Páginas

sábado, 5 de outubro de 2013

Imprensa nacional destaca comemoração do PSDB por filiação de Marina ao PSB


O blog do Josias de Sousa destacou hoje a decisão de Marina Silva de filiar-se ao PSB, após horas de conversa madrugada a dentro. Segundo o colunista, o senador paraibano Cássio Cunha lima, que responde interinamente pela legenda no Brasil, comemorou a notícia e afirmou que a entrada da ex-ministra fortalece a oposição partidária do Brasil e garante mais democracia nas eleições do próximo ano.

Leia o texto na íntegra:

Presidente em exercício do PSDB, o senador Cássio Cunha Lima (PB), reagiu assim à decisão de Marina Silva de filiar-se ao PSB do governador pernambucano Eduardo Campos: “Nós estamos celebrando a decisão de Marina de participar do processo eleitoral. É um fortalecimento das oposições. Garante uma eleição mais democrática, com debate mais amplo e qualificado.”
Cássio responde interinamente pela presidência do PSDB porque o titular, o presidenciável tucano Aécio Neves, se encontra em Nova York. Fará uma palestra para empresários na segunda-feira. Antes de conversar com o blog, Cássio trocara um telefonema com Aécio.
O repórter perguntou a Cássio como o PSDB recebeu a decisão de Marina de compor a futura chapa presidencial de Eduardo Campos na condição de vice. E ele: “Como isso não foi anunciado ainda, vamos aguardar o detalhamento. Mas não temos dúvida quanto a um fato: o movimento de Marina é alvissareiro.”
O senador acrescentou: “Em política, só há dois campos: ou você é oposição ou é governo. A opção de Marina fortalece as oposições. E isso deve ser celebrado.” O PSDB planeja soltar uma nota oficial sobre o tema ainda neste sábado (4).
Em entrevista coletiva concedida na sexta (4), Marina dissera que pesaria na sua decisão “a disposição dos que estão preocupados com a ideia de que a gente tem que quebrar a polarização oposição por oposição, situação por situação.” Embora não tenha citado PT e PSDB, ela se referia à polarização que leva essas duas legendas a decidirem as disputas presidenciais em ritmo de Fla-Flu desde 1994.

Rômulo Gouveia reafirma manutenção da aliança entre PSDB e PSB

Pré-candidato ao senado, o vice-governador Rômulo Gouveia (PSD) voltou a afirmar que a aliança entre PSDB/PSB será mantida.

Rômulo confirmou que esteve conversando com Cássio Cunha Lima (PSDB), e salientou que o senador também partilha da mesma vontade de manter a aliança formada em 2010, que terá como finalidade a reeleição do governador do Estado, Ricardo Coutinho (PSB). O vice-governador afirmou que entende que ainda existam aqueles que espalhem mais boatos sobre a candidatura do senador Cássio Cunha Lima ao governo do Estado.

"O objetivo desta manobra é enfraquecer o governo, dividir nosso grupo e beneficiar a oposição. Não só eu, mas todos os envolvidos têm lutado para manter a aliança vitoriosa de 2010", diz.

O vice-governador afirmou que nem considera o cenário de racha entre PSDB e PSB na Paraíba. "Trabalho com a manutenção da aliança com vistas a reeditar a vitória de 2010, que, tanto eu, quanto Ricardo quanto Cássio tivemos em 2010", concluiu.

PBAgora

Aguinaldo diz que PP está credenciado para ter candidato majoritário em 2014


O ministro das Cidades Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), considerou neste sábado (5), como bastante positiva o saldo de filiações do Partido Progressista em toda a Paraíba. Segundo Aguinaldo, o PP ganhou o reforço de diversas lideranças em todo o estado, tornaram o partido que é presidido pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI) ainda mais competitivo e que com certeza ampliará a sua representação tanto na Assembleia Legislativa da Paraíba quanto na Câmara Federal em 2014. Ministro ainda defendeu que legenda tem concições de disputar as eleições majoritárias.

“Queremos e temos a convicção que teremos uma participação muito efetiva do partido na disputa em 2014”, comemorou Ribeiro.

Segundo Aguinaldo o partido tem todas as credencias de participar da chapa majoritária na próxima disputa eleitoral. “Estamos discutindo a candidatura no âmbito do blocão e isso vai ser posto e discutido no momento oportuno, o PP tem se destacado pela unidade, fundamental para o crescimento do nosso partido que elegeu a maior bancada de vereadores em João Pessoa e tem tudo para repetir a marca na Assembleia e na Câmara Federal”, frisou o vice-presidente do PP na Paraíba.

“O nosso discurso não muda: montamos o partido para fazer política de uma forma diferente do que vem sendo feito atualmente. Queremos o maior número possível de deputados eleitos, porém, mais importante do que a quantidade, é fazer com que os nossos pré-candidatos tenham esta postura adotada pelo PP, não usando a política para ter benefícios pessoais defendendo os interesses do Estado”, afirmou Aguinaldo Ribeiro. “Queremos que o PP continue a ser um partido sintonizado com os interesses da sociedade”, destacou o ministro paraibano.

O Partido Progressista realizou nesta sexta (4), um evento festivo no Hotel Hardman para anunciar os novos filiados, com a presença dos presidentes do Partido Progressista, o ex-deputado Enivaldo Ribeiro, do PSC Marcondes Gadelha, do PTB Wilson Santiago e representando o PT o prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo. No evento foram abonadas as fichas de filiação de diversas lideranças nas mais diferentes regiões da Paraíba, como: o ex-prefeito de Belém do Brejo do Cruz Barão, o filho do prefeito de Santa Rita o jovem Reginaldo Segundo, o ex-prefeito de São Bento Galego de Sousa e o suplente de deputado Vital Costa

Cássio diz que o PSDB celebra a decisão de Marina Silva em participar da eleição de 2014

                         Cássio: "A opção de Marina fortalece as oposições. Isso deve ser celebrado"

Presidente em exercício do PSDB nacional, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), reagiu assim à decisão de Marina Silva de filiar-se ao PSB dogovernador pernambucano Eduardo Campos: “Nós estamos celebrando a decisão de Marina de participar do processo eleitoral. É um fortalecimento das oposições. Garante uma eleição mais democrática, com debate mais amplo e qualificado.”

Cássio responde interinamente pela presidência do PSDB porque o titular, o presidenciável tucano Aécio Neves, se encontra em Nova York. Fará uma palestra para empresários na segunda-feira. Antes de conversar com o blog, Cássio trocara um telefonema com Aécio.

O repórter perguntou a Cássio como o PSDB recebeu a decisão de Marina de compor a futura chapa presidencial de Eduardo Campos na condição de vice. E ele: “Como isso não foi anunciado ainda, vamos aguardar o detalhamento. Mas não temos dúvida quanto a um fato: o movimento de Marina é alvissareiro.”

O senador acrescentou: “Em política, só há dois campos: ou você é oposição ou é governo. A opção de Marina fortalece as oposições. E isso deve ser celebrado.” O PSDB planeja soltar uma nota oficial sobre o tema ainda neste sábado (4).

Em entrevista coletiva concedida na sexta (4), Marina dissera que pesaria na sua decisão “a disposição dos que estão preocupados com a ideia de que a gente tem que quebrar a polarização oposição por oposição, situação por situação.” Embora não tenha citado PT e PSDB, ela se referia à polarização que leva essas duas legendas a decidirem as disputas presidenciais em ritmo de Fla-Flu desde 1994.


Blog do Josias/Folha

Um Grande Feito: Govenador autoriza construção do 1º Centro de Oncologia do sertão nordestino em Patos


O governador Ricardo Coutinho autorizou, nesta sexta-feira (4), o início da construção do Centro de Oncologia em Patos, que vai beneficiar uma população de mais de 900 mil habitantes. Antes da solenidade, ele visitou o terreno na parte interna do Hospital Regional Deputado Janduhy Carneiro onde já foram iniciados os trabalhos de fundação do centro, que terá 60 leitos, centro cirúrgico e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

O Governo do Estado e o Ministério da Saúde estão investindo R$ 6 milhões na construção e aquisição de equipamentos do centro, que será o primeiro Centro de Oncologia da região do Sertão nordestino. “Esse é um dia muito feliz por poder estar realizando um compromisso de campanha e por estarmos concretizando algo que hoje nenhum Estado faz, que é abrir um centro de tratamento de oncologia, um serviço muito caro, na região do Sertão”, afirmou.

Ricardo disse que sonha acabar com o sacrifício das pessoas com câncer que enfrentam até 500 km para fazer o tratamento de quimioterapia ou radioterapia no Hospital Napoleão Laureano. “Trazendo o serviço para Patos vamos aliviar a dor dos pacientes com um tratamento de alta complexidade mais próximo dos moradores de 89 cidades na Paraíba e em Estados vizinhos como o Rio Grande do Norte e Pernambuco”, ressaltou.

O governador determinou que a Secretaria de Estado da Saúde providencie a ampliação da capacidade do centro cirúrgico de Patos de quatro para oito salas e a ampliação da UTI e os 60 leitos de oncologia, que vão formar todo um complexo com a cirurgia e a recuperação dos pacientes.

O secretário de Saúde, Waldson Sousa, afirmou que essa é a obra mais esperada deste governo por atender uma reivindicação antiga de todo o Sertão. “Essa é uma obra que trará para a região profissionais de oncologia, possibilitará a chegada de tecnologia médica e acima de tudo vai desafogar outros serviços filantrópicos de oncologia como o hospital Napoleão Laureano, na Capital, e a FAP, em Campina Grande. Estamos iniciando não apenas uma obra mais a descentralização de um serviço de alta complexidade”, destacou.

Waldson Sousa informou que o Estado está recebendo do governo Federal mais R$ 1,1 milhão para investimentos em equipamentos para o Centro de Diagnóstico de Câncer que o governo inaugura ainda este mês na Avenida Beira Rio, em João Pessoa. “Estamos investindo muito na criação de um sistema de prevenção e tratamento do câncer que é um mal que atinge cada vez mais famílias”, frisou.            

A presidente da Associação Viva a Vida, Gerusa Delfino, disse que só sabe a importância desse centro quem assim como ela já teve algum tipo de câncer. “Sofri muito saindo aqui de Patos e sair peregrinando por João Pessoa para conseguir uma cirurgia e o tratamento. Estamos cheios de esperança porque vemos que o governador está cumprindo a sua palavra e iniciando o centro que vai facilitar a vida dos pacientes de câncer de toda uma região”, enfatizou.

A aposentada Jacineide Souto ressaltou que essa é uma obra muito importante, pois olha para os pacientes de uma doença tão agressiva, dando-lhes um serviço para o tratamento e evitando que tenham que viajar para a Capital para fazer o tratamento. “Temos casos de pacientes que foram fazer a quimioterapia em João Pessoa e morreram no retorno devido o desgaste. Esperamos que essa seja uma cena que não se repita”, completou.

O centro vai contribuir com a implantação da Rede de Atenção em Oncologia do Estado, permitindo que a população de 89 municípios do alto Sertão passe a realizar em Patos diagnóstico, tratamento e reabilitação, não precisando se dirigir a Campina Grande ou João Pessoa, onde se encontram atualmente os dois únicos centros de oncologia, com hospitais filantrópicos conveniados com o SUS.

Acompanharam o governador na solenidade, o vice- governador Rômulo Gouveia, deputado estadual Antônio Mineral, o secretário de Saúde do Estado, Waldson Sousa, a secretária executiva de Saúde, Claudia Veras, o superintendente da Suplan, Ricardo Barbosa, a secretária de Comunicação Institucional, Estela Bezerra, o ex-deputado Dinaldo Wanderley, o prefeito de São Mamede, Francisco das Chagas, representando todos os prefeitos da região e vereadores de Patos.      

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde, de 2009 até agora os tipos de câncer com maior registro de óbito na Paraíba são: mama com 948, colo de útero, 439, próstata, 1.274, brônquios e pulmões 1.345.  A estimativa na Paraíba para esses quatro tipos de câncer é de 2.040 novos casos para o biênio 20122013

Na Paraíba existem quatro unidades de referência para o câncer: o Hospital Napoleão Laurean e o Instituto Walfredo Guedes Pereira, em João Pessoa, e a Fundação Assistencial da Paraíba (FAP) e o Hospital Universitário, em Campina Grande, que são referência para o tratamento das neoplasias todos oferecendo, tanto para rede pública como para a privada, quimioterapia, radioterapia e cirurgias.

Todas as Balanças do Nosso Município Foram Aferidas, Vejam


Esta semana esteve em nosso município o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba, onde foram verificadas todas as nossas balanças e ao mesmo tempo aferidas para que as mesmas possam ser usadas com segurança por todos os cidadãos Igaracienses. Quando terminadas todas as aferições, firmamos um compromisso verbal de que o mesmo pudesse passar todos anos para fazer tal serviço, pois consideramos de grande valia, principalmente quando nos referimos aos pesos de crianças e idosos, pois como nós sabemos, este é de grande importância para a prescrição médica. Aproveitando a visita, fomos até a sede da mesmo, localizada em Mangabeira, bairro de João Pessoa, onde foi nos passado que seria também de grande importância a compra de balanças para colocarmos na feira livre, pois as mesmas aferidas corretamente por este Instituto, com certeza tirariam muitas dúvidas a respeito do peso correto dos alimentos, principalmente pelos consumidores que ali se encontram.

A Prefeita Deusinha achou muito interessante tal dica, e finalizou dizendo que pretende implantar tal serviço.

Marina Silva no PSB


O Muído vai ser Grande!!!



URGENTE - Aviso de Pauta

AVISO DE PAUTA - 05/10/2013


Neste sábado, dia 5 de outubro, o Partido Socialista Brasileiro - PSB  e a Rede Sustentabilidade anunciam a formação de coligação política e eleitoral para as eleições de 2014.
 
O presidente Nacional do PSB, governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e a ex-senadora Marina Silva, uma das fundadores da Rede, acompanhados de outras lideranças dos partidos, darão entrevista coletiva.
 
 
SERVIÇO
 
Horário: 15h30
Local: Hotel Nacional – Salão Azul
Rua:  Setor Hoteleiro Sul – Quadro 01 – Bloco A
Brasília – DF - Brasil
 
Informações para a imprensa:
 
Danielle Borges (dani.borges@idearia.com.br / + 11 9 9934-220
Andrea Cataão (andrea.catão@mvl.com.br  / + 11 9 7651-7589
 

Portal PSB

MARINA SILVA DESISTE DO REDE E DECIDE SE FILIAR AO PSB PARA CONCORRER EM 2014

A ex-senadora Marina Silva decidiu se filiar ao PSB do governador Eduardo Campos (PE). A decisão foi tomada após conversas iniciadas na noite de ontem e concluídas na manhã deste sábado (5).

Assim como Marina, Campos é virtual candidato à Presidência da República. Há, entretanto, um desejo do PSB de ter a ex-senadora, que recebeu 19,6 milhões de votos na disputa presidencial de 2010, como vice na chapa do governador.

Marina e Campos também negociam com o PPS sua adesão ao projeto. O partido foi uma das legendas que ofereceu abrigo a Marina após o veto da Justiça Eleitoral ao partido que ela tentou organizar, a Rede Sustentabilidade.

A união entre Marina e Campos tem o objetivo de formar uma consistente terceira via na corrida ao Planalto, em contraposição à candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) e à postulação do oposicionista Aécio Neves (PSDB).

Em sua entrevista ontem, Marina já havia dito que sua decisão levaria em conta o desejo de "quebrar" a polarização política existente no país. Desde 1994, PT e PSDB são os principais antagonistas no cenário político nacional.

Na sexta-feira, enquanto Marina Silva discutia seu futuro com aliados, o primeiro contato de Eduardo Campos foi feito. Em seguida, ele pegou um avião para Brasília para ter uma conversa pessoalmente com a ex-senadora.

FRACASSO DA REDE

A decisão de migrar para o PSB foi tomada após a Rede Sustentabilidade não ter passado no teste das assinaturas, conforme decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na última quinta-feira (3). Para disputar as eleições de 2014, ela precisa estar filiada a um partido político até hoje.

O Tribunal negou o registro por 6 votos a 1, após concluir que seus organizadores não alcançaram o respaldo popular exigido pela legislação, de pelo menos 492 mil eleitores --faltaram quase 50 mil assinaturas.

As esperanças da Rede começaram a ruir logo no início da sessão, com o voto da relatora do processo, Laurita Vaz, que considerou "inconcebível no ordenamento jurídico" o pedido da Rede para que o TSE aceitasse quase 100 mil assinaturas rejeitadas sem justificativa pelos cartórios eleitorais nos Estados.

Depois do naufrágio no TSE, Marina passou a discutir o convite recebido por oito legendas, tendo centrado seu foco no PSB e no PPS devido a dois fatores: serem duas legendas com integrantes e atuação relativamente similar à da Rede Sustentabilidade e terem já estruturas montadas nacionalmente e nos Estados.

De acordo com a última pesquisa do Datafolha, do início de agosto, Dilma lidera a corrida para 2014, com 35% das intenções de voto. Marina tinha 26%. Aécio (13%) e Campos (8%) vêm logo em seguida.
FONTE: FOLHA

Justiça bloqueia os bens do sobrinho de Branco Mendes

A Justiça do Estado da Paraíba determinou o bloqueio e a indisponibilidade dos bens móveis e imóveis do ex-prefeito de Alhandra, Renato Mendes Leite. A decisão foi do Juiz de Direito, Antônio Elmar de Lima, que acatou os dois pedidos de indisponibilidade dos bens nas duas ações civis publicas por ato de improbidade administrativa  ingressada pelo Município de Alhandra  para assegurar o ressarcimento dos  prejuízos causados ao erário público no âmbito de convênios firmados junto ao Governo do Estado e dos pagamentos do Instituto de Previdência do Município (Ipemad). Até o momento o Município de Alhandra ingressou com  cinco ações civis públicas por atos de improbidade administrativa contra o ex-prefeito da cidade.

Dívidas Ipemad 
Na primeira ação, de número 0001209-87.2013.815.0411, ingressada em março, a assessoria jurídica da Prefeitura sustenta que a atual administração tem encontrado dificuldades para regularizar as pendências deixadas pelo ex-prefeito. Um desses problemas, que motivou a ação civil pública, foi o fato de o ex-prefeito, durante sua administração no período 2005-2012, não ter realizado os repasses e pagamentos das contribuições previdenciárias devidas, ficando o Instituto de Previdência do Município (Ipemad) com um débito de quase R$ 5 milhões, mais precisamente de R$ 4. 883.324,36. Vale lembrar que o ex-prefeito, Renato Mendes, fez um parcelamento dessa dívida em setembro do ano passado, mas não honrou com os pagamentos. O descompromisso do acordo, portanto, levou o município à inscrição nos cadastros SIAF/CAUC/Cadin, impedindo que o Ipemad obtenha um dos documentos obrigatórios para firmar parcerias que é o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP). 

Segunda ação 

Já a segunda ação, de número 0001305-05.2013.815.0411 se deve a irregularidades já constatadas pelo TCE/PB na execução do convênio CV 057/2008 (processo original 0117/2008, registo na CGE 089433-2), que obteve reprovação no tocante a aplicação financeira na aquisição de equipamentos para o Hospital Regional de Alhandra. A situação tornou o município inadimplente junto ao Governo da Paraíba, sendo atribuído à Prefeitura de Alhandra um débito de R$ 620.118,14.

BlogTiaoLucena

Comunicado Oficial do Igaracy Social Clube.

TODA MASSA FORROZEIRA VAI!!! LOTAÇÃO TOTAL




Comunicamos a toda massa forrozeira que os Ingressos do Primeiro Lote no valor de 20,00 Reais para o Show da Banda Limão com Mel esgotou no Mercadinho União do amigo Rocielio. 
Resta algumas unidades no Mercadinho Brasileiro de Mano.
OBSERVAÇÃO algumas unidades. Ainda da Tempo!! Corra e compre o seu.

Autorizada construção do 1º Centro de Oncologia do Sertão nordestino

O governador Ricardo Coutinho autorizou, na tarde desta sexta-feira (4), o início da construção do Centro de Oncologia em Patos, que vai beneficiar uma população de mais de 900 mil habitantes. Antes da solenidade, ele visitou o terreno na parte interna do Hospital Regional Deputado Janduhy Carneiro onde já foram iniciados os trabalhos de fundação do centro, que terá 60 leitos, centro cirúrgico e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 
 
O Governo do Estado e o Ministério da Saúde estão investindo R$ 6 milhões na construção e aquisição de equipamentos do centro, que será o primeiro Centro de Oncologia da região do Sertão nordestino. “Esse é um dia muito feliz por poder estar realizando um compromisso de campanha e por estarmos concretizando algo que hoje nenhum Estado faz, que é abrir um centro de tratamento de oncologia, um serviço muito caro, na região do Sertão”, afirmou.
 
Ricardo disse que sonha acabar com o sacrifício das pessoas com câncer que enfrentam até 500 km para fazer o tratamento de quimioterapia ou radioterapia no Hospital Napoleão Laureano. “Trazendo o serviço para Patos vamos aliviar a dor dos pacientes com um tratamento de alta complexidade mais próximo dos moradores de 89 cidades na Paraíba e em Estados vizinhos como o Rio Grande do Norte e Pernambuco”, ressaltou.
 
O governador determinou que a Secretaria de Estado da Saúde providencie a ampliação da capacidade do centro cirúrgico de Patos de quatro para oito salas e a ampliação da UTI e os 60 leitos de oncologia, que vão formar todo um complexo com a cirurgia e a recuperação dos pacientes.
 
O secretário de Saúde, Waldson Sousa, afirmou que essa é a obra mais esperada deste governo por atender uma reivindicação antiga de todo o Sertão. “Essa é uma obra que trará para a região profissionais de oncologia, possibilitará a chegada de tecnologia médica e acima de tudo vai desafogar outros serviços filantrópicos de oncologia como o hospital Napoleão Laureano, na Capital, e a FAP, em Campina Grande. Estamos iniciando não apenas uma obra mais a descentralização de um serviço de alta complexidade”, destacou.
 
Waldson Sousa informou que o Estado está recebendo do governo Federal mais R$ 1,1 milhão para investimentos em equipamentos para o Centro de Diagnóstico de Câncer que o governo inaugura ainda este mês na Avenida Beira Rio, em João Pessoa. “Estamos investindo muito na criação de um sistema de prevenção e tratamento do câncer que é um mal que atinge cada vez mais famílias”, frisou.            
 
A presidente da Associação Viva a Vida, Gerusa Delfino, disse que só sabe a importância desse centro quem assim como ela já teve algum tipo de câncer. “Sofri muito saindo aqui de Patos e sair peregrinando por João Pessoa para conseguir uma cirurgia e o tratamento. Estamos cheios de esperança porque vemos que o governador está cumprindo a sua palavra e iniciando o centro que vai facilitar a vida dos pacientes de câncer de toda uma região”, enfatizou.
 
A aposentada Jacineide Souto ressaltou que essa é uma obra muito importante, pois olha para os pacientes de uma doença tão agressiva, dando-lhes um serviço para o tratamento e evitando que tenham que viajar para a Capital para fazer o tratamento. “Temos casos de pacientes que foram fazer a quimioterapia em João Pessoa e morreram no retorno devido o desgaste. Esperamos que essa seja uma cena que não se repita”, completou.
 
O centro vai contribuir com a implantação da Rede de Atenção em Oncologia do Estado, permitindo que a população de 89 municípios do alto Sertão passe a realizar em Patos diagnóstico, tratamento e reabilitação, não precisando se dirigir a Campina Grande ou João Pessoa, onde se encontram atualmente os dois únicos centros de oncologia, com hospitais filantrópicos conveniados com o SUS.
 
Acompanharam o governador na solenidade, o vice- governador Rômulo Gouveia, deputado estadual Antônio Mineral, o secretário de Saúde do Estado, Waldson Sousa, a secretária executiva de Saúde, Claudia Veras, o superintendente da Suplan, Ricardo Barbosa, a secretária de Comunicação Institucional, Estela Bezerra, o ex-deputado Dinaldo Wanderley, o prefeito de São Mamede, Francisco das Chagas, representando todos os prefeitos da região e vereadores de Patos.      
 
De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde, de 2009 até agora os tipos de câncer com maior registro de óbito na Paraíba são: mama com 948, colo de útero, 439, próstata, 1.274, brônquios e pulmões 1.345.  A estimativa na Paraíba para esses quatro tipos de câncer é de 2.040 novos casos para o biênio 20122013
 
Na Paraíba existem quatro unidades de referência para o câncer: o Hospital Napoleão Laurean e o Instituto Walfredo Guedes Pereira, em João Pessoa, e a Fundação Assistencial da Paraíba (FAP) e o Hospital Universitário, em Campina Grande, que são referência para o tratamento das neoplasias todos oferecendo, tanto para rede pública como para a privada, quimioterapia, radioterapia e cirurgias.

Tonyshow