Páginas

sábado, 1 de junho de 2013

Secretaria de Saúde da Paraíba recebe mais de 18 mil cápsulas do medicamento Tamiflu


A Secretaria de Saúde da Paraíba recebeu do Ministério da Saúde 18.280 unidades do antiviral Tamiflu para ser distribuído por todo Estado, sendo 2.400 cápsulas de 30mg, 980 de 45mg e 14.900 de 75mg. O medicamento já está disponível na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e os municípios devem solicitar às Gerências Regionais de Saúde, que por sua vez encaminham o pedido para a CAF.

De acordo com a gerente executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde estadual,  Talita Tavares, o Governo do Estado vem trabalhando para facilitar o acesso ao medicamento. “O Governo do Estado, em parceria com o Ministério da Saúde, vem trabalhando para facilitar o acesso ao Tamiflu para os pacientes que apresentem os sintomas de gripe. Todos que precisarem terão acesso ao antiviral, mas é importante lembrar que é necessária a prescrição médica. O medicamento ficará disponível nas Unidades Hospitalares e na Atenção Básica”, disse.

A prescrição e o acesso rápido ao Tamiflu é uma das principais recomendações do Protocolo de Tratamento de Influenza 2013, manual que orienta e atualiza a conduta dos profissionais de saúde no manejo da doença. Para atingir sua eficácia máxima, o medicamento deve ser tomado nas primeiras 48 horas após o início da doença, na forma grave. Entretanto, mesmo ultrapassado esse período, o Ministério da Saúde indica a prescrição do antiviral.

Todas as pessoas integrantes dos grupos que tenham condição ou fator de risco e que apresentem sintomas de Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), como crianças menores de dois anos, gestantes, puérperas, indígenas, idosos, obesos e doentes crônicos, devem tomar o medicamento, mesmo que não ocorra o agravamento da doença.

A Secretaria de Saúde  recomenda que a população procure o serviço de saúde mais próximo sempre que tiver quadro de febre, tosse, dor de garganta e pelo menos um dos seguintes sintomas: dores nas articulações, dores musculares ou dor de cabeça. Vale ressaltar as recomendações para que o vírus não seja contraído: lavar a mão várias vezes ao dia; cobrir a boca com um lenço ou a mão quando for tossir, buscar sempre ambientes arejados, evitar ir trabalhar quando estiver com sintomas da gripe para não transmitir a doença.
 


Fonte: PBHOJE com Secom-PB

Efraim comemora aprovação emenda que permite utilização do transporte escolar por universitários


A Câmara dos Deputados aprovou emenda à Medida Provisória n. 593/2012,  que dispõe sobre o apoio da União às redes públicas de educação básica na aquisição de veículos para o transporte escolar.

Conforme o deputado federal Efraim Filho (Democratas-PB) que tem encabeçado o movimento em defesa do transporte escolar municipal para os Universitários no Estado da Paraíba, a emenda teve sua aprovação confirmada no Senado Federal e foi enviada à Sanção da Presidente Dilma desde o dia 16 de maio. “A Presidente tem até o dia 05 de junho, próxima quarta-feira, para sancionar ou vetar a emenda, que autoriza os municípios a utilizarem o transporte escolar municipal por estudantes universitários”. Informou Efraim Filho.

“Minha expectativa é de que essa emenda legislativa que aprovamos no Congresso Nacional seja sancionada pela Presidente Dilma, pois representa uma solução definitiva. Os universitários querem utilizar o transporte escolar municipal especialmente no período noturno, período esse em que os ônibus não estão sendo utilizados, então não encontramos uma justificativa para evitar que os estudantes que mais possuem dificuldade de concluir o ensino superior, sejam privados desse instrumento. Proibir esses estudantes universitários de utilizarem o transporte escolar municipal chega a ser incoerente, com o papel do Poder Público em assegurar igualdade de oportunidades para todos” disse Efraim Filho.

Antes mesmo da aprovação da emenda Efraim Filho esteve reunido com o Ministério Público do Estado da Paraíba, para discutir a utilização do transporte escolar municipal por universitários. De acordo com o parlamentar esta é uma demanda de mais de 200 municípios paraibanos que não são sede de Campus Universitário. Estiveram presentes a reunião os Promotores Fabiana Lobo, Adrio Nobre e o Secretário Geral do MP/PB, Dr.Lianza.

Na ocasião Efraim Filho apresentou uma proposta de flexibilização a fim de evitar prejuízos para todos: Prefeitura, Universidades e aos alunos que se esforçam para concluir o curso no período noturno. Algumas comarcas, por iniciativa própria e independência funcional, compartilharam do entendimento do Deputado e já liberaram o transporte.

Teor da Emenda:  Art. 5 - A União, por intermédio do Ministério da Educação, apoiará os sistemas públicos de educação básica dos Estados, Distrito Federal e Municípios na aquisição de veículos para transporte de estudantes, na forma do regulamento.

Parágrafo único. Desde que não haja prejuízo às finalidades do apoio concedido pela União, os veículos, além do uso na área rural, poderão ser utilizados para o transporte de estudantes da zona urbana e da educação superior, conforme regulamentação a ser expedida pelos Estados, Distrito Federal e Municípios.

Pbhoje


Fonte: PBHOJE