Páginas

domingo, 28 de outubro de 2012

Cartaxo (PT) é o novo prefeito de JP com 68,13% dos votos apurados


Luciano Cartaxo foi eleito neste domingo (28) prefeito de João Pessoa, capital da Paraíba. O candidato do PT teve 68,13% (246.581 votos) e bateu Cícero Lucena (PSDB), que alcançou 31,87% (115.369 votos).

O candidato petista confirmou os números apontados nas últimas pesquisas de intenções de voto, que chegaram a colocar o petista 41 pontos percentuais à frente de seu opositor, o tucano Lucena.

Os eleitores que votaram em branco totalizaram 2,96% dos votos (11.758 votos) e os nulos chegaram a 5,97% (23.720 votos) em João Pessoa. As abstenções (eleitores que não compareceram para votar) no segundo turno chegaram a 17,24% (82.809 votos). Foram apurados 480.237 votos, sendo que os votos válidos chegaram a 361.950.

Cartaxo terminou o primeiro turno das eleições com 38,32% dos votos contra 20,27% recebidos por Lucena, e o eleitor não mudou a tendência apresentada no resultado alcançado em 7 de outubro.

Cícero Lucena (PSDB) começou a disputa eleitoral em segundo lugar, empatado tecnicamente com José Maranhão (PMDB), como mostravam as pesquisas. Durante a campanha, Lucena caiu alguns pontos, assim como Maranhão, deixando Cartaxo isolado em primeiro lugar e a disputa pela segunda vaga no segundo turno ainda mais acirrada.

Luciano Cartaxo, por sua vez, começou a campanha eleitoral em terceiro lugar, foi alvo de constantes ataques vindos de seus principais adversários por causa de vídeos que mostravam uma suposta compra de votos feita por ele e pelo atual prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (sem partido). Mas surpreendeu ao chegar no segundo turno em primeiro lugar.

O candidato do PT usou a estratégia de não revidar, fazendo uma campanha com apresentação de propostas. O candidato utilizou a imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua campanha, fatores que pode ter ajudado a alavancar o número de votos do candidato neste primeiro turno.

Luciano Cartaxo é farmacêutico, tem 48 anos, nasceu em Sousa, na Paraíba, tem ensino superior completo.


Fonte: PBHOJE com R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário