Páginas

sábado, 19 de maio de 2012

Empreender pode ser modelo para o Estado do Espírito Santo

Uma equipe formada por representantes de duas prefeituras e do governo do Estado do Espírito Santo encerrou nesta sexta-feira (19) uma visita técnica à Capital paraibana para conhecer o funcionamento do Programa Municipal de Apoio aos Micro e Pequenos Negócios (Empreender-JP).

De acordo com o diretor técnico da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) do Espírito Santo, Paulo Barbosa, o governo capixaba já possui um programa de microcrédito, o Nosso Crédito, e pretende trocar experiências com a PMJP para adaptar lá ideias do programa pessoense.

Um dos diferenciais do Empreender, segundo ele, é a agilidade e a simplificação do processo de tomada de crédito. “Os micro-negócios dependem desse processo mais simples, sem os gargalos burocráticos”, afirma.

Já para as prefeituras capixabas representadas na comitiva, o objetivo da visita técnica é reproduzir a experiência do Empreender em seus municípios. Segundo o sub-secretário de Micro e Pequenas Empresas de Vila Velha, Luiz Felipe Sardinha, o programa pessoense tem mostrado resultados positivos e pode servir de exemplo para o município.

Também integraram a comitiva o coordenador do Centro Integrado de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Ciamp), Pedro Henrique Souza; a vice-prefeita do município de Serra, Madalena Santana, e a secretária do Trabalho, Emprego e Renda de Serra, Janete de Sá.

Segundo o secretário municipal de Trabalho, Produção e Renda, Raimundo Nunes, o Empreender é, hoje, exemplo para iniciativas similares em outras 23 cidades brasileiras. O projeto rendeu ao prefeito Luciano Agra, este mês, o título estadual do prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor e a menção honrosa na edição nacional da premiação. Em quase sete anos de existência, o programa liberou 18,4 mil contratos, com o repasse em recursos de mais de R$ 39 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário