Páginas

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Para calar boatos: Cássio participa de evento da transposição em Monteiro em atenção a convite de RC

Cássio (ao fundo), Ricardo Coutinho e o ministro da Integração, Fernando Bezerra, nesta segunda em Monteiro

Em atenção ao convite formulado pelo governador Ricardo Coutinho e o ministro da Integração Regional, Fernando Bezerra Coelho, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) está participando nesta segunda-feira (26), em Monteiro, da solenidade de assinatura da Ordem de Serviço da Meta 3 Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco. O evento acontece às 15h30 no Espaço Cultural Alexandre Brito, centro da cidade.
 Cássio que tem criticado com veemência o ritmo lento das obras, que em muitos trechos se encontra paralisadas por absoluta falta de planejamento do Governo Federal, disse que espera que a partir de agora elas tenham andamento célere, principalmente devido à seca que ainda atinge todo o semiárido nordestino e com mais rigor o território paraibano que dizimou o rebanho local e destruiu a micro economia agrícola da região.

Governo do Estado - Na solenidade de hoje O ministro Fernando Bezerra assina a ordem de serviço e o governador assinaram o convênio para as obras de transposição do rio São Francisco na Paraíba. A obra tem previsão de conclusão para 2015 e vai garantir a segurança hídrica de mais de 390 municípios da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

Em entrevista, Coutinho explicou que as obras das adutoras, dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, realizadas pelo Governo do Estado, serão um apoio para as obras de transposição do rio São Francisco na Paraíba. Acompanharam o governador na solenidade, o ministro das cidades, Agnaldo Ribeiro e o ministro da integração nacional, Fernando Bezerra, e o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), entre outras autoridades.
Cássio, Outro ponto - Outro importante ponto apontado pelo senador diz respeito à crise de abastecimento que enfrenta os municípios que são abastecidos pela barragem Epitácio Pessoa (Boqueirão) que tem o seu nível de água cada vez menor por causa da falta de chuvas na região. Ele lembrou inclusive que foi aprovado um requerimento no Senado para ser promovida uma audiência pública com a Agência Nacional das Águas para cobrar que a água de Boqueirão seja monitorada de maneira eficaz pela ANA.

Segundo os especialistas, o manancial que abastece Campina Grande, encontra-se com cerca de 45% da sua capacidade e está perdendo cerca de 9 centímetros de lâmina d’água por semana. Calcula-se que, mantendo este ritmo de consumo com a falta de chuvas, o manancial que abastece cerca de um milhão de habitantes estará com cerca de 30% em dezembro próximo.
  
“Tenho fé em Deus que o próximo período chuvoso fará a recarga de Boqueirão, mas se as obras da transposição estivessem dentro do cronograma traçado este seria um problema que toda a população de Campina Grande e mais 17 municípios não teriam mais que é essa preocupação gerada pelo nível das águas do açude, que além do abastecimento humano, tem ainda dificuldade para a atração de novos investimentos econômicos para toda a região, polarizada por Campina”, disse o senador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário