Páginas

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Repetição da aliança entre PT e PMDB ainda não está certa, diz Tarso

Genro diz reconhecer que foi altamente positivo o acerto entre o PT e PMDB nos últimos anos


O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, considera que "está no campo das probabilidades" e ainda "é cedo" para afirmar que será reeditada em 2014 a aliança entre o seu partido, o PT, e o PMDB na disputa presidencial. Para o gaúcho, é necessário repactuar a coalizão de maneira mais "programática".

Em entrevista ao programa Poder e Política, da Folha e do UOL, Genro diz reconhecer que foi "altamente positivo" o acerto entre o PT e PMDB nos últimos anos, pois foi uma aliança de estabilização. "Agora, temos de partir para uma outra etapa (...) Esse novo programa exige alianças mais definidas, mais programáticas. Uma bancada mais unificada no Congresso Nacional".

Em 2010, a chapa presidencial vitoriosa teve Dilma Rousseff pelo PT e Michel Temer, como vice, pelo PMDB.

Apesar de governar um Estado relevante e ter uma história sólida no PT, Genro, 66 anos, ressalta que é representante de uma posição minoritária na legenda. Mas expressa sua opinião de maneira clara, o que pode produzir ruído entre os petistas e seus principais aliados, os peemedebistas.

"Nós precisamos ter alianças mais programáticas. Se vai ser o presidente Temer vice ou não, eu não sei (...). O meu partido deve colocar pontos claros da próxima aliança em obrigações programáticas para os partidos cumprirem".

Integrante da tendência interna Mensagem ao Partido, Genro apoia o deputado federal Paulo Teixeira (SP) para presidente do PT no processo de eleição interna da legenda, marcado para 10 de novembro. É adversário do atual presidente nacional petista, Rui Falcão, candidato à reeleição.

A respeito de como o PT deve conduzir a formação da aliança presidencial de 2014, o governador gaúcho sugere um roteiro: "Sou a favor de que antes de se compor uma relação com o PMDB, componha-se uma aliança entre a esquerda, entre os partidos de esquerda. PT, PC do B, PSB". Só depois entrariam os peemedebistas.

Para Genro, a melhor opção para o seu colega governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), é se manter aliado a Dilma Rousseff em 2014. "Se ele [Campos] tiver intenção de ser presidente da República, com pensamento estratégico para isso, ele seria candidato conosco em 2018", disse.

Assim como já havia proposto em 2005, à época em que eclodiu o escândalo do mensalão, Genro continua a defender uma refundação do partido. Sua ideia é tentar reconectar o PT à sociedade, da qual se distanciou depois de mais de uma década no poder federal. Na sua avaliação, o tamanho real da militância petista hoje seria apenas 250 mil pessoas.

Ao comentar o desfecho do mensalão, Genro disse considerar que o Supremo Tribunal Federal fez um julgamento político. Para ele, "foram condenados sem provas" os petistas José Dirceu e José Genoino. "Houve uma campanha maciça, midiática, e a condenação dessas pessoas foi uma tentativa de condenar o ex-presidente Lula", afirmou.


Folha.com

Governo Federal realiza em JP encontro com prefeitos da PB


Objetivo do Encontro é intensificar as orientações aos novos gestores

O Governo Federal por meio da Secretaria de Relações Institucionais, em parceria com a prefeitura de João Pessoa e o apoio do Governo do Estado da Paraíba e da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), realiza, nesta sexta-feira (13 de setembro), o Encontro Estadual com Prefeitos e Prefeitas – Paraíba. Na abertura do Encontro, às 9h, terá a presença da ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, responsável pela relação da Presidência da República com os municípios. Também está confirmada a presença do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro e do ministro do Turismo, Gastão Dias Vieira.

O objetivo do Encontro é intensificar as orientações aos novos gestores sobre os programas, as ações e as linhas de financiamento disponíveis para as cidades. As capacitações serão realizadas em todos os Estados do país. Paraíba é o 18º estado a realizar o evento. O primeiro foi Sergipe, seguido por Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Piauí, Rio Grande do Norte, Pará, Paraná, Ceará, Tocantins, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Acre, Rondônia e Goiânia. No Encontro, prefeitos, vice-prefeitos, secretários e assessores participam de palestras e recebem atendimento individual de técnicos de diversos ministérios.

Segundo a ministra Ideli Salvatti, o Encontro tem o objetivo de dar continuidade às informações repassadas sobre as principais políticas públicas do governo federal, que também foram apresentadas no Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado em janeiro, com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, e de todos os ministros. Dessa forma, o Governo Federal contribui para a transição tranquila dos novos gestores municipais e garante a continuidade dos programas feitos em parceria com os municípios.

“Esta será uma oportunidade importante para que os gestores possam buscar dados detalhados com os principais ministérios de interesse de suas regiões específicas. Tenho certeza de que o resultado dessa parceria entre o Governo Federal e os municípios será fundamental para qualificar a gestão pública e aumentar o repasse de verba federal às cidades”, afirma Ideli.

O Encontro terá um espaço de palestras, entre os palestrantes está o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro. Os prefeitos e suas equipes ainda terão acesso às Salas de Atendimento, onde os técnicos dos principais ministérios do Governo Federal darão informações personalizadas para esclarecer as dúvidas de cada município. Ao todo serão dez ministérios, além da Funasa, da Controladoria-Geral da União (CGU), da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e do Sebrae.



Secom PB