Páginas

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Governador Ricardo entrega condomínio residencial em Mangabeira nesta terça; serão 64 unidades habitacionais

ora de esgotos, energia elétrica e pavimentação das vias de acesso.



O governador Ricardo Coutinho entrega, nesta terça-feira (27), o Residencial Amália Gurgel, localizado no bairro de Mangabeira, na Capital. A solenidade de entrega das chaves será realizada às 10h, na Rua Desportista João Apóstolo de Souza.

O residencial, composto por 64 unidades habitacionais, é dotado de infraestrutura básica de rede de abastecimento d’água, rede coletora de esgotos, energia elétrica e pavimentação das vias de acesso. A obra é orçada em mais de R$ 3 milhões e faz parte do Programa Minha Casa Minha Vida faixa II.



Data: 27/08/13 (Terça-Feira)

Hora: 10h

Local: R. Desportiva João Apostolo de Souza, 100 – Mangabeira VII – João Pessoa/PB (Rua de acesso ao Detran).





Alunos da rede estadual realizam matrículas no Unipê

Os 125 alunos da rede estadual que foram contemplados com bolsas de estudos para cursos de graduação no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) realizaram as matrículas na manhã desta segunda-feira (26) e já podem assistir aula a partir de hoje. A ação é resultado da parceria firmada entre o Governo do Estado e o Unipê, por meio da Secretaria de Estado da Educação. As matrículas seguem até esta terça-feira (27).

Setecentos estudantes participaram do processo seletivo, cujo critério de seleção foi a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dos 125 aprovados que tiveram os melhores desempenhos, 100 tiveram direito a bolsa com 50% de desconto, enquanto 25 estudantes foram beneficiados com a bolsa integral. O convênio, firmado no dia 29 de julho entre o governador Ricardo Coutinho e a reitora da universidade, Ana Flávia Medeiros Fonseca, ainda dá acesso aos outros alunos da rede de usufruírem do trabalho de extensão do Unipê, a exemplo das atividades e acompanhamento da educação física e de saúde.

A estudante Emmanuelly Eufrasino, que concluiu o ensino médio na Escola Estadual Úrsula Lianza, optou pelo curso de Direito. “Amei a iniciativa porque estava tentando muito fazer um curso superior. Eu gosto muito de estudar e para mim essa foi uma oportunidade maravilhosa. Tentei o Enem, tentei outros vestibulares e quando surgiram essas 125 bolsas, corri para ver se conseguia. Quando saiu a listagem vi o meu nome em 19º lugar”, comemorou.

O estudante Antônio Glauco Nascimento, que estudou no Centro Profissionalizante Deputado Antônio Cabral (CPDAC), também foi aprovado como bolsista para o curso de Engenharia Civil. “Essa bolsa vai me ajudar como complemento de estudo. Estava precisando e finalmente consegui. Ela veio na hora certa”, disse. Já a estudante Dayse Yasmim da Silva foi aprovada para o curso de Fisioterapia. “Agora farei um curso superior, vou me formar, ser fisioterapeuta e cuidar de crianças, que é o que eu quero. Adorei essa oportunidade”, salientou.

Bolsas - As bolsas de estudo são destinadas aos alunos egressos da rede pública estadual de ensino, referente ao segundo semestre de 2013. Foram beneficiados alunos que cursaram o ensino médio na rede pública estadual de ensino, obtiveram nota mínima de 450 pontos na edição 2012 do Enem, não tenham obtido nota zero na prova de redação, não tenham cursado a graduação e não estejam matriculados em cursos de instituições públicas ou privadas gozando de benefício de concessão de bolsas do Governo Federal (a exemplo do ProUni).

Em Monteiro, clima de descontração entre Ricardo, Cássio e Cícero

A cena acima foi registrada em Monteiro, durante solenidade de assinatura de ordem de serviço para mais uma etapa das obras de transposição das águas do Rio São Francisco. O governador Ricardo Coutinho (PSB) cumprimentando o senador Cícero Lucena (PSDB), sob o olhar de aprovação do senador Cássio Cunha Lima (PSDB). Uma imagem que deixa muita gente com uma pulga atrás da orelha. E que pode frustrar os planos de muita gente. 

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Para calar boatos: Cássio participa de evento da transposição em Monteiro em atenção a convite de RC

Cássio (ao fundo), Ricardo Coutinho e o ministro da Integração, Fernando Bezerra, nesta segunda em Monteiro

Em atenção ao convite formulado pelo governador Ricardo Coutinho e o ministro da Integração Regional, Fernando Bezerra Coelho, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) está participando nesta segunda-feira (26), em Monteiro, da solenidade de assinatura da Ordem de Serviço da Meta 3 Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco. O evento acontece às 15h30 no Espaço Cultural Alexandre Brito, centro da cidade.
 Cássio que tem criticado com veemência o ritmo lento das obras, que em muitos trechos se encontra paralisadas por absoluta falta de planejamento do Governo Federal, disse que espera que a partir de agora elas tenham andamento célere, principalmente devido à seca que ainda atinge todo o semiárido nordestino e com mais rigor o território paraibano que dizimou o rebanho local e destruiu a micro economia agrícola da região.

Governo do Estado - Na solenidade de hoje O ministro Fernando Bezerra assina a ordem de serviço e o governador assinaram o convênio para as obras de transposição do rio São Francisco na Paraíba. A obra tem previsão de conclusão para 2015 e vai garantir a segurança hídrica de mais de 390 municípios da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

Em entrevista, Coutinho explicou que as obras das adutoras, dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, realizadas pelo Governo do Estado, serão um apoio para as obras de transposição do rio São Francisco na Paraíba. Acompanharam o governador na solenidade, o ministro das cidades, Agnaldo Ribeiro e o ministro da integração nacional, Fernando Bezerra, e o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), entre outras autoridades.
Cássio, Outro ponto - Outro importante ponto apontado pelo senador diz respeito à crise de abastecimento que enfrenta os municípios que são abastecidos pela barragem Epitácio Pessoa (Boqueirão) que tem o seu nível de água cada vez menor por causa da falta de chuvas na região. Ele lembrou inclusive que foi aprovado um requerimento no Senado para ser promovida uma audiência pública com a Agência Nacional das Águas para cobrar que a água de Boqueirão seja monitorada de maneira eficaz pela ANA.

Segundo os especialistas, o manancial que abastece Campina Grande, encontra-se com cerca de 45% da sua capacidade e está perdendo cerca de 9 centímetros de lâmina d’água por semana. Calcula-se que, mantendo este ritmo de consumo com a falta de chuvas, o manancial que abastece cerca de um milhão de habitantes estará com cerca de 30% em dezembro próximo.
  
“Tenho fé em Deus que o próximo período chuvoso fará a recarga de Boqueirão, mas se as obras da transposição estivessem dentro do cronograma traçado este seria um problema que toda a população de Campina Grande e mais 17 municípios não teriam mais que é essa preocupação gerada pelo nível das águas do açude, que além do abastecimento humano, tem ainda dificuldade para a atração de novos investimentos econômicos para toda a região, polarizada por Campina”, disse o senador.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Nova indicação de remédio contra câncer de próstata adia a quimioterapia

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na última semana uma nova indicação para a abiraterona, medicamento contra o câncer de próstata em metástase. A partir de agora, essa droga poderá ser usada em pacientes que deixaram de responder à terapia hormonal convencional — que é à base de remédios orais e é a primeira etapa do tratamento — e antes de iniciarem a quimioterapia.

Assim, homens que sofrem com a doença terão mais uma opção para controlar o câncer antes de precisarem ser submetidos ao tratamento quimioterápico, que é muito mais agressivo por desencadear uma série de efeitos adversos.

Conforme explica José Augusto Rinck Junior, oncologista clínico do Hospital A. C. Camargo, o início do tratamento contra o câncer de próstata metastático consiste em reduzir os níveis de testosterona no organismo do paciente, já que o hormônio é fundamental para que os tumores consigam crescer e se proliferar. É o que faz a terapia hormonal, que, embora não promova a cura, controla a progressão da doença. “Porém, chega um momento em que o indivíduo se torna resistente a esse tratamento. E é aí que entramos com a quimioterapia”, disse o médico ao site de VEJA. Segundo ele, todo paciente com câncer de próstata que entra em metástase precisa, em algum momento, da quimioterapia.

O abiraterona, com a nova indicação de uso, funcionará como mais uma etapa antes de o paciente chegar ao tratamento quimioterápico. De acordo com Rinck Junior, essa droga também configura uma terapia hormonal, mas é diferente da convencional pois, em vez de agir somente na produção da testosterona nos testículos, também interfere na produção do hormônio pela glândula adrenal e pelo próprio tumor.


Aplicações — O abiraterona foi aprovado no Brasil em novembro de 2011. Até agora, ele era usado em pacientes com câncer de próstata metastático que já haviam deixado de responder à terapia hormonal e a uma primeira fase de quimioterapia, conforme explica José Augusto Rinck Junior, oncologista clínico do Hospital A. C. Camargo. “Esse medicamento funcionava bem para postergar a necessidade de uma etapa de quimioterapia mais agressiva que não oferece comprovadamente uma maior sobrevida ao paciente. Os médicos, então, pensaram: se funciona tão bem depois da primeira etapa de quimioterapia, por que não tentar usar a droga antes?”, disse o oncologista ao site de VEJA.

O estudo no qual a Anvisa se baseou para aprovar o novo uso de abiraterona foi feito com 1.088 homens com câncer de próstata metastático. Eles haviam deixado de responder ao tratamento hormonal padrão, mas não haviam sido submetidos à quimioterapia. De acordo com os resultados, a droga conseguiu retardar a evolução da doença e adiar em cerca de dez meses o início do tratamento quimioterápico. “Parece que o medicamento também aumenta a sobrevida global do paciente, mas esse dado do estudo ainda não está concretizado para afirmarmos com certeza”, diz Rinck Junior.

“Infelizmente, esse medicamento não vai curar o paciente, pois ele ainda precisará em algum momento da quimioterapia. Porém, ele adia o tratamento mais agressivo e os seus efeitos adversos e estende o tempo em que o paciente se trata apenas com remédios orais que podem ser tomados em casa”, disse o oncologista. “Mesmo assim, é mais uma ferramenta para dar sobrevida ao paciente, mesmo que o seu câncer já tenha entrado em metástase.”


Fonte: Revista Veja

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Peemedebista rouba a cena em festa e é tietado por aliados de Ricardo

Parlamentar foi tietado por várias lideranças políticas que prestigiaram Caminhos do Frio



O deputado federal Wilson Filho (PMDB) roubou a cena na noite deste sábado (17) durante o encerramento do projeto cultural ‘Caminhos do Frio, na cidade de Pilões, também conhecida como “Terra das Flores, no Brejo paraibano.

O parlamentar foi tietado por várias lideranças políticas que prestigiaram o evento, principalmente aliados do governador Ricardo Coutinho. A todo instante, não faltou lideranças querendo aparecer em pose com o parlamentar.

Dentre os políticos que pousaram  nas fotos com Wilson Filho o vice-governador e presidente estadual do PSD, Rômulo Gouveia, que deu um abraço caloroso no legislador, como foi registrado pelo repórter Cristiano Alves, do blog Alagoinha em Foco.


A prefeita de Alagoinha, Alcione Beltrão (PHS), aliada de primeira hora do governador Ricardo Coutinho (PSB) também apareceu posando nas imagens com o deputado federal. “Esse é amigo. Não temos arestas com o deputado”, explicou Beltrão ao som de Geraldo Azevedo que animou a festa.


Roberto Targino 

com informações e fotos de Cristiano Alves

Ministério da Fazenda acaba desembolsando mais de R$ 14 milhões para renovar a frota

Enquanto discutia novos cortes de gastos para aumentar o esforço fiscal do governo federal em 2013, o Ministério da Fazenda desembolsou R$ 14,2 milhões no primeiro semestre para renovar sua frota e comprar 283 carros novos.

Foram 165 Palios, 99 Doblòs, 19 Lineas, todos da marca Fiat, vencedora da licitação. Metade dos veículos foi para a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, assessoria jurídica da Fazenda e órgão responsável por representar a União em discussões fiscais e tributárias. A outra metade foi distribuída às superintendências regionais.

A compra, apesar de ter sido fechada ainda em 2012, criou constrangimento no próprio ministério, justamente porque parte do desembolso ocorreu em junho, em meio à discussão de novo corte de despesas no Orçamento deste ano. Internamente, considerou-se que o momento não era apropriado.

A despesa para a compra dos carros, apesar de prevista como restos a pagar de 2012, tem impacto no resultado financeiro das contas públicas neste ano.

A Fazenda diz que o contrato com a Fiat, feito em setembro de 2012 em nome da superintendência do Rio Grande do Sul, não poderia ser cancelado.

Ainda segundo a Fazenda, a operação gerou uma economia com manutenção de carros, já que a frota atual do ministério é composta por veículos que tem entre cinco e oito anos de uso.
Da AF

Irmão de Cássio ‘frustra’ as intenções de Cícero e volta a defender apoio do PSDB à reeleição de RC

Mesmo considerando que o irmão e senador Cássio Cunha Lima é “é completamente elegível” para as eleições de 2014, o vice-prefeito de Campina Grande, Ronaldo Cunha Lima Filho (PSDB), voltou a defender a manutenção da aliança entre o seu partido e o PSB, visando à reeleição do governador Ricardo Coutinho.

“Cássio é completamente elegível, até pelas decisões recentes do TSE. No entanto, assim como eu defendo, o que Cássio tem dito é que quer manter a aliança vitoriosa que se fez em 2010 (com o hoje governador Ricardo Coutinho)”, disse Ronaldo Filho, que também acumula a condição de vice-presidente estadual do PSDB paraibano.

Ronaldinho disse ainda que vê com “com absoluta naturalidade” a intenção de lideranças tucanas - como o deputado Ruy Carneiro e o senador Cícero Lucena - de esclarecer a situação elegibilidade de Cássio.

Além de Ronaldo Filho, outras lideranças expressivas do PSDB paraibano têm defendido abertamente o apoio do partido ao projeto de reeleição do governador Ricardo Coutinho, como os prefeitos Romero Rodrigues (Campina Grande) e Zenóbio Toscano (Guarabira) e os deputados Antônio Mineral e Hervázio Bezerra.

Paraíba Já

domingo, 18 de agosto de 2013

Agricultores constroem barragem subterrânea para irrigação


A construção de barragem subterrânea está ajudando aos agricultores familiares a salvar suas lavouras e a manter o rebanho em período de estiagem. Eles mesmos constroem, com acompanhamento do Governo do Estado, por meio da Emater. Nesta sexta-feira (16), no Sítio Rodeador, em Salgado de São Félix, mais uma barragem foi entregue à comunidade usando esse sistema de troca de experiência. Na Região do Baixo Paraíba, estão sendo preparadas cerca de 50 barragens.

Orientados pelos extensionistas da Emater, os agricultores usam uma técnica antiga e simples de convivência com o semiárido, que acumula água no subsolo, evitando a evaporação, e facilitando o plantio de capim e forrageiras para os animais, milho, feijão e fruteiras, bem como água, através de cacimbão, para abastecimento. Interessante é que, agora, são os próprios agricultores que ensinam a edificar da barragem.

Durante o Dia de Campo Especial que se realizou em Salgado de São Félix, os extensionistas da Emater acompanharam as fases de construção da barragem subterrânea. “Importante destacar que, agora, são os próprios agricultores quem repassam as tecnologias aprendidas aos outros agricultores, tornando-se multiplicadores daquilo que aprenderam”, afirmou Paulo Emilio de Souza, chefe do escritório regional da Emater em Itabaiana. Das 15 previstas para o município, sete já foram concluídas, tudo realizado com o apoio das prefeituras municipais.

Segundo o extensionista Ricardo Pereira de Farias, uma barragem que tenha parede de barramento da água com 70 metros, como a que foi construída no Sítio Rodeador, poderá abastecer duas mil cisternas com a água retida no subsolo. “Também permite usar o solo para a produção agrícola, cultivo de forragem e perfuração de poços na área próxima”, afirmou.

O agricultor Ivanildo Gomes da Silva, dono das terras onde foi construída a obra hídrica, disse que foi graças ao empenho da Emater e o apoio recebido da Prefeitura Municipal que está vendo realizado o sonho de ter água armazenada em sua propriedade. Ele tinha dificuldade de acesso à água, mesmo morando nas proximidades do Rio Paraíba.  “Sempre criei gado, mas agora, com a certeza de ter água para irrigação, pretendo começar a cultivar hortaliças e outras culturas, aumentar o plantio de capim elefante e plantar alguns pés de coco. Foi a Emater quem viabilizou tudo isso”, comentou.

O agricultor familiar Daniel Cunha Pessoa, no Sítio Riacho Verde, que teve uma barragem construída na sua propriedade, destacou os benefícios recebidos, o que tem permitido a criação de uma vazante artificial onde a umidade do solo se prolonga por longo tempo, chegando até quase o final do período seco no semiárido. Os agricultores podem cultivar com sucesso os plantios tradicionais de grãos (milho e feijão), mas, também, produzem frutas como manga, goiaba, acerola, além de pastagens e capineiras, em plena área de caatinga e sem irrigação convencional.

O técnico Enio Joab Macedo da Cunha, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) que esteve no local para inspecionar se a máquina repassada pelo Governo à Prefeitura Municipal estava sendo utilizada corretamente, ficou entusiasmado com os trabalhos que a Emater vem realizado na região. Igual pensamento foi externado pelo seu colega do MDA, Weber Maciel, também presente. “A Emater tem função primordial para concretizar as ações a que se propõe o MDA. Sem o conhecimento técnico dos extensionistas não seriam realizadas ações desta natureza”, comentou Joab Macedo.

O prefeito de Salgado de São Félix, Adaurio Almeida, também falou da parceria que vem realizando com o Governo do Estado, por meio da Emater, para levar ações que irão ajudar na melhoria da qualidade de vida do homem que reside no campo. “Com recursos próprios a prefeitura não poderia adquirir a máquina. Agora ficou mais fácil a Emater levar as tecnologias ao campo”, disse. O prefeito de Juripiranga, Paulo Dália Teixeira, que foi conhecer os trabalhos, disse que pretende também iniciar no seu município uma série de barragens subterrâneas, tão logo receba os equipamentos do Governo federal.

Os agricultores familiares do Baixo Paraíba têm sido beneficiados com os serviços de assistência técnica e extensão rural da Emater Paraíba nos 12 municípios que compreendem a região de Itabaiana, por meio de ações de convivência com a estiagem. Segundos dados da Emater, no ano de 2012 foram liberados mais de R$ 1 milhão em crédito rural em projetos elaborados e assistidos pela Empresa na região, destinados a ações de convivência com a estiagem, beneficiando dezenas de agricultores familiares.

Os extensionistas são orientados a executar ações de Assistência Técnica Rural (Ater) e convivência com o semiárido, que reduzam os efeitos da estiagem e possibilitam aos agricultores familiares enfrentar a seca. A construção de cata-vento também é uma prática muito comum no meio rural e tem sido a principal forma de captação de água no subsolo.


Secom-PB

Rômulo participa do Caminhos do Frio e se encontra com prefeitos da região


O vice-governador Rômulo Gouveia participou na noite deste sábado (17) do ‘Caminhos do Frio’ em Pilões. Prestigiado, o evento contou com a participação de diversas autoridades políticas e Gouveia foi recebido por vários prefeitos da Região.

A principal atração do evento foi o cantor Geraldo Azevedo que esquentou a noite dos presentes passeando por grandes sucessos da música brasileira.

O vice-governador destacou a importância do Caminhos do Frio, lembrando que a programação aquece a economia das cidades por onde passa, possibilita ao paraibano, que tem como referência a alta temperatura, conhecer outro perfil do território do estado onde o frio é uma característica, ressaltou a qualidade dos músicos escolhidos para os shows e lembrou do empenho do Governo do Estado para que o evento aconteça na Paraíba.

Rômulo foi recebido por vários prefeitos da região como a anfitriã, Adriana Andrade de Pilões. Mais cedo, Gouveia recebeu a prefeita de Mulungu, Darc Bandeira, para discutir parcerias administrativas para a cidade.

Marcia Mouzinho, prefeita de Sertaozinho, Chió prefeito de Remígio, Alcione Beltrão prefeita de Alagoinha, o deputado estadual João Gonçalves, O secretário estadual de Cultura Chico César e o deputado federal Wilson Filho também estiveram com o vice-governador durante o evento.

O Caminhos do Frio acontece em seis cidades do brejo paraibano: Bananeiras, Serraria, Pilões, Alagoa Nova, Alagoa Grande e Areia. Todos os municípios estão situados na região de serra onde os termômetros nos meses de inverno chegam a marcar 12 graus.


Assessoria

Governador inaugura nova sede da Acadepol nesta segunda-feira

O governador Ricardo Coutinho inaugura,nesta segunda-feira, as novas instalações da Academia de Ensino de Polícia Civil – Acadepol, que recebeu um investimento de aproximadamente R$ 7 milhões, entre construção e compra de equipamentos.

O complexo fica na Rodovia PB-008, km-7 - João Pessoa – PB, e conta com uma área construída de três hectares, onde funcionarão 14 salas de aula, biblioteca, laboratório, bloco administrativo, auditório para 300 pessoas, refeitório, campo de futebol, ginásio esportivo, gabinetes médico, psicológico, enfermaria, além de vestiário, área de lazer e um complexo de tiro desportivo.
A inauguração será na manhã desta segunda-feira, às 10h, no local.


Paraíba Já

Efraim Filho defende a municipalização do Cide sobre gasolina


O deputado federal paraibano Efraim Filho (Democratas-PB), defende a municipalização da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) como fonte de recurso para reduzir a tarifa de ônibus e melhorar as finanças municipais.

Justifica Efraim Filho que um estudo preliminar da Fundação Getulio Vargas (FGV), aponta que a municipalização da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) poderia ser usada como fonte de recurso para reduzir a tarifa de ônibus, durante encontro na capital paulista que discute propostas para financiamento do transporte público. De acordo com o levantamento, a mudança levaria a uma deflação de 0,26%.

Segundo Efraim Filho a simulação, feita a partir de uma proposta da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), mostra que o aumento do preço do litro da gasolina em R$ 0,50 gera subsídio da ordem de R$ 1,20 no preço das passagens. De acordo com o Estudo a medida beneficiaria 78% da população, que corresponde aos que ganham entre um e 12 salários mínimos.

Efraim Filho concluiu dizendo que o debate em torno desse estudo deve ser ampliado e levado adiante, e que no papel de deputado federal não medirá esforços para que isso ocorra.

 


Fonte: PBHOJE

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Presidente do PMDB exalta trabalho do PSB e do governador Eduardo Campos

Presidente do PMDB exalta Campos

Nos bastidores da política baiana, sobretudo entre os petistas, o comportamento do PMDB baiano, nas figuras dos irmãos Vieira Lima deixa clara a posição do partido de fazer palanque para o governador de Pernambuco e presidenciável Eduardo Campos, do PSB.


Secretário nacional e presidente do PMDB baiano, Geddel Vieira Lima e seu irmão Lúcio, que é vice-líder do partido na Câmara, não medem as palavras para elogiar o socialista e enaltecer sua gestão de dois mandatos consecutivos.

A nova demonstração, na leitura de um petista que pediu anonimato ao Bahia 247, a propaganda do PMDB que está indo ao ar desde a semana passada apresentada por Geddel, "dá a entender que o partido já assumiu que fará oposição à presidente Dilma em 2014".

O ex-ministro utiliza como parâmetro de sucesso o Governo de Pernambuco em todas as áreas cruciais do governo Wagner, sobretudo as mais atacadas, saúde, educação e segurança.

Geddel compara ainda a atração de investimentos entre os dois estados e mostra o Porto de Suape, em Pernambuco, em franca expansão, enquanto que a Bahia não tem portos suficientes para escoar sua produção agrícola.

"Enquanto a Bahia vem perdendo indústrias como novos investimentos que não saem do papel e diminuição das possibilidades de trabalho, em Pernambuco o Porto de Suape ganhou uma refinaria, várias novas indústrias e estaleiros, gerando riqueza e emprego. Um trabalho competente faz toda a diferença no seu dia a dia. Pense nisso", diz o peemedebista na propaganda. 


Da redação com BA247

terça-feira, 6 de agosto de 2013

O Município acaba de ser contemplado com UM NOVO LABORATÓRIO DE PRÓTESE DENTÁRIA, AGORA SÃO 7.500 MENSAIS




Quando assumimos em janeiro, viajamos a Brasília e confirmamos que o Laboratório de Prótese Dentária deste Município estava descredenciado e o dinheiro depositado e usado em 2011 e 2012 seria devolvido, com isto, em 16 de Maio/2013 surgiu a portaria PORTARIA N 881, que vinha a confirmar todas estas informações. Entretanto, partimos para revertermos esta situação, então fomos novamente a Brasília e conseguimos o recurso de volta, agora, não mais 3.000, e sim, 7.500 mesnsais. Tudo isto está comprovado através da portaria abaixo e de um novo anexo publicado recentemente pelo Ministério da Saúde. Outra notícia importantíssima, a Gestão não é mais Estadual e sim Municipal.



Estabelece recursos anuais a serem incorporados ao Teto Financeiro Anual de Média e Alta Complexidade dos Estados e Municípios para confecção de próteses dentárias nos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD).
O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e
Considerando a Portaria nº 1.825/GM/MS, de 24 de agosto de 2012, que altera o valor dos procedimentos de prótese dentária na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órtese, Prótese e Materiais Especiais (OPM), do Sistema Único de Saúde (SUS) e estabelece recursos anuais a serem incorporados ao Teto Financeiro Anual de Média e Alta Complexidade dos Estados, Municípios e Distrito Federal para confecção de próteses dentárias nos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD);
Considerando a necessidade de potencializar a implementação de Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD), visando ampliar o acesso às ações de reabilitação em saúde bucal;
Considerando a necessidade de garantir recursos financeiros para auxiliar na implementação e funcionamento dos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD), visando ao acesso integral às ações de saúde bucal; e
Considerando o Plano Brasil Sem Miséria, que visa ações intersetoriais, tendo como público-alvo a população em extrema pobreza e o Programa Brasil Sorridente que entrou no escopo de ações de saúde do Plano com a produção de próteses dentárias para essa população, resolve:
 Art. 1º Ficam estabelecidos recursos anuais, no montante de R$ 36.294.760,00 (trinta e seis milhões duzentos e noventa e quatro mil setecentos e sessenta reais), a serem incorporados ao Teto Financeiro Anual do Bloco de Atenção de Média e Alta Complexidade dos Estados e Municípios, conforme Anexo a esta Portaria.
 Art. 2º O Fundo Nacional de Saúde adotará as medidas necessárias para a transferência, regular e automática, do montante estabelecido no art. 1º, para os Fundos Estaduais e Municipais de Saúde, em parcelas mensais.
 Art. 3º Os recursos orçamentários, objeto desta Portaria, correrão por conta do orçamento do Ministério da Saúde, devendo onerar o Programa de Trabalho 10.302.2015.8585 - Plano Orçamentário 0007 - Atenção à Saúde da População para Procedimentos de Média e Alta Complexidade.
 Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

ALEXANDRE ROCHA SANTOS PADILHA


ANEXO
Vejam abaixo os Municípios Contemplados


UF IBGE MUNICÍPIO GESTÃO VALOR ANUAL

AL 270120 CACIMBINHAS Municipal R$ 90.000,00
AL 270140 CAMPO ALEGRE Municipal R$ 90.000,00
AL 270230 CORURIPE Municipal R$ 90.000,00
TOTAL AL R$ 270.000,00
AM 130030 A U TA Z E S Estadual R$ 90.000,00
AM 130068 BOA VISTA DO RAMOS Estadual R$ 90.000,00
AM 130080 BORBA Municipal R$ 90.000,00
AM 130120 COARI Municipal R$ 144.000,00
AM 130185 IRANDUBA Estadual R$ 90.000,00
AM 130200 I TA P I R A N G A Estadual R$ 90.000,00
AM 130290 MAUÉS Municipal R$ 30.000,00
AM 130300 NHAMUNDÁ Estadual R$ 90.000,00
AM 130330 NOVO ARIPUANÃ Estadual R$ 90.000,00
AM 130350 PA U I N I Estadual R$ 90.000,00
AM 130390 SÃO PAULO DE OLIVENÇA Estadual R$ 90.000,00
TOTAL AM R$ 984.000,00
BA 290520 CAETITÉ Municipal R$ 90.000,00
BA 290850 CONCEIÇÃO DO JACUÍPE Municipal R$ 90.000,00
BA 2 9 11 9 0 IAÇU Municipal R$ 90.000,00
BA 291290 I B I R ATA I A Municipal R$ 90.000,00
BA 292230 MURITIBA Municipal R$ 90.000,00
BA 292360 PA R A M I R I M Municipal R$ 90.000,00
BA 292910 SÃO FELIPE Municipal R$ 90.000,00
TOTAL BA R$ 630.000,00
CE 230330 CARIÚS Municipal R$ 90.000,00
CE 230400 COREAÚ Municipal R$ 90.000,00
CE 230465 GRAÇA Municipal R$ 90.000,00
CE 230480 GRANJEIRO Municipal R$ 90.000,00
CE 230600 IRACEMA Municipal R$ 30.000,00
CE 230790 M A RT I N Ó P O L E Municipal R$ 90.000,00
CE 230840 MISSÃO VELHA Municipal R$ 90.000,00
CE 230880 MORAÚJO Municipal R$ 90.000,00
CE 230950 ORÓS Municipal R$ 90.000,00
CE 231300 SOLONÓPOLE Municipal R$ 90.000,00
TOTAL CE R$ 840.000,00
ES 320140 CASTELO Municipal R$ 90.000,00
ES 320245 I B AT I B A Municipal R$ 90.000,00
ES 320460 SANTA TERESA Municipal R$ 90.000,00
TOTAL ES R$ 270.000,00
GO 520440 CAIAPÔNIA Municipal R$ 90.000,00
GO 520485 CAMPO LIMPO DE GOIÁS Municipal R$ 90.000,00
GO 520500 CARMO DO RIO VERDE Municipal R$ 90.000,00
GO 520551 COCALZINHO DE GOIÁS Municipal R$ 90.000,00
GO 520810 FORMOSO Municipal R$ 216.000,00
GO 520990 IACIARA Municipal R$ 90.000,00
GO 521060 I TA G U A R U Municipal R$ 90.000,00
GO 521440 NAZÁRIO Municipal R$ 90.000,00
GO 521470 NOVA AMÉRICA Municipal R$ 90.000,00
GO 521770 P O N TA L I N A Municipal R$ 90.000,00
GO 522200 VIANÓPOLIS Municipal R$ 90.000,00
TOTAL GO R$ 1.116.000,00
MA 210015 ÁGUA DOCE DO MARANHÃO Estadual R$ 90.000,00
MA 210047 ALTO ALEGRE DO PINDARÉ Estadual R$ 90.000,00
MA 210140 BALSAS Municipal R$ 90.000,00
MA 210170 BARREIRINHAS Municipal R$ 90.000,00
MA 210315 CENTRO DO GUILHERME Estadual R$ 90.000,00
MA 210317 CENTRO NOVO DO MARANHÃO Estadual R$ 90.000,00
MA 210350 COLINAS Municipal R$ 90.000,00
MA 210410 FORTALEZA DOS NOGUEIRAS Estadual R$ 90.000,00
MA 210460 GOVERNADOR EUGÊNIO BARROS Estadual R$ 90.000,00
MA 210480 GRAJAÚ Municipal R$ 90.000,00
MA 210540 ITAPECURU MIRIM Municipal R$ 144.000,00
MA 210592 LAGOA DO MATO Estadual R$ 90.000,00
MA 210596 LAGOA GRANDE DO MARANHÃO Estadual R$ 90.000,00
MA 210600 LIMA CAMPOS Estadual R$ 90.000,00
MA 210630 MAGALHÃES DE ALMEIDA Estadual R$ 90.000,00
MA 210670 MIRADOR Estadual R$ 90.000,00
MA 210710 MORROS Estadual R$ 90.000,00
MA 210770 PA R A I B A N O Municipal R$ 90.000,00
MA 210800 PASTOS BONS Municipal R$ 90.000,00
MA 210805 PAULINO NEVES Estadual R$ 90.000,00
MA 210850 PINDARÉ-MIRIM Estadual R$ 90.000,00
MA 210927 PRESIDENTE SARNEY Estadual R$ 90.000,00
MA 210980 SANTA HELENA Municipal R$ 90.000,00
MA 2 11 0 1 0 SANTA QUITÉRIA DO MARANHÃO Estadual R$ 90.000,00
MA 2 11 0 2 0 SANTA RITA Municipal R$ 90.000,00
MA 2 11 0 2 3 SANTANA DO MARANHÃO Estadual R$ 90.000,00
MA 2 11 0 7 0 SÃO DOMINGOS DO MARANHÃO Estadual R$ 90.000,00
MA 211110 SÃO JOÃO DOS PATOS Municipal R$ 90.000,00
MA 211190 SUCUPIRA DO NORTE Estadual R$ 90.000,00
MA 2 11 2 2 7 TUFILÂNDIA Estadual R$ 90.000,00
MA 2 11 2 3 0 TUNTUM Municipal R$ 87.360,00
MA 2 11 2 6 0 URBANO SANTOS Estadual R$ 90.000,00
MA 2 11 4 0 0 ZÉ DOCA Municipal R$ 144.000,00
TOTAL MA R$ 3.075.360,00
MG 310030 ABRE CAMPO Estadual R$ 90.000,00
MG 310170 ALMENARA Municipal R$ 90.000,00
MG 310205 ALTO CAPARAÓ Estadual R$ 90.000,00
MG 310285 ANGELÂNDIA Estadual R$ 90.000,00
MG 310290 ANTÔNIO CARLOS Municipal R$ 30.000,00
MG 310340 ARAÇUAÍ Municipal R$ 90.000,00
MG 310610 BELMIRO BRAGA Estadual R$ 30.000,00
MG 310630 BELO ORIENTE Municipal R$ 90.000,00
MG 310800 BOM SUCESSO Estadual R$ 90.000,00
MG 310825 BONITO DE MINAS Estadual R$ 90.000,00
MG 310830 BORDA DA MATA Estadual R$ 90.000,00
MG 3 11 2 0 0 CANDEIAS Municipal R$ 90.000,00
MG 3 11 5 4 5 C AT U J I Estadual R$ 90.000,00
MG 3 11 6 3 0 CIPOTÂNEA Estadual R$ 90.000,00
MG 3 11 6 7 0 COIMBRA Estadual R$ 30.000,00
MG 3 11 7 8 3 CÔNEGO MARINHO Estadual R$ 90.000,00
MG 3 11 9 3 0 COROMANDEL Municipal R$ 90.000,00
MG 3 11 9 5 0 CORONEL MURTA Estadual R$ 90.000,00
MG 312000 CÓRREGO NOVO Estadual R$ 90.000,00
MG 312015 C R I S Ó L I TA Estadual R$ 24.000,00
MG 312020 C R I S TA I S Estadual R$ 90.000,00
MG 312087 CURRAL DE DENTRO Estadual R$ 90.000,00
MG 312120 DELFINÓPOLIS Estadual R$ 90.000,00
MG 312245 DIVISÓPOLIS Estadual R$ 90.000,00
MG 312480 ESTRELA DO SUL Estadual R$ 90.000,00
MG 312705 FRONTEIRA DOS VALES Estadual R$ 24.100,00
MG 312770 GOVERNADOR VALADARES Municipal R$ 17.250,00
MG 313055 IMBÉ DE MINAS Estadual R$ 90.000,00
MG 313160 IRAÍ DE MINAS Estadual R$ 90.000,00
MG 313250 I TA M A R A N D I B A Estadual R$ 90.000,00
MG 313340 I TA PA G I P E Estadual R$ 90.000,00
MG 313500 JAGUARAÇU Estadual R$ 90.000,00
MG 313505 JAÍBA Estadual R$ 90.000,00
MG 313600 JOAÍMA Estadual R$ 90.000,00
MG 313700 LADAINHA Estadual R$ 90.000,00
MG 314140 MEDINA Municipal R$ 90.000,00
MG 314240 MOEMA Estadual R$ 90.000,00
MG 314290 MONTE AZUL Estadual R$ 90.000,00
MG 314675 PA L M Ó P O L I S Estadual R$ 90.000,00
MG 315000 PESCADOR Estadual R$ 90.000,00
MG 315130 PIRAÚBA Estadual R$ 90.000,00
MG 315190 POCRANE Estadual R$ 90.000,00
MG 315440 RESSAQUINHA Estadual R$ 90.000,00
MG 315600 RIO VERMELHO Estadual R$ 90.000,00
MG 315645 ROSÁRIO DA LIMEIRA Estadual R$ 90.000,00
MG 315737 SANTA CRUZ DE SALINAS Estadual R$ 90.000,00
MG 315790 SANTA MARGARIDA Municipal R$ 90.000,00
MG 315810 SANTA MARIA DO SALTO Estadual R$ 90.000,00
MG 315980 SANTA VITÓRIA Estadual R$ 23.000,00
MG 315860 SANTANA DO DESERTO Estadual R$ 90.000,00
MG 316040 SANTO ANTÔNIO DO MONTE Municipal R$ 90.000,00
MG 316045 SANTO ANTÔNIO DO RETIRO Estadual R$ 90.000,00
MG 312550 SÃO GONÇALO DO RIO PRETO Estadual R$ 90.000,00
MG 316660 SERRA DA SAUDADE Estadual R$ 90.000,00
MG 316840 TA R U M I R I M Estadual R$ 90.000,00
MG 316970 TURMALINA Estadual R$ 90.000,00
MG 316990 UBÁ Municipal R$ 144.000,00
MG 317075 VARJÃO DE MINAS Estadual R$ 144.000,00
MG 317160 VIRGEM DA LAPA Estadual R$ 90.000,00
MG 317200 VISCONDE DO RIO BRANCO Estadual R$ 30.000,00
TOTAL MG R$ 4.996.350,00
MS 500210 BELA VISTA Municipal R$ 90.000,00
MS 500480 JAPORÃ Municipal R$ 90.000,00
TOTAL MS R$ 180.000,00
MT 510025 ALTA FLORESTA Municipal R$ 90.000,00
MT 510080 APIACÁS Municipal R$ 90.000,00
MT 510170 BARRA DO BUGRES Municipal R$ 90.000,00
MT 510615 NOVA BANDEIRANTES Municipal R$ 90.000,00
MT 510626 NOVO MUNDO Municipal R$ 90.000,00
MT 510650 POCONÉ Municipal R$ 90.000,00
MT 510706 QUERÊNCIA Municipal R$ 30.000,00
MT 510805 TERRA NOVA DO NORTE Municipal R$ 90.000,00
TOTAL MT R$ 660.000,00
PA 150445 MEDICILÂNDIA Municipal R$ 90.000,00
TOTAL PA R$ 90.000,00
PB 250010 ÁGUA BRANCA Municipal R$ 90.000,00
PB 250080 ARAÇAGI Municipal R$ 90.000,00
PB 250120 AREIAL Estadual R$ 90.000,00
PB 250160 BARRA DE SANTA ROSA Municipal R$ 90.000,00
PB 250200 BELÉM DO BREJO DO CRUZ Municipal R$ 30.000,00
PB 250210 BOA VENTURA Municipal R$ 90.000,00
PB 250340 CACIMBA DE AREIA Municipal R$ 90.000,00
PB 250375 CAJAZEIRINHAS Municipal R$ 90.000,00
PB 250403 CAPIM Municipal R$ 38.960,00
PB 250500 C U B AT I Municipal R$ 90.000,00
PB 250527 CURRAL DE CIMA Municipal R$ 90.000,00
PB 250530 CURRAL VELHO Municipal R$ 90.000,00
PB 250535 DAMIÃO Municipal R$ 90.000,00
PB 250660 IBIARA Municipal R$ 90.000,00
PB 250260 IGARACY Municipal R$ 90.000,00
PB 250680 INGÁ Municipal R$ 90.000,00
PB 250790 JURIPIRANGA Municipal R$ 84.000,00
PB 250800 JURU Municipal R$ 90.000,00
PB 250940 MOGEIRO Municipal R$ 30.000,00
PB 251030 NOVA PALMEIRA Estadual R$ 90.000,00
PB 251070 PA S S A G E M Estadual R$ 90.000,00
PB 2 5 11 3 0 PIANCÓ Municipal R$ 90.000,00
PB 2 5 11 7 0 PILÕEZINHOS Municipal R$ 30.000,00
PB 2 5 11 9 0 PITIMBU Estadual R$ 90.000,00
PB 251207 POÇO DE JOSÉ DE MOURA Estadual R$ 90.000,00
PB 251260 QUIXABÁ Municipal R$ 30.000,00
PB 251290 RIO TINTO Municipal R$ 90.000,00
PB 251315 SANTA CECÍLIA Municipal R$ 90.000,00
PB 251385 SANTO ANDRÉ Estadual R$ 90.000,00
PB 251455 SÃO JOSÉ DE PRINCESA Municipal R$ 90.000,00
PB 251520 SÃO SEBASTIÃO DO UMBUZEIRO Municipal R$ 30.000,00
PB 251530 SAPÉ Municipal R$ 90.000,00
PB 251593 S E RT Ã O Z I N H O Municipal R$ 38.700,00
PB 251660 TAVARES Municipal R$ 90.000,00
PB 251670 TEIXEIRA Municipal R$ 90.000,00
PB 251675 TENÓRIO Municipal R$ 90.000,00
TOTAL PB R$ 2.831.660,00
PE 260020 AFRÂNIO Municipal R$ 90.000,00
PE 260030 AGRESTINA Estadual R$ 90.000,00
PE 260040 ÁGUA PRETA Municipal R$ 90.000,00
PE 260050 ÁGUAS BELAS Municipal R$ 90.000,00
PE 260080 A LT I N H O Municipal R$ 90.000,00
PE 260170 BELO JARDIM Municipal R$ 90.000,00
PE 260190 BEZERROS Municipal R$ 125.680,00
PE 260210 BOM CONSELHO Municipal R$ 90.000,00
PE 260330 CALÇADO Municipal R$ 90.000,00
PE 260392 CARNAUBEIRA DA PENHA Municipal R$ 90.000,00
PE 260550 FERREIROS Municipal R$ 90.000,00
PE 260590 GAMELEIRA Municipal R$ 90.000,00
PE 260670 IBIRAJUBA Estadual R$ 90.000,00
PE 260780 I TA Q U I T I N G A Municipal R$ 90.000,00
PE 260805 J ATO B Á Estadual R$ 90.000,00
PE 260860 LAGOA DO OURO Municipal R$ 54.000,00
PE 260870 LAGOA DOS GATOS Municipal R$ 90.000,00
PE 260930 MIRANDIBA Municipal R$ 30.000,00
PE 261040 PA R N A M I R I M Municipal R$ 90.000,00
PE 261050 PA S S I R A Municipal R$ 90.000,00
PE 261240 SANHARÓ Municipal R$ 90.000,00
PE 261247 SANTA CRUZ DA BAIXA VERDE Municipal R$ 90.000,00
PE 261250 SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE Municipal R$ 144.000,00
PE 261255 SANTA FILOMENA Municipal R$ 90.000,00
PE 261260 SANTA MARIA DA BOA VISTA Municipal R$ 90.000,00
PE 261290 SÃO BENEDITO DO SUL Municipal R$ 90.000,00
PE 261480 TA C A R AT U Estadual R$ 90.000,00
PE 261550 TRACUNHAÉM Municipal R$ 90.000,00
PE 261610 VERDEJANTE Municipal R$ 54.000,00
PE 261618 VERTENTE DO LÉRIO Municipal R$ 90.000,00
PE 261650 XEXÉU Municipal R$ 90.000,00
TOTAL PE R$ 2.747.680,00
PI 220027 ALEGRETE DO PIAUÍ Estadual R$ 90.000,00
PI 220045 ALVORADA DO GURGUÉIA Estadual R$ 90.000,00
PI 220090 AROAZES Estadual R$ 90.000,00
PI 2 2 0 11 0 AVELINO LOPES Estadual R$ 90.000,00
PI 2 2 0 11 7 BARRA D'ALCÂNTARA Estadual R$ 90.000,00
PI 220177 BOA HORA Estadual R$ 90.000,00
PI 220180 BOCAINA Estadual R$ 90.000,00
PI 220190 BOM JESUS Estadual R$ 90.000,00
PI 220213 CAMPO GRANDE DO PIAUÍ Estadual R$ 90.000,00
PI 220230 CANTO DO BURITI Estadual R$ 90.000,00
PI 220253 CARAÚBAS DO PIAUÍ Estadual R$ 90.000,00
PI 220260 CASTELO DO PIAUÍ Estadual R$ 90.000,00
PI 220270 COCAL Estadual R$ 90.000,00
PI 220310 CRISTINO CASTRO Estadual R$ 90.000,00
PI 220327 CURRAL NOVO DO PIAUÍ Estadual R$ 30.000,00
PI 220325 CURRALINHOS Estadual R$ 90.000,00
PI 220340 DOM EXPEDITO LOPES Estadual R$ 90.000,00

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Prefeito de município da Zona da Mata anuncia apoio ao governador Ricardo


O prefeito do Riachão do Poço, José Constantino Sobrinho (PSDB), declarou nesta quarta-feira (31) apoio ao governador Ricardo Coutinho (PSDB).  José Constantino é o 55º prefeito, que havia votado no candidato José Maranhão em 2010, a se incorporar a base aliada de Ricardo Coutinho nos municípios.

José Constantino foi recebido na tarde desta quarta-feira pelo governador Ricardo Coutinho. O prefeito ressaltou que o seu compromisso é estar junto com Ricardo para fortalecer esse projeto que está sendo muito positivo para os municípios como um todo. Ele lembrou que em 2010, quando era vice-prefeito, não pode apoiar a candidatura de Ricardo por questões locais, mas que agora como prefeito tem mais autonomia para tomar as decisões mais importantes para o município.

“Um município pequeno como nosso e com poucos recursos não pode deixar de reconhecer a importância de investimentos como construção de uma escola dentro do Pacto Social, melhoria das estradas e adutoras ”, destacou o prefeito.

De acordo com o prefeito José Constantino, Ricardo demonstrou nestes dois anos e sete meses que é um governador com perfil municipalista que busca construir parcerias, independente de questões políticas. “Tenho orgulho de estar integrado a um projeto com um olhar para as necessidades mais urgentes do nosso povo”, completou José Constantino.

O município de Riachão do Poço foi emancipado em 1994 e possui uma população de 4.164 habitantes, de acordo o censo do IBGE de 2010.  Está localizado na região da Zona da Mata paraibana. 


Fonte: PBHOJE

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

GOVERNO LIBERA "EXTRA" DE R$ 97 MILHÕES PARA OS MUNICÍPIOS DA PB; VEJA QUANTO O SEU VAI RECEBER

Uma mensagem da presidente da República, Dilma Rousseff, foi publicada nesta quarta-feira, 31 de julho, no Diário Oficial da União (DOU). Nela, a chefe do Executivo Federal encaminha ao Congresso Nacional o projeto que prevê recursos de apoio financeiro aos municípios. Os 223 municípios paraibanos devem receber R$ 97.044.463 milhões.
Os recursos serão enviados divididos em duas parcelas. A previsão é de que primeira parcela seja enviada aos municípios no dia 15 de agosto e, a segunda, em abril de 2014. Trata-se dos R$ 3 bilhões anunciados pela presidente durante participação na XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, no dia 10 de julho.

João Pessoa deve receber R$ 12.738 milhões e, por ser a cidade mais populosa, ficará com a maior fatia, 13,12% do total. Campina Grande será a segunda cidade com maior volume de recursos e vai receber R$ 3.254.717 milhões.
 Segundo a mensagem publicada no Diário da União, “o objetivo é incentivar a melhoria da qualidade dos serviços públicos dos Municípios". Não há nenhuma vinculação destes recursos a qualquer setor da administração pública.
 O montante anunciado por Dilma é um apoio financeiro emergencial e não terá desconto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), tão pouco vinculação a alguma área.
 Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), os R$ 3 bilhões representam o que geralmente é repassado às prefeituras em julho, por meio do Fundo de Participação (FPM).

Prefeito e vice de Riachão do Bacamarte anunciam apoio a Ricardo Coutinho


O prefeito de Riachão do Bacamarte, Gil Tito (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (31), apoio ao projeto político do governador Ricardo Coutinho. O prefeito acompanhado  do secretário de Planejamento, Gilson Tito, dos vereadores Luiz Rodrigues, Eudo Cabral, Anselmo Silva, Severino Barbosa e Josemar Campos foram recebidos pelo governador Ricardo Coutinho e pelo secretário de governo e deputado estadual, Adriano Galdino (PSB).

Com mais essa adesão, Ricardo contabiliza o apoio de 54 prefeitos  que haviam votado no candidato do PMDB em 2010 e que passam a integrar a base aliada do PSB nos municípios. O prefeito Gil Tito destacou que o governador Ricardo Coutinho tem demonstrado a vontade de fazer obras e desenvolver projetos nos municípios com a consolidação do Pacto Social.

Gil Tito ressaltou que independentemente da sua posição política contemplou o município no Pacto 1 e também neste novo pacto,  por isso o grupo político entendeu que o melhor caminho para o município é estar junto fortalecendo este projeto. O secretário de Planejamento de Riachão de Bacamarte, Gilson Tito, ressaltou que esta é uma posição que também está sendo tomada pelo ex-prefeito Gordo Amaral e toda a bancada aliada de vereadores.        


O secretário e deputado Adriano Galdino ressaltou a importância da adesão do grupo político liderado pelo prefeito Gil Tito e o ex-prefeito Gordo Amaral. Ele ressaltou que, assim como em vários municípios, em Riachão do Bacamarte Ricardo não tem mais oposição, já que o grupo do candidato a prefeito, Ari, do PSB também continua apoiando a gestão de Ricardo Coutinho.   

 


Fonte: PBHOJE com Assessoria do PSB