Como havíamos previsto na sexta-feira passada, o governador Ricardo Coutinho (PSB) iniciou processo de mudança no processo de arrecadação do Estado. Hoje, pegando os incautos de surpresa, anunciou a criação da Secretaria da Fazenda Estadual, a ser criada inicialmente por meio de Medidas Provisórias.
A nova pasta é resultado da fusão das Secretarias da Receita e das Finanças e será comandada por Aracilba Rocha, que definiu a mudança. Agora, o governo vai saber com ajuda de apenas uma secretaria quanto arrecada e quanto deve gastar.
E tudo isso nas mãos de Aracilba Rocha, que não tem medo de dizer “não”.
Em entrevista ao Rede Verdade, Aracilba Rocha confirma que deverá assumir a nova a pasta já a partir de amanhã com a criação por MP. Ele negou que criação da SEFAZ sirva de resposta à greve dos agentes fiscais do Estado.
“Já pensávamos nisso desde março, quanto fomos a um encontro de secretários das fazendas de todos os estados. Apenas a Paraíba estava com dois secretários. O restante tinha apenas um secretário para tratar de arrecadação e despesas”, destacou.
Segundo Aracilba, isso vai ajudar a posicionar a Paraíba, inclusive, junto às discussões tributárias nacionais. A nova secretária da Fazenda também disse que a fusão vai gerar certa economia aos cofres públicos estaduais em razão da extinção de vários cargos da atual estrutura administrativa.
A Secretaria da Receita foi criada no governo Cássio com objetivo de aperfeiçoar a arrecadação estadual Na prática, segundo Aracilba, se percebeu que isso não acontecia. “Imagine você trabalhar com despesa sem ter o controle direto da receita”, disse Aracilba, que como secretária de Finanças só controlava o gasto.
Agora, ela vai controlar tudo.
Luís Tôrres
Nenhum comentário:
Postar um comentário