Conforme anúncio feito pela presidente Dilma Rousseff, a partir do dia 4 de junho, as Farmácias Populares estarão distribuindo gratuitamente três medicamentos para asma, ampliando assim a oferta de medicamentos do programa “Saúde não tem preço”, que já distribui 11 medicamentos para hipertensão e diabetes. Em Campina Grande, a coordenadora das Farmácias Populares no município, Fátima Luna, disse que ainda não foi comunicada oficialmente pela Fiocruz, mas espera receber as informações para que possa enviar o comunicado às quatro unidades da cidade, localizadas nos bairro de José Pinheiro, Liberdade, Palmeira e Conjunto Severino Cabral.
Os medicamentos para asma que serão distribuídos são: Brometo de ipratrópio, Dirpoprionato de beclometasona e Sulfato de salbutamol, este último que já era comercializado a preços populares nas Farmácias Populares, com descontos de até 90%. A gratuidade atenderá aos mesmos requisitos dos demais medicamentos fornecidos ou comercializados nas Farmácias Populares e nas farmácias privadas que aderiram ao programa, em que é necessária a apresentação da prescrição médica, seja de estabelecimento público ou privado, e um documento de identificação.
A expectativa do Ministério da Saúde é que a inclusão dos medicamentos contra asma tenha impacto positivo, especialmente na saúde infantil, uma vez que a doença está entre as principais causas de internação entre crianças de até 6 anos de idade. A inclusão dos medicamentos para asma no programa “Saúde não tem preço” aconteceu porque, depois da gratuidade da hipertensão e diabetes, a venda dos medicamentos para asma foi a que mais apresentou crescimento nas Farmácias Populares.
Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário