Páginas

terça-feira, 15 de maio de 2012

Farmácias Populares distribuem gratuitamente remédio para asma a partir de junho deste ano

Farmácias Populares distribuem gratuitamente remédio para asma a partir de junho

Conforme anúncio feito pela presidente Dilma Rousseff, a partir do dia 4 de junho, as Farmácias Populares estarão distribuindo gratuitamente três medicamentos para asma, ampliando assim a oferta de medicamentos do programa “Saúde não tem preço”, que já distribui 11 medicamentos para hipertensão e diabetes. Em Campina Grande, a coordenadora das Farmácias Populares no município, Fátima Luna, disse que ainda não foi comunicada oficialmente pela Fiocruz, mas espera receber as informações para que possa enviar o comunicado às quatro unidades da cidade, localizadas nos bairro de José Pinheiro, Liberdade, Palmeira e Conjunto Severino Cabral.

Os medicamentos para asma que serão distribuídos são: Brometo de ipratrópio, Dirpoprionato de beclometasona e Sulfato de salbutamol, este último que já era comercializado a preços populares nas Farmácias Populares, com descontos de até 90%. A gratuidade atenderá aos mesmos requisitos dos demais medicamentos fornecidos ou comercializados nas Farmácias Populares e nas farmácias privadas que aderiram ao programa, em que é necessária a apresentação da prescrição médica, seja de estabelecimento público ou privado, e um documento de identificação.

A expectativa do Ministério da Saúde é que a inclusão dos medicamentos contra asma tenha impacto positivo, especialmente na saúde infantil, uma vez que a doença está entre as principais causas de internação entre crianças de até 6 anos de idade. A inclusão dos medicamentos para asma no programa “Saúde não tem preço” aconteceu porque, depois da gratuidade da hipertensão e diabetes, a venda dos medicamentos para asma foi a que mais apresentou crescimento nas Farmácias Populares.

Ascom

Estado garante CNH gratuita para pessoas de baixa renda

Foto: José Marques/Secom-PB

A partir de agora, as pessoas de baixa renda poderão ter acesso gratuito à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O programa Habilitação Social, lançado nesta segunda-feira (14) pelo governador Ricardo Coutinho, por meio de Medida Provisória, já é considerado o maior programa social do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB).
A finalidade do programa, executado em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano, Secretaria da Cidadania e Administração Penitenciária e Secretaria Estadual de Educação é possibilitar o acesso das pessoas de baixo poder aquisitivo, gratuitamente, à obtenção da primeira CNH ou mudança de categoria.
No discurso, o governador Ricardo Coutinho destacou a carteira de motorista como um documento facilitador do ingresso no mercado de trabalho e lembrou que este programa está incluído entre as medidas pensadas para criar emprego e renda.
Podem se candidatar ao benefício pessoas com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que comprovem nunca haver tido experiência formal junto ao mercado de trabalho ou que estejam desempregadas há mais de um ano; beneficiários do Programa Bolsa Família; alunos matriculados na rede pública de ensino ou nos programas Pró-Jovem e Brasil Alfabetizado; pessoas egressas e liberadas do sistema penitenciário; trabalhadores com renda mensal de até 1,5 salário mínimo; beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) onde são cadastrados pequenos agricultores, assim como beneficiários de outros programas sociais.
A Medida Provisória exige ainda ao candidato à habilitação ser penalmente imputável; saber ler e escrever; possuir Cadastro de Pessoas Físicas ( CPF); comprovar domicílio no Estado da Paraíba; não estar judicialmente impedido de possuir a CNH.
A carteira de habilitação é um dos documentos mais importantes de inclusão social e exercício da cidadania. Além de ser reconhecida legalmente como identidade, a CNH ajuda muita gente a ingressar no mercado de trabalho. No entanto, o acesso ao documento era condicionado ao pagamento pelos serviços dos Centros de Formação de Condutores, as antigas autoescolas. Hoje o custo de de carteira de habilitação é em torno de R$700.
Critérios – Todo o processo de inscrição e seleção dos candidatos será pela internet, no endereço eletrônico www.habilitacaosocial.pb.gov.br , de 21 de maio a 22 de junho. No dia 25 , sai o resultado da seleção entre os inscritos. De 26 de junho a 6 de julho, os candidatos inscritos terão que apresentar documentos comprovando as informações cadastradas.
O próprio programa vai se encarregar de definir, entre os inscritos, quem mais precisa da habilitação social. A partir de 9 de julho, os candidatos selecionados começam a fazer exames de saúde e psicotécnicos para encaminhamentos aos Centros de Formação de Condutores credenciados, onde participarão das aulas teóricas e práticas. Terá acesso ao documento quem, de fato, comprovar estar incluído em todas as exigências da lei e estes critérios avaliam os rendimentos.
Para a habilitação social, o Governo do Estado dispensou as taxas de serviço e vai bancar os custos cobrados pelos Centros de Formação de Condutores. Mas, vale destacar que as empresas só receberão as taxas após a aprovação dos candidatos nos exames do Detran, garantindo o empenho dos Centros de Formação de Condutores na capacitação dos candidatos encaminhados pelo programa Habilitação Social.
A meta inicial é oferecer 2 mil carteiras, até o final do ano. Mas, segundo o Detran, este número poderá aumentar se os Centros de Formação de Condutores conseguirem atender a uma demanda maior de candidatos.
Dados do Detran revelam que dirigir sem carteira de habilitação é a infração mais comum, em qualquer fiscalização. No ano passado, 1.491 pessoas foram notificadas dirigindo sem CNH e só este ano mais de 700 já foram flagradas na mesma situação. Muitos são condutores das chamadas motos cinquentinhas, que agora poderão ter a situação regularizada, considerando que o Código Nacional de Trânsito exige que para conduzir um ciclomotor é necessário ter acima de 18 anos e ser habilitado com a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor) ou Carteira Nacional de Habilitação categoria “A”, específica para motociclistas.
Capacete – Segundo dados do Hospital de Emergência e Trauma, mais de 70% dos atendimentos referentes à acidentes de trânsito envolvem motociclistas. A situação levou o Detran a promover conferência em várias cidades para discutir com outros órgãos de trânsito medidas para reduzir o número de acidentes envolvendo motocicletas.
Diante da preocupação com a segurança dos motociclistas, o programa Habilitação Social também fará a doação de um capacete para cada candidato aprovado na CNH categoria “A”.
A ideia é incentivar o uso, principalmente no interior do Estado, onde há maior resistência ao equipamento de segurança. Hoje, as motocicletas já representam mais de 40% da frota paraibana. De 834 mil veículos registrados no Detran, 357.837 são motocicletas.

portalpedrabonita

A Vinda de Armando Abílio


Na política quando  se recebe algo, alguma coisa vai em troca. Esta semana estamos vivenciando a vinda do Presidente Estadual do PTB, Armando Abílio, para ingressar na Administração do PSB, tudo bem, mas não sei se vocês observaram, ele está recebendo algo, neste caso vocês acham que Armando Abílio vai dar o QUÊ em troca? Na verdade o que interessa ao PSB em Armando Abílio? Respondo: APOIO!!!
Um retrato desta resposta estamos vendo em João Pessoa, pois o Vereador Tavinho quer queira quer não, vai ter que apoiar a Candidatura do PSB, isto porque segundo Armando Abílio quem Manda no PTB é o Próprio, consequentemente o PTB vai fazer o que ele QUER, se não, abandone a legenda!!!

Diante destes fatos, muitos Petebistas estão coçando a cabeça com muita força, pois o que eles pensavam que seria, não será mais, assim eu pergunto: E AGORA JOSÉ????????!!!!!!!!!

Prefeito Djaci se reúne com dirigentes do PSB

(Prefeito de Itaporanga Djaci Brasileiro)

Estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira, 14/05, na sede do PSB em João Pessoa o Presidente Estadual do PSB Edvaldo Rosas, o Presidente do Diretório do PSB em Itaporanga Chico Lopes e o Prefeito de Itaporanga Djaci Brasileiro. Na pauta apenas um assunto: Eleições 2012.
Durante a breve reunião, o prefeito Djaci reiterou os nomes para a composição da chapa majoritária de situação para concorrer à Prefeitura de Itaporanga. Para Djaci, a aliança com Porcino é assunto irrevogável. O prefeito informou que está disposto a negociar com o PSB, desde que seja resguardada sua decisão com relação à chapa para prefeito e vice nas eleições desse ano.
Como vinha sendo veiculado erroneamente em alguns meios de comunicação da cidade de Itaporanga, em nenhum momento da reunião o assunto “cargos diretivos estaduais” foi cogitado como moeda de troca ou chantagem para um possível acordo que envolvesse a legenda do PSB com o prefeito Djaci.
Desta forma, os Diretórios Estadual e Municipal do PSB em questão, e seus filiados, se reunirão em poucos dias para deliberarem sobre a posição do partido em Itaporanga.

portalpedrabonita