Bancários de todo país entram em greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (27). Na Paraíba, a decisão foi tomada em assembleia realizada pelo Sindicato dos Bancários na noite de onte (26). A paralisação atinge bancos privados e públicos.
A categoria reivindica valorização do piso salarial, participação nos lucros e melhorias nas condições de trabalho. A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), orientou os clientes de bancos a usarem caminhos alternativos para realizarem suas transações bancárias, como internet, telefone e terminais de atendimento.
Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários na Paraíba, Marcos Henriques, a expectativa é de que 95% da categoria adira à greve. Por conta da paralisação, os servidores da Prefeitura de João Pessoa tiveram seu pagamento adiantado para ontem.
A Secretaria de Administração Estadual assegurou que, mesmo com a greve iniciada nesta terça, o pagamento será realizado nas próximas quinta (29) e sextas-feiras (30).
Lembrando que os caixas eletrônicos estarão abastecidos somente até a próxima sexta-feira, dia 30. Após esse período os dispositivos também ficarão sem cédulas disponíveis para os clientes.
Como agir durante a greve dos bancários
De acordo com o Procon-PB, o consumidor deve ficar atento a fim de não ser prejudicado por causa da greve por tempo indeterminado dos bancários. O órgão lembra que, legalmente, a greve não gera abatimento de juros por atraso no pagamento de contas.
Para isso, o Procon orienta o consumidor a procurar uma Casa Lotérica ou lojas de departamento que são autorizadas a aceitar contas de consumo (como água, energia e telefone, por exemplo). Ou ainda nos terminais de autoatendimento e ainda o pagamento por transferência eletrônica realizada pela internet.
Paraíba Já
Nenhum comentário:
Postar um comentário