Páginas

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Traições e reaproximações políticas marcam pré-campanha no Sertão

Traições e reaproximações políticas de adversários marcam a sucessão municipal em todas as regiões da Paraíba, a oito meses das eleições. Em alguns municípios, as traições começaram no ano passado, da mesma forma que as pazes entre antigos grupos rivais. Em alguns poucos municípios, os políticos resolveram esquecer as diferenças e divergências e estão se unindo no sentido de apresentar apenas um candidato a prefeito.

Em nome do crescimento das cidades, será possível que uma dezena de municípios apresente candidatos únicos para a campanha que começa em julho. Este cenário de candidaturas únicas está se desenhando em municípios como São José de Caiana, Aguiar, Serra Grande, São João do Rio do Peixe, Santa Inês, Igaracy, entre outros.

Os casos de traição e reaproximação (e vice-versa) em alguns municípios, envolvendo os personagens políticos que vão estar no centro da campanha eleitoral deste ano, começaram logo no início do primeiro mandato, nos casos de quem está terminando o segundo mandato.

Um exemplo claro está em São João do Rio do Peixe, onde o prefeito Lavoisier Dantas está terminando o segundo mandato. Em 2004, Lavô, como é conhecido o prefeito, disputou a eleição contra José Aldeir e Airton Pires. Na época, tinha o apoio de José Nilton. Ganhou a parada. Logo que assumiu o mandato, Lavô se desentendeu com José Nilton por causa do rateio dos cargos na Prefeitura.

Lavô não atendeu às expectativas de Zé Nilton e o rompimento foi imediato. Após romper com José Nilton, Lavô passou a ter o apoio do deputado José Aldemir, irmão do adversário de 2004, José Aldeir. Em 2008, Lavó candidato à reeleição com apoio de Aldemir e Aldeir.

Revoltado, José Nilton se juntou na Airton Pires- que disputou contra Lavô- e indicou o filho, Rodrigo Fernandes, como candidato a vice. Mas Lavô foi reeleito. Em 2010, na campanha para deputado e governador, Lavô de desentendeu com José Aldemir e o rompimento foi inevitável.

Hoje, Lavô e José Ninton voltaram a se entender e estão em “lua de mel” política. José Nilton será o candidato apoiado pelo atual prefeito. José Aldemir está aliado de Airton Pires, que nunca foi aliado de Lavô. Airton será o candidato adversário de José Nilton.

Paraíba Já com Patos Online

Vice-governador defende candidatura única em JP e dispara: “Política é a arte de somar e não dividir”

Vice-governador defende candidatura única em JP e dispara: “Política é a arte de somar e não dividir” Política 13/02/2012 às 14:55

Presidente do Diretório Estadual do PSD na Paraíba, o vice-governador Rômulo Gouveia defendeu nesta segunda-feira (13), a união de Estelizabel Bezerra (PSB), Geraldo Amorim (PDT) e Nonato Bandeira (PPS) em torno de uma candidatura única na Capital. Os três são filiados a partidos da base de sustentação política do governador Ricardo Coutinho (PSB)

Para Rômulo, se marchar unida a base governista tem amplas chances de vencer as eleições deste ano Em João Pessoa. “Política é a arte de somar e não dividir. O PSD defende uma candidatura única”, enfatizou o vice-governador.

Rômulo defendeu, ainda, que a escolha do pré-candidato do grupo do governador Ricardo Coutinho e do prefeito Luciano Agra (PSB) seja feita logo após o Carnaval. “Essa é uma definição que precisa ser feita logo após o Carnaval. Precisamos nos organizar para colocar o bloco na rua”, destacou.

Sobre a preferência do PSD, Rômulo Gouveia revelou que vai caber ao Diretório Municipal de João Pessoa definir quem terá o apoio da legenda. Ele, contudo, deixou escapar que o PSB, por comandar a Prefeitura da Capital e o Governo do Estado, deve ter a preferência.

Questionado sobre a possibilidade do PSD indicar o candidato a vice na chapa governista, o vice-governador disse que a legenda tentará participar da disputa, porém, sem fazer imposições.

Paraíba Já