Páginas

domingo, 28 de outubro de 2012

IGARACY EM FESTA. " DO AMIGO BASINHO " QUEM VISITA IGARACY QUER VOLTAR!



Quem nunca viu o que eu vi e vivenciei neste último final de semana, pode até pensar que o Sertão é apenas aquilo que está descrito no Dicionário. Uma região distante das povoações ou das terras cultivadas, terrenos cobertos de mato e longe do litoral, onde perduram tradições e costumes antigos, secas prolongadas, rachaduras na terra estorricada, sofrimento.

         - Ah, não! O sertão não se resume a essa descrição; O sertão tem muito mais o que se ver e o que sentir.

         Neste último final de semana, juntamente com minha família, estive presente à tradicional festa de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira da cidade de Igaracy, situada há quinhentos Km de Rio Tinto, onde moro. Foi duas semanas de festa muito bem organizada, sob a coordenação de um jovem padre, o padre Jackson, vigário daquela comunidade religiosa, que, com muita autoridade, competência e equilíbrio garantiu o sucesso da festa.

          O bravo e polêmico opositor das injustiças sociais, padre Djaci Brasileiro foi um dos celebrantes convidados, e no sermão mandou o seu bombástico recado às autoridades constituídas, como sempre o faz.
          Minha ligação com Igaracy começou com o meu genro, Aldo Lúcio (Nico de Juarez), recém-eleito vice-prefeito do município. De tradicional família, representada pela matriarca Maria Aline Brasileiro (Dona Galega), Nico acaba de se revelar uma emergente liderança política, patenteada pelo seu comandante maior, o tio Celino, atual prefeito, somando-se a este e a tantos outros parentes já devidamente testados nas urnas.

          A festa foi abrilhantada por excelentes músicos e instrumentais de lá mesmo, da região sertaneja, com destaque para a banda “Flor de Lotus”, um espetáculo à parte, formada em sua maioria por simpáticas moças bonitas, cujo profissionalismo não deixa nada a desejar, comparando-se com as outras que conheço. Sem dúvida uma das melhores.

          Uma confraternização daquelas que bate a saudade logo que a festa termina.  Na mesa a presença do prefeito Celino e sua consorte, dona Ilda, da simpática Delzinha, prefeita recém-eleita, devidamente acompanhada de seu esposo, do casal ex-prefeito Hélio Costa e dona Fátima, de seu genro Mano de Duquinha, dos vereadores Geraldo de Zeca, Geraldo Regina, Zé Filho, Riavaldo Araújo e outros. Destacamos, ainda, a presença da simpaticíssima Magna Monara, filha de seu Celino, por ser ela uma excelente cantora profissional. É de se registrar também as presenças dos ilustres amigos Dr. João Chaves (médico da nossa região) e seu irmão Paulo Chaves, do engenheiro, empresário e líder político Carlinho de Celino, e do engenheiro agrônomo Leopoldo, genro do prefeito, entre outros. Detalhe: Apesar da recente campanha eleitoral, na festa ninguém falou em política, nem houve nenhum registro de violência.

          Mas o que mais despertou a minha curiosidade nas coisas do sertão foi a peculiaridade de seu povo. Na igreja a religiosidade estampada no semblante de cada um e a fiel obediência à ritualística do ato religioso; A hospitalidade sertaneja não pode ser imitada: O prazer de nos receber,  a alegria contagiante, o sorriso largo seguido do aperto de mão e do abraço sincero. 
      
          Sebastião Gerbase (Basinho)                   

Versos para Duí:

Um dos melhores momentos
Que passei em Igaracy
E espero passar de novo
Quando eu voltar por aí
Foi quando fui visitar
Conhecer e abraçar
O meu amigo Duí.

Pense num baixinho bom
De beber e de brincar
De receber bem a gente
De cantar, de aboiar,
De fazer mudar o clima
Fazendo verso sem rima
E sem precisar rimar.



Pois bem, Duí, fique certo
Que eu voltarei aí
Vou descobrir o seu nome
Que eu sei que não é Duí
Foi bem algum atrevido
Que botou esse apelido
Pra gente se divertir.

Mas eu gostei desse nome
Porque é pequenininho
Meio parecido com o dono
Que é um pouco baixinho
Simpático, bem humorado,
Valente, desaforado
E amigo de Basinho.



Gostei, temos que Preservar uma figura como nosso Amigo Duí !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário