Páginas

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

PSB da Paraíba divulga nova lista com pré-candidaturas para 2012 - AGORA É OFICIAL: A Vice-Prefeita de Igaracy, DEUZINHA, está na lista!

O presidente estadual do Partido Socialista Brasileiro na Paraíba, Edvaldo Rosas, divulgou no início da noite desta segunda-feira (12), uma nova listagem de pré-candidaturas pela legenda socialista em mais de 40 municípios paraibanos.

De acordo com Edvaldo Rosas, esta é a segunda listagem que o partido divulga aos seus filiados, como forma de dar conhecimento dos nomes que hoje estão colocados como pré-candidatos e pré-candidatas nas disputas das administrações municipais paraibanas e tem o objetivo de articular nas microrregiões do estado os esforços de organização das várias pré-campanhas.

Segundo Rosas, todos os nomes divulgados na primeira e nesta segunda relação, tiveram suas indicações também aprovadas pelas instâncias partidárias dos respectivos municípios, o que demonstra o crescimento e organização do partido. “Em todas as regiões da Paraíba nós temos bons nomes que se propõem a levar o exemplo de trabalho da capital e a proposta do PSB para suas administrações municipais, e isso é muito importante para o projeto dessa nova Paraíba”.

Rosas lembrou que o partido deverá lançar nomes na disputa de 118 dos 223 municípios paraibanos, sempre construindo alianças com as forças que hoje fazem parte do leque que governa a Paraíba e a capital paraibana. “O pleito de 2012 será construído por muitas mãos, e o PSB será parceiro dos partidos aliados em grande parte dos 223 municípios. Onde pudermos construir candidaturas com os partidos da base aliada, buscaremos essa unidade para vencermos juntos”, disse.

O dirigente socialista lembrou que esta é uma listagem parcial e que até o final do mês será divulgada a lista com todas as outras pré-candidaturas à prefeito no interior da Paraíba.

Veja abaixo a segunda listagem de pré-candidaturas do PSB, em ordem alfabética:


ÁGUA BRANCA: Tarcísio

AMPARO: Zé Arnaldo

ARARA: Nem

AROEIRAS: Vereador Jailson

BARAÚNAS: Vereador Reginaldo

BELÉM: Ex-prefeito Tarcísio Marcelo

BOA VENTURA: Ex-prefeito Antônio Henrique

CAAPORÃ: Vereador Manoel do Fumo

CAIÇARA: Seu Cícero

CALDAS BRANDÃO: Junior

CATINGUEIRA: Wellington

CONGO:Ex-prefeito Zequinha

CUITÉ DE MAMANGUAPE: Ex-prefeito João Dantas

CUITEGI: Guilherme

CRUZ ESPÍRITO SANTO: Irma ou Ednaldo Leite

DAMIÃO: Lucildo

DESTERRO: Vice-prefeita Rosângela

FAGUNDES: Zé Pedro

IGARACY: Vice-prefeita Deuzinha

JERICÓ: Vereador Assiszinho

JUAZEIRINHO: Vice-prefeito Joanilton

JURU: Luiz Galvão

LAGOA: Vice-prefeito Zé Marrafa

LIVRAMENTO: Vereador Guilherme

MANAIRA: Vereador Thiago Rabelo

MALTA: Ex-prefeito Mauricinho

MARIZOPÓLIS:Vereador Abdon

MATARACA: Vereadora Drª. Emília

MATUREIA: Paulo do Posto

MULUNGU: Vereadora Joana D´Árc

NOVA FLORESTA: Vice-prefeito Gílson Borges

PATOS: Secretário Estadual Bonifácio Rocha

POÇO DE JOSÉ DE MOURA: Paulo Braz

RIACHÃO DO BACAMARTE: Vereador Ari

RIO TINTO: Fernando Naia

SANTA INES: Dr. Algacy

SANTANA DOS GARROTES: Ex-prefeito Dr. Carlinhos

SÃO JOÃO DO CARIRI: George

SÃO JOSÉ DE PRINCESA: Onofre

TEIXEIRA: Ex-prefª. Rita Nunes

TRIUNFO: Ednaldo dos Correios

VÁRZEA: Ex-prefeito Demarzinho





Fonte: PSB

Presidente explica porque o PT desistiu de integrar Conselho Político de Agra e ‘alfineta’ Direção Estadual

O presidente do Diretório Municipal do PT em João Pessoa, Antônio Barbosa, condenou, na tarde desta quarta-feira (14), a interferência da Executiva Estadual do partido na Paraíba no processo eleitoral da capital paraibana. Para o dirigente petista, o grupo liderado pelo ex-deputado Rodrigo Soares vem agindo de forma “anti-republicana”.

Antônio Barbosa lembrou que a decisão do PT ter candidatura própria em João Pessoa só será tomada em março, durante congresso municipal da legenda. “Por enquanto, não existe nenhuma decisão tomada pelo partido em relação a esse assunto. No dia 18 de março, teremos um encontro interno com todos os filiados em João Pessoa para começar a debater qual o posicionamento que o PT tomará nas eleições de 2012 na Capital”, destacou.

O presidente do PT pessoense aproveitou para comentar a decisão do Diretório Municipal de não participar, neste momento, do Conselho Político instituído pelo prefeito Luciano Agra (PSB) que discutirá as estratégias para a reeleição do gestor socialista.

“Não existe veto com relação do PT de João Pessoa de participar do Conselho Político. Apenas decidimos que seria mais prudente debater internamente, para só depois definir a nossa participação no Conselho Político”, explicou Antônio Barbosa, reafirmando, no entanto, que defende o apoio da legenda socialista à reeleição do prefeito Luciano Agra.

Paraíba Já

Ricardo sanciona hoje novo PCCR do TJPB


O governador do Estado, Ricardo Coutinho, vai sancionar, nesta quarta-feira (14), às 18 horas, no Salão Nobre do Tribunal de Justiça da Paraíba, a lei que institui o novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Servidores do Poder Judiciário, segundo confirmação da Assessoria do Chefe do Poder Executivo. O projeto foi aprovado pela Assembléia Legislativa no final de novembro, depois de ser amplamente discutido entre a Presidência do Tribunal de Justiça e os próprios servidores.

O PCCR, nas condições que estão sendo apresentadas, é um sonho dos servidores do Poder Judiciário e restabelece parte das perdas acumuladas nos últimos anos. Avalia o presidente do TJ, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, ao manifestar seu contentamento com a aprovação do projeto de lei e a consequente sanção do governador, que deverá acontecer nesta quarta-feira.

Para o desembargador, a nova lei ainda não atende a totalidade de pretensões das categorias, diante das dificuldades decorrentes da contingência orçamentária. “Mas é o que pudemos oferecer, depois de um trabalho minucioso feito pela comissão especial, criada para elaboração do plano”, disse o magistrado, ao destacar também o apoio recebido dos desembargadores durante todo o processo de análise a apreciação pelo Tribunal Pleno, bem como dos deputados na Assembléia Legislativa.

Ministro da Saúde baixa portaria reduzindo no uso de sal em sete categorias de alimentos

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, juntamente com representantes da indústria alimentícia, assinou, nessa terça-feira (13), nova fase do acordo que prevê a redução gradual de sódio em 16 categorias de alimentos. Nesta etapa, serão detalhadas as metas para os alimentos que estão entre os mais consumidos pelo público infanto-juvenil, incluindo sete categorias: batatas fritas e batata palha, pão francês, bolos prontos, misturas para bolos, salgadinhos de milho, maionese e biscoitos (doces ou salgados). O documento define o teor máximo de sódio a cada 100 gramas em alimentos industrializados. As metas (ver no fim do texto) devem ser cumpridas pelo setor produtivo até 2014 e aprofundadas até 2016.

A redução do consumo de sódio no Brasil é uma das estratégias do governo federal para o enfrentamento às doenças crônicas, como hipertensão arterial e doenças cardiovasculares. “Este é um grande esforço de acordo voluntário para mostrar à população produtos com menor quantidade de sódio. É uma ação de prevenção. O esforço para mudança de hábito alimentar e o fato das pessoas terem acesso mais fácil a alimentos saudáveis, com menor quantidade de sódio, aliado à atividade física, pode ser fundamental para que a gente previna doenças cardiovasculares, hipertensão e até mesmo alguns tipos de cânceres”, afirmou Alexandre Padilha. Segundo o ministro, a se gunda etapa do acordo reforça o projeto conjunto entre governo e indústrias para respeitar a recomendação de consumo máximo da Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de menos de 5 gramas de sal diários por pessoa, até 2020.

A hipertensão arterial atinge 23,3% da população adulta brasileira (maiores de 18 anos), de acordo com o estudo Vigilância de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel/2010). Já as doenças cardiovasculares foram responsáveis por 319 mil óbitos em todo o país, em 2009.

PREOCUPAÇÃO – De acordo com dados do IBGE, o consumo individual de sal, apenas nos domicílios brasileiros, foi de 9,6 gramas diários, enquanto o consumo total foi estimado em aproximadamente 12g diários, o que representa mais do que o dobro do recomendado pela OMS. Esta pesquisa revelou, ainda, que mais de 70% dos brasileiros consomem mais do que 5g de sal ao dia (o equivalente a quatro colheres rasas de café), chegando este percentual a mais de 90%, no caso de adolescentes de 14 a 18 anos e adultos da zona urbana.

Os adolescentes brasileiros apresentaram consumo muito mais elevado de alimentos como salgadinhos (sete vezes maior), biscoitos recheados (perto de quatro vezes maior), biscoitos doces (mais de 2,5 vezes maior) e biscoitos salgados (50% maior) em relação aos adultos.

O acordo firmado pelo Ministério da Saúde inclui a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia), Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima), Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) e a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip).

MONITORAMENTO – Este segundo termo de compromisso também prevê o acompanhamento da utilização de sal e outros ingredientes com sódio pelas indústrias, de forma a assegurar o monitoramento da redução do sódio em alimentos processados. Assim, o acordo determina o acompanhamento das informações da rotulagem nutricional dos produtos e as análises laboratoriais de produtos coletados no mercado e da utilização dos ingredientes à base de sódio pelas indústrias. Além do Ministério da Saúde e das associações da indústria alimentícia, o acordo foi assinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Fonte: MS 

Governo paga 13º nesta quinta e antecipa salário de dezembro

Os servidores públicos do Estado recebem nesta quinta-feira (15) a segunda parcela do 13º salário. O pagamento inclui todos os servidores públicos civis e militares, ativos e inativos da administração direta e indireta.

A secretária da Administração, Livânia Farias, confirmou a antecipação do pagamento da folha de dezembro para os dias 28 e 29 deste mês. No primeiro dia, recebem os aposentados e pensionistas e na quinta-feira (29), os servidores da ativa.

Com o pagamento da segunda parcela do 13º salário e a antecipação dos salários relativos ao mês de dezembro, o Governo injeta na economia do Estado cerca de R$ 315 milhões no último mês do ano, somando a folha de pessoal de cerca de R$ 210 milhões e a 2ª parcela do 13º, que gira em torno de R$ 105 milhões.

“Durante todo o ano de 2011, concentramos os esforços para pagar a folha de pessoal sempre dentro do mês trabalhado, como uma forma de valorizar o servidor, tão importante para o funcionamento da máquina pública. Fizemos contenções e conseguimos também pagar a primeira parcela do 13º em junho, antes das Festas de São João, medida que agradou os servidores”, afirmou Livânia Farias. A primeira parcela do 13º salário foi paga dia 21 de junho de 2011.





Fonte: Secom/PB

Secretário diz que Hospital Metropolitano deve ser concluído até 2013 e anuncia novos leitos e UTIs

Ele garantiu que a Paraíba vai receber novos investimentos federais na área da Saúde e anunciou a conclusão do hospital metropolitano até 2013.

O secretario comentou que o financiamento da saúde é o grande debate do país, não só da Paraíba e ressaltou que há um “sub-financiamento por parte do Governo Federal em muitas das ações”.

Souza garantiu que 2012 terá novos investimentos federais, pela disponibilidade e articulação entre o governador Ricardo Coutinho (PSB), a presidente Dilma Rousseff (PT) e o ministro da Saúde Alexandre Padilha para que sejam captados esses recursos para o estado.


“Agora temos um forte investimento que está sendo feito na região metropolitana de Bayeux e Santa Rita, que é o hospital metropolitano com a perspectiva de desconcentrarmos os casos de alta complexidade da região aqui da capital”, comenta.

O secretário explicou que ainda faltam algumas fases administrativas para cumprir em relação ao hospital metropolitano, como a licitação. “É uma obra bem grande, temos previsão dessa obra com certeza para o ano de 2013”, conta.

Cruz Vermelha – De acordo com o secretário, a pactuação é satisfatória. “O serviço é altamente qualificado, as pessoas tem um protocolo de atendimento, o hospital está informatizado, temos outra condição em termos de administração”, conta.

Souza também garantiu que o estado está com um plano de investimento na criação de novos leitos e novas UTIs no Trauma, além do término nas obras do Centro Cirúrgico e das obras no ‘corpo’ do hospital que tem uma “parte predial bem estruturada”, conclui.

Com sustos e lances geniais, Santos bate Kashiwa por 3 x 1 e vai à final do Mundial

Os jogadores do Santos foram unânimes durante a semana em apontar a estreia no Mundial de Clubes diante do Kashiwa Reysol, nesta quarta-feira, como um jogo complicado e nervoso. E foi exatamente isso o que se viu no Toyota Stadium, apesar da vitória por 3 a 1 da equipe de Muricy Ramalho sobre o time japonês. Atuando bastante recuado durante a maior parte do confronto e levando alguns sustos do ataque asiático, a equipe da Vila Belmiro contou com golaços de Neymar, Borges e Danilo para avançar à decisão e manter vivo o sonho do tricampeonato mundial no Japão.

Especulado como alvo santista para a próxima temporada, o lateral japonês Sakai descontou de cabeça para o Kashiwa, após escanteio cobrado por Jorge Wagner. Os nipônicos também colocaram uma bola na trave e levaram perigo com dois gols incríveis perdidos dentro da área. De positivo para o Santos, além dos três belos gols anotados, ficou a atuação de Paulo Henrique Ganso, que comandou o time no meio de campo e distribuiu seus tradicionais passes precisos.

Com a classificação à grande final assegurada, a equipe santista agora espera seu adversário, que sai do duelo entre Barcelona, da Espanha, e Al-Sadd, do Catar. Favoritos absolutos à vaga na decisão, os catalães tentarão confirmar a vaga às 8h30 desta quinta-feira, em Yokohama - mesmo palco da finalíssima, que acontece no domingo, também às 8h30.

O jogo

O Santos foi a campo sem surpresas armadas por Muricy: Elano, Henrique e Arouca fizeram uma linha de marcação no meio de campo, os três com liberdade e revezando para apoiar o armador Ganso; mais à frente, Borges e Neymar também mostraram bastante movimentação. Já o Kashiwa Reysol de Nelsinho Baptista veio em um 4-2-3-1 que tinha os brasileiros Leandro Domingues e Jorge Wagner abertos pelos lados; Tanaka era o meia que mais se aproximava do atacante Kudo.

Apesar de bons lampejos iniciais de Neymar, o Santos começou nervoso e recuado, deixando o Kashiwa ter mais a posse da bola nos primeiros 15 minutos. Mesmo assim, quase abriu o placar aos 4min: Kondo fez lambança dentro da área e chutou a bola contra o próprio braço, mas Neymar não aproveitou a sobra do lance e chutou na trave, perdendo grande chance.

Mesmo controlando a bola e controlando bem a posse no meio de campo, os japoneses não conseguiam vencer a marcação santista. Aos 7min, Jorge Wagner arriscou de longe, mas não levou perigo a Rafael; com 16min, foi a vez de Leandro Domingues mudar de lado, receber na esquerda e finalizar de fora da área, mas novamente sem problemas para o goleiro alvinegro. O Santos, por sua vez, errava um passe atrás do outro e sofria com a marcação agressiva do time nipônico.

Foi aí que Neymar apareceu e, em um lance de individualidade, mudou o jogo. Ganso deu ótimo passe e achou o camisa 11 com espaço na entrada da área; ele deixou o capitão japonês Otani deitado no chão com um corte seco; depois, colocou de perna esquerda um chute no ângulo do goleiro Sugeno, marcando um golaço no Toyota Stadium.

O Kashiwa seguiu com a marcação bastante recuada mesmo após levar o gol, e logo sofreu o segundo. Aos 23min, Borges recebeu com pouco espaço na entrada da área, mas conseguiu girar sobre a marcação e mandar um foguete para as redes, abrindo 2 a 0 para o time de Muricy.

Mesmo com a grande desvantagem no placar, os asiáticos mantiveram a postura recuada a princípio; o Santos, porém, também se retraiu na defesa e acabou chamando o Kashiwa para cima. Aos 26min, Tanaka girou na área e chutou travado para fora. Sem criatividade, os japoneses só voltaram a assustar aos 41min, quando Jorge Wagner bateu de primeira após rebote da barreira em cobrança de falta, e exigiu boa defesa de Rafael.

O segundo tempo começou com o Kashiwa adiantando um pouco a marcação e tentando bloquear a organização dos ataques do Santos, que recuava e esperava o momento certo para sair no contra-ataque. Em um deles, aos 5min, Neymar achou ótimo passe para Danilo, que invadiu a área pela direita, mas chutou em cima do goleiro. Dois minutos depois, Ganso tabelou com Neymar e chutou para defesa firme de Sugeno.

A postura recuada do Santos rendia escanteios ao time asiático, que aproveitou um deles aos 8min para diminuir o marcador. Jorge Wagner levantou no meio da área e o lateral direito Sakai - cuja contratação teria sido pretendida pela equipe da Vila Belmiro - subiu alto para cabecear para as redes, animando a torcida japonesa em Toyota.

O Santos pareceu ter sentido o gol e passou a errar passes na saída de bola. Muricy mexeu no time aos 13min sacando o apagado Elano para a entrada de Alan Kardec, que fez a mesma função de marcação pela direita, mas se projetando no ataque quando o time roubava a bola. E aos 18min, o time paulista respondeu o Kashiwa na bola parada: Danilo bateu falta que ele mesmo sofreu, de muito longe, tirando a bola da barreira e marcando outro golaço para fazer 3 a 1.

A mexida de Muricy não mudou nada na postura do Santos e o Kashiwa quase diminuiu de novo aos 23min, quando Leandro Domingues deixou Kitajima na cara do gol, mas o atacante bateu por cima do travessão. O time alvinegro respondeu no minuto seguinte quando Borges levantou na área, novamente em lance de contra-ataque, mas a bola passou por Neymar na segunda trave.

Cada vez mais recuado e deixando Neymar e Borges isolados na frente, o Santos seguia tomando sustos atrás. Aos 29min, Sawa recebeu enfiada de bola em velocidade, invadiu a área pela direita e bateu cruzado, no pé da trave de Rafael. Sete minutos depois, o mesmo Sawa aproveitou cruzamento com liberdade da ponta direita, mas perdeu gol impressionante na pequena área ao desviar por cima da meta.

Ibson substituiu Borges, passando Alan Kardec para o ataque, e acendeu novamente o Santos com um chute forte aos 38min que acertou o travessão do goleiro Sugeno. Os últimos minutos tiveram várias broncas de Muricy em Durval, que não acertava seu posicionamento improvisado na lateral esquerda, mas o Kashiwa não voltou a criar chances e o time da Vila Belmiro ratificou, apesar das dificuldades, a classificação à final do Mundial.

FICHA TÉCNICA

Kashiwa Reysol 1 x 3 Santos

Gols Kashiwa Reysol: Sakai, aos 8min do 2º tempo Santos: Neymar, aos 18min, e Borges, aos 23min do 1º tempo; Danilo ,aos 18min do 2º tempo

Kashiwa Reysol Sugeno; Sakai, Masushima, Kondo e Hashimoto (Hyodo); Kurisawa e Otani; Leandro Domingues, Tanaka (Sawa) e Jorge Wagner; Kudo (Kitajima). Técnico: Nelsinho Baptista

Santos Rafael; Danilo (Bruno Aguiar), Edu Dracena, Bruno Rodrigo e Durval; Elano (Alan Kardec), Henrique, e Arouca; Ganso; Borges (Ibson) e Neymar. Técnico: Muricy Ramalho

Cartões amarelos Kashiwa Reysol: Leandro Domingues e Kurisawa Santos: Henrique

Árbitro Nicola Rizzoli (ITA)

Local Toyota Stadium, Toyota (JAP)

Público 29.173