Páginas

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Anísio Maia diz que TCU não permite nova licitação para Porto de Cabedelo e culpa Governo anterior

O deputado estadual Anísio Maia (PT) disse que o Tribunal de Contas da União (TCU) não irá permitir uma nova licitação para a obra de ampliação do calado no Porto de Cabedelo. Ele declarou que a licitação realizada no governo anterior foi mal elaborada.

“A licitação é tão mal feita que a empresa responsável pela obra alega que o custo do trabalho é o dobro do que foi orçado. Mas como que uma companhia entra em um projeto sem saber o que vai fazer? E como se faz uma licitação que permite isso? Eu não sei quem assinou, se foi Cássio ou Maranhão, mas todos certamente tem culpa porque participaram do planejamento”, declarou o deputado.

Maia falou que não vê saída para a situação presente e criticou também o atual governo do Estado. “Isso é uma arapuca, mostra o descaso que os governos têm com o porto de Cabedelo. Nós estamos diante de um impasse, não tem nenhum inocente que ache que o tribunal de contas vai permitir duplicar o recurso de uma mesma obra, isso está fora de cogitação, da mesma forma a empresa diz em alto e bom som que 25% não cobre o custo”, disse.

“O porto de Cabedelo precisa rápido de investimentos e isso nós precisamos cobrar do atual governo, um projeto consistente para o porto ter uma dimensão e operacionalidade maior. Vamos correr se não vai ficar totalmente inoperante diante do planejamento de um novo porto ao nosso lado, em Goiânia”, concluiu.

paraiba.com.br

RC lança projetos e garante que tempo de perseguição na Paraíba acabou


O governador Ricardo Coutinho lançou na manhã desta segunda-feira, 15, os projetos selecionados nos dois primeiros editais do Pacto pelo Desenvolvimento Social. O evento aconteceu no Espaço Cultural, e durante o discurso, o gestor estadual destacou a importância da participação do MP e TCE, além de aproveitar para ‘alfinetar’ alguns críticos.

Ricardo Coutinho disse que a participação do MP e do TCE na execução dos projetos contemplados é de grande importãncia, garantindo que os programas desenvolvidos serão aplicados da forma como frami elaborados, além de ressaltar a importância da atuação das prefeituras.

Ainda segundo o governador, na escolha dos projetos foi descartado o caráter partidário dos seus criadores, sendo desconsiderada a filiação partidária ou a cor do partido. Ricardo enfatizou que o “tempo de perseguição na Paraíba acabou”.

No total foram inscritos 180 projetos, sendo aprovados 119, e serão disponibilizados cerca de R$ 28 milhões para as ações voltadas para a área de educação e R$ 13 milhões para a saúde.

Raoni vira chefe de Gabinete de Agra e Urquiza vai para Transparência

O prefeito Luciano Agra (PSB) confirmou hoje algumas alterações na sua equipe de auxiliares. A maior surpresa ficou por conta do vereador Raoni Mendes (PDT), que estava cotado para assumir a Secretaria de Transparência do Município. Raoni foi anunciado como novo Chefe de Gabinete do prefeito. Ele assume no lugar de Alexandre Urquiza, que vai para Secretária Transparência.

Outra mudança, conforme antecipou o blog, foi registrada na Procuradoria Geral do Município.

Geilson Salomão sai e deixa a vaga para o advogado Vandalberto Carvalho.

Tudo foi feito com base numa dinâmica que o prefeito quer dar de olho nas eleições de 2012.

A posse está marcada para manhã.

Veja as mudanças anunciadas pelo prefeito Twitter.

- Presidente da Comissão Central de Licitações da Secretaria de Administração: Eduardo Nunes.

- Secretaria da Transparência Pública: assume, Alexandre Urquiza.

- Chefia de Gabinete do GAPRE: Vereador Raoni Mendes; Assessor Especial: Edvaldo Rosas.

- Procuradoria Geral do Município: Vandalberto Carvalho, substitui a pedido, Geilson Salomão, assumirá a Coordenadoria de Projetos do Gapre.

-Secretário Adjunto da Educação: Dimas Lucena; Comissão de Licitação: Anatilde Travassos; Assessora Técnica da Merenda: Juliana de Assis

Luís Tôrres

OFICIAL: Município de Marcação já tem novo prefeito; Adriano Barreto é eleito com 2.644 votos

Numa eleição considerada tranquila e com apenas um candidato concorrendo, Adriano Barreto foi eleito neste domingo (14) para comandar a prefeitura do município de Marcação, a 62 quilômetros de João Pessoa, Paraíba. O novo prefeito obteve 2.644 votos (67,64%). Logo após o fim da votação populares tomaram conta das ruas para comemorar o resultado. Votaram em branco 112 pessoas (2,87%) e 1.153 (29,50%) eleitores anularam o voto.

O novo gestor comemorou a participação dos eleitores que foram às urnas para escolher prefeito e vice-prefeito e disse que a justiça foi feita. “É um sonho realizado. Sentimento de que foi feita justiça. Quero agradecer aos eleitores porque se não fosse pela vontade popular isso não teria acontecido. Foi uma luta de três anos e não fosse pelo povo eu não teria tido força para seguir em frente”, desabafou Adriano.

Dos 5.474, 3.909 (71,42%) foram às urnas e 1.564 (28,58%) não compareceram neste domingo. O pleito aconteceu depois de ter sido adiado por duas vezes por conta de recursos impetrados na Justiça Eleitoral pelo PT local. Apenas um candidato concorreu à vaga de prefeito. A segunda candidatura teve o registro impugnado pelo juiz eleitoral.

A eleição foi conduzida pelo juiz eleitoral Adeilson Nunes de Melo, titular da 55ª Zona - Rio Tinto-PB. Concorreram aos cargos de prefeito e vice- prefeito respectivamente, Adriano de Oliveira Barreto e José da Silva Bernardo, da Coligação “A coragem para mudar continua” que reúne (PCdoB/PR/PTB/DEM).


O juiz eleitoral Adeilson Nunes de Melo, titular da 55ª Zona - Rio Tinto, que conduziu as eleições do município de Marcação, comunicou a conclusão dos trabalhos neste domingo (14), quando fez um balanço com as seguintes conclusões.

“Tudo correu de forma tranquila e ordeira, a exceção apenas pela troca de 01 (uma) urna eletrônica, que ocorreu na Seção 102ª da Escola Municipal Emília Gomes. Os candidatos eleitos para os cargos de prefeito e vice-prefeito, foram os senhores, Adriano de Oliveira Barreto e José da Silva Bernardo, da Coligação - A CORAGEM PARA MUDAR CONTINUA-(PCdoB/PR/PTB/DEM), respectivamente.

Foram instaladas 17 seções eleitorais, em cinco locais de votação, sendo um local com três seções, na aldeia Tramataia, dois locais, cada um com duas seções na aldeia de Camurupim, e dois locais com seis, quatro ficaram localizadas no centro de Marcação.

O diretor geral TRE-PB, Leonardo Lívio Ângelo Paulino, acompanhou em tempo real às Eleições do município de Marcação, dando apoio logístico aos trabalhos, em contado permanente com os servidores e o próprio juiz eleitoral, Adeilson Nunes de Melo.

“Apenas uma urna eletrônica foi trocada, na seção 102ª da Escola Emília Gomes, sem causar prejuízo ao Pleito. Os eleitores votaram com muita tranquilidade em todos os cinco locais de votação, nas 17 seções eleitorais”, assegurou o diretor.

A cassação

No dia 12 de maio deste ano a Corte do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) confirmou, por unanimidade, a cassação do prefeito de Marcação, Paulo Sérgio da Silva Araújo. A decisão foi proferida durante a sessão ordinária quando foi julgada a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime) que tramitava no TRE contra o gestor municipal.

O recurso em face de decisão que havia sido julgado procedente em primeira instância foi julgado parcialmente procedente pelo TRE. O juiz relator do processo entendeu que o prefeito deveria ser cassado, mas o livrou das penalidades de multa e inelegibilidade. O voto do relator foi seguido pelos demais membros da Corte.

PolíticaPB com TRE-PB