Páginas

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

TSE muda quadro na Assembléia e Genival Matias perderá mandato



Em sessão realizada na noite desta quinta-feira (8) o Tribunal Superior Eleitoral acatou recurso e deferiu o registro de candidatura do ex-prefeito de Cuité, Oswaldo Venâncio, na campanha eleitoral de 2010. Bado, como é conhecido, disputou mandato de deputado estadual naquele pleito.

Em 2010, os mais de 17 mil votos atribuídos a Bado foram considerados inválidos, pois na época seu registro de candidatura estava sub judice. Na noite de hoje, a justiça acatou recurso impetrado pelo então candidato, deferindo registro de candidatura. 

A recontagem dos votos muda o coeficiente eleitoral da Assembléia Legislativa, alterando a composição da Casa, fazendo com que o atual deputado estadual Genival Matias (PT do B) perca o mandato, ascendendo Carlos Dunda (PTB) como deputado estadual.

Após as eleições, Bado que disse não ter mais interesse na recontagem dos votos, mas a justiça salientou que os votos não pertenciam mais a Bado e a questão era de ordem pública. “Realizadas as eleições, o candidato não poderá desistir do recurso, pois o deferimento ou não do seu registro interferirá no quociente eleitoral”, entendeu a justiça.

A decisão do Tribunal Superior Eleitoral traz também uma segunda mudança, Vital Costa (PTB) passa a ser o primeiro suplente.

Luistorres

Nenhum comentário:

Postar um comentário