Páginas

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A Luta do PEN contra o Mal



Quem ainda guardava certa dúvida, pode desistir. Maior bancada na Assembléia Legislativa, o PEN é uma realidade nacional, tendo a Paraíba com desempenho acima da média. É o que garante o presidente nacional da legenda, Adilson Barroso, que esteve em João Pessoa, reunindo lideranças da legenda no Estado.

No planejamento nacional pra 2014, o partido quer lançar um candidato a presidente da República, eleger 25 deputados federais e, no mínimo, três senadores da República. Um deles, quem sabe, saindo da própria Paraíba, a exemplo do presidente da legenda no Estado e presidente da Assembléia Legislativa, Ricardo Marcelo. Pra Paraíba, segundo Marcelo, as previsões podem incluir um candidato a governador, "desde que o partido trabalhe a partir de agora".

Se a visão do PEN para o futuro é otimista, o presente do partido é promissor. O partido ganhou hoje mais um deputado, Wilson Braga, que deixa o recém criado PSD para se filiar ao Partido Ecológico Nacional.

Com uma bancada de dez deputados estaduais, o que dificulta até na hora de tirar foto, o único desafio do PEN não está no tamanho, mas na unidade. Parlamentares governistas, oposicionista e até “muristas” transitam na legenda que terá, a partir de agora, um líder como Zé Aldemir, um parmentar que tem a cara do PEN já que próprio perfil político é difícil de classificar.

Da Direção Nacional, o partido recebeu aval de decidir livremente. Nas mãos de Ricardo Marcelo, caberá, então, fazer com que o tamanho do PEN não se envergue diante das diferenças de seus integrantes. Ou da desfiliação dos desgostosos, já que a legenda pode, por ser nova, servir de trampolim para os parlamentares irem pra outro partido.

Chegar a um consenso político no PEN da Paraíba, em que as lideranças possam colocar em práticas seus projetos individuais sem atrapalhar o projeto coletivo da legenda, é uma tarefa pra quem tem muito traquejo político. Característica que parece sobrar em Marcelo. Que prometeu começar a partir da próxima semana colocar o PEN num só caminho, numa só direção.

Luís Tôrres

Nenhum comentário:

Postar um comentário