Páginas

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Mães presidiárias recebem kits-maternidade do Governo do Estado

Trinta mulheres, entre gestantes e mães de bebês, que cumprem pena em presídios de João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras, serão beneficiadas com kits-maternidade doados pelo Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac). Os kits foram entregues, no final da tarde desta quinta-feira (18), pela presidente de honra do Cendac e primeira-dama do Estado, Pâmela Bório, e pela presidente do órgão, Valquíria Alencar, ao secretário de Administração Penitenciária, Harrison Targino.

Pâmela Bório destacou que a entrega dos kits-maternidade para as mães presidiárias se traduz num ato de respeito às crianças, “que são vítimas circunstanciais”, e anunciou a aquisição de 30 berços para também serem doados. Ela revelou ainda que o Cendac está firmando parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para oferecer cursos de corte e costura para as detentas, entre outros cursos de qualificação profissional.

A presidente do Cendac, Valquíria Alencar, ressaltou que, além de uma ação social, a doação dos kits-maternidade se constitui num ato de solidariedade às mulheres que passam por momentos difíceis em suas vidas. Ela observou que os cursos a serem oferecidos pelo Cendac demonstram o compromisso do Governo do Estado com as presidiárias, facilitando a sua reinserção social após o cumprimento da pena por meio de qualificação profissional.

O secretário Harrison Targino agradeceu o gesto de apoio e sensibilidade da primeira-dama do Estado, Pâmela Bório, que manifestou preocupação com a situação dos bebês que convivem no cárcere com suas mães, durante visita que fez à Penitenciária Feminina Júlia Maranhão, em Mangabeira.

Os kits foram adquiridos por meio de doações, além da participação do Cendac na confecção de algumas peças. Cada kit é composto de banheira, roupas, fraldas, lençol, toalhas, mamadeiras e chupeta. As mães também receberão uma caixa de artesanato.

Cagepa convoca 77 aprovados em concurso para se apresentar na próxima semana

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) está convocando, para assinatura de contrato de trabalho, 77 aprovados no último concurso público realizado pela empresa, para vários cargos. A apresentação deve acontecer nos dias 22 e 23 deste mês, a partir das 8h, na sede da empresa, na Rua Feliciano Cirne, Jaguaribe, João Pessoa.

Estão sendo convocados os aprovados para os cargos de agente operacional (21), motorista (3), laboratorista (2), operador de equipamento (1), atendente comercial (8), agente de manutenção (37) e leiturista (5).

De acordo com o presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, os agentes operacionais convocados neste momento vão atuar nas cidades de Bananeiras, Capim, João Pessoa, Catingueira, Cruz do Espírito Santo, Gravatá, Massaranduba, Patos, Piancó, São José dos Cordeiros, Santa Cruz e Santa Rita.

Os motoristas estão sendo convocados para trabalhar nas cidades de Campina Gande e Guarabira; operadores de equipamentos na regional do litoral; laboratoristas em Campina Grande e Guarabira; atendentes comerciais na sede da empresa, na regional do litoral, Borborema e Alto Piranhas.

Os agentes de manutenção estão convocados para exercer a função nos municípios de Alagoa Grande, Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, Sousa, Dona Inez, Duas Estradas, Belém, Guarabira, Jacaraú, Mulungu, Patos, Pilões, São Mamede, Solânea e Uiraúna. Enquanto que os leituristas vão para as cidades de Borborema, no Alto Piranhas e Litoral.

A relação contendo os nomes dos 77 convocados, que já realizaram exames médicos na Sede Administrativa da Cagepa, em João Pessoa, será publicada na edição desta sexta-feira (19), do Diário Oficial do Estado.

Secom-Pb

Congresso do PSB em Itaporanga-Pb

Está confirmada para o próximo sábado(20/08/2011) o Congesso do PSB na Cidade de Itaporanga. Esta informação foi repassada pelo Presidente(Edvaldo Rosas) do Diretório Estadual a poucos minutos atrás.


Técnicos da Cagepa encontram 'gato' na fazenda do senador Wilson Santiago

Técnicos da Cagepa em Uiraúna teriam descoberto uma ligação irregular em uma fazenda do senador Wilson Santiago (PMDB). A ligação de água, o conhecido "gato", supostamente encontrada na fazenda de Santiago (PMDB) prejudicava o abastecimento das cidades de Lastro e São Francisco.

As duas cidades são abastecidas pela adutora de Capivara, que sofriam com interrupções constantes no abastecimento. Funcionários da empresa, também encontraram mais 37 "gatos" ao longo da adutora.

A fiscalização foi realizada no dia 11 de agosto por funcionários da Cagepa que trabalham em Sousa, para combater o uso inadequado da água entre as cidades de Latro e Uiaúna. Tais ligações irregulares eram usadas em irrigação de capim, de jardim e criação de animais.

Paraíba Já

Deputado diz que Comissão da Câmara avaliará políticas para os agentes de saúde

A comissão especial que analisa a definição de um piso salarial nacional para agentes comunitários de saúde e de combate a endemias decidiu realizar audiência pública para discutir as diretrizes e políticas dos ministérios da Saúde, do Planejamento e da Casa Civil relacionadas a esses profissionais. Serão convidados representantes dos três órgãos. A reunião foi solicitada pelos deputados Romero Rodrigues (PSDB-PB, os deputados Benjamin Maranhão (PMDB-PB), Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), e João Campos (PSDB-GO). A data para realização da audiência ainda será definida.

 A comissão especial foi criada para avaliar o Projeto de Lei 7495/06, do Senado, que regulamenta as atividades dos agentes e cria cargos na Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Diversas outras propostas tramitam em conjunto, como o PL 6111/09, que define o piso nacional da categoria em R$ 930 mensais para profissionais com formação em nível médio. A Emenda à Constituição 63, de fevereiro de 2010, estabelece que uma lei federal definirá o regime jurídico, o piso salarial nacional, as diretrizes para os planos de carreira e a regulamentação das atividades de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias. Segundo essa emenda, caberá à União prestar assistência financeira complementar aos estados e aos municípios para o cumprimento do piso salarial.

Assessoria

Portaria confirma contratação de 109 Agentes Comunitários de Saúde

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, assinou a portaria oficializando a contratação de 109 Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Os profissionais integram as equipes das Unidades de Saúde da Família dos bairros. No total, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) já convocou 880 ACS aprovados no último concurso, restando apenas 80 a serem chamados até o próximo ano.

Os convocados participaram do concurso para ACS realizado em 2007. Na oportunidade, foram oferecidas 960 vagas. Além dos ACS, a portaria também confirmou a contratação de 14 Vigilantes Ambientais, aprovados no mesmo concurso, totalizando 125 profissionais chamados desde 2007.

ACS - O Agente Comunitário de Saúde resultou da criação do Programa dos Agentes Comunitários de Saúde (PACS) em 1991, como parte do processo de construção do Sistema Único de Saúde estabelecida por norma Constitucional em 1988.

O profissional é capacitado para reunir informações de saúde sobre uma comunidade. Orientado por supervisor, um profissional enfermeiro ou médico da unidade de saúde, ele realiza visitas domiciliares na área de abrangência da sua unidade, produzindo informações capazes de dimensionar os principais problemas de saúde da comunidade que assiste.

Secom-JP