Páginas

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Presidente da Fiep garante que PB será beneficiada com instalação da fábrica da Fiat em PE e cala oposição

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), Francisco Benevides (Buega) Gadelha, revelou nesta terça-feira (6), em João Pessoa, que a instalação de uma fábrica da Fiat na divisa na cidade de Goiana (PE) dará um impulso significativo ao desenvolvimento econômico da Paraíba.

Em entrevista à Rádio Correio FM, Buega Gadelha destacou que o fato da futura fábrica da Fiat se instalar na divisa da Paraíba e Pernambuco trará reflexos positivos para os dois estados. “Tem conhecimento de empresas que já estão interessadas em se instalar na Paraíba, bem como de empresas que já estão homologadas em João Pessoa para se instalarem nos arredores da fábrica”, observou o presidente da Fiep, prevendo a geração de centenas de empregos em solo paraibano.

As declaração do presidente Buega Gadelha, que é considerado um dos maiores expoentes do segmento industrial paraibano, põe por terra as afirmações de deputados da oposição de que a instalação da fábrica da Fiat em Pernambuco não traria nenhum benefício para o estado da Paraíba.

Paraíba Já

Governador Ricardo Coutinho fará mudanças no seu secretariado no início de 2012; saiba o motivo

O governador Ricardo Coutinho fará uma reforma administrativa no início de 2012, mais precisamente no mês de abril. A informação é do secretário de Comunicação Nonato Bandeira. Segundo ele, as mudanças deverão ser feitas pelo governador por conta do processo eleitoral que acontece no próximo ano.

“O governador vai fazer uma pequena reforma apenas por conta das eleições. Alguns colaboradores devem deixar o governo para concorrer nas eleições municipais de 2012”, revelou o secretário durante entrevista no programa Conexão Arapuan.

De acordo com Nonato, as mudanças serão feitas pelo governador da forma mais natural possível.

André Gomes

PolíticaPB

Diário Oficial da União publica as primeiras nomeações do gabinete do senador Cássio; confira os nomes

Depois de esperar mais de 10 dez meses para tomar posse como senador da República, o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), finalmente, começa a dar ‘cara’ ao mandato que pretende exercer até 2018.

Nesta segunda-feira (5), a edição do Diário Oficial da União publicou as primeiras nomeações dos assessores que comporão o gabinete do senador Cássio. No total, foram nomeados sete pessoas. (clique aqui e acesse o DOU).

Entre as nomeações, estão as dos jornalistas Laércio Cirne e Joílton Costa. O primeiro foi assessor de imprensa de Cássio na Sudene, secretário de Comunicação do Governo do Estado e chefe de gabinete do então governador tucano.

O segundo acompanha Cássio desde a época em que o ex-governador foi prefeito da cidade de Campina Grande.

Confira abaixo a lista dos primeiros nomeados para o gabinete do senador Cássio.

- Alexson Pantaleão Machado de Carvalho
- Fabrício Farias da Silva
- Heidiany Nunes da Silva
- Jaciara Aires
- José Joilton Lopes da Costa
- Laércio de Medeiros Cirne
- Noilton de Paula Pereira Fernandes

Segundo disse o jornalista Marcos Alfredo em seu blog (www.marcosalfredo.com.br), um outro nome que deverá ser confirmado na equipe do senador Cássio Cunha Lima é o do jornalista William Monteiro, antigo colaborador do tucano.

Paraíba Já

ALPB: Nonato defende instalação da CPI do Livro

Entrevistado no Programa Conexão Arapuan, da TV Arapuan, na noite desta segunda-feira (5), o secretário de Comunicação do Estado, Nonato Bandeira, fez uma declaração bombástica: defende a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no âmbito da Assembleia Legislativa para apurar as denúncias acerca da venda de livros à Prefeitura de João Pessoa, em 2010, apontada em denúncia de empresário à Revista Época como fonte de corrupção eleitoral que envolveria até o então candidato e hoje governador Ricardo Coutinho (PSB).

- Disse isso hoje (ontem) ao líder do Governo [Deputado Hervázio Bezerra, do PSDB]. Acho extremamente importante abrir esse debate e até me coloco à disposição para ir à Assembleia e também ser ouvido - anunciou o secretário de Comunicação do Estado, no programa conduzido pelo jornalista Luiz Torres e que tem como sabatinadores Marcos Pires, Carlos Alberto Oliveira e Tião Lucena.

A intenção política e ardilosa de Nonato Bandeira viria logo em seguida. Essa CPI do Livro, segundo o secretário, não apenas teria de ser ampla no aspecto da abrangência temporal, como também no tocante à área geo-administrativa. "Defendo que as investigações não fiquem restritas apenas à Prefeitura de João Pessoa. Que sejam investigadas compras de livros no governo anterior (de José Maranhão) e se envolva ainda a Prefeitura de Campina Grande, na gestão do prefeito Veneziano Vital do Rêgo (PMDB).

Sem entrar em detalhes, o secretário estadual de Comunicação assegurou que existem documentos "muito interessantes" que podem evidenciar situações muito mais comprometedoras do que esta "ridícula e improcedende" que armaram tentando atingir a imagem da Prefeitura da capital. "É absurdo e muito cara de pau alguém vir a público querer que o poder público pague duas vezes pelo mesmo produto porque levou um calote do sócio", desabafou Nonato Bandeira. Em sua argumentação, ainda, sobre a necessidade dessa ampla CPI do Livro, o secretário estadual ainda insinuou que parlamentares como o deputado André Gadelha (PMDB), que andam bradando haver irregularidades onde não existem, poderá se dar muito mal num depoimento seu à Assembleia. Fez menção sutil a certas articulações de bastidores de Gadelha com "certos tribunais". Pressionado pelos entrevistadores, não quis abrir o jogo: "Esse é o tipo de situação onde tem de haver provas documentais, que serão apresentados no momento certo".

Sobre as denuncias de maneira geral patrocinadas pela contra o governo neste primeiro ano de Ricardo Coutinho, o secretário Nonato Bandeira disse estar "feliz" por um aspecto: nenhuma envolve um ato sequer a atual gestão, mas sempre remontam 2010. "A oposição está sem rumo", resumiu Bandeira, para quem o índice de aprovação da administração de Ricardo, segundo os números da Consult divulgados no último domingo no Jornal Correio da Paraíba, "são extremamente importantes para um ano muito difícil, de superação".


pbagora

Em noite de coroação para o Timão, Vasco domina os prêmios individuais

Em cerimônia realizada no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, a CBF encerrou na noite desta segunda-feira a temporada do futebol brasileiro com o Prêmio Craque do Brasileirão. O Corinthians, campeão brasileiro, recebeu o troféu pelo título de 2011. Nas premiações individuais, entretanto, o Vasco foi o grande vencedor da noite, com cinco troféus (melhor zagueiro pela direita e craque da galera, Dedé, melhor lateral-direito, Fagner, melhor meia pela direita, Diego Souza, e melhor técnico Ricardo Gomes/Cristóvão Borges). O Corinthians levou a melhor com os dois volantes (Ralf e Paulinho foram os melhores por direita e esquerda, respectivamente). Neymar, do Santos, foi escolhido como o craque da competição.

No fim, a seleção do Brasileirão acabou escalada da seguinte forma: Jefferson (Botafogo), Fagner (Vasco), Dedé (Vasco), Réver (Atlético-MG) e Bruno Cortês (Botafogo); Ralf (Corinthians), Paulinho (Corinthians), Diego Souza (Vasco) e Ronaldinho Gaúcho (Flamengo); Neymar (Santos) e Fred (Fluminense); técnico: Cristóvão e Ricardo Gomes (Vasco); revelação: Wellington Nem (Figueirense).

Algumas gafes e situações inusitadas marcaram a noite em São Paulo. Antes mesmo do início houve a primeira saia-justa. Presidente do Vasco, Roberto Dinamite não recebeu convite para a festa. Rodrigo Paiva, assessor de imprensa da CBF, informou ao mandatário vascaíno que se tratava de um erro da empresa que organizou o evento e que ele poderia ir assim mesmo, mas Roberto preferiu não ir a São Paulo. Depois, no decorrer da festa, houve outros deslizes de organização, como falta de envelope para anunciar vencedor de categoria e sumiço de Dedé no momento de receber o prêmio de Craque da Galera. Neste momento, ele gravava uma participação no programa "Bem, Amigos", do SporTV.

A cerimônia começou com a exibição de um vídeo, narrado por Galvão Bueno, falando sobre a emoção que o futebol provoca nas pessoas. Em seguida, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, fez um discurso de abertura e agradecimento. O mandatário, entretanto, derrapou ao citar números do campeonato. Teixeira apontou 964 gols em 360 jogos disputados, quando na verdade foram 1.017 gols em 380 jogos.


O evento foi apresentado por Luciano Huck, Glenda Kozlowski e Tiago Leifert. O primeiro prêmio apresentado foi o de melhor goleiro (Jefferson, do Botafogo) seguido do de craque do Brasileirão: Neymar. O santista viajou mais cedo nesta segunda-feira, rumo ao Japão, onde o Santos vai disputar o Mundial de Clubes a partir da próxima semana. Neymar Santos, pai do craque, recebeu o troféu pelo filho. Logo depois, Borges foi homenageado como artilheiro do campeonato (23 gols). Também santista, o atacante não compareceu por, como Neymar, estar a caminho do Japão.

Seguiram-se então premiações entremeadas por atrações musicais e homenagens. Rogério Ceni foi lembrado pelos mil jogos completados com a camisa do São Paulo e os cem gols marcados na carreira. Um vídeo foi exibido com grandes momentos do camisa 1, que não compareceu ao evento. Durante a premiação de melhor zagueiro pela esquerda, Réver, do Atlético-MG, ouviu uma piada de Tiago Leifert. O apresentador brincou dizendo que o atleta foi eleito sem que fosse considerado o último jogo do ano, no qual o Galo levou 6 a 1 do Cruzeiro.

Dedé, do Vasco, eleito melhor zagueiro pela direita, admitiu estar com as "pernas bambas" ao receber o prêmio no palco. Naquele momento, Luciano Huck aproveitou para dar uma cutucada na plateia, que pouco se manifestava até aquela altura da cerimônia.

O Tupi foi homenageado pelo título da Série D, e Ney Franco, técnico da seleção sub-20, recebeu uma premiação das mãos do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, pelas conquistas de 2011 (campeão sul-americano e mundial da categoria). Mano Menezes, técnico seleção principal, foi o apresentador do prêmio de melhor técnico do Brasileirão. Saiu vencedora a dupla Ricardo Gomes-Cristóvão Borges, do Vasco. Ainda recuperando-se de um acidente vascular encefálico, Ricardo Gomes foi representado pelo filho Diego.

Ao ser premiado como melhor árbitro, Leandro Vuaden teve de responder sobre o que pensou sua mãe quando ele disse que ia abraçar a profissão. Luciano Huck, autor da pergunta aproveitou para mandar uma abraço para Dona Irene Vuaden. Na sequência, foram exibidas imagens do radialista Luiz Mendes e de Sócrates, mortos este ano.

Com mais da metade da cerimônia em andamento, Luciano Huck avisou aos presentes que o segundo e o terceiro colocados nas categorias poderiam subir ao palco para receber prêmios, havia troféus para todos. Mas o que se seguiu foram premiações apenas para os primeiros.

Joinville, pelo título da Série C, e Portuguesa, campeã da Série B, também tiveram seus momentos de reverência ao longo da cerimônia.

Na hora da revelação do melhor meia pela direita, nova situação inusitada: Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, foi o encarregado do anúncio, mas não pôde fazê-lo na hora prevista porque não foi lhe dado o envelope com o nome do vencedor. Luciano Huck puxou assunto com Alckmin até que foram trazidos dois envelopes: o de meia pela direita veio junto. Alckmin então anunciou Diego Souza e Ronaldinho como ganhadores, sem deixar de tropeçar na pronúncia do nome do argentino Montillo, segundo colocado pela direita (disse Montilo, com a última sílaba pronunciada como a de "esquilo").

Os melhores atacantes foram anunciados pelas atrizes Christine Fernandes e Fernanda Paes Leme, que agraciaram Neymar e Fred. O Tricolor, por sinal, também não esteve presente e foi representado pelo companheiro Deco. Por fim, foi anunciado o vencedor do Craque da Galera. O vascaíno Dedé, com 46% dos votos, foi o eleito, mas já não estava no auditório para receber o prêmio.

Fernanda Abreu e Thiaguinho fizeram um número musical antes de, enfim, chegasse o momento da coroação dos campeões. Ronaldo foi convocado ao palco e disse estar duplamente feliz: pela conquista do Corinthians e pela vaga na Libertadores conquistada pelo Flamengo. O Fenômeno então chamou o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que passou de volta a Ronaldo a honra de entregar o troféu aos campeões. Festa corintiana, ao som do hino do clube.

Craque do Brasileirão:

Neymar (Santos)

Goleiro:

1º - Jefferson (Botafogo)

2º - Fernando Prass (Vasco)

3º - Júlio César (Corinthians)


Lateral-direito:


1º - Fagner (Vasco)

2º - Mariano (Fluminense)

3º - Bruno (Figueirense)


Zagueiro pela direita:


1º - Dedé (Vasco)

2º - Antônio Carlos (Botafogo)

3º - Rhodolfo (São Paulo)


Zagueiro pela esquerda:


1º - Réver (Atlético-MG)

2º - Leandro Castan (Corinthians)

3º - Emerson (Coritiba)


Lateral-esquerdo:


1º - Cortês (Botafogo)

2º - Juninho (Figueirense)

3º - Kleber (Internacional)


Volante pela direita:


1º - Ralf (Corinthians)

2º - Romulo (Vasco)

3º - Arouca (Santos)


Volante pela esquerda:


1º - Paulinho (Corinthians)

2º - Renato (Botafogo)

3º - Marcos Assunção (Palmeiras)


Meio-campo pela direita:


1º - Diego Souza (Vasco)

2º - Deco (Fluminense)

3º - Lucas (São Paulo)


Meio-campo pela esquerda:


1º - Ronaldinho (Flamengo)

2º - Montillo (Cruzeiro)

3º - Thiago Neves (Flamengo)


Atacante 1:


1º - Neymar (Santos)

2º - Leandro Damião (Internacional)

3º - Júlio César (Figueirense)


Atacante 2:


1º - Fred (Fluminense)

2º - Borges (Santos)

3º - Loco Abreu (Botafogo)


Técnico:


1º - Ricardo Gomes/Cristóvão Borges (Vasco)

2º - Jorginho (Figueirense)

3º - Tite (Corinthians)


Revelação:


1º - Wellington Nem (Figueirense)

2º - Cortês (Botafogo)

3º - Leandro Damião (Internacional)


Árbitro:


1º - Leandro Vuaden (RS)

2º - Paulo César de Oliveira (SP)

3º - Sandro Meira Ricci (DF)


Craque da galera:


1º - Dedé (Vasco - 46% dos votos)

2º - Liedson (Corinthians - 36% dos votos)

3º - Neymar (Santos - 18% dos votos)


Artilheiro:


Borges (Santos - 23 gols)


Globo.com