Páginas

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Inmetro divulga ranking dos veículos mais econômicos

O Inmetro divulgou os resultados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular 2012. Agora, o consumidor poderá comparar a eficiência energética entre veículos de um mesmo segmento. São avaliados veículos de oito montadoras (Fiat, Ford, Honda, Kia, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen) que totalizam 105 modelos.

A maior novidade desta edição programa é o uso obrigatório da Etiqueta Veicular no vidro dos modelos participantes – a classificação vai de “A” (mais eficiente) até “E” (menos eficiente). A partir de 15 de abril, qualquer divulgação feita pelo fabricante/importador em seus comerciais, pontos de venda ou manuais deverão conter as informações. Dentre elas, também está inclusa a quilometragem por litro na cidade e na estrada.

O Uno Mille Fire Economy teve o melhor consumo geral entre todos os participantes. Na cidade, foram 8,9 km/l (etanol) e 12,7 km/l (gasolina); na estrada 10,7 km/l (etanol) e 15,6 km/l (gasolina). A Fiat foi a montadora com mais participantes, com destaque nos sub-compactos. O Uno Mille Fire Economy e o Novo Uno Economy Evo foram os únicos da categoria que tiveram nota A.

Considerando os veículos de passeio avaliados, o Ecosport XLT e o Ecosport Freestyle, da Ford, tiveram o pior rendimento com etanol na cidade (5,2km/l). Já o sedã grande da Toyota, o Camry XLE, ficou com o último lugar nos testes com gasolina, rodando apenas 7,5 km por litro. Quanto ao desempenho no uso rodoviário, o Ecosport 4WD, não é a melhor escolha; o off-road teve o pior desempenho com etanol (6,3km/l). Na mesma categoria, o Sorento, da Kia, teve o menor rendimento com gasolina na estrada (7,9km/l).

A Peugeot participou com apenas oito carros, que obtiveram um consumo médio razoável, mas nenhum deles recebeu nota A nem B, enquanto que a Renault, teve cinco modelos com nota máxima (Sandero Authentique e Expression, Logan Authentique e Expression, Fluence Dynamique, Duster Dynamique 4×4 e Kangoo Express) e nenhum automóvel da montadora apareceu com nota D ou E.

Governador Ricardo Coutinho entrega 100 ônibus escolares a prefeituras paraibanas

O governador Ricardo Coutinho (PSB) deve entregar na próxima segunda-feira (13) os 100 ônibus escolares adquiridos com recursos próprios. A informação foi dada pelo secretário de Comunicação, Nonato Bandeira.

“O governador deve entregar os ônibus as prefeituras paraibanas que necessitam de um transporte escolar já na próxima segunda”, frisou o secretário.

Polícias deflagram Operação Cristal no Sertão paraibano

Operação conjunta das polícias Militar e Civil da Paraíba e do Rio Grande do Norte entitulada "Cristal", foi deflagrada nesta quinta-feira (9) em várias cidades do Sertão da Paraíba, entre elas Cajazeiras, São João do Rio do Peixe e Uiraúna.A ação visa combater o tráfico de drogas na região e cumprir mandados de prisão. Até o momento, dez pessoas foram presas, também drogas e armas. Um traficante conhecido como Marcos Aleijado e um vendedor de automóveis foram presos em Cajazeiras.

Paraíba Já

Cagepa convoca 60 candidatos para assinar contrato

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), divulga, no Diário Oficial desta quinta-feira (9), a convocação de 60 dos 252 candidatos aprovados em seu último concurso público para assinatura do contrato de trabalho. Os convocados devem se apresentar na próxima segunda-feira (13), na Sede Administrativa da estatal, localizada à Rua Feliciano Cirne, S/N, Jaguaribe, João Pessoa.

Nesta lista, estão sendo convocados 26 candidatos aprovados para o cargo de agente de manutenção, 15 leituristas, oito cadastradores, sete atendentes comerciais e quatro motoristas. "Todos esses convocados se submeteram aos testes físicos e exames médicos e foram aprovados. Depois da assinatura de contrato, eles iniciarão a fase de treinamento", disse o diretor Administrativo e Financeiro da Cagepa, Jorge Gurgel.

Gurgel explicou ainda que os outros candidatos convocados no final do ano passado serão gradativamente chamados para a assinatura de contrato. Ele lembrou que, na gestão do governador Ricardo Coutinho, já foram convocados quase 500 candidatos aprovados no concurso realizado em 2008.

Secom-PB

PSB divulga mais uma lista de postulantes já incluindo Estelizabel como pré-candidata em JP

PSB divulga mais uma lista de pré-candidaturas já incluindo Estelizabel como pré-candidata socialista

A Executiva Estadual do PSB – Partido Socialista Brasileiro na Paraíba, divulgou no início da noite desta quarta-feira (08) mais uma listagem de pré-candidaturas do partido nas eleições de 2012, já incluindo o nome da Jornalista Estelizabel Bezerra como pré-candidata à prefeitura de João Pessoa.

Dessa vez foram divulgados 32 nomes, entre homens e mulheres, que irão disputar as eleições para o executivo municipal, que somadas as listagens anteriormente divulgadas, perfazem 119 pré-candidatos e pré-candidatas às prefeituras paraibanas.

Segundo o presidente do PSB, Edvaldo Rosas, essa divulgação que vem se dando de forma paulatina, é fruto de um trabalho realizado desde janeiro de 2011, com uma ampla articulação, buscando entendimentos e consensos para construir candidaturas com possibilidades reais de vitória no máximo de municípios.

De acordo com Rosas, além desses 119 municípios em que o PSB disputará o executivo, o partido tem ainda pré-candidaturas a vereador em 212 dos 232 municípios paraibanos. “Vamos crescer muito. O partido sairá das eleições 2012 vitorioso e com uma representação na maior parte dos municípios paraibanos”, disse.

O dirigente socialista adiantou ainda que nos dias 09, 10 e 11 de março será realizada uma rodada de seminários sobre legislação eleitoral, reunindo todas essas pré-candidaturas, em 3 etapas, sendo uma na região metropolitana de João Pessoa e litoral, uma outra na região da borborema, brejo e agreste e outra na região do sertão.

Veja em ordem alfabética a nova listagem de pré-candidaturas socialistas às prefeituras paraibanas.

AGUIAR - Dr. Leonardo

ARAÇAGI - Eliacar Monteiro

AREIA – Tito

BARRA DE SANTANA - Ana Ludgério

BERNARDINO BATISTA - Emp. Paulo Estrela

CACIMBAS - Leo Terto

CUITÉ - Secretário Tárcio Pessoa

DIAMANTE – Luciano

DUAS ESTRADAS - Dona Lalá

IMACULADA - Alexandre Nóbrega

ITAPOROROCA - Josilda

JOÃO PESSOA – Estelizabel

LAGOA DE DENTRO - Dra. Ligia

LOGRADOURO – Valdemir

MARI - Marcos Martins

MARIZÓPOLIS - Ver. Abdon

MOGEIRO - Ex-pref. Dona DIDI

OLIVEDOS - Ex-pref. Lídio

OURO VELHO - Dr. Junior

PEDRAS LAVRADA - Eng. Roberto Cordeiro

PEDRO REGIS - Vice-pref. Manoel Pereira

PILÕES - Ex-pref. Iremar Flor

PRATA - Alan Gustavo

REMIGIO -Ver. Junior

RIACHÃO - Vice-pref. Naldo

SALGADO DE SÃO FELIX - Dr. Jones

SANTA CECÍLIA - Sec. Gov. Municipal Salatiel

SANTANA DE MANGUEIRA - Prof. Aldecir

SÃO JOSÉ DA LAGOA TAPADA - Dra. Suzana

SÃO JOSÉ DOS CORDEIROS - Atual Pref. Fernando Queiroz

SERTÃOZINHO - Emp. Patrício

SOLÂNEA - Ex-pref. Nal. Viana/Alexandre Coletor

Assessoria do PSB

Manoel Jr. desconfia de pesquisa e insinua que não irá apoiar Maranhão se ele for candidato do PMDB

O deputado federal Manoel Júnior (PMDB) questionou a pesquisa encomendada pelo diretório estadual do seu partido que vai escolher quem será o candidato que vai disputar a Prefeitura de João Pessoa.O deputado, que é pré-candidato ao lado do ex-governador José Maranhão, criticou o fato da pesquisa não ser divulgada. “Acho antidemocrático ser anunciado na segunda-feira um candidato pautado numa pesquisa que eu não tive absolutamente nenhum acesso. Não conheço qualquer critério ou requisito que essa pesquisa irá nos dar na sua avaliação”, questionou.Manoel espera que aconteça um diálogo para discutir o resultado da pesquisa e escolher o candidato. “O PMDB contratou uma pesquisa em 2010 e o resultado apontou que Maranhão venceria as eleições contra Ricardo Coutinho (PSB) com 400 mil votos de vantagem, mas perdemos no 1º turno por 8 mil votos”, alegou.Questionado se apoiaria Maranhão se fosse o ex-governador escolhido como cabeça da chapa, o deputado federal fugiu da pergunta por duas vezes e não respondeu diretamente. “Maranhão está sempre na minha frente no quesito de aceitação estimulada, mas eu venci no quesito reprovação, então há aí um empate técnico. Deveríamos escolher a partir desse empate”, explicaManoel Júnior ainda revelou que esteve com o vice-presidente da república, Michel Temmer, que é presidente nacional do PMDB. “Nós conversamos sobre tudo que aconteceu no ano. O presidente sabe tudo que se passa nos Estados e ele ficou de nos ajudar nessa construção democrática da candidatura em João Pessoa. Ele defende a escolha de forma transparente”, concluiu