A secretária de Saúde do município de João Pessoa, Rosana Meira, foi eleita presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems). A eleição, considerada como a mais participativa nos 20 anos de criação da entidade, foi vencida por uma maioria de 126 votos a 32. O mandato tem vigência do final de agosto de 2011 a agosto de 2013.
Roseana destacou que o Conselho de Secretários de Saúde da Paraíba se constitui em importante espaço político no processo de construção do Sistema Único de Saúde (SUS). "O Conasems representa e defende interesses loco-regionais de saúde, onde ocorrem pactuações e projetos em disputa. A entidade ganha legitimidade como força política capaz de agregação e representação do conjunto de todas as secretarias municipais de saúde nos 223 municípios da Paraíba”, enfatizou.
A secretária ressaltou que a nova direção, ao ser eleita, de modo geral visa prioritariamente a consolidação do SUS na Paraíba e o "encantamento pelo SUS”, que promova acesso universal e equânime da população com garantia da integralidade das ações. "Nossa gestão na entidade se apresenta com propósito coletivo de realizar trabalho em equipe e colocar, em conjunto, nossa intenção e luta para a melhoria regional de indicadores de saúde da população e da co-gestão no SUS da Paraíba”, destacou.
Dentre as metas planejadas pela gestão estão a ampliação do acesso a saúde do cidadão e qualidade na atenção ao usuário, a fixação do profissional de saúde, especialmente o médico, nas áreas de necessidade, mediante: serviço civil na rede SUS, alinhamento salarial para saúde da família e hospitalar entre os municípios do Estado, com critérios de diferenciação segundo especificações regionais, dentre outras estratégias.
Conasems – O Conasems é o órgão representativo de todas as secretarias municipais de saúde do país e tem como uma de suas principais metas a promoção da discussão sobre as políticas de saúde adotadas pelas esferas federal, estaduais e municipais e o respectivo impacto nos municípios, promovendo o aperfeiçoamento da gestão do SUS e os serviços prestados à população brasileira.
O conselho auxilia os municípios na formulação de estratégias voltadas ao aperfeiçoamento dos seus respectivos sistemas de saúde, primando pelo intercâmbio de informações e pela cooperação técnica.
Secom-JP