efeitos do consumo excessivo de açúcar podem ser similares aos do abuso de álcool, favorecendo a hipertensão, o diabetes e os riscos cardíacos.

Segundo o estudo, o consumo de açúcar em todo o mundo triplicou nos últimos 50 anos.


Fonte: Portal Terra

Deputados falam sobre irregularidades do Programa Leite da Paraíba


A investigação de fraudes no programa do leite da Paraíba foi o principal assunto discutido na sessão de hoje da Assembleia Legislativa. Os deputados de oposição se revezaram na tribuna para apontar a responsabilidade do governo de Ricardo Coutinho (PSB) no caso.

O líder de oposição, André Gadelha (PMDB), atribuiu a falhas graves da administração estadual as irregularidades apuradas hoje na Operação Almateia. Segundo ele, se houve implicações em gestores anteriores, teria cabido ao atual chefe do executivo desmontar eventuais ilícitos
   
- O que passou, passou. O presente é que os pequenos produtores estão prejudicados pela falta de competência, pela irresponsabilidade deste Governo. Além dos problemas no programa do leite, ainda estamos com barreiras fechadas para a exportação de carne porque não somos zona livre da febre aftosa - disse André.

  
Aníbal Marcolino também fez duras críticas ao Governo do Estado por causa das falhas no programa do leite:  - A PF vai mostrar o desmando desse governo. Esse escândalo precisa ser esclarecido porque enquanto muitos paraibanos sofrem com a falta de comida, o leite é adicionado com água para ser oferecido aos beneficiados do programa.
  
O deputado Tião Gomes, que reassumiu o mandato nessa terça-feira (15) fez a defesa do governo. Segundo ele " ser fato de amplo conhecimento que desmandos na FAC - que gerencia o programa do leite  aconteceriam em outras gestões anteriores à do PSB";     O problema no programa do leite não é de hoje. Não posso dizer que seja de Cássio, de Maranhão ou de mais alguém. A oposição não pode culpar o atual governo. O desmantelo do leite não é de hoje e toda a Paraíba sabe porque já foi denunciado nesta Casa várias vezes. Mas, precisamos esperar a decisão e o julgamento final para identificar os culpados. Da mesma forma, cadê o escândalo do leite? Precisa ser apurado.


Fonte: Élison Suilva com ParlamentoPB

Morreu Djalma Rosas,o irmão de Edivaldo Rosas


 Fui me despedir de um amigo de infância que não via fazia 40 anos. Djalma Rosas, filho de João Rosas, dos tempos de antigamente, morreu aos 62 anos aqui em João Pessoa, e, por incrível que pareça, mesmo morando na mesma cidade, nunca nos avistamos. A última imagem que trago dele ainda é aquela dos idos de 60/70, quando jovens habitávamos a terrinha sertaneja de Princesa, participávamos dos assustados, namorávamos as inocentes moçoilas do lugar e sonhávamos com um mundo cheio de belas aventuras e imortais conquistas.
Não cheguei a vê-lo deitado no caixão. O seu corpo descia à terra do Santa Catarina quando me aproximei do pequeno grupo que o levou ao derradeiro abrigo. Hildebrando,  Edivaldo, os filhos dele, os filhos dos irmãos e alguns amigos de fé o acompanharam nessa viagem derradeira que todos faremos um dia.
Djalma morreu de infarto fulminante, logo após almoçar na segunda-feira, na casa da irmã. Ainda foi socorrido, mas nada puderam fazer. Deus chegou primeiro e o levou para habitar um lugar menos ruim do que esse daqui. Que descanse em paz e leve a nossa saudade.

Tiãolucena