Páginas

domingo, 29 de julho de 2012

Comissão do Senado deve discutir situação de operadoras de telefonia


A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado vai votar na próxima quarta-feira (1º) o pedido de realização de audiência pública sobre a qualidade dos serviços das operadoras de telefonia móvel.
O requerimento foi feito pelos senadores Eduardo Braga (PMDB-AM) e Walter Pinheiro (PT-BA), que esperam a participação do ministro Paulo Bernado (Comunicações); do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende e do presidente da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). Para os senadores, os serviços das operadores de telefonia prestam serviços cada vez piores ao Brasil. “Não podem as operadoras atribuir a queda na qualidade ao setor público, sendo imperioso que tomem as suas providências cotidianamente para garantir um padrão razoável de serviço”, afirmaram os senadores no requerimento.
Após diversas reclamações de usuários, a Anatel suspendeu temporariamente as operadoras TIM, Claro e Oi de venderem e habilitarem novos chips emodems em vários estados e exige que as empresas melhorem o serviço prestado. A reunião da CCT está marcada para as 14h30.

Em memorial, Dirceu culpa Delúbio e diz que mensalão era caixa dois


Na reta final para o julgamento do mais grave escândalo político do governo Lula, o ex-ministro José Dirceu apresentou um memorial para tentar convencer os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que o mensalão não passou de um esquema de caixa dois de campanha. Em pouco mais de dez páginas, o ex-chefe da Casa Civil culpa o então tesoureiro do PT, Delúbio Soares, por arrecadar recursos não contabilizados.
“Nunca houve o chamado mensalão. O que de fato existiu foi a prática de caixa dois para cumprimento de acordo eleitoral, conduta irregular prontamente assumida por Delúbio Soares e o PT sobre a relação com partidos aliados em 2004”, diz a defesa de Dirceu.
“Quem cuidou exclusivamente dos repasses para quitar as dívidas de campanhas foi a Secretaria de Finanças do PT, como confirmou o então secretário Delúbio Soares”, completa a defesa. “O governo nunca interveio e nem tinha conhecimento desse acordo financeiro-eleitoral”, resume.



No memorial, o principal réu do mensalão, apontado pela Procuradoria-Geral da República como o chefe da quadrilha, ataca o o deputado cassado Roberto Jefferson (PTB), delator do esquema, e atribui irregularidades a “desafetos” para evitar que fossem apuradas denúncias de corrupção nosCorreios.

Em maio de 2005, VEJA revelou um vídeo em que o então diretor dos Correios, Maurício Marinho, aparece cobrando propina para direcionar o resultado de uma licitação da estatal. O funcionário dizia agir em nome de Roberto Jefferson.
“Acuado por denúncias que envolviam pessoas de sua confiança nos Correios, o então deputado federal Roberto Jefferson tentou desviar o foco das investigações atacando desafetos”, afirma o documento de defesa do ex-ministro da Casa Civil.
“Roberto Jefferson criou a fantasia do chamado mensalão, uma criação de alguém que se afundava e tentou se agarrar em algum argumento para se defender”, diz.
Dirceu já havia utilizado suas alegações finais encaminhadas ao STF para afirmar ser uma espécie de "bode expiatório". Para ele, o Ministério Público Federal quer condená-lo pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha apenas para que ele sirva de “exemplo” à classe política. O julgamento do mensalão começará no dia 2 de agosto.


Fonte: Vejaonline

Comer maçã reduz risco de doença cardíaca em mulheres


Para quem gosta de maçã, uma boa notícia: comer duas por dia pode reduzir o risco de doença cardíaca em mulheres. Isso acontece, pois a fruta diminui os níveis de colesterol, deacordo com uma pesquisa da Universidade Estadual da Flórida, nos Estados Unidos, divulgada pelo jornal Daily Mail.

Os cientistas analisaram 160 pessoas do sexo feminino que já haviam passado pela menopausa. Metade delas teve de comer 75 g de maçã seca (o equivalente a duas maçãsmédias frescas) por dia e, o restante, a mesma quantidade de ameixa. Todas fizeram exames de sangue a cada três meses durante um ano.

Após o primeiro trimestre, os níveis de colesterol total no grupo que saboreou maçã caíram 9% e, de LDL (mau colesterol), 16%. Depois de seis meses, os níveis eram ainda menores, com colesterol total 13% a menos e, LDL, 24%. Não houve nova redução nos seis meses restantes. A ameixa diminuiu as taxas de colesterol ligeiramente, mas não na mesma medida que a maçã.


Fonte: Portal Terra