Páginas

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Divulgados gabaritos do concurso público do magistério



Os gabaritos das provas objetivas do Concurso Público do Magistério Estadual estão disponibilizados ao público desde o final da tarde desta segunda-feira (10). Para acesso aos gabaritos os candidatos devem visitar o site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, no endereço www.ibfc.org.br e clicar no link Secretaria de Estado da Educação da Paraíba.
A previsão é que a divulgação do resultado do concurso ocorra em 10 dias. As provas objetivas do concurso para o cargo de professor do Estado foram realizadas neste domingo (9), em 29 escolas de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras.
No total faltaram 1.539 candidatos, correspondente a 8,9% dos inscritos. No Sertão, o índice da abstenção chegou a 8,17%, assim distribuídos: Cajazeiras – 845 inscritos e 59 faltosos; Sousa – 602 inscritos e 42 faltosos; e Patos – 1.888 inscritos e 204 faltosos. Não foi observada nenhuma anormalidade. O número de ausentes de João Pessoa e Campina Grande ainda não foi divulgado.
Os gabaritos podem ser conferidos no link:

Cruzeiro de Itaporanga apresenta Comissão Técnica e elenco para o Campeonato Paraibano de Futebol 2013

                                             
                                             (Apresentação da Comissão Técnica e do elenco do Cruzeiro / Foto: Marta Ribeiro)



O Cruzeiro de Itaporanga fez a apresentação da Comissão Técnica e do elenco que irá disputar a Primeira Divisão do Campeonato Paraibano 2013 nesta segunda-feira (10). A solenidade foi realizada às 15hs em uma casa de shows em Itaporanga.
O presidente do clube Nosman Barreiro Paulo fez a abertura do evento e em sua fala disse estar confiante com a formação do elenco. O elenco cruzeirense que disputará o campeonato tem 16 jogadores contratados e os demais são do grupo que participou da segunda divisão e da categoria de base do clube.

      (Mailton Gomes, Preparador de Goleiros, Donilton Coringa, Auxiliar Técnico e Ricardo Rocha, Preparador Físico / Foto: Marta Ribeiro)

Nosman também falou que aposta muito na Comissão Técnica montada com Elisberto Caetano, o “Betão” (Técnico), Ricardo Rocha, o “Cacau” (Preparador Físico), Mailton Gomes (Preparador de Goleiros) e Donilton Coringa (Auxiliar Técnico).

                                                       (Elisberto Caetano, o “Betão”, Técnico / Foto: Marta Ribeiro)

O técnico Betão, em sua fala ao grupo, foi direto ao deixar claro que através de um trabalho sério e comprometido irá, juntamente com seus jogadores, fazer o possível para trazer resultados positivos para a torcida cruzeirense.
Após a apresentação todos se dirigiram ao estádio O Zezão para reconhecimento do gramado. Parte do elenco ainda não se apresentou, a exemplo dos goleiros. As atividades físicas e com bola terão início na parte da manhã e tarde já desta terça-feira (11).

               (Reconhecimento do gramado do Zezão. Apesar da seca, o gramado encontra-se em bom estado / Foto: Marta Ribeiro)

O primeiro adversário do Cruzeiro será o Atlético de Cajazeiras, no dia 06 de janeiro de 2013, em Cajazeiras.
Confira o elenco do Cruzeiro, ainda faltando fechar alguns nomes a exemplo do artilheiro Delany e do garoto Ruan:
Goleiros: Jeferson I, Jeferson II, Mael.
Laterais: Alexandre, Renan, Danilo Itaporanga, Madson, Marcílio, Barbosa
Zagueiros: Jhonatan, Paiva, Preto, Suélio, Felipe, Jaizer
Volantes: Leo Lima, Roquelan, Jamilson, Nido, Junior Boaventura,
 Meia-atacate: Douglas, Alexandre Jatobá, Kaike, Kevin, Túlio, Diego, Rafael, Pablo, David Mossoró, Alan, Nego Pai, Vilke, Dinho, Iram, Cláudio, Nathan, Raífe.


Tentativa de assalto a banco em Conceição é frustrada pelo 13º BPM. Confira!



Uma tentativa de assalto ao banco da cidade de Conceição foi frustrada na tarde deste sábado (08).

Segundo informações de policiais do 13º BPM, a Polícia ao perceber uma movimentação suspeita na cidade foi acionada. Uma equipe de força tática foi designada para montar uma barreira para prender os suspeitos que estavam em dois veículos, mas conseguiram escapar do cerco policial.

De acordo com os policiais os suspeitos seriam do estado de Pernambuco e são especialistas em assalto a banco.

Para os policiais o Batalhão está preparado para qualquer tentativa de crime desse tipo. Principalmente nesse período de final de ano, onde a região fica muito visível para a ação de criminosos.

Pedra Bonita

Na Paraíba: Cinco funcionários públicos morrem após kombi bater em caminhão carregado de telhas. Confira!


Cinco pessoas que trabalhavam na Secretaria de Assistência Social do município de Cuité, no Curimataú paraibano, morreram na noite deste sábado (8) após uma colisão entre a Kombi da secretaria e um caminhão carregado de telhas que estava quebrado no meio da estrada.

O acidente ocorreu por volta das 23h na PB-137, que dá acesso a cidade de Picuí. A pista sem sinalização contribuiu para o trágico acidente.

De acordo com informações postadas na mídia local, após fazer uma curva, o motorista da Kombi deparou-se com o caminhão e acabou colidindo na traseira do mesmo.

As vítimas vinham da ‘Feira de Negócios’ que acontece durante a ‘Festa da Carne de Sol’ em Picuí. Dos sete ocupantes do veículo, cinco morreram no local e dois foram levados para o Hospital de Emergência e Traumas de Campina Grande não correm risco de morte.


Os funcionários públicos que morreram no acidente foram: Geraldo Martins de Souza, 39 anos (motorista da kombi), Synara Agnely Guedes Dantas, 30 anos (filha do proprietário do canteiro cheiro verde de Nova Floresta), Maria Natália R. Silva, 16 anos, Elisângela e Marinalva Lopes de Lima, 39 anos.

Foram levados para Campina Grande: Alexandre Magno da Silva, 23 anos (irmão de Claudio Filmagens de Nova Floresta) e Marinês Lopes da Rocha Silva, 46 anos. A Prefeitura Municipal de Cuité decretou luto de três dias pela perda dos seus servidores.

A prefeita de Cuité, Euda Fabiana (PMDB), disse que está solidária as famílias e fazendo o possível para amenizar os sofrimento daqueles que perderam seus entes queridos

Flávio Fernandes

Padre Djacy mostra a realidade da seca em peregrinação pelo Sertão. Confira!


Ele começou a peregrinação nos municípios do Vale do Piancó, entre eles, Igaracy e Aguiar. Essa região é considerada a mais castigada pela falta de água na Paraíba.

O padre Djacy Brasileiro, pároco de Pedra Branca, localizado no Sertão da Paraíba, (a 445 quilômetros de João Pessoa), divulgou as primeiras fotos da peregrinação solitária realizada por ele na zona rural dos municípios sertanejos. Ele quer chamar a atenção das autoridades para o drama da seca.
 

Neste final de semana, o padre registrou através das redes sociais a situação caótica em que se encontram atualmente os moradores da região do Vale do Piancó. “ O povo do Sertão merece ser trato com respeito e dignidade. Eles clamam por Justiça”, lamentou Djacy.


Ele começou a peregrinação nos municípios do Vale do Piancó, entre eles, Igaracy e Aguiar ( a 400 quilômetros de João Pessoa). Essa região é considerada a mais castigada pela falta de água no Estado. A peregrinação teve início na manhã desta sexta-feira (7).

A luta do pároco, esta semana, chamou a atenção do ator de televisão José de Abreu. Ele disse que quer conhecer o religioso paraibano e ajudá-lo a manter um encontro com autoridades de Brasília. O ator também se mostrou disposto a se juntar à corrente do Padre Djacy para denunciar a fome e a sede no interior da Paraíba.

Priscila Andrade

Presidente do TCE mostra indicadores sobre educação a gestores públicos


“Veio em muito boa hora. Chegou no exato momento em que estamos desenvolvendo, internamente, o Sistema de Integração de Serviços para acompanhar e aprimorar a execução das ações de educação”, comentou, na manhã desta terça-feira (11), no Plenário Ministro João Agripino, a secretária de Educação do Estado Márcia Lucena durante exposição do projeto Indicadores do Desempenho dos Gastos Públicos em Educação na Paraíba (IDGPB).

Fruto de convênio com a Universidade Federal o IDGPB foi apresentado à plateia de gestores públicos reunidos pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Fernando Catão. Outra secretária estadual, Cida Ramos, do Desenvolvimento Humano, quis saber se os graves problemas que afetam o setor, além de número e índices, terão a posterior análise dos técnicos do TCE e da UFPB.

O público desta terça-feira foi o terceiro a se reunir na Sala de Sessões já por duas vezes ocupada, na semana anterior, com esse mesmo objetivo, por membros, técnicos e servidores administrativos do próprio TCE e, em seguida, por dirigentes e profissionais dos órgãos de imprensa.

Como das vezes anteriores, o conselheiro Fernando Catão expôs as razões que o levaram a procurar o então reitor da UFPB Rômulo Polari para a assinatura do convênio de que resultou a execução do projeto por ele definido como “trilhas para a Auditoria”.

Ele abriu o encontro com a apresentação do novo Portal do TCE e, ainda, com a do Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade, o já conhecido Sagres, mas, desta vez, com dados abertos. Trata-se do aplicativo de computador desenvolvido desde 2002 e que também permite a qualquer pessoa interessada o acesso agora mais amplo a quadros de receitas e despesas de órgãos estaduais e municipais.

Com o IDGPB o TCE firma sua posição de vanguarda no sistema de controle externo do país. O sistema dispõe à sociedade informações diversas a exemplo de gastos públicos por aluno de quatro a 17 anos, número e situação das escolas estaduais e municipais, qualificação de professores, índices de aprovação e reprovação, êxodo escolar e transporte estudantil.

Mais uma vez, o professor Aléssio Tony Cavalcanti de Almeida, integrante da equipe da UFPB responsável pelo desenvolvimento dos Indicadores de Desempenho dos Gastos em Educação, demonstrou que os dados referentes ao setor são acessíveis, mesmo de casa, por pessoas habituadas à utilização diária e normal do computador. “Basta escolher o tema e clicar”, explicou.

Em sua demonstração ele abriu mapas e gráficos (alguns com movimento) que se intercalam e completam para o registro, quadro a quadro, de avanços ou retrocessos da educação pública, município por município.

O IDGPB faz uso de informações oriundas dos bancos de dados do Ministério da Educação e Cultura, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e do TCE, neste caso, sobre receitas e despesas públicas, tudo isso reunido, intercruzado e disposto à consulta fácil e direta dos organismos públicos e da população.

Coordenadora do projeto, a professora Fernanda Santos Sarmento da Silveira  falou da importância dessa iniciativa para o planejamento e a gestão do sistema público de ensino que, na Paraíba, ainda longe dos bons resultados, atende a 85% das crianças e jovens.

De sua equipe fazem parte, também, os professores Hilton Martins Ramalho, Ignácio Tavares de Araújo Junior, Luiz de Sousa Junior, Maria da Conceição Sampaio de Sousa e Paulo Fernando de Moura Filho.

 


Fonte: PBHOJE com Assessoria

Barbosa defende investigar declarações de Valério sobre envolvimento de Lula


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, disse hoje (11) que declarações atribuídas ao publicitário Marcos Valério e divulgadas pelo jornal O Estado de S. Paulo precisam ser apuradas pelo Ministério Público Federal (MPF). De acordo com reportagem do jornal, Valério disse em depoimento à Procuradoria-Geral da República (PGR) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabia do esquema do mensalão e que se beneficiou dele.

Barbosa falou brevemente durante o intervalo da sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que também preside. Perguntado por jornalistas sobre a necessidade de investigações, ele disse: "Eu creio que sim". O ministro ainda informou que tomou “conhecimento oficioso, não oficial" sobre o assunto.

De acordo com o jornal paulista, Valério disse no depoimento, em setembro passado, que Lula autorizou empréstimos dos bancos Rural e BMG para o PT com objetivo de viabilizar o esquema de pagamento de propina a parlamentares, apurado na Ação Penal 470, o processo do mensalão.

O depoimento ocorreu quando Valério já havia sido condenado pelo Supremo a mais de 40 anos de prisão pelos crimes de corrupção, peculato, evasão de divisas, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro na Ação Penal 470.

A PGR informou hoje que o procurador-geral, Roberto Gurgel, não vai se pronunciar sobre o assunto até a conclusão do julgamento do mensalão, prevista para os próximos dias.

Quando as primeiras informações sobre o depoimento vieram à tona, no início de novembro, Gurgel explicou que as revelações de Valério tinham que ser analisadas com cuidado e não poderiam ser usadas em seu próprio benefício na ação do mensalão. Por outro lado, poderiam motivar novas investigações, inclusive em instâncias inferiores, uma vez que os envolvidos podem não ter mais prerrogativa de foro.


AB

Senador Cícero defende novas regras para partilha do FPE



O senador Cícero Lucena (PSDB-PB) defendeu nesse segunda-feira (10) no plenário do Senado Federal  a aprovação da proposta do senador Walter Pinheiro (PT-BA), relator do PLS 289/2011-Complementar, que estabelece novas regras para a partilha dos recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE) a partir de 2013. Pela proposta, os repasses de 2011 e 2012 serão mantidos como piso para cada estado e, para 2013 e 2014, serão observados, em caráter de transição, dois critérios iniciais: população e o fator inverso da renda per capita nominal domiciliar. Neste período, o Congresso avaliará se esses serão os melhores critérios para o FPE.


Cícero Lucena rebateu as críticas de que o Congresso Nacional teria demorado a tomar providências quanto às novas regras de rateio do FPE, uma vez que o Supremo Tribunal Federal determinou há dois anos que as regras atuais só valem até 31 de dezembro deste ano.


Para o senador, os inúmeros pronunciamentos e projetos de lei apresentados na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, assim como os estudos elaborados pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas do Senado Federal e a pela comissão especial criada no Senado para discutir o pacto federativo, são provas concretas de que o assunto vem sendo debatido exaustivamente por senadores e deputados federais. O problema, ressaltou, é que a questão é delicada e envolve o interesse de cada uma das unidades da federação.


Cícero Lucena destacou ainda que não há que se duvidar do empenho dos senadores no caso, uma vez que todos sabem que, se novas regras não forem definidas até 2013, ocorrerá um “verdadeiro caos” no país. Isso porque, sem os novos critérios, não haverá rateio da verba do FPE, que representa para inúmeros estados brasileiros metade de suas receitas, como é o caso da Paraíba, seu estado. Situação ainda pior viveriam os municípios que, em muitos casos, têm os orçamentos baseados quase que totalmente nos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).


- Acredito que estamos chegando a um acordo. O relatório do senador Walter Pinheiro aponta para uma solução que parece acomodar posições conflitantes de cada estado – afirmou.


O projeto, explicou o senador, terá um piso estadual ancorado no repasse de 2012 e o excedente dos recursos será distribuído entre os estados na proporção de 85,8% para Norte, Nordeste e Centro-Oeste e 14,2% para Sul e Sudeste. Definidos esses valores, o repasse para cada uma das unidades da federação levaria em conta a população e a renda domiciliar per capita. Essas regras seriam transitórias, para dar ao Congresso Nacional tempo e informações suficientes para elaboração de regras definitivas para o fundo.

 


Fonte: PBHOJE com Assessoria

Lula recebeu do esquema do Mensalão, diz Valério; confira depoimento


O empresário Marcos Valério Fernandes de Souza disse no depoimento prestado em setembro à Procuradoria-Geral da República que o esquema do mensalão ajudou a bancar "despesas pessoais" de Luiz Inácio Lula da Silva. Em meio a uma série de acusações, também afirmou que o ex-presidente deu "ok", em reunião dentro do Palácio do Planalto, para os empréstimos bancários que viriam a irrigar os pagamentos de deputados da base aliada.
Valério ainda afirmou que Lula atuou a fim de obter dinheiro da Portugal Telecom para o PT. Disse que seus advogados são pagos pelo partido. Também deu detalhes de uma suposta ameaça de morte que teria recebido de Paulo Okamotto, ex-integrante do governo que hoje dirige o instituto do ex-presidente, além de ter relatado a montagem de uma suposta "blindagem" de petistas contra denúncias de corrupção em Santo André na gestão Celso Daniel. Por fim, acusou outros políticos de terem sido beneficiados pelo chamado valerioduto, entre eles o senador Humberto Costa (PT-PE).
A existência do depoimento com novas acusações do empresário mineiro foi revelada peloEstado em 1.º de novembro. Após ser condenado pelo Supremo como o "operador" do mensalão, Valério procurou voluntariamente a Procuradoria-Geral da República. Queria, em troca do novo depoimento e de mais informações de que ainda afirma dispor , obter proteção e redução de sua pena. A oitiva ocorreu no dia 24 de setembro em Brasília - começou às 9h30 e terminou três horas e meia depois; 13 páginas foram preenchidas com as declarações do empresário, cujos detalhes eram mantidos em segredo até agora.
Com acesso à íntegra do depoimento, assinado pelo advogado do empresário, o criminalista Marcelo Leonardo, pela subprocuradora da República Cláudia Sampaio e pela procuradora da República Raquel Branquinho.
Valério disse ter passado dinheiro para Lula arcar com "gastos pessoais" bem no início de 2003, quando o petista já havia assumido a Presidência. Os recursos foram depositados, segundo o empresário, na conta da empresa de segurança Caso, de propriedade do ex-assessor da Presidência Freud Godoy, uma espécie de "faz-tudo" de Lula.
O operador do mensalão afirmou ter havido dois repasses, mas só especificou um deles, de aproximadamente R$ 100 mil. Ao investigar o mensalão, a CPI dos Correios detectou, em 2005, um pagamento feito pela SMPB, agência de publicidade de Valério, à empresa de Freud. O depósito foi feito, segundo dados do sigilo quebrado pela comissão, em 21 e janeiro de 2003, no valor de R$ 98.500.
Segundo o depoimento de Valério, o dinheiro tinha Lula como destinatário. Não há detalhes sobre quais seriam os "gastos pessoais" do ex-presidente.
Ainda segundo o depoimento de setembro, Lula deu o "ok" para que as empresas de Valério pegassem empréstimos com os bancos BMG e Rural. Segundo concluiu o Supremo, as operações foram fraudulentas e o dinheiro, usado para comprar apoio político no Congresso no primeiro mandato do petista na Presidência.
No relato feito ao Ministério Público, Valério afirmou que no início de 2003 se reuniu com o então ministro da Casa Civil, José Dirceu, e o tesoureiro do PT à época, Delúbio Soares, no segundo andar do Palácio do Planalto, numa sala que ele descreveu como "ampla" que servia para "reuniões" e, às vezes, "para refeições".
Ao longo dessa reunião, Dirceu teria afirmado que Delúbio, quando negociava com Valério, falava em seu nome e em nome de Lula. E acertaram, ainda segundo Valério, os empréstimos.
Nessa primeira etapa, Dirceu teria autorizado o empresário a pegar até R$ 10 milhões emprestados. Terminada a reunião, contou Valério, os três subiram por uma escada que levava ao gabinete de Lula. Lá, na presença do presidente, passaram três minutos. O empresário contou que o acerto firmado minutos antes foi relatado a Lula, que teria dito "ok".
Dias depois, Valério relatou ter procurado José Roberto Salgado, dirigente do Banco Rural, para falar do assunto. Disse nessa conversa que Dirceu, seguindo orientação de Lula, havia garantido que o empréstimo seria honrado. A operação foi feita. Valério conta no depoimento que, esgotado o limite de R$ 10 milhões, uma nova reunião foi marcada no Palácio do Planalto. Dirceu o teria autorizado a pegar mais R$ 12 milhões emprestados.
Portugal Telecom. Em outro episódio avaliado pelo STF, Lula foi novamente colocado como protagonista por Valério. Segundo o empresário, o ex-presidente negociou com Miguel Horta, então presidente da Portugal Telecom, o repasse de recursos para o PT. Segundo Valério, Lula e o então ministro da Fazenda, Antonio Palocci, reuniram-se com Miguel Horta no Planalto e combinaram que uma fornecedora da Portugal Telecom em Macau, na China, transferiria R$ 7 milhões para o PT. O dinheiro, conforme Valério, entrou pelas contas de publicitários que prestaram serviços para campanhas petistas.
As negociações com a Portugal Telecom estariam por trás da viagem feita em 2005 a Portugal por Valério, seu ex-advogado Rogério Tolentino, e o ex-secretário do PTB Emerson Palmieri.
Segundo o presidente do PTB, Roberto Jefferson, Dirceu havia incumbido Valério de ir a Portugal para negociar a doação de recursos da Portugal Telecom para o PT e o PTB. Essa missão e os depoimentos de Jefferson e Palmieri foram usados para comprovar o envolvimento de José Dirceu no mensalão.
Agência Estado 

Sarney afirma que veto de Dilma será votado em plenário


O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afirmou nesta segunda-feira (10) que os líderes partidários devem apresentar nesta terça-feira (11) o requerimento de urgência para pedir a apreciação do veto da presidente Dilma Rousseff ao artigo 3º do projeto da Lei dos Royalties. O artigo 3º do projeto de lei aprovado no Congresso diminuía a parcela de royalties e da participação especial dos contratos em vigor destinada a estados e municípios produtores de petróleo, mas Dilma vetou.
O requerimento deve ser apresentado na sessão do Congresso, marcada para esta terça-feira (11).
“Amanhã temos uma sessão do Congresso, e o que eu tenho notícias é que os líderes vão apresentar um pedido de urgência [para votação do veto]. Uma vez que ele seja aprovado [requerimento], evidentemente vai ter de ser colocado em votação [veto], mas aí vamos marcar uma sessão para que ele seja apreciado”, disse Sarney.
Os royalties são tributos pagos pelas empresas que exploram petróleo, como forma de compensação por possíveis danos ambientais causados pela extração. O artigo vetado pela presidente reduzia a fatia de recursos destinada aos estados produtores e aumentava a dos não produtores na distribuição dos royalties de contratos em vigor.
Para aprovação da urgência constitucional, é necessária maioria simples (voto da metade dos parlamentares mais um) na Câmara (pelo menos 257 assinaturas) e no Senado (pelo menos 41).
Pela Constituição, vetos presidenciais devem ser analisados pelo Congresso Nacional (sessão conjunta de deputados e senadores).
Como ficou
No caso dos futuros campos de extração de petróleo, fica mantida a distribuição de royalties definida no projeto aprovado pelo Congresso, pela qual a parcela dos estados produtores de petróleo diminui e a dos não produtores aumenta.
A parte dos estados e municípios não produtores, que atualmente é de 1,75% e 7%, respectivamente, passa, em 2013, para 21% (nos dois casos). Em 2020, a parcela aumentaria para 27% do total arrecadado pela União.
Os estados produtores, que hoje recebem 26% do dinheiro, terão a fatia reduzida para 20% em 2013. Os municípios produtores passam dos atuais 26,25% para 15%, em 2013, chegando a 4%, em 2020.
A participação especial dos futuros campos de exploração, atualmente dividida entre União (50%), estado produtor (40%) e município produtor (10%), passaria a incluir estados e municípios onde não existe extração.
Em 2013, tanto estados quanto municípios recebem 10%. Em 2020, 15%. A nova lei reduz a parcela atual de 40% destinada a estados produtores para 32%, em 2013, e para 20%, em 2020. 
Globo.com



Aguinaldo destaca contratação do maior empreendimento habitacional do NE

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, assinou nesta segunda-feira (10/12), em Fortaleza, Ceará, Ordem de Serviço para construção do maior empreendimento do estado do Nordeste do Programa Minha Casa, Minha Vida e segundo maior do país - Residencial Cidade Jardim – que terá 5.536 apartamentos e beneficiará 22.144 pessoas. “É uma alegria muito grande estar aqui nesse momento tão importante para as famílias. É bom sentir o calor desse povo trabalhador e amigo. Basta ver no olhar de cada um que está aqui a importância desta obra. Aqui não estamos fazendo apenas uma obra, estamos cuidando de vidas, e isso é o mais importante pra mim no Minha Casa, Minha Vida”, afirmou Aguinaldo Ribeiro.

O contrato foi assinado também pelo governador do Estado, Cid Gomes, o superintendente da Caixa Econômica Federal em Fortaleza, Odilon Pires Soares, o secretário das Cidades, Camilo Santana, e o diretor da Fujita Engenharia, Carlos Fujita.

O ministro disse que a presidenta Dilma Rousseff tem um olhar humano de mãe e na maioria dos lares é a mãe quem toma conta da casa. As mulheres representam92% dos beneficiados na Faixa 1 do Programa Minha Casa, Minha Vida, que abrange famílias com renda de até 1.600.

Ele ressaltou que essa não é uma obra de pé de cal, mas com estrutura muito bem sedimentada, que vai resgatar famílias que estavam anteriormente em condições subumanas. As famílias poderão viver com dignidade, pois o residencial possui infraestrutura interna e externa. No local, haverá 21 salões de festas; 2 campos de futebol reduzidos; 9 quadras de futebol reduzidas;    6 pistas de skate reduzidas; 51 playgrounds do tipo 1 e 16 playgrounds do tipo 2. Além disso, o Governo do Estado assumiu o compromisso de construir três creches no local, uma escola de ensino fundamental e uma de ensino técnico.

Aguinaldo Ribeiro também observou que o programa, além de realizar o sonho da casa própria, gera emprego e renda para as famílias. Ele pediu aos donos da Engenharia Fujita, que fará o empreendimento, para aproveitar a mão de obra dos futuros moradores do residencial, que vivem no entorno.

Por fim, destacou que esse empreendimento é muito maior que algumas cidades brasileiras. “Essa obra é muito maior que muitas cidades brasileiras. A minha mãe é prefeita de um município pequeno na Paraíba que se chama Pilar, uma cidade com 14 mil habitantes. Estamos construindo aqui uma nova cidade. Estamos cumprindo a meta de entregar um milhão de casas, contratamos mais um milhão que estão em construção e vamos contratar mais 1,4 milhão”, disse.

O residencial vai beneficiar integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), que estão acampados no local há cerca de dois anos, além de outros morados das redondezas.

O governador do Estado, Cid Gomes, disse que “o dia de hoje ficará na história dessa gente, boa, pobre, humilde, mas que conquistou um direito sagrado, que é morar num lugar digno, e dar uma vida melhor aosfilhos, do que a que muito de nós tivemos”. Ele informou que além das creches e escolas será construído no local uma Unidade de pronto Atendimento (UPA), com assistência médica 24h.

O representante do MST, Toninho, agradeceu aos Governos Estadual, Municipal e Federal por terem atendido ao pedido do movimento e disse que a luta foi grande. “Aquele sonho que era só na lona, hoje é realidade”.

A dona de casa Rosa Soares dos Santos, 44 anos, seis filhos, disse que estava muito emocionada com o futuro recebimento da casa. “Isso vai melhorar muito minha vida. É um sonho. Já chorei muito e vou poder investir na educação dos meus filhos”, afirmou.

O Programa Minha Casa, Minha Vida já contratou no estado do Ceará  50.081 unidades habitacionais e entregou 21.649.

Também participaram da cerimônia o prefeito eleito de Fortaleza, Roberto Cláudio, deputados estaduais e federais, representantes dos moradores, além de lideranças locais.

Residencial – Segundo maior empreendimento do Minha Casa, Minha Vida no país, o Residencial Cidade Jardim só perde para o empreendimento que está sendo construído em Manaus, com quase 9.000 unidades habitacionais.

Os recursos de R$ 352.710.899,26 são do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), com contrapartida do Governo do Estado de R$ 13.668.751,14, para execução das redes de água e esgoto externas ao empreendimento e outras obras. O projeto prevê a construção de 16 condomínios com 346 blocos de apartamentos, sendo cada bloco de quatro andares, contando com o térreo. São quatro apartamentos por andar, perfazendo 16 apartamentos por bloco. Serão construídas 278 unidades adaptadas para pessoas com necessidades especiais.

O residencial terá cinco módulos com unidades habitacionais que possuem área privativa de 43,29 m² e valor de R$ 64 mil (Módulo 1 e 3), R$ 63 mil (módulo 2 e 4) e R$ 61 mil (módulo 5). Os apartamentos são compostos de 2 quartos, circulação, sala, cozinha e banheiro. O estacionamento do local comportará 1.854 veículos. O residencial será construído na Avenida Presidente Costa e Silva, S/N, Bairro Conjunto José Walter.


Assessoria

SALÁRIO: Governo do Estado paga segunda parcela do 13º nesta terça-feira

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração, efetua nesta terça-feira (11) o pagamento da segunda parcela do 13º salário dos servidores estaduais. A folha da administração direta e indireta totaliza recursos na ordem de R$ 109.507.203,00.    

A folha do mês de dezembro será paga nos dias 27 e 28 próximos. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Administração, as três folhas (novembro, já paga), 13º e o mês de dezembro estarão injetando na economia do Estado cerca de R$ 700 milhões em apenas um mês.    

Na semana passada, o governador Ricardo Coutinho falou sobre o impacto positivo do pagamento das folhas para o Estado. “Esse recurso colocado na economia do Estado é importante para a indústria, para o comércio e, principalmente, para os servidores em um momento de dificuldades econômicas no Brasil e no mundo”, destacou.



SECOM-PB