Páginas

sexta-feira, 29 de julho de 2011

UFPB e UFCG aparecem entre as 60 melhores universidades da América Latina; ‘paraibanas’ estão à frente das universidades de Santiago e de Havana

A Universidade Federal da Paraíba e de Campina Grande estão entre os 60 melhores centros de ensino superior da América Latina, segundo ranking divulgado pela Webometrics Ranking Web of World Universities, instituto internacional de avaliação.

Como se não bastasse figurar na lista das “100 melhores”, as universidades paraibanos superam outros centros tradicionais como o de Santa Catarina, o de Santiago do Chile e até da tradicional universidade de Havana.

Entre as duas vem apresentando desempenho melhor a UFPB, em 51º, enquanto a UFCG aparece em 59º.

Top 10

O top 10 é formado por instituições americanas. As três primeiras colocadas são a Massachusetts Institute of Technology, Harvard University e Stanford University, que permanecem na mesma colocação da última divulgação. A primeira universidade europeia no levantamento é Cambridge, localizada na Inglaterra.

O ranking América Latina é liderado pelas universidades brasileiras. Entre as dez primeiras colocadas, sete são instituições do Brasil. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na 150ª posição, Universidade Estadual de Campinas, na 158ª colocação, seguidas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e Universidade Federal de Minas Gerais.

Desde 2004, o ranking é divulgado duas vezes por ano - em janeiro e julho - e cobre mais de 20 mil instituições de ensino superior de todo o mundo. O relatório leva em conta o desempenho global e a visibilidade das instituições na web, incluindo indicadores de pesquisa e qualidade de estudantes e professores, levando em conta seu compromisso com o ensino, os resultados das pesquisas e suas relações com outros setores da sociedade.

O Webometrics Ranking Web of World Universities é promovido pelo Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC, na sigla em espanhol) da Espanha. Estatísticas relacionadas ao número de visitantes em páginas da internet pertencentes a universidades são consideradas. Outro aspecto é o número de publicações em citações bibliográficas dentro do banco de dados Google Scholar, que tem boa cobertura dos repositórios institucionais das universidades em todo o mundo.

A ideia do ranking é motivar as instituições e pesquisadores a estarem presentes na web, divulgando com precisão suas atividades. Além disso, de acordo com a organização do ranking, se o desempenho da universidade na web estiver abaixo da posição esperada em função da excelência acadêmica, deveria haver um esforço maior por parte da universidade na divulgação das publicações no âmbito online.


PB Agora

com Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário