Páginas

domingo, 23 de dezembro de 2012

Convênio entre Governo e FAP beneficia dois mil portadores de câncer



O vice-governador Rômulo Gouveia visitou o Hospital Escola da FAP (Fundação Assistencial da Paraíba ), em Campina Grande, e reafirmou a renovação do convênio do Governo do Estado com a instituição. O Governo repassou, em 2012, cerca de R$ 840 mil ao hospital, que é uma entidade filantrópica, com vistas à aquisição de medicamentos para cerca de dois mil pacientes acometidos ou portadores de câncer em tratamento quimioterápico. Os recursos são do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza no Estado da Paraíba (Funcep).

Na ocasião, Rômulo Gouveia anunciou que o convênio está sendo renovado para 2013. Ele foi recebido pelo presidente da unidade hospitalar, médico Jairo Oliveira; pelo gerente financeiro, Diego Gadelha Menezes; e pelo gerente do Centro de Cancerologia, médico Rogério de Assis Lira.

“Esse convênio celebrado com o Funcep nos ajuda e muito na compra dos quimioterápicos. Para nenhum paciente com câncer falta hoje medicação, diferente de outrora. Eu vejo no gestor estadual que quando quer realizar algo ele realiza . Por isso, agradecemos ao Governo”, salientou Jairo Oliveira.

O presidente explicou que a FAP é um hospital filantrópico e a direção não tem interesse em pacientes particulares, mas oferecer saúde para as pessoas carentes de toda a Paraíba. Jairo ainda apresentou uma proposta ao Governo para que os usuários possam fazer doações ao hospital por meio da conta de água da Cagepa; e solicitou ajuda para compra de um acelerador linear.

O vice-governador disse que o Governo do Estado vai analisar as reivindicações e acrescentou que está unido com a bancada da Paraíba no Congresso Nacional para liberar cerca de R$ 5 milhões em emendas empenhadas ao Orçamento Geral da União destinado ao hospital.

Rômulo ainda conversou com pacientes nos centros de Cancerologia e Hemodiálise. Em seguida, visitou as obras do novo Centro de Hemodiálise na FAP, que vai dobrar o número de atendimentos aos pacientes com problemas renais. Hoje, são atendidas 77 pessoas.

Secom-PB

1º político travesti na Paraíba, é diplomado vereador



O pacato município de Pilar, localizado a pouco mais de 40 quilômetros da capital paraibana, elegeu, este ano, Geraldo Costa da Silva, ou Shirley Costa como é mais conhecido, 51 anos, a primeira travesti política diplomada no Estado. Com 273 votos, a nova vereadora eleita pelo partido progressista (PP) e já diplomada pela Justiça Eleitoral buscará a continuação da assistência que vem prestando à população através de seu trabalho no setor administrativo do hospital da cidade.

“O hospital é pequeno, mas foi onde eu tive todo o contato” afirma Shirley, “eu saí do gabinete e fui para o meio do povo, mas isso não era por causa da política, eu não pensava ainda em política. Foi no meu contato com a sociedade, com essas comunidades mais carentes onde eu ouvia ‘seja um vereador, talvez você possa nos ajudar mais’”

A humanização da saúde é uma de suas bandeiras e um dos motivos de sua candidatura, Shirley, cujo slogan de campanha é “Saúde em primeiro lugar”, já se prontificou a lutar por melhores condições de saúde pública. Outro foco de sua luta será contra o racismo e o preconceito existente na sociedade: “queria poder acabar com isso, que vivamos uma vida de igualdade sem ter que medo de se dirigir a alguém por ser gay ou negro”.

O presidente da Câmara Municipal de Pilar, Murilo Barbosa (PT), acredita que a cidade só tem a ganhar com Shirley atuando como um dos nove vereadores eleitos: “eu não tenho dúvida de que Shirley é uma pessoa diferenciada, não só por sua opção sexual, mas pela forma carinhosa e atenciosa de lidar com a comunidade. Shirley tem muito que nos ensinar”.

Portal Correio

Deputado revela que pode intermediar um possível entendimento entre os ‘Ricardos’


“Eu me proponho a tentar manter um diálogo para um possível entendimento entre o governador Ricardo Coutinho e o presidente da Assembleia, deputado Ricardo Marcelo, desde que as duas partes estejam interessadas neste entendimento”, foi o revelou o líder do Governo na Assembleia, deputado Hervázio Bezerra (PSDB).

O parlamentar estadual destacou também que essa discussão entre os poderes, só quem sai perdendo é a Paraíba.

“Nós não podemos deixar que essa crise se agrave. Tudo isso não só é ruim para a classe política, mas para toda a Paraíba. Os poderes trabalhando juntos e harmonicamente, o Estado só tem a crescer”, frisou o deputado Hervázio Bezerra.

Por Fábio Augusto / Paraíba Já

CONTRARIANDO A NACIONAL, EXECUTIVA DO PT NA PB PRETENDE LANÇAR CANDIDATURA AO GOVERNO EM 2014


Mesmo contrariando as orientações da Executiva Nacional, que pediu cautela com a questão de antecipação de nomes para disputar às eleições de 2014, o presidente do Diretório Estadual do PT, Rodrigo Soares, revelou durante entrevista que o partido deve mesmo lançar candidatura ao Governo do Estado em 2014. Ele inclusive disponibiliza seu nome para encabeçar a futura chapa majoritária da legenda.

“Tudo no seu tempo, nos temos uma agenda de construção que o partido vai tocar. Mas, eu defendo enquanto militante, filiado ao partido, que o PT lance candidatura a governador em 2014 e eu vou construir isso com os meus companheiros de partido”, afirmou ele.

Por não está exercendo nenhum mandato eletivo, Rodrigo que hoje está totalmente dedicado ao partido, disse que ainda vai aprofundar o debate sobre o assunto com os companheiros de partido e que até disponibiliza seu nome para ser o candidato ao Governo pela legenda.

“Deve haver um debate interno com muita tranquilidade, pois outros companheiros também poderão postular o cargo. E eu fico até grato pela lembrança do meu nome por parte dos meus companheiros, e quem sabe se até eu não serei o candidato pelo partido”, frisou ele.

FONTE: POLÍTICAPB

Vital, Cícero, Efraim Filho e Ruy são destaque em ranking da Veja



Depois de responder por missões de relevância nacional e estar cotado para assumir cargos importantes no Congresso Nacional, o senador paraibano, Vital do Rego Filho (PMDB) fecha o ano com outro título. Foi considerado pela Veja, a maior revista semanal do Brasil, como o terceiro senador da República que mais trabalhou em 2012 por um Brasil mais “moderno e competitivo”.


Vital aparece em terceiro lugar com nota 9,2 num ranking de 20 colocações, perdendo apenas para os senadores Eunício de Oliveira (PMDB-CE) e Romero Jucá (PMDB-RR) e batendo figuras como Aécio Neves (PSDB-MG) e Pedro Simom (PMDB-RS). Entre outras, em 2012, Vitalzinho foi relator da lei dos royalties, que prevê distribuição mais igualitária dos royalties oriundos da produção de petróleo no país, e presidente da CPI do Cachoeira.

O ranking levou em consideração os seguintes eixos: carga tributária menor e sistema tributário mais simples, infraestrutura, qualidade da gestão pública, combate à corrupção, qualidade da Educação, marcos regulatórios estáveis aplicados com transparência por agências independentes, diminuição da burocracia, equilíbrio entre os três poderes, e leis trabalhistas justas para empregadores e empregados.


Com nota 7,6, o senador Cícero Lucena é outro paraibano que aparece na lista.


No ranking dos deputados federais, destaque para os dois jovens paraibanos Efraim Filho (Democratas), que aparece com o 16º deputado federal que mais trabalhou pelo Brasil em 2012, e Ruy Carneiro (PSDB), o 19º. Ambos com notas acima de sete.


Efraim Filho foi integrante da comissão que produziu os novos códigos jurídicos brasileiros e Ruy Carneiro conseguiu ver leis aprovadas e sancionadas, a exemplo da que tornou mais rigoroso os mecanismos para se assegurar o flagrante do motorista bêbado e também as punições para tal crime.

Dá até pra ter esperanças com a evolução da classe política paraibana.





Luís Tôrres